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BYD: chave do sucesso dos elétricos não está na autonomia, mas na velocidade de recarga

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Fusion says:

    Finalmente, alguém olha para o verdadeiro problema. O problema nunca foi, nem será, a autonomia, mas sim os tempos de carregamento.

    Se eu tiver um carro a combustão que só dá 200 km, está tudo bem. Quando estiver no limite do depósito, paro numa bomba qualquer ao virar da esquina e, em menos de 5 minutos, estou de volta à estrada para mais 200 km.

  2. Blackbit says:

    São os dois fatores: a autonomia e a velocidade de carregamento.
    Mesmo num ICE ninguém gosta de ir frequentemente ao posto de abastecimento mas aprecia a velocidade com que se enche o deposito.
    Nos BEV tem de se encontrar uma combinação equilibrada entre a autonomia e a velocidade de carregamento.
    Não faz sentido (a nao ser economicamente falando) velocidades de carregamento abaixo dos 150 a 200 kW (ou 4C a 5C), é esperar demasiado tempo.
    Espero que a BYD leve esse conselho para si próprio e passa a disponibilizar todos os seus carros com carregamento a mais de 5C e preços competitivos.

    • Realista says:

      CATL já tem carregamentos a 12C…

      https://www.catl.com/en/news/6401.html

    • narcesudo says:

      Se metessem caixas de velocidade nos eléctricos, a autonomia aumentava logo.

      • JL says:

        O taycan tem caixa de velocidades e não aumentou.

        • Yamahia says:

          O novo Mercedes CLA elektro tb tem e se não for apenas conversa fiada, parece que resulta.

        • narcesudo says:

          Era bom que o JL não induzisse ninguém em erro. Se sabe da caixa de velocidades do Taycan então deveria saber também que a sua caixa de apenas duas velocidades não foi feita com o propósito da economia em mente. Foi feita para aumentar o desempenho a alta velocidade em pista (ou, pelo menos, com essa intenção), o que não tem nada a ver com velocidades de cidade, de estradas nacionais ou de auto-estradas.

          Creio que sabemos todos muito bem que quanto maior for a rotação de um motor maior é o seu consumo e que, consequentemente, as caixas de velocidade ao permitirem reduzir as RPM de um motor fazem diminuir também o seu consumo. Isto é válido tanto para motores a combustão quanto para motores eléctricos.

          Num veículo a combustão (carro ou já agora motas que podem atingir RPM mais elevadas) ninguém anda constantemente dos 0 aos 100 Km/h em 1.ª (mesmo em casos em que tal seja possível), o consumo seria astronómico.

          E assim pergunta-se: porquê que os eléctricos têm de andar sempre em 1.ª?

  3. Driver says:

    Boa maneira de colocar o ónus em 3os. Todos devem saber dos recursos e infras que são necessárias realizar para os carregadores xpto.

  4. bmw says:

    Eu discordo, no meu caso, o meu automovel compre o objetivo para que foi comprado que é 90% em cidade. e nas férias ou esporádicamente uma viagem de longo curso. Para o qual me adapto fácil aos carregamentos em carregadores. Mas poderia ser melhor. (por vezes alguns estao avariados, ou qnd e vai para o estrangeiro existem mais dificuldades)
    O meu carro faz 370km de autonomia, muito abaixo dos 470km anunciados.
    Como carrego em casa, 90% das vezes, a velocidade de carga não me faz diferença, para o dia a dia.
    se tivesse autonomia para na autoestrada a 125km/h fazer 500km dos 100% aos 10% era ideal para mim.
    O carregamento, anunciam que carrega até 150KW DC, mas na realidade poucas vezes vai acima dos 120kw, e quanto mais sobe a percentagem por exemplo, acima dos 60% já so carrega a 100kW, a 80% ja so carrega a 50kW…
    Fora do dia a dia, para carregamentos, claro que tento parar a cada 200km, primeiro para esticar as pernas, beber algo, e urinar.
    Seria optimo que se o carro suporta ate 150, conseguisse fazer partido realmente deles… o que não vejo, estes com carregamentos a 1000kw, tb tenho duvidas se os dão em pico, e apenas em determinadas percentagens de carga, para proteçao da bateria.
    O que eu quero dizer é que, a minha bateria util sao 74kw, a 150kw, deveria carregar a bateria na totalidade em meia hora. na realidade dos 30 aos 80 leva 35 a 40min

  5. Rui says:

    Ora eu vejo a questão desta maneira: quanto mais rápido demora a carregar, mais tempo demoro a circular na cidade que está a ficar impossível de andar. Quanto mais conveniente de um lado, mais inconveniente do outro.

  6. MLopes says:

    é o carregamento, a autonomia e o preço. para se concorrer de facto com os carros a combustão estes três fatores têm que estar muito próximos ou então a concorrência far-se-á por outros fatores como os apoios, etc

  7. Yamahia says:

    Para ter potência disponível para alimentar um carregador de 1 MW é preciso suprimir um HUB de 14 superchargers da Tesla.
    Pensem nisso!

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