PplWare Mobile

O desejo é termos um elétrico com autonomia de 1000 km, mas fazemos 30 a 60 km por dia

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Manuel says:

    E os vendedores das empresas (que não são assim tão poucos) ?

  2. Jakim+Zé says:

    O Vitor M. faz, e se calhar para ele um carro pilhas serve.

    Se calhar o alvo do estudo deveria ser mais abrangente. 18 000 é muito pouco, principalmente se forem todos de cidades.

    • Vítor M. says:

      Sim, para mim um carro com autonomia até 400 km reais serve sim. Aliás, é um investimento para breve (até porque normalmente as viagens mais longas, tipo Porto-Lisboa, o avião torna-se substancialmente mais barato do que ir de carro).

      Sobre os 18 mil do estudo… pelo que vejo em cidades e pequenas vilas ao redor das grandes cidades do país, as pessoas não fazem mais que esses quilómetros. O problema está, como referem vários artigos que já deixamos, á possibilidade de carregamento. Grande parte das pessoas não tem como carregar em casa e os carregadores tornam-se manifestamente poucos (e está cada vez mais caro carregar fora de casa). Mas isso será transversal a quem tem autonomia para 400 ou para mil, o problema estará sempre presente.

      Por outro lado, os elétricos não servem a todos. Muitas pessoas não têm necessidade nenhuma de ter um elétrico. Mas nem sempre vence a razão, por vezes vencem outros argumentos.

      • ganFan says:

        O Apple Car não era para ser lançado este ano?

        • Vítor M. says:

          Boa pergunta. Onde disse a Apple isso?

          • Jose Lapao says:

            O meu tem 280km reais de autonomia, e já fui ao Porto carreguei 2x na auto estrada (nunca 100%) e nós carregamentos gastei 40 minutos, mas não gastei, pois esses 40 minutos foram usados para ir comer, ir ao WC, e esticar as pernas pois uma viagem de 400 km não se deve fazer de uma vez muito mais a 180km/h como vejo muita gente fazer.
            Sei que há muitas pessoas que não respeitam as regras e se o carro marca no conta km, 290km/h então temos de ir a essa velocidade e depois queixam se do preço dos combustíveis.
            Não troco o meu elétrico por nenhum a combustão, vou para todo o lado, sem nenhuma preocupação de autonomia, há ando sempre dentro dos limites, e não vejo necessidade de ir mais rápido para chegar lá 10/15 minutos antes, mas gastar 10/15€ mais ou arriscar a ser autuado, ou ter um assistente

        • Vbraz says:

          Já não vai ser… Desistiram da ideia e foi tudo transferido para a ia (inteligência artificial)

      • Mário says:

        @Vitor M. e a lei que a CE está para lançar de proibir viagens de avião inferiores a um x de km, em que as viagens Lisboa – Porto de avião ficam literalmente proibidas?
        É que acho uma hipocrisia ter um VE porque é ambientalmente melhor e depois fazer uma viagem de avião que se calhar vai emitir nessa viagem CO2 que um veiculo a diesel emitiria em meses de viagens.

        • Vítor M. says:

          Por isso querem uma aposta rápida e eficaz na ferrovia. Não são medidas avulsas que vão limpar a atmosfera dos gases poluentes, mas no nosso dia a dia, nas cidades, os gases de escape são terríveis. O barulho. Com os elétricos, principalmente quando chegares aos pesados, será uma diferença abissal. Mas tem de haver um conjunto de outras ações, mesmo que não sejam populares, como desaparecer os voos Porto-Lisboa ou Lisboa-Faro. Atenção, essa proposta ainda está por terminar. Poderá haver adaptações, por exemplo (digo eu) em quantidade. Mas se o comboio demorar o mesmo tempo, possivelmente o impacto será minorado.

        • Zé Fonseca A. says:

          sabes que isso varia conforme os avioes e os percursos? até acontecem casos onde a viagem de avião emite menos co2 do que se fosse toda a gente de carro.
          seja como for o tema do ambiente é só jogada politica, o interesse real e impacto dessas medidas é zero

        • Rui says:

          Não sei o Victor, mas para mim o apelo dos EV é acima de tudo economia de utilização, se amigo do ambiente é um bónus…

      • DJ says:

        A sério?? Lisboa ao Porto de avião? onde está essa consciência ecológica???

      • Zé Fonseca A. says:

        o estudo foi feito nos EUA e é ilustrativo de quem é que compra EVs, só quem vive na cidade, estamos a falar de um povo que o tipico commute é de 1:30h a 2h, às vezes mais de 100 kms, esses têm todos carros a gasolina, é raro teres pessoas fora da cidade com EVs.

        cá em PT é facil, são meia duzia de kms para todo lado, mesmo Lisboa parece uma aldeia quando comparas com cidades a sério.

        para mim o maior tema dos EVs nem é a autonomia, é o tempo de carregamento, e falta de postos de carregamento, além disso o outro tema é 90% serem feios que dói e minimalistas que dói de olhar, para mim sentar-me num tesla ou num cepo é a mesma coisa, já desisti de muitas boleias com colegas de trabalho lisboa-porto para não ir sentado numa coisa daquelas.. mercedes e volvo são aceitáveis

        • Vítor M. says:

          Exatamente. Concordo. A questão não passa pela autonomia, na verdade, passa pela velocidade de carga e pela disponibilidade para o fazermos ali, com um posto à mão. As pessoas, por dia, não fazem mais de 60 km para se deslocarem nos seus afazeres diários (a grande maioria, entenda-se). Portanto, ter uma bateria pesada, com autonomia de 1.000 km, não faz sentido para, possivelmente, 90% das pessoas que pensam em ter um elétrico. Claro, com a premissa de haver postos de carregamento de fácil acesso.

        • RNA says:

          O carro elétrico como se apresenta hoje é um brinquedo caro só pra ricos que podem se dar ao luxo de ter dois veículos em casa, um elétrico para deslocamentos pequenos dentro das cidades e outro térmico para médias e grandes distâncias, e mesmo assim o elétrico só vale a pena se tiver carregamento disponível na própria residência, nem sequer o argumento de que o custo de combustível é muito menor num elétrico do que num térmico. Li num estudo recente que num deslocamento ida e volta entre Lisboa e Porto, com para carregamento do elétrico em paragens da estrada o gasto ficou praticamente o mesmo visto que o preço do carregamento rápido e super rápido é bastante caro além do tempo que se perde e a ansiedade de saber se o posto de carregamento está disponível ou quebrado. Na minha opinião nas atuais condições de preço de aquisição, autonomia, disponibilidade de postos de carregamento, valor de carregamento cobrado nas estradas, e valor residual do veículo depois de 10 anos, o carro elétrico não compensa

    • Anung says:

      Deveria era sera em outros locais sem ser cidades.
      Para fazer 30kn por dia vou de bicicleta.

  3. LOl says:

    pplware agora virou uma pagina para tentar converter os leitores a comprarem carros eletricos?

    enfim… tugas…

  4. Jorge says:

    Há quem precise de 1000 kms de autonomia em que o eléctrico está longe de satisfazer, a viatura atual data de julho 21 tem 280.000 kms, média acima dos 10.000 kms mês com dias (vários) a ultrapassar os 1000 kms diários. Não há veículo eléctrico com essa autonomia e muito no mesmo intervalo de preço. 27.499 €

    • Traveller says:

      Lá vem números de quem nem pensa, 1000kms por dia a 100kms hora seria 10h seguidas a conduzir sem parar para comer, beber e verter aguas. qual o trabalho então???

      • iDroid says:

        Condutor 😀

        • Toni da Adega says:

          Deve trabalhar longe, provavelmente trabalha em Madrid tem que se deslocar ao escritorio todos os dias.
          Um camionista profissional conduz praticamente metade dos KM que eles faz.

          • Helder Pinto says:

            Não é dificil… Nem ele disse que era ele o condutor… Façam lá algum exercicio mental…
            Se for um carro Uber/Bolt de empresa… com 2 ou 3 motoristas por turnos… o carro praticamente não pára em 24h… E atenção que existem muitos a fazer isto…

          • Traveller says:

            Helder uber geral.ente é cidade e ai já não anda a 100kms por hora anda a 50 no maximo que com a para arranca se fizer 400kms em 24horas é muito

          • Yamahia says:

            24×50 dá 1200
            Por acaso volta e meia faço 900 depois do trabalho, chego e ainda vou para a disco.
            No regresso faço outros 900 e vou para a cama e às 9.00H já estou no stress do work.

    • Toni da Adega says:

      E tem que ser 4×4 e no mínimo 7 lugares senão também não serve para muitos

    • Gonçalo says:

      Mas o teu trabalho é conduzir não faz mais nada ? nem parar para comer

      • Helder Pinto says:

        Não é dificil… Nem ele disse que era ele o condutor… Façam lá algum exercicio mental…
        Se for um carro Uber/Bolt de empresa… com 2 ou 3 motoristas por turnos… o carro praticamente não pára em 24h… E atenção que existem muitos a fazer isto…

    • JL says:

      6 anos e 700 mil kms num eléctrico não serve ? É que até fez mais que esse.

  5. Idalécio says:

    Com mil km podia ter energia para um mes inteiro. Era uma carga por mes. Mas quanto tempo demoraria a carregar um abateria de mil km com os carregadores que temos* Uma eternidade e já nem digo em casa.

  6. André R. says:

    Vistas as coisas desta forma, se calhar os carros atmosféricos não precisam de depósitos entre os 40 e 55L… bastava um de 15L e lá andávamos de 3 em 3 dias nas bombas.
    Quantos mais ciclos de carga a bateria tem, maior o seu desgaste… por isso, 1000km é mais do que suficiente…

    • JL says:

      Não é bem assim, um ciclo de carga conta cada vez que a bateria faz uma descarga de 100%, ou seja, se carregar 3x 33 % conta 1 ciclo.

      Além disso, já não se usam ciclos de carga para determinar a vida de uma bateria.

      • iDroid says:

        Se não se usam ciclos de carga para determinar a vida de uma bateria, o que é que se usa?

        • JL says:

          É medida a capacidade real com o uso, cada vez que carrega o BMS da bateria vai acumulando os kWh que entram a determinada carga, e com algoritmos complexos determina a capacidade real da bateria. Esse valor de ciclos nem sequer encontra nas informações obtidas nos bms.

    • Grunho says:

      Baterias para 1000kms pesam à brava, mais do dobro, e gastam muito mais que baterias para 500, por causa do peso extra que o carro tem de arrastar. Além disso, duram mais por terem menos ciclos de carga, mas depois também custam o dobro para substituir. No actual estado da tecnologia não interessam a quase ninguém, as baterias para 500 já são caríssimas.

  7. Rui says:

    Comprar um carro novo a gasóleo/gasolina abaixo dos 30.000€ é mais que suficiente. os 5000 ou. bem mais que se paga por um carro eletrico dá para fazer muitos milhares de km até chegar ao preço do carro eletrico? Poupara com um carro eletrico face a um a gasoleo ou gasolina? ZERO! Só se for para deitar dinheiro fora.

    • JL says:

      Há elétricos abaixo de 30 mil. Deitar dinheiro fora é comprar um a gasóleo para fazer poucos kms.

    • Jose Lapao says:

      O ano de 2023 fiz 9800km gastei em energia 134,23€.
      Carreguei sempre em casa nos fim de semana e maioritariamente com painéis solares. Se tivesse um veículo a combustão com um consumo médio de 5l/100 e um preço medio de 1,7€ precisava de 833€.
      Para mim foi óptimo negócio, com os painéis baixei a conta da luz em cerca de 35%, e carrego o carro, ou seja ambiente a parte a minha carteira agradece.

      • Yamahia says:

        E qt gastaste no carro, Lapão?

        • Jose Lapao says:

          @Yamahia Mokka-e de serviço 1 ano 6000km, bateria com 99% de saúde (verificada por mim com ODB) modelo Ultimate com todos os extras PVPR de 43200€ ficou em 33000€ garantia do concessionário de 3 anos. Consumo médio dentro dos limites tanto citadino, como nacionais, ou AE de 15kWh/100km vou várias vezes a Lisboa, já fui ao Porto e Algarve (vivo em Borba/Alentejo) e não sei se é por ser Alentejano não sofro dr ansiedade de autonomia, faço em media 100km/semana este carro foi o ideal para mim, compreendo que não o possa ser para sim ou muitos outros, mas denegrir os BEV só porque não vos serve, é muito mau.

          • Yamahia says:

            Gastaste 33000€ que podias ter engavetado caso tivesses mantido o anterior carro a combustão.
            É aí que quero chegar.
            Vais levar 47 anos a reaver esses 33000€ com aquilo que poupas em combustível.

          • JL says:

            E se tivesse um a combustão, ia reaver o dinheiro do carro e do combustível quando ?

          • Yamahia says:

            Se já tinha o bem nao iria gastar nada. Só teria que mantê-lo em condições.

          • JL says:

            Então e não o gastou na mesma e não gasta para o manter em condições ? E o combustível quem paga ? E vai reaver esse dinheiro como ?

          • Yamahia says:

            Os gastos com combustível estão incluídos pelo @Lapão. Apenas. foi considerada a diferença entre o q gastava e o q gasta.Qt à manutenções, o elektro tb vai ter q ter, mais cedo ao mais tarde. E qd tiver vai ser bem mais dispendiosa.
            O térmico se aceitasse longlife era 150€ de 2 em 2 anos. Caso contrario faz a festa com 100€ por ano.
            Só 3anos de garantia para um elektro parece-me pouco. O stand fugiu às responsabilidades.

          • JL says:

            Vai ser mais caro porque você quer ? curioso, deve ter ouvido essa do pseudo-mecanico que diz que os eléctricos têm caixa de velocidades. LOOOOL

            Se num a combustão faz por 100 euros, num electrico faz por 10, é o custo do filtro do ac.
            LOL

          • Yamahia says:

            Ate trocar a pilha de qq coisa ao fim de 3 anos.
            A revisão dos 3 anos do KAUAI custa mais de 700€. Se não fizer a revisão perde a garantia.
            Há muitas formas de depenar pardalitos.

          • Hugo says:

            Já tentei explicar isso ao JL mas ele é limitado.
            Expliquei-lhe que conduzi desde que tenho carta até agora com mais ou menos 20k€ mas segundo ele o que deve ser feito para poupar é pagar logo 30k por um carro. Deve ser a contar com as “receitas” de que ele fala do investimento LOLOL
            Se não estamos a falar em poupar então comprem o que bem entenderem. Ponto.

          • JL says:

            Tem de trocar ao fim de 3 anos ? então qual trocou nessa altura ?

            Errado, nunca custou isso, é pura mentira.

            E já agora, a hyundai que cobrava um valor absurdo que não chegava a isso, agora oferece o liquido. Curioso.

            Sim, parece que você foi muitas vezes depenado, por isso agora tenta arranjar desculpas para cima dos outros só para fazer valer os calotes que levou.

          • JL says:

            @Hugo, meta lá aqui o texto onde eu digo isso ?

          • Hugo says:

            Vai tentar subverter o que diz a tua tia oh rapazinho. Não tenho dever de te aturar lol
            NINUÉM se entende contigo…é provável que o problema seja teu não?

          • JL says:

            Toda a gente se entende comigo, desde que não inventem muito sobre mim, que parece ser o seu caso, até ao ponto de dizer que já nem tem o dever de me aturar.

          • Hugo says:

            Rapaz…está à vista em todos os artigos sobre VEs. Não te entendes com absolutamente ninguém LOL

          • JL says:

            Eu entendo, você é que não quer entender.

            Mas ainda perde tempo comigo ? para quê ? se sou um doente ? é médico ao menos ?

          • Yamahia says:

            772€ mais concretamente.
            https://youtu.be/hixrpN3ohBo?si=lW065a-HViltvgz2
            3anos ou 45000kms, o que surgir 1⁰.

          • Jose Lapao says:

            Sim gastei 3300 no elétrico, e não espero reaver dinheiro nenhum, você quando come pretende reaver o dinheiro da comida, quando vai de férias pretende reaver o dinheiro da estadia?
            Eu gastei esse dinheiro para porque podia, porque queria, não fiz nenhum investimento, nada é num investimento nem mesmo o seu casamento, os seus filhos tudo lhe custa dinheiro e não tem como o reaver. Aqui os 33000 foram gastos num bem que me leva de um lado para o outro que me dá gosto conduzir, assim como ir trabalhar todos os dias. Nada hoje em dia rede o dinheiro que paga por ele e se trabalho gasto-o da maneira que quero, e onde quero.
            Mas prefiro pagar os 33000€ por o elétrico que o mesmo valor por um a combustão (o mesmo modelo com os mesmos extras a combustão rondava esse valor) mas para fazer os km que fiz gastava os 833€, teria 250€ de manutenção, e 130 de IUC, comesse valor fui com a família para o Algarve de férias. São decisões que cada um toma, eu tomei as minhas não estou arrepiado e voltava a fazer o mesmo, há e já agora o que gastei em combustível revisões e IUC no meu corsa 1.3 ecoflex em 8 anos quase que pagou o elétrico.

          • JL says:

            Ah sim? então mostre lá onde está essa parcela neste carro ?

            https://ibb.co/M9D35dJ

          • JL says:

            “Ambrósio”, tomei a liberdade de colocar mais alguns. LOL

            https://ibb.co/Vgj9kVs
            https://ibb.co/N2N7C2K
            https://ibb.co/TWyKP7j
            https://ibb.co/d6wZWB3

            São todas deste ano, qualquer duvidas não hesite….

          • Yamahia says:

            Vc vem para aqui com exemplos de manutenções incompletas e quer provar o quê?

            Ao menos viu o vídeo?

            Não substituem a pilha nem o liquido das baterias como manda o plano de manutenção.

            Significa que se a bateria der pau, o cliente que ficar com esses carros vai-se agarrar ao pau pq a marca não vai assumir.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPhOgJHw4yU0lCb9zA

          • JL says:

            Não está aí nenhuma incompleta.

            Não sabe já que além do líquido não ser obrigatório mudar, já não é ao valor que pediam ?

            Se quiser também posto aí o valor dele.

            Mas já vi que prefere continuar com o seu sensacionalismo, se quiser vou buscar mais, há dezenas delas.

          • JL says:

            Ah, a pilha do sistema ecall não é nenhuma obrigação nem tem nada a ver com garantia, e sobre o líquido, só é para substituir se houver recall para isso.

  8. papamoscas says:

    Para mim podiam ter apenas 250 de autonomia desde que desse para fazer uma carga completa em apenas 10 ou 15 minutos de carga. Mas ter onde carregar é um grande problema!

    • Alpoim+Calvao says:

      Mas isso ja tens com os carregadores actuais metes 250km de autonomia em 15min.
      Exemplo do Huynday 10% aos 80% em 18minutos.

      • Yamahia says:

        E carregadores pra isso?

          • Yamahia says:

            25 minutos dos 11 aos 80%
            55 minutos dos 11 aos 99%.
            Fora o tempo que andou feito parvo para trás e para a frente a condicionar a bateria. Mais o tempo que levou a iniciar a comunicação com o carregador. Condições óptimas com os carregadores só para ele. Lamento desiludir-vos:
            https://youtu.be/D7Ab01p1PkY?si=0zXC5RkxYwO-JnaT

            PS, não é Ionity mas tem os mesmos 350.
            Já agora. Se já é estúpido desviar para um carregador Tesla. Mais estúpido é desviar para um Ionity

          • JL says:

            Então quando anda feito parvo há procura de lugar lugar no super pare depois ir feito parvo à bomba, também conta como os 5 minutos de abastecimento?

          • Yamahia says:

            Que raios?
            1⁰ não são 5 minutos, depois…faz as compras por mim?

          • JL says:

            Está limitado e agarrado a um estabelecimento para lhe dar um desconto que no fim nem existe, e ainda lhe cobram o dinheiro da diferença antes de abastecer, mas enfim, ainda há quem acredite em descontos por comprar 1….

          • Yamahia says:

            Já lhe perguntei se a mercearia do Zé manel das Caldas sai mais em conta. Se sair avise que vou lá abastecer a dispensa.

          • JL says:

            Obvio que sai, já viu algum supermercado vender mais barato que a mercearia ? Aliás, há alguém que venda mais caro que os hipers ?

          • Yamahia says:

            Mande lá a localização desse milagre do comércio que nas que tenho entrado, de norte a sul, não tenho tido sorte.

          • JL says:

            Qualquer mercearia, qualquer pessoa que seja produtora que vende direto ao cliente.

            A sério ? Mas existe alguém ou algum estabelecimento a vender mais caro que os hipers ? Se quer caro vá a esses. Eles nunca foram vantagem nenhuma em termos de preço, são apenas pela praticidade de terem todos os produtos numa única superfície comercial.

          • Yamahia says:

            Já entrei em muitas mercearias e não vejo isso.

            Qt à produtor ao consumidor temos disso aqui e chama-se “Ponto da Fruta” e não acho q seja mais em conta. Afinal eles têm q pagar o espaço, os funcionários, os impostos, as máquinas, os carros, o COMBUSTÍVEL , etc.
            O único sitio onde me deliciava era em Alfarim, numa feira onde pequenos produtores de hortícolas e frutícolas faziam pela vida. Mas até com isso as autoridades fizeram com q terminasse. Portanto já vê como funciona a coisa.

          • JL says:

            Até as mercearias ambulantes, muito comum nas zonas rurais, como a que vivo, são mais baratas.

            Não vê, procure bem.

            Eles pagam tudo igual ao que vendem no super, até são eles que vão entregar a fruta ao super, até são eles que ficam com a fruta caso o super não a venda.

            Tem muito que ver sobre esse negócio que paga pouco e ganha muito.

            Basta ver porque é que os agricultores andam chateados.

            Na minha zona ainda existem, todas as segundas no mesmo local, todos os domingos também noutro local, aqui só vai ao super quem gosta de gastar dinheiro.

        • João says:

          @Yamahia, e num dia como hoje, carregar o carro a praticamente custo zero?
          Nah, preferi ir gastar 70€ a atestar o meu…o Costa agradece.

          • Yamahia says:

            Praticamente a custo zero?
            Este pessoal cada vez anda mais alucinado. Só pode.

          • JL says:

            Se quiser posso enviar a fatura do mês passado, onde gastei em casa 216 kwh e gastei 16 euros.

            Atenção que estão todos os gastos, dos 2 veiculos que neste momento moram cá + casa. (não se aflija com a mota, está em Lisboa).

          • Yamahia says:

            E painéis e baterias td à borla, claro.

          • JL says:

            Considerando o que já fizeram, sim, neste momento já estão à borla.

          • Yamahia says:

            Diz vc. O que adiantou já esta gasto

          • JL says:

            Digo pois, se quiser números também faço as contas, até tenho as faturas dos equipamentos, menos da bateria.

          • João says:

            @Yamahia, já sei… és daqueles que diz que não sai da EDP porque só a EDP é que produz eletricidade…
            e desculpa mais uma vez… não é a custo zero, mas a 0,003€/kwh.

          • Yamahia says:

            @João. Sei como a coisa funciona. Já me ligaram de vários sitios a propor o negócio, que poupava nas calmas 50€/mês, que aquilo se pagava sozinho em 10 anos (sem baterias atenção) bla…bla…
            Pois, mas quem adiantava o dinheiro era eu e já tive uma experiência com painéis que correu muito mal (aquecimento de água com termoacumulador para banhos e aquecimento). Só tive foi prejuízo com n reparações e gás para manter a água quente que os espelhos não davam nada nem reparados nem por reparar. Portanto esquemas desses nc mais. PQP !!!

    • Jose Lapao says:

      Quase todos os supermercados tem carregadores rápidos, aqui no Alentejo, Lidl, Pingo Doce, Intermarché têm, o tempo que perde nas compras o carro carrega.
      Mais para 90% da população usa o carro para fazer o percurso casa-trabalho-casa, estando o carro cerca de 9h parado, essas 9h ligado a um carregador AC a 7,4kw/h carrega 60% da bateria normal de 60kWh, ou seja pode andar sempre com o carro a 100% há é que mudar os hábitos, e não sermos sempre retrógrados

  9. LR says:

    E vivemos num dos paises mais pequenos da europa…

  10. há+cada+gajo says:

    A mesma questão se coloca quando falamos de smartphones: porque questionamos tanto a autonomia do aparelho e porque queremos tanto que tenha carregamento rápido ?? Não é a mesma lógica ?

  11. Ze says:

    Quem quer mais autonomia não é porque vai fazer 1000kms/dia, mas porque não quer meter o carro a carregar todos os dias ou de 2 em 2 dias. Imaginem carro a combustao e ir todos os dias pôr combustivel. E ja agora 1000kms nao é nada, uma viagem de porto/lisboa de ida e volta e la se vao 800kms.

    • Traveller says:

      Com desvio para onde? Lisboa/porto/Lisboa são 600kms

    • JP says:

      Correto.
      E tirando o custo disso, para reabastacer a 100% sao 10 mins no max, um eletrico nao.
      No meu caso e muitos que conheço nao têm garagem, o ponto de carreganento fica a mais de 2 kms. Saio ás 7 chego ás 20 h.. Como faço? Daí a autonomia.. queria um eletrico com autonomia de pelo menos uma semana, faço 70 kms por dia fixo, depois temos as saidas esporadicas.. mais alguns kms…fds poderia carregar nesse posto..

      • JL says:

        O que faz o carro das 7 até às 20 h ?

        • jotabê says:

          @JL, tens de estar mais atento, nem todas as pessoas estão dispostas a caminhar 2km depois do trabaho e mais 2km antes de ir trabalhar…

          • jotabê says:

            Faltou referir que, quando precisar do posto de carregamento, este não está ocupado nem avariado.
            Estás errado ao partir do principio que todos podem carregar em casa.

          • JL says:

            Por isso eu ter perguntado o que faz o seu carro das 7h até às 20 h.

          • jotabê says:

            continuas a insistir que todos podem carregar em casa…

          • JL says:

            É muito fácil saber se está ocupado ou avariado sem ter de lá ir.

          • JL says:

            Por isso ter perguntado o que faz com ele a essa hora, não tem carregador perto do trabalho ou no trabalho ?

          • Yamahia says:

            Se trabalhar no aeroporto tem a 1500metros. Paga é uma fortuna pelo parque de estacionamento e pela electricidade.
            A procissão ainda vai no Adro mas os tiques dos que vão dominar este mercado já se começam a manifestar .

          • JL says:

            Já então ?

            Conseguiu arranjar mais um sensacionalismo ?

          • Yamahia says:

            Fazê-lo pagar pelo parque onde estão os carregadores é o quê? Diga lá.

          • JL says:

            Então arranjou mesmo. Loooooll

          • Jose Lapao says:

            Há pouco falava se quê 10 km iam a pé, mas agora 2km já é muito, realmente…..

          • Yamahia says:

            @Lapão, não estou a perceber o alcance dessa observação.
            10 kms não é muito para fazer a vida mas é muito fazê-lo para ir alimentar um carro. Por isso se diz que mais vale ir a pé.
            No meu caso são 4 caminhadas qd venho almoçar a casa que é qs todos os dias.
            Só faz é bem e não estraga o carro com pequenos percursos.
            P.s. qd tenho que fazer o percurso mais depressa, em bem menos dos 30 minutos habituais, levo a bicla que uso para desbravar mato ao fds.
            No tempo do Covid não falhava um:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq9IRFxjgwKcXUmA6LA
            Hoje em dia é mais esporadicamente pq já se pode fazer viagens de 1000 kms e ficar alijado com a família em qq lado looolooolool

          • Jose Lapao says:

            @Yamahia deia-se ao incomodo de procurar no Google Maps onde fica Borba no Alentejo, e depois Estaremoz e Vila Viçosa, e diga-me se fazia esse caminho pela N4 Borba-Estremoz ou pena N255 Borba-Vila Viçosa depois de um dia de trabalho numa mina a céu aberto como são estas de mármore.
            É que falar é fácil, executar é mais complicado, eu também ando muito a pé, mas não vou ao supermercado a 13km a pé fazer as compras da semana, se você vai bom para você. Eu não vou e não tenho carro (seja ele a combustão ou elétrico) para estar parada a porta de casa , ter só por ter ou para ir para o Algarve não vale a pena. E aqui não há transportes públicos, o expresso é um de madrugada e outro a noite mais nada.

          • Yamahia says:

            @Lapão , conheço bastante bem toda essa zona e todas essas cidades e vilas.
            E creio que já estive nessa mina com uma fundura que mete medo e cheguei a ir (quase que) de propósito ao Espalha Brasas ai perto da cidade de Borba.
            Para dizer que adoro o Alentejo e que tens uma sorte do caraças em poderes desfrutar dele todos os dias.
            Fica uma memória:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcgYsZyinJjm6YqR7WYg

            Aproveita enquanto não estragam.

  12. Abílio says:

    O problema dos eléctricos está para além da autonomia. Um eléctrico há dez anos tinha uma autonomia de 250 km. Hoje o mesmo carro tem 50. Desapareceu de circulação.

    • JL says:

      Qual era o carro que há 10 anos tinha essa autonomia ?

      O meu tem 10 anos e se perdeu 30 kms em 400 foi muito.

    • onurb82 says:

      Ainda me lembro na minha empresa os nissan leaf, todos pomposos (+/- 10 anitos), sem qualquer tipo de fumaraça… faziam 100 quilometros… saído desse serviço, sei que esse mesmo leaf continua ao e já só faz 20 quilometros… sem música, sem ac, sem abuso de velocidade… este carro serve para serviço de estafeta em Lisboa.

      • Mr. Y says:

        As primeiras baterias tinham esse problema mas, entretanto, esse aspecto foi melhorado.
        Talvez compense substituir por uma bateria mais recente. Só pesquisando para esse modelo da Nissan.

        • Yamahia says:

          Os novos Leaf têm o mesmo ou piores problemas.
          Vá ao ClubeElektros e confira! Uma desgraça. A Nissan até já anda a criar obstáculos à substituição das baterias (dão raia em 5ou 6 anos e em torno dos 100 mil kms)
          Espero que, entretanto, o ZéBigodes não tenha mandado apagar os posts e banido os users!

          • JL says:

            Ainda agora vi um com 372 mil kms e em perfeito estado.

            Ah espere, este está bom, não conta como exemplo…. Loool

          • Yamahia says:

            Mostre la essa máquina.
            No clubelektros há praí 7 users activos. Um é moderador e os restantes têm Leafs de 2016 para cima e já todos mamados sem excepção. A grande preocupação é fazer com que a Nissan assuma o que prometeu nas garantias.
            É cada quadro de ansiedade…que até mete dó.

          • JL says:

            Todos ubers ? Normal.

            Ui, 7 carros são um universo muito grande. Looooooooooool

            Você é que mete dó.

            Aqui tem.

            https://ibb.co/5MY1sDL

            Este é Uber, um amigo de um amigo pediu para ver como estava a bateria, como ainda tenho o odb e o software do leaf que tive….

          • Yamahia says:

            Isso a mim não me diz nada. Não prova q a bateria é de origem, por exemplo.

            Qts barras apresentava no quadrante, etc. Mesmo com todas as barras, os carros estão a apresentar comportamentos estranhos. Se o SW engana as infos no quadrante tb engana a sua maquineta. É ler e aprender.
            Já agora o que mais me intriga é como foi possível destruir a comunidade desse fórum que chegou a ser bastante vasta.
            Pode explicar o q se passou?

            Atitudes prepotentes da parte da UVE,?

          • JL says:

            Se ele comprou novo, não lhe meteu nenhuma, é de origem.

            Já agora, aquele é o odometro da bateria, que está igual ao do carro, logo a bateria é de origem.

            Tendo aquela percentagem de sob, indica 11.

            Não, não engana, por isso o pessoal usar esta aplicação porque mostra tudo como é.

            Eu não frequento esse forum, provavelmente porque foi invadido por petrolheads incomodados, como e está a acontecer e muito, por todos eles.

          • JL says:

            Se quiser também lhe mando os dados do scan my Tesla do meu.

          • Yamahia says:

            Nada disso, os users fugiram devido a atitudes dos responsáveis do fórum.
            Um ou outro voltou a postar para anunciar que estava a vender o seu carro e explicou os motivos relacionados com a ausência prolongada com imposições dos responsáveis mas não os aprofundou nem identificou quem.
            Suspeito do ZéBigodes, até pq o moderador q resta e q ainda rema contra a maré parece ser um gajo porreirito.

          • Yamahia says:

            “scan my Tesla”
            Mais uma aldrabice que é dependente do sw presente no computador do carro.
            Para mim passam-me o carro e dão-me liberdade para esgotar 2baterias 100-5% antes de comprar. Depois digo se a bateria está boa.

          • Yamahia says:

            “scan my Tesla”
            Mais uma aldrabice que é dependente do sw presente no comp utador do carro.
            Para mim passam-me o carro e dão-me liberdade para esgotar 2baterias 100-5% antes de comprar. Depois digo se a bateria está boa.

          • JL says:

            Que diferença vai fazer se não usar o software do carro ?

            Como vai saber o que gastou ? vai comparar com quê se não sabe conduzir ?

            Já viu alguma indicação contrária de que esses valores estão errados ?

          • JL says:

            Ah suspeitas, ok, já estou a perceber, queriam fazer daquilo uma banca de vendas e foram banidos, além disso com a invasão dos petroleiros o ambiente ficou pesado demais.

            Ainda bem que não frequento….

          • Jose Lapao says:

            @Yamahia Se o scan my Tesla é aldrabice dependente do software do carro assim como o diesel gate da Volkswagen que também era o software do carro que alterava os dados. Enfim……

      • JL says:

        Se só faz 20 KMS, quantos fazia aos 8 anos ?

  13. João says:

    1000km traduz-se para uns 800km na estrada. É o ideal para se viajar com tranquilidade para chegar ao destino caso haja filas nos carregadores ou carregadores quebrados. Simples assim.

  14. ganFan says:

    Então e o Apple Car? Não era para sair este ano?

  15. WhiskasSaquetas says:

    Eu quando atesto o meu carro este dá para uma média (de acordo com o computador de bordo) 900km logo se carrego o meu carro ao max quero autonomia para não ter de andar a carregar a cada 200km. 50km por dia são apenas 2 a 3 dias de condução e ter de andar sempre a fazer contas à vida para carregar a lata. Daí não comprar um elétrico e ainda mais por acreditar que não é o futuro por causa do carregamento destes.
    Quando é que PT vai ter uma rede de carregamento para suportar carros eléctricos a circular em cerca de 50% ( 50% eléctricos 50% combustão) mesmo outros países mais ricos que PT não me acredito que seja viável mas sim carros a hidrogénio. Basta apenas apostar na evolução desses motores e aí sim.

    • Mário says:

      Vai ter que haver uma adaptação de comportamentos. Não podemos pensar nos carregamentos dos eletricos da mesma forma que abastecemos diesel ou gasolina.
      Aconteceu-me o mesmo com o GPL, quando fazia uma viagem tinha que andar a ver onde havia postos a gpl e se calhar abastecer quando ainda tinha meio depósito de gás, para evitar entrar em custos extra de gasolina.
      Atualmente com o Diesel, já estou a perder dinheiro, cada manutenção está cada vez mais cara (180 000km)

    • JL says:

      E quando é que vai ter uma rede de abastecimento de hidrogénio para 50 % hidrogênio e 50% combustão ? Os países com estas redes já com 20 anos não conseguem abastecer alguns milhares de veículos, 17 mil para ser preciso.

    • JL says:

      Motores a hidrogénio ? Então eléctricos têm pouca autonomia e quer apostar nos que tem 3x menos ?

  16. Velho do restelo says:

    Querem 1000km de autonomia, parece que alguma vez fizeram Lisboa – Barcelona sem parar.. Importante carregamento mais rapido. Agora 1000km é para andar a carregar tijolos todos os dias.

  17. jota says:

    O desejo é que os preços baixem significativamente!

  18. Johnny+silva says:

    Concordo com o Zé, na busca pelos 1000 km está nas vezes que um carro vai carregar e em alguns casos permite rotatividade nos postos,
    já nos km as subidas são um cancro para eles a probabilidade de ver um carro a 100km/h e ser elétrico é elevada.
    E para acabar. . Malta! ! quando comprarem um caro vejam que medida de pneus traz PF, a tanto a senic como a espace tem saído com 195/55/20 . . Custa um rim e se andarem em estradas com muitas curvas estes desaparecem

  19. Paulo says:

    Ora . Lá está a ‘cena’ que o CEO da Ford já disse há uns tempos. Eléctricos, chega terem 400 km de autonomia

  20. Luis+Henrique+Silva says:

    Para mim max de 500km chega, mas acho que tão depressa vá ter um para os preços que andam. Neste momento é mais fácil ir comprar usado ou seminovo a gasolina ou gasóleo do que um novo.
    Claro se fosse um novo era um elétrico da yundai

  21. palex says:

    Cada caso é um caso, por isso é que há muitas opções no mercado. Eu tenho como carregar em casa e no trabalho. Faço uns 30km diários. Se tivesse hipótese um com 200km chegava-me. Mas mantinha o meu atual a combustão.

  22. Realista says:

    A questão dos 1000km não é apenas para fazer 20 ou 30km/dia.
    Vivo no interior do país e mais ou menos 2x/mês tenho de ir ao escritório da empresa a Lisboa. Vou e venho no mesmo dia. Mesmo com 400km de autonomia, fica curto sem fazer paragens prolongadas numa estação de serviço para carregar. E esses 400km são em condução económica. Depois de um dia cansativo, quero é chegar a casa e não vir a arrastar-me a 80km/hora na A2 para poupar bateria, mais o tempo de carregamento para fazer o percurso todo. Isto sem contar que no Verão, com o calor que temos tido, é praticamente obrigatório vir com AC ligado. E sem contar também que, com o calor, a eficiência das baterias diminui.
    Dar 30 ou 40.000€ ou mais por um elétrico que se enquadre nestes cenários, atualmente, não compensa.

    • Jose Lapao says:

      Vai a Lisboa chaga lá, diz olá ao pessoal do escritório e volta? Para isso existe o Teams.
      Em vou a Lisboa de 3 em 3 meses o meu tem 280km reais e ao chegar a Lisboa logo ao carregador (há imensos, aqui no Alentejo onde moro só há dois) e depois de 1h no hospital (motivo para ir a Lisboa são consultas de rotina) já tenho novamente 280km para voltar.
      É estupidez fazer esses km para chegar lá e voltar

  23. nope says:

    Carros a pilhas têm mais desvantagens do que aparentam.
    Não é só no caso dos carregamentos.
    Em caso de acidente,sempre que afecta alguma parte onde estejam as baterias, as seguradoras preferem o abate ao reparo.
    Nem vou falar dos (muitos) casos em que simplesmente pegam fogo estacionados…

    • JL says:

      Por isso se.venderem tal pouco, cá em Portugal nem sequer se vendem.

      Carros a pilhas não se carregam, apenas se abastecem.

      Não, preferem sempre a opção mais em conta, isso tem acontecido em alguns países onde não existem técnicos, não é o que se passa por cá.

      Podia era falar dos poucos casos que pegam fogo, porque segundo os números são muito menos que os a combustao interna.

    • Luis+Henrique+Silva says:

      É e isso também acontece com os de combustão nos acidentes, a mania de o pesspal querer arranjar desculpas para não aceitarem a evolução.
      Enfim imagino no tempo da transição da carroça para o carro…..é sempre assim sempre que surge uma nova evolução em algo.

    • João says:

      É verdade. Só desvantagem como ;
      Sem filtro de ar
      Sem. Filtro de oleo
      Sem filtro de combustível
      Sem correia de motor para estourar e perder o notor
      Sem velas de ignição
      Sem bobinas
      Sem catalizador
      Sem escapamento
      Sem óleo de motor
      Sem caixa de trsnsmissso
      Sem poluição sonora
      E com certeza esqueci de alguns. Quantas desvantagens hein?

      • Yamahia says:

        Estás enganado. Muitas dessas coisas existem no elektro
        Motores elekteos partem a cada 100k não precisa ter correia.

        • João says:

          Então nos diga quais das coisa que eu disse também tem nos elétricos. Quanto a correia foi o que eu disse. Se no combustão troca a cada 100k km, nos elétricos não troca nunca pois não tem, e não correte o risco de arrebentar e perder o motor.

        • JL says:

          Só vejo ali uma, óleo de motor, no entanto aquilo que um a combustão usa durante 20 mil kms, dá para toda a vida de um electrico.

          • Yamahia says:

            E o barulho!

          • João says:

            E ainda esqueci de alguns como:
            Sem motor de partida.
            Sem lubrificante de transmissão para trocar. (alguns combustão é preciso trocar)
            Trocas frequentes de pastilhas e discos de freio.
            E idas mais frequentes para revisões.
            Esses fumaceiros que se confirmem. É o fim dessa porcariada todansija que só dá manutenção e dura pouco se não cuidar como se fosse seu filho.

          • JL says:

            O barulho habitua-se, depois não quer outra coisa e acha ridiculo o que faz barulho e não acontece nada…m

          • Yamahia says:

            Ó @João , os elektros têm oleo q ter óleo na transmissão.
            Mas isso é o menor dos problemas. O maior dos problemas é ter um carro cujo depósito de energia é uma bateria.

          • JL says:

            Os a combustão até 2 caixas com óleo de transmissão, basta serem de tração traseira, e se forem automáticos, então é um bidon de óleo de cada vez.

            Esse é o melhor que eles têm, é que esse depósito dá para encher em casa e com recursos a ferramentas baratas , sem descontos e complicações.

  24. Raphael says:

    Simplesmente os carros eléctricos sao mais efecientes que a combustão, mas quando falam de postos de carregamentos rápidos .. é tudo menos rápido, basta ver os carros eléctricos a batalharem para o carregamento enquanto os de combustao fazem fila e abastecem em menos de 5 minutos(60L = 1000km num diesel). Sim sim vao construir mais postos de abastecimento electrico com tecnologia XPTO com baterias de grafeno que prometem desde da apresentaçao dos primeiros electricos. Depois existe a vida real, e na vida real, é necessário duplicar ou triplicar os postes de alta tensão, é necessário muito mais energia produzida . além de que a mineraçao global tem de aumentar quase 1000% para poder fazer a substituiçao do parque automóvel. Nao protejo lobbys do petroleo , mas se a soluçao é cortar montanhas a meio e poluir dezenas de kms quadrados para fornecer baterias para todos…. Nao obrigado, alem de que os metais necessários para fazer os carros têm de vir de paises como o congo, chile….. Para já serve para os citadinos e mesmo assim.,….. E os carros a combustao ardem mais que os electricos…. mas tambem sao mais fiáveis , nao pelas partes móveis mas pela estrutura de abastecimento de peças, os mecanicos disponiveis, maquinas de diagnostico, sucatas e disponibilidade dos modelos , além de toda a metalurgia desenhada e pensada para esse sector. Vai mudar?? talvez… mas com a situaçao geopolitica duvido que tenhamos litio suficiente ou grafeno ou cobalto ou niquel ou cobre ou prata ou ouro ou tungsténio a preço equivalente ao que o lobby do petroleo oferece… sejam reais….

  25. says:

    Nem levo a conversa só para carros térmicos vs carros elétricos.
    Temos mesmo de mudar de hábitos. Há tanta gente que podia bem passar sem o carro ou que o usa para ir dar uma volta ao fim de semana. É como dizer que um elétrico devia ter 1000kms de autonomia para depois usar isso 1 vez por ano para ir até ao Algarve e o resto do tempo andar às voltinhas. Mais valia ter um AMI com matrícula amarela (até já pensei nisso para o médio prazo) e alugar um carro para ir de férias se for preciso, não?

    • Yamahia says:

      “devia ter 1000kms de autonomia para depois usar isso 1 vez por ano para ir até ao Algarve ”
      1x???
      Tens a disposição 52 fins de semana por ano, alguns com 3 dias e mesmo com 4 qd dá para fazer ponte.
      É evidente q se o carro tiver pouca autonomia, perdes metade do fds nos carregadores. Portanto os 1000kms não são de desprezar.

      • JL says:

        Metade do tempo como ? para fazer 1000 kms nem hora e meia a mais se gasta, o mesmo tempo que vai perder com paragens para fazer 1000 kms.

        • Yamahia says:

          Lírico e sonhador.

          • JL says:

            Não, prático e experiente.

          • Yamahia says:

            Ainda há dias lhe mostrei um que perdeu um dia de praia pq resolveu ir de elektro e era um de autoproclamado LongoAlcance loooloolool

          • JL says:

            Onde ele disse que perdeu um dia ?

          • Yamahia says:

            Digo eu. O 1⁰ dia do fds foi ao ar nos carregadores da Tesla. Chegaram às 16 já não dava para ir à praia, então foram visitar o resort. Excelente looolooolool

            Agora imagine o quadro com um carro de curto alcance que é o q se está aqui a falar.

          • JL says:

            O plano dele era chegar de tarde, ele nunca disse que ia chegar antes.

            Ui, que problema, perder uma hora quando se está de férias, é o fim do mundo. LOOOL

          • Yamahia says:

            O plano dele era chegar às 13 e pouco.
            Não perdeu 1 hora. Perdeu 3horas.
            Não estava de férias. Estava de fim de semana de 3dias.
            Todos os minutos contam.
            Se pra cá demorou o mesmo, só gozou 1 dia, os outros 2 dias perdeu-os na estrada e nos carregadores.

          • JL says:

            Errado e mentira, nunca foi plano dele chegar à 13h, nem nunca chegava, só se fosse a PSP no Lamborghini. LOL

            No primeiro plano dele do ABRP mostra logo que só chega ao Algarve ás 14:13.

            Portanto levou o tempo a mais do almoço,

            Não se sabe a que horas chegou. Já que ele não mostra. O que se sabe é que saiu às 14:12 de Alcacer com 1:30 para fazer de caminho.

            Veja bem a cara dele no fim do video, desesperado, preocupado, à imitação da sua.
            LOL

          • JL says:

            OLha, mais um dado engraçado, afinal o tesla model 3 lr com 3 pessoas e a 140 kmh em AE gasta 198kwh / km. Que giro.

          • Yamahia says:

            Yá 2 horas para fazer 182 kms, na minha terra dá 91kms/h. Na sua dá 140. Tá certo.

          • JL says:

            Mas não foram 2 horas, nem perto disso.

            Tem a certeza que viu o video ? é que parece que não.

          • Yamahia says:

            Sai as 14, chega às 16, dá quanto?

          • JL says:

            Não saiu às 14, nem chegou as 16h loool.

            Veja o vídeo, depois de almoçar, mostra a sair às 14:13 se não me engano, e depois mostra o carro na garagem do resort as 16:07, onde diz que já têm a família no quarto, e depois de dar uma volta pelo resort a passear com o carro, onde até dá para ver o tempo que foi, portanto chegou bem antes das 16 horas.

  26. Pedro says:

    O problema não é a autonomia. O problema são os telemóveis. Eu explico… Uma pessoa compra um telemóvel e percebe que 3 ou 4 anos depois a capacidade de retenção de energia da bateria começa a deteriorar-se. Fica então confrontada com mudar a bateria apostando num telemóvel já ultrapassado, e correndo o risco da nova bateria ter menos qualidade que a que vinha de fábrica com o equipamento, ou comprar um novo telemóvel. Ora se isto é complicado com um telemóvel, imagine-se com um carro. A pessoa dá 50.000 por um carro ficando a pagá-lo em 6, 7, 8 anos ou mais, mas já sabe que por essa altura (entre os 8 e os 10 anos do carro) vai ter problemas com a bateria. E depois?? No limite até pode ainda estar a pagar o empréstimo do carro e já sentir problemas com as baterias. E além disto há outro problema que está associado à tudo isto: NINGUÉM QUER ELÉTRICOS EM SEGUNDA MÃO. Ah pois é! Porque não confiam nas baterias e na sua qualidade em segunda mão. Então quem comprar um carro eléctrico já sabe que além dos problemas que indiquei, pode ter dificuldades se precisar de vender o carro.
    É este o elefante na sala de que ninguém fala. É por isto que os elétricos estão condenados a serem ignorados por muita gente. A autonomia é um fait-diver. O que importa são os custos que o consumidor estima que terá no futuro e os problemas com que se deparará.

    • JL says:

      Que tem um carro a ver com um telemovel ?

      O seu telemóvel também leva liquido de refrigeração na bateria ?

      Que tamanho tem o radiador dele ?

      E se for um a combustão que avarie no motor, sistema de alimentação, qual a diferença ?

      • Yamahia says:

        Desculpem estar a meter-me na conversa mas o meu 950xl tem refrigeração liquida pq dizem que o sd 810 é uma tostadeira.
        Hoje em dia há muitos telemóveis com isso. Os telemóveis gaming penso todos terem esses sistemas.

        • JL says:

          Afinal não tem refrigeração na bateria.

          Telemoveis com radiadores ? gostava de ver isso. LOOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Porr* @JL eta só googlar. Deixe fazer figuras tristes:
            https ://olhardigital.com.br/2023/02/27/reviews/mwc-2023-celular-gamer-com-refrigeracao-liquida-e-apresentado-pela-oneplus/

          • JL says:

            Pois, bem me parece que não havia, loooooool

            A oneplus não chegou a lançar isso.

          • Yamahia says:

            Vc é mesmo tacanho. Tem a informação à distância de um click e insiste que não existe, qd existe há séculos.

            Que se passa? Esta com medo se se pense que a Tesla se inspirou no Lumiq? Loool

            https://pt.techreviewer.de/xiaomi-black-shark/

            https ://www.google.com/amp/s/www.techtudo.com.br/google/amp/noticias/2018/10/como-funciona-a-refrigeracao-de-smartphones-gamers.ghtml

            https ://www.google.com/amp/s/www.techtudo.com.br/google/amp/noticias/2015/10/lumia-950-xl-tem-sistema-de-refrigeracao-liquida-saiba-como-funciona.ghtml

          • JL says:

            Mas afinal mostre lá um que esteja à venda e tenha isso ??.

          • Yamahia says:

            Todos os de gama gaming actualmente no mercado. Pelo menos esses têm de certeza.

          • Hugo says:

            Não existem telemóveis com refrigeração líquida diz o JL?
            Aposto que há , para variar, aqui uma questão de semântica no Português e no final vai argumentar que afinal a refrigeração não era exclusiva para a bateria lol. Só pode. Não deixa de ser ridículo, mas por motivos diferentes.

          • JL says:

            Então onde posso comprar 1 ?

            O que aposta ?

            Não há semântica nenhuma, você é que não sabe Português, no meu primeiro post fui muito claro:

            “O seu telemóvel também leva liquido de refrigeração na bateria ?”

            Sim, o seu comentário é bem ridículo.

          • JL says:

            Então onde posso comprar 1 ?

            Até agora não disse que não havia, só perguntei onde posso comprar, se não me mostrarem 1, eu continuo a dizer que não existe.

          • Hugo says:

            Estás errado e é um problema teu.

          • Hugo says:

            Um smartphone ter refrigerarão líquida na bateria é ridículo. Lá está….estás a tentar levar o assunto subtilmente para um lado que claramente já percebeste que não é o correto. Conheço pessoas como tu e evito-as sempre que posso. Como disse logo nas primeiras trocas de palavras que tive contigo: és doente e tens um TOC de ter sempre razão….nem que para isso a conversa não faça sentido absolutamente nenhum.

          • Hugo says:

            Eu percebi pelo primeiro cometário do yamahia onde o argumento dele divergiu do teu. Se tu não entendeste és limitado. Se entendeste e tentaste levar a conversa para no final teres razão és doente. Tanto me dá….mas começa a pensar que tens um problema. O mais difícil é a aceitação lol

          • JL says:

            O meu problema está nos vossos argumentos, que dizem que há e depois não mostram nada.

          • Hugo says:

            O teu problema é mais grave que isso…acredita.
            Alguém que topa pessoa que outra pessoa não está a falar do mesmo assunto e arrasta a conversa para no fim ter a razão não presta. Ponto.

          • JL says:

            Eu não disse que era ridículo em lado nenhum, eu perguntei se o telemóvel de alguém tinha refrigeração liquida, até agora todos disseram que sim mas ninguém foi capaz de mostrar nada.

            Portanto eu levei para o lado daquilo que perguntei.

            Não conhece ninguém como eu, pois você não me conhece. Evita-as porque quer ser mais que elas e depois sobre as consequências da falta de argumentos.

            Tenho sim um TOC, é o que me faz a contabilidade.

            A conversa faz sentido, se não a entende, então o problema é seu.

            No entanto vou continuar a aguardar pelo telemóvel com refrigeração liquida de bateria, que até acho muito interessante, tenho um oneplus que carrega a 150watts, ou seja, menos de 10 minutos de carga, só não gosto que ele aqueça tanto, por isso essa vertente vinha beneficiar este tipo de cargas rápidas.

            Errado onde ?

          • Hugo says:

            Não…evito-as porque não tenho interesse nem obrigação de as aturar. São fechadas e não estão interessadas em discutir construtivamente. Querem apenas a razão nem que isso signifique subverter uma conversa inteira baseada numa premissa errada desde início.

            O yamahia NUNCA disse que haviam smartphones com baterias refrigeradas se ele fosse como tu agora marrava na semântica até ao final.

          • JL says:

            Quem veio falar de outros assuntos foram os 2, o meu assunto foi sempre o mesmo.

          • JL says:

            Eu sou de mente aberta, até perguntei se existem, todos dizem que sim e ninguém mostra.

            Onde eu disse que não havia telemóveis com refrigeração liquida ?

            Como vê o problema está no seu português, tire umas horas e vá a umas aulas.

          • Hugo says:

            Perguntas, perguntas e mais perguntas LOOOOL
            Se o rapaz estava a falar de uma coisa diferente da que referiste claramente não percebes Português. $£%#€.

          • JL says:

            Ele só falou de coisa diferente porque quis, se não tinha como responder, mais valia estar calado, até porque tudo o que apresentou não existe, o mesmo para si.

            Eu percebo, até fui um dos melhores alunos a Português.

          • Hugo says:

            Refrigeração líquida existe mas não nas baterias.
            Não precisas de me dar mais razão. Percebeste onde estava a discordância mas preferiste continuar a conversa para no fim teres a razão. Isso não é inteligência…é arrogância e estupidez.

    • Carlos says:

      Pedro, tal e qual! O mercado é soberano. Ninguém vai querer baterias viciadas e ficar com a fava. Parabéns pela lucidez (ao contrário de outros facciosos).

    • João says:

      Ninguém quer elétricos em segunda mão? Por isso é que eles se vendem que nem pãezinhos quentes…

  27. Yamahia says:

    “Tesla Model 3 está abaixo da barreira dos 40.000 euros. Um carro que consegue tirar o máximo partido dos seus 57,5 kWh de capacidade útil, o que lhe dá 554 km WLTP”
    Mais uma treta da ME.
    Após 180 kms já andam à rasca à procura de um carregador pq só resta 20%da bateria.

  28. ZERTO says:

    Só mesmo quem não precebe nada de baterias pode escrever um artigo destes mas ok. Para que precisa de um smartphone com autonomia para 4 ou 5 dias se só usa 6 a 7 H por dia?

    Pois é se não sabe existe muita gente que mesmo 1000 km por carregamento não serve de nada porque desses 1000 km a realidade são 600 com sorte e temperaturas amenas caso contrário até nem aos 500 chega.

  29. Fernando says:

    Eu faço 70km por dia. Uma vez por mês faço 600km e não quero perder 2 horas para carregar a bateria a quase o dobro do que pago em gasóleo. Para fazer 600km é necessário como todos sabem uma bateria de cerca de 850 a 900km.
    E sim quero um eletrico porque ando de bicicleta e não quero andar a entupir os pulmões com fumo dos diesel e não só.

  30. Interessa says:

    Não podemos esquecer que a autonomia anunciada é em circuito urbano, no autoestrada a 120kms media a autonomia passa para metade e se for no inverno para menos de metade.

  31. Nuno Oliveira says:

    O camarada esquece que a maioria dos portugueses não se pode dar ao luxo de comprar 2 carros. Se não quiser ficar engaiolado ao fim de semana, na casa que paga com dificuldades, precisa de qualquer coisa que permita ir ver o mar e voltar, sem ter de parar na beira da A1 para carregar a bateria. Parece que já não são só os políticos a governar para Lisboa e Porto, agora, os fazedores de opinião também já não consideram quem mora a 30 ou mais KMS da cidade mais próximas e aí dá mais do litoral… Vamos ficar todos em casa ao fim de semana e férias e sair apenas para o trabalho, certo?

    • Yamahia says:

      Os escravos tinham melhores regalias. Cama, comida, roupa lavada e muitas gajas.

      • Yamahia says:

        Mentira pq?
        Se o LR diz que faz 650 kms e depois vai-se a ver só faz 380 a uma média de 108 kms/h, significa que o que anuncia 900 faria à mesma velocidade ≈ 531,54 km. Portanto para conseguir fazer 600kms convem não passar dos 100.

    • JL says:

      Então porquê ? quem tem carro eléctrico até faz mais kms, porque sai mais barato.

      • Yamahia says:

        Sai mais barato se andar à volta se casa.

        • JL says:

          Para si é, não tem nenhum.

          • Yamahia says:

            Então como sai mais barato a carregar fora? Explique lá. 31 de boca nao vale. Quero ver factos, ver o custo dos carreganetos sff, conforme já lhe mostrei 2.

          • JL says:

            São mais barato que abastecer em casa ? Não entendeu ? Que dúvidas tem?

            Não, vô e só mostrou os maus exemplos, e eu já lhe mostrei exemplos diferentes, oh vai postar outras vez o carregamento do outro no Intermarché ?

          • Yamahia says:

            Vc próprio disse que os “Continentes” eram os mais baratos. E a lógica percebe-se, não estão ligados à Mobi.e!
            Estive a ver um que por 11.9 kWh pagou mais de 5€. Portanto até esses são mais caros que andar a combustão.

          • JL says:

            Até os da tesla são mais baratos que os da mobie, neste momento a 0.26 cêntimos + iva.

            Até pode ver 1 que por 10 euros carregou 1 kwh, isso não interessa nada, basta ter-se esquecido do carro…

            Até esse sai mais barato que a combustão.

          • Yamahia says:

            Pois esse do continente não sai mais barato q o combustão, não senhor.
            O homem nem um minuto a mais pagou com carga abaixo do maximo, esteve sp a monitorar o que tirava do carregador q esteve sp no máximo q dava.
            Esteve lá ligado 20 minutos, devia ter pago 4,80€ mas a factura chegou com 5 e tal. Algo não está muito claro aqui. Será que os 0,24€/MIN ainda levam com IVA?
            O homem calcula que entraram 11.9 kwh na bateria. Digo bem calcula pq nem o carregador nem a factura informam a quantidade kWh .
            Se efectivamente foram esses 11.9kWh, saiu-lhe cada kWh a 0,42€. O que dá 8.40€ para 100kms.
            Um diesel faz os 100k.s a 120 com 7,5€(sem descontos), logo o diesel é mais barato q elektros carregados no continente.

            Relativamente à Tesla, o q vc diz é propaganda.
            Se o kWh aumentou a Tesla ia baixar a q propósito?

            Tenho recording de um vídeo do ano passado em q um user se descaiu pq pensou q era barato, mas na realidade estava a sair-lhe a 12€ cada 100kms nos carregadores da tesla.
            Portanto vc se quiser provar o contrario, mande o menu de informação de custo lá do tablet da Tesla após um carregamento efectivo.

          • JL says:

            Poste aqui a fatura para vermos o que se passou.

            Nada disso, os diesel consomem 20 a 25 litros por 100 kms, logo nunca dá esse valor.

            Agora vai levar com esta.

          • JL says:

            Eu posso mandar do meu, já sabe que está sempre a zeros. Looooool

          • Yamahia says:

            Qual factura é que quer?
            Do continente ou da Tesla?

          • JL says:

            As que quiser.

          • Yamahia says:

            Tesla:
            18.43€ para repor 43% da bateria de um LR, aprox 12€ por cada 100 kms.
            Min.1:38
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrO8vB9nMq15aGvBU9g

            Continente:
            5,04€ para 11.9 kWh
            Min 9:25
            https://youtu.be/zpLp_W1fsTo?si=RPda7sTYPTCV0EbD
            Aprox. 8,46 € por cada 100 kms.

            Diesel a 120
            7.50€/100. Sem descontos.

            Dúvidas?

          • JL says:

            Onde é que mete combustível a 37.5 cêntimos ?

          • Yamahia says:

            Em lado nenhum. Pq?

          • JL says:

            A 37.5 cêntimos o litro, em lado nenhum, só os que o têm dado pela empresa.

          • Yamahia says:

            Então pq perguntou?

          • JL says:

            Porque foi a conta que você fez, que não faz o minimo de sentido.

          • JL says:

            Olha que giro, alguém que trocou um diesel por um eléctrico em SEGUNDA MÃO QUE NINGUÉM QUER, e apesar de não ter garagem e não pode carregar em casa, continua a compensar.

            https://osgeeks.pt/tesla-model-3-apos-21-000-km-e-sem-garagem/

          • Yamahia says:

            Mais um pintassilgo armado em papagaio!
            2 parágrafos e duas grandes mentiras onde mete os pés pelas mãos.
            Fora o resto.
            Quer parecer sério mas só diz asneiras.
            P.S. Está arrependido de ter trocado pá ME loooloool

          • JL says:

            Ah sim ?

            Então venha de lá a sua análise.

            Vai ser só rir, mais uma vez…..

          • Yamahia says:

            Vontade de rir dá a argumentação defensores dos elektros e os artigos que vc vai buscar para fazer valer a sua fé!

            1ª que salta logo à vista é dizer que a 120 kms/h o SR dá-lhe para 280 kms, no entanto com metade de 300 kms diz que fica com 30% na bateria.
            Ou seja, no fim desses 150 ainda devia ser 46,43%, logo o carro não tem autonomia para 280 kms a 120 como ele diz, mas sim para apenas 233,72 kms!!!

            2ª grande argolada… o custo que atribui ao diesel implica um consumo médio de 6,7 lts/100, mas no fim já diz que o carro consome 5,8 lts/100, que mesmo assim acho muito para uma pileca daquelas com motor de Clio. Mas “prontes”.

            N’outra vertente, os 34,49% que diz ter poupado em combustível num ano, não vale nem metade das chatices que teve, mesmo trabalhando em casa! Aquela de ter que sair de casa, obrigatoriamente àquela hora é ser escravo da coisa e achar que está bem e não perceber que é uma simples marionete so sistema de locomoção que escolheu.

            Ainda em relação à suposta poupança. Acho muito estranho o preço que está a comprar o kWh, 0,348€, sendo que o mais barato segundo a sua palavra de especialista é o Continente! E ainda há dias vimos que estes custam a 0,42€/kWh
            Cá para mim é menino da mamã e rouba mas é energia à mãe! Até comprou um carregador e tudo para instalar na casa da mãe para carregar na mãe. Coitada da velha. Assim tb eu!
            Continuando neste tema, eu com o meu virtual i-Pace que num PCN carrega a 11kWh tal como o model 3, levo 22:53H para meter ~90kWh na bateria, mas ele em apenas 3 horas espeta com 34,3 kWh. Mais um milagre.
            Passando aos PCR, em 20 minutos vimos no Continente que se metem apenas 11.9kWh sempre a tirar o máximo do carregador, mas ele em 45 minutos consegue meter 34,3 kWh, a tirar do carregador menos do que ele dá a partir dos 80%.
            É só milagres. Uns atrás dos outros looloooloool

            E sabe o que é que me dá mesmo vontade de rir? É que uma bateria cheia desse SR tem a autonomia da reserva da minha carrinha, momento em que começo a ficar com nervoso miudinho e sem descanso enquanto não a atafulhar novamente para mais 1200 kms

          • JL says:

            Não, não dá, mas ok, já tínhamos visto que contas não era o seu forte.

            Não interessa porque não dá o valor que você quer ? Hummm ok

            Claro, sendo a combustão só é credível o mais baixo, se fosse eléctrico era credível o mais alto, tal como aconteceu no Dacia Spring.

            Loooooool

        • JL says:

          Defensores ? Desde quando, são sim utilizadores.

          O único defensor aqui é você.

          Exato, eu vi logo que ia ser um fartote. Lool

          Ele não diz em lado nenhum que carrega a 100%, diz sim que carrega a 90% e que dá para cerca de 280, e que chega com 30 a 40%, portanto tambem é 30% como disse.

          Em lado nenhum ele fala ou atribui 6.7, fala sempre em 5.8 litros e calculou o valor do abastecimento com o preço da altura, está muito bem explicado.

          Será que esses 5 minutos que gasta por semana valem mais que os 734 euros que poupou ?

          Out bem 5 x 52 = 260 minutos = 4,3 horas que 734 / 4.3 = 170 euros hora ? Consegue ganhar isso ? Ena….

          Há dias viu ? Onde nos seus sonhos ? Por acaso ele disse que foi há dias ?

          Ele diz que carrega 14% em casa da mãe quando vai visitar e que juntou esse valor ao preço que paga.

          Porque o seu carro não carrega a 11 kW, ou está a fazer fazer parvo ? O model 3 carrega.

          Um PCR de 50 kW carrega a 47 kW, que em 45 minutos faz 35,5 kWh, mais uma falha propositada sua (como são praticamente todas)

          Você fica nervoso porque não sabe quando a gota acaba, e sabe que se acabar tem de enviar a carroça para a oficina, e sabe lá o que virá depois, aqui sabemos sempre extrema exatidão aquilo com que contamos. Só falha quem é tosco.

          Portanto, eu vi logo que não ia acertar uma. Loooooool

          • Yamahia says:

            Mais uma vez enganado.
            Se falhar a gota chamo a Brisa que leva-me combustível e desferra-me o sistema. Se for no gasosas nem precisa. Pago é um extra sem necessidade.
            Já um elektro só lá vai é rebocado, como o outro do Volvo loolool, taditos
            O Model 3 em AC carrega a 11 kWh . 45 é nos PCR, tenha calma.
            É o próprio que diz que sai com autonomia para 280 kms. Carregue o que carregar a verdade é q só faz 230 kms. Duhh
            Mas claro q se tem pela frente 300 kms e sendo o carro limitado como é, que vai carregar o máximo que puder, ou seja 100%. Essa dos 90% é só para andar lá na terreola nos restantes 6 dias da semana. Vais 2x’s ao cinema de Alferrarede e lá se vai a bateria. looolooolool depois vai ter com a mãe looolooolool

          • JL says:

            Onde ele diz isso ?

          • Yamahia says:

            Digo-lhe eu. Ele não fez os 21000 kms a vir a Lisboa 1x por semana, ou acha que fez?
            52 semanasx300 kms só dá~15000 kms. Os outros 6000 gastou lá na terrinha.

            E estou a estranhar o seu silêncio em relação ao tema fulcral da questão:- Onde é que se carrega a 0,348€/kWh num carregador público??
            Acabo de fazer uma simulação e é mais a caminhar para o dobro, 0,54/kWh:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPh5VNctqeou6Q5-QA?e=Amcrgq
            Este é o CEME mais barato. O outro disponível nesse posto saia a 0,57€/kWh
            Portanto o pintassilgo vai ter que refazer os dados do Excel porque as contas finais são muito diferentes daquilo que está a querer fazer passar.
            E no artigo que vai ter que adicionar o seguinte:
            ERRATA:
            Onde se lê:
            “…para percorrer os 21.000 km, no Mercedes teria de gastar 2127,88€, enquanto no Tesla gastei apenas 1393,71€.

            Deve ler-se:
            …para percorrer os 21.000 km, no Mercedes teria gastado apenas 1393,71€, enquanto no Tesla acabei por gastar 2127,88€.”
            e ainda:
            “P.S. Sinto-me o ser mais ignóbil à face da terra. Batam-me que é para eu aprender.”

          • JL says:

            Bem me parecia que era você que dizia. LOL

            6000 kms é assim tão importante ? são mais 20 cargas num ano.

            Onde carrega ? ele diz onde carrega.

            Se você escolhe o mais caro e depois diz que é mais barato ? deve estar a gozar consigo próprio não ?

            Tem aqui via-verde, num posto em abrantes, escusa de procurar na miio porque eles não têm a via-verde.

            https://ibb.co/GsNn1Mp

            Pegando nos seus numeros

            38.5 kwh
            3:30 horas

            (210 * 0.03) + (0.1697 * 38.5) =6.3+ 6.43 = 12.73 + 23% = 15.66 / 38.5 = 0.406 kwh

            Ele fala em média dos carregamentos que fez em casa da mãe e na rua, 50% deles foi com a via-verde, 38% em casa, 24% na Prio que também tem bons preços, muito melhor que edp, até a galp tem melhor que a edp, aliás, acho que a edp é a mais cara, pelo menos na minha aplicação. Restantes com a miio, que alguns dias até compensa, depende da hora e os supercharger.

            Portanto tudo certo, e mais um que largou a MC.

          • Yamahia says:

            É claro que 6000kms fazem diferença. É que o posto fica a 5 mim, significa que são 10 min para regressar do posto e voltar para lá para libertar o cabo. Portanto 8,66 horas apenas para assegurar as viagens a Lisboa. Além dos 6000 kms que ficam em falta.
            Mas aqui o problema não é o factor tempo. O problema é estar obrigado a uma rotina que não faz sentido nenhum. Além do mais pode estar vento, pode estar frio, pode cair uma carga de água, pode ter um acidente, pode o posto estar avariado, ocupado pq alguém chegou 1 min antes dele, o posto tb pode não comunicar… enfim, pode acontecer tanta coisa a que não estaria sujeito caso se mantivesse no dolce far niente que tanta falta faz.

            Em relação à Via verde, não me venha com tretas, ainda por cima nem considerou o IEC.
            Mas agora a esta hora está mais barato pq vc está a simular nas horas de vazio. Vá lá ao site amanhã às horas que as pessoas normais procuram pela electricidade a ver se está assim. Neste momento o kWh dos outros tb estão a 0,19€, no entanto a média diária anda acima disso. Se quer saber, não vejo vantagem nenhuma na VV. E não fui para os preços da EDP. Considerei o valor mais baixos do CEME disponíveis e não era a EDP.
            Mas mesmo que ele carregasse sp nas horas de vazio, nunca iria pagar os 1 393,71€, mas sim 1 705,20€ para fazer os 21000 kms.
            Qt à electricidade que vai gamar à mãe, estamos conversados.

            Mais um que largou a MC mas lá acabou por confessar que se fosse agora já não largava. Já deve ter sentido na pele as condicionantes da ME das quais aludi aqui a uma pequena parte.
            Há gente que só aprende depois de levar um par de estalos!

          • JL says:

            Bom, eu sabia que isto ia ser um fartote de rir e você não desiludiu. Loooool

            Então e qual é a diferença se tiver um a combustão onde perde 5 minutos para o caminho, 3 minutos para abastecer, mais 4 ou 5 minutos para pagar e mais 5 minutos para voltar ? E no entanto segundo o que ele diz, só o fazia metade das vezes, e obrigado a uma rotina sem alternativa, já que ele ainda pode ir visitar a mãe e usar o tempo para carregar, ninguém a MC usa este tempo enquanto esta na bomba. Looool

            Mas desculpe lá, o tempo só é fator para a me ? Quando se trata de MC faz sempre Sol ? Esta não entendi….

            Se o posto tiver avariado é o mesmo que uma bomba avariada, além disso sabe antes de lá chegar se está avariado, já na MC não, além disso, ele disse que tem 6…. Ainda sobram 5.

            Não se esqueça que ele não tinha bomba de combustível em casa…

            Ok, desculpe não considerar o IEC, realmente é uma falha muito grave, portanto o kWh passa de 0.406 para 0.407. lamento a falha… Loool

            As pessoas normais como eu procuram o mais barato, pensava que você também era assim nos combustíveis…

            Mas olhe, tem aqui a esta hora.

            https://ibb.co/9HMd0TB

            Olha, parece que está igual..

            Até parece que o bihorario mudava para as 21h.

            Mais uma tentativa sua, só a miio tem esse plano indexado ao omie.

            Desculpe, mas a EDP é a mais cara de todas, até a Galp fica mais barato.

            Mais uma vez, ele não usou só via verde, e também usou os rápidos, que perto da casa dele até fica mais barato nalguns casos.

            Tanto que iria pagar que apresentas as contas como deve ser, ele tem todos os dados em Excel.

            Sim, sobre a energia da casa da mãe, ele provavelmente não a pagou de facto à mãe, mas inclui nas contas.

            Mais um que largou a MC e não conta mais, apesar de dizer que se fosse hoje, PROVAVELMENTE não tinha trocado, não diz o porquê, vou tentar perguntar o porquê, eu sei onde ele roda….

            Não diga mais nenhuma mentira, em lado nenhum diz que se fosse hoje não largava, mas ok, isso já faz parte do seu sensacionalismo.

            Sim, há gente que só aprende no fim de experimentar, e depois a esmagadora maioria só diz
            : só tenho pena de não ter sido à mais tempo, portanto só lamentam não ter levado um par de estalos há mais tempo.

          • Yamahia says:

            Para abastecer um combustão não se faz nenhum caminho. Há sempre uma opção qq vai ao encontro do NOSSO caminho. Não percebe?
            Claro que a intempérie pode estar sp presente, mas estou abrigado e até gosto de ouvir o som das bategas e se for batida a vento ainda melhor. O que esse pintassilgo faz lembrar é tipo aquele caramelo de antigamente que ia e vinha à bomba a pé com uma garrafa pq deixou acabar a gasolina no meio da estrada looolooool

            “E no entanto segundo o que ele diz, só o fazia metade das vezes, ”
            E não se esqueça que em Lisboa o filme se repete mais 52x’s. Vá lá que em Lisboa o carregador já só está a 2 minutos (caso não esteja incomunicável ou avariado, haja paciência…E todas as x’s invariavelmente lá interrompe o trabalho e vem cá abaixo a correr desalvoradamente para retirar o cabo e meter o carro na garagem (se tem garagem tb não percebo pq paga à EMEL 12 € para poder estacionar à borla, loolool, só rir estes geek’s 😛 )

            Em relação ao que vc mostra da VV, isso o que aí aparece ou deixa de aparecer a mim diz-me zero. O outro que foi ao Intermarché, tb aparecia na app que era baratinho e qd chegou a factura até arrotou a bife, 14.00€/100 loool Negócio muito obscuro este da Mobi.e, a malta nc sabe qt vai pagar. Só fica a saber qd chega a factura uns tempos depois e aí é que é o aih “jasus”… gatunos loooloool, até esse momento só tem acesso estimativas normalmente por defeito e nc por excesso. Faz parte do hype!
            Mande lá a faturinha da VV qué pá gente tirar as teimas.
            Mais, a VV obriga a uma subscrição para usar os serviços deles extra-portagens. Seja estacionamentos, seja carregamentos. Tb contabilizou a quota?? loooloool
            Se fosse assim tão boa toda a gente carregava com VV, mas a realidade é bem diferente e praticamente ng usa. Acabei de adicionar à app MIIO os CEME’s alternativos que mais se fala e mais gente usa relacionados com suposta economia, portanto o pintassilgo vai ter que alterar valores da forma que se segue no Excel que tb vou fazer com base em consultas aqui num raio de 10 kms. Os dados estão no vídeo abaixo:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPkVX9uLX14mmsvnlQ?e=95PkOI
            Parece que a sua adorada PRIO não é assim tão vantajosa como vc pensa loooloool
            Segue então o meu Excel, sem truques e sem informações erradas:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPkYNnW2tjHDyS8XMg?e=dlV6ep
            PS.: A exemplo do pintassilgo, tb tenho a lamentar o aumento do gasóleo sucessivamente desde há 6 semanas. Mas mesmo assim verifico que a MC compensa largamente. O EXCEL NÃO MENTE!!

          • JL says:

            No eléctrico é a mesma coisa, está sempre no caminho, ele simplesmente prefere perder 10 minutos antes de iniciar o caminho do que perder no caminho….
            .

            Ah sim está, muito abrigado, loooooooool, realmente aquelas coberturas ajudam muito…lol

            Realmente haja paciência para ir abastecer tantas vezes e passar pelos mesmo processo tantas vezes ao ano, depois são as filas e a malta que parece que faz de propósito para levar mais tempo, depois vão pagar e não sabem o que querem, enfim, haja paciência.

            Sim, se não tivesse eléctrico pagava 12 euros mas por dia, realmente haja paciência para ter um veículo que paga tão pouco de estacionamento, quem quer uma coisa assim ?

            Claro que diz zero, só se dissesse que era mais caro é que dizia alguma coisa.

            Mas.o outro não carregou com via verde, ou vai tentar mudar de assunto ?

            Sim, tem uma subscrição de 1.14 euros por mês, um abuso mesmo. Da para pouco mais de meio litro de gasolina. Loool

            Se o gasóleo do pingo doce fosse o mais barato, não entendo porque existem outros supermercados e até outras marcas….

            Ninguém usa ? Então mostre lá os que usam ?

            O Excel não mente, mas voce mente aqui todos os dias, portanto nem vou perder o meu tempo a olhar para mais um disparate inventado por si.

          • Yamahia says:

            “No eléctrico é a mesma coisa, está sempre no caminho”
            Não está nada no caminho, a melhor prova são os user da Tesla que desviam sempre 10 kms do caminho.
            “ele simplesmente prefere perder 10 minutos antes de iniciar o caminho do que perder no caminho….”
            Vc por acaso tem umas metricas engraçadas. Próprias de alguem desfasado da realidade. Ele perde 10 minutos de cada vez que vai a Lisboa  e mais 10minutos de cada vez que vem de Lisboa. Isto num mês representa 80 minutos.

            Para fazer o mesmo usa um carro a combustão e só vai parar uma vez quando regressar a Abrantes na ultima semana do mês, por exemplo na AS de Aveiras, onde em 5 minutos vai ter novamente combustível para mais 1200kms e alcance suficiente para todas as idas a Lisboa no mês seguinte. Já não se chateia mais.

            “Ah sim está, muito abrigado, loooooooool, realmente aquelas coberturas ajudam muito…lol”
            Estou a falar em viagem, como é evidente.
            Não vou a pé  8 vezes por mês meter combustível como o pintassilgo.
            E qd chegar a hora de o fazer, se verificar q as condiçies são adversas posso tomar a decisão aguardar por melhores condições climatéricas pois sei que vou encontrar dezenas de opções de reabastecimento pelo caminho e resta-me autonomia mais q  suficiente no carro para gerir isso.
            Pelo contrário o pintassilgo não tem opção. A opção é aguardar 3h e 30 min. dentro do carro à eapera que o elektro carregue e poder voltar para casa abrigado.

            “…não sabem o que querem, enfim, haja paciência.”
            Tenha paciência @JL são 5minutos suficientes para fazer ad 4 viagens a Lisboa a q está obrigado durante um mês inteiro.

            “…Sim, se não tivesse eléctrico pagava 12 euros mas por dia, realmente haja paciência”
            Não percebeu ou nao quer perceber?
            Se a empresa tem garagem, para que raio vai pagar a quota à Emel? Não me diga que para carregar na rua o elektro tem que pagar estacionamento. Só se for por isso…despesa que não seria obrigado caso tivesse um combustão.
            De resto faço a minha vida em Lisboa como sempre e não gasto 1 cent em estacionamentos da Emel. Aliás, a maioria das x’s nao gasto nada. No paparrucha até me vão estacionar o carro, veja lá. Urban não se paga, Mouraria nao se paga, ir ao Ramiro, ir ver o Sporting, Santa Apolónia idem, etc etc etc

            “O Excel não mente, mas voce mente aqui todos os dias,”
            Tenha calma. Eu não minto. Até fui bonzinho nas escolhas. Vá ver o último video dos CarrosEv. O Fernando queria provar que o PD não era mais caro que o continente e arrotou a 12€ /100.

          • JL says:

            Nenhum devia 10 kms no caminho, e quando o fazem a menos de 4 kms é por conveniência.

            E quem ganha tanto dinheiro em tampouco tempo ? você ?

            Só perde metade daquilo que antes perdia no mercedes. Não é uma métrica engraçada, é a realidade de quem já usou outra tecnologia e quem usa agora, sem fazer como você que prefere inventar ao invés de ouvir as vozes experientes.

            Errado, ele em lisboa perde 2 minutos e não 10.

            Errado, se o mercedes tem pouco mais de 600 kms de autonomia, então a cada 2 semanas tinha de parar para abastecer. Portanto é pouco menos de metade do tempo que perde com o tesla.

            Então o tesla é descapotável ? Nem precisa de ir, ele só vai 4, porque inventou 8 ? se fosse combustível ia 2.

            Quem não tem opção são os que não têm outra hipótese sem que ser a ir a uma bomba, ele até tem a casa da mãe.

            Não sabemos para que ele usa o estacionamento, pode ser para muita coisa. Ou será que não quer entender ?

            Onde ele refere que a empresa tem garagem ? deixava-o fora da cidade ?

            Pois não gasta, as bicicletas não pagam estaciomento, eu também faço e tenho 2 veiculos em lisboa, a scooter e o carro, e não pago nada, nem carregamentos…

            Exato, esta é mais uma prova que mente descaradamente, ele meteu 15 kwh no carro com 7.85 euros, sendo que a media geral dele anda nos 17.4 kwh por 100 kms.

            Portanto é simples: 7.85 * 17.4 / 15 = 9.1 euros por 100 kms.

            Só não entendo porque também não inflaciona o preço e os consumos de quando se fala de combustíveis e seus derivados….

          • Yamahia says:

            https://luna.ac/ficha-tecnica/carros/Mercedes%20Benz/A%20Class%20(W176)%20A180%20CDI%20BlueEFFICIENCY%20Edition/2013

            Deve chegar para 1000 kms…
            São 50 litros.
            É na mesma mais do quádruplo de 233 q o elektro faz

            2 minutos demora ele a sair do escritório e chegar à rua. Não exegeremos, sim?
            E depois de chegar ao carro ainda vai mete-lo na garagem se conseguir fazer td em 20 minutos é um herói., qt mais em 2…
            As palavras são dele:
            “retiro-o do carregador e estaciono-o na garagem.”
            Pq insiste em colocar em dúvida coisas claras q estão defronte do seu nariz?
            Não esclareceu…para carregar elektros na via pública é preciso pagar estacionamento á Emel ou em alternativa uma quota anual de 12€?
            A Emel faz a gestão de lugares q não prestam para nada , são inseguros e nc estão livres e/ou encontrar 1livre é como encontrar uma agulha no palheiro. Se é para pagar é preferível pagar logo por um um subterrâneo e nao se pensa mais no assunto.
            Por fim o Fernando pagou 15 e tal kWh mas só entraram 13 na bateria
            7,85:13=0,6038461538×20=12,08€/100. Capisce ou tá difícil?
            Estamos a falar de andar a 120 Abrantes Lisboa Abrantes e não dos consumos médios do Fernando.

          • JL says:

            Você faz tudo para se enganar a si próprio, incrivel….

            Não é de 2013, é de 2019, onde comprou com 1000 kms, portanto mais um carro que alguém não queria, e a versão de 2019 leva 43 litros. Portanto a fazer 5.8:

            40 / 5.8 = 689 na melhor das hipóteses, ele refere que metia 40 litros. Também nunca fazia 1000 kms com 50 litros, já que o restante não nasce dentro do carro, como deve entender.

            Então e se tivesse o mercedes, tinha-o dentro do escritorio ? LOOOOOOOL

            “Perto do meu local de trabalho, tenho dois postos públicos: um na rua onde trabalho e outro num parque de estacionamento a 2 minutos a pé”

            Portanto, no máximo perde 2 minutos.

            “Pq insiste em colocar em dúvida coisas claras q estão defronte do seu nariz?”

            Porque ele próprio diz que tem carregador na rua onde trabalha.

            “Não esclareceu…para carregar elektros na via pública é preciso pagar estacionamento á Emel ou em alternativa uma quota anual de 12€?”

            Não, só para estacionar na via pública, lugares de carregamento se pagam estacionamento, está incluido.

            Se não estão livres é porque são bons e a malta gosta deles….

            Como sabe que só entraram 13 ? agora já aumentou a fasquia da ineficiência ?

            Mas ele não gasta 20, gasta 174 wh/ km, já contando com essa ineficiência….

            Você também calcula 7.5 litros de gasóleo por 100 kms quando só gasta 5.5 ?

            Você falou dos consumos do Fernando, que pagou e mais não sei o quê, e pegou logo no preço mais caro, curioso, deve ser como as suas contas que usam sempre o gasóleo mais caro, e não o mais barato como é o normal do português.

            Neste caso até estamos a falar do mesmo consumo, que é de 1 wh/km, o Fernando é 174 wh/km e este é 175 wh/km, não entendo porque foi buscar 200wh….

          • João says:

            @Yamahia, gosto do teu radicalismo, mas … vamos lá ver, sim, se um carro elétrico precisar de uma bateria de 10 000€ ao fim de 10 anos, a poupança em combustível foi no mínimo o dobro do valor da bateria… E Tal como no tempo das diligências, tinha-se que parar para trocar de cavalos, o mesmo agora com os elétricos… vai dizer que faz de gangão porto lisboa ou lisboa porto sem parar…
            O Português é tão parvo e tacanho, porque nunca tem tempo para nada.
            Tenho um vizinho que anda com a roda suplente há 2 meses porque diz que não tem tempo para ir á loja dos pneus comprar e meter um pneu novo e o Yamahia está na mesma. Sempre tudo cheio de pressinha.

          • JL says:

            Mas horas para andar aqui a inventar não lhe falta. LOOOOL

          • Yamahia says:

            Já lhe disse @JL que essa pileca com motor de Clio 1.5dCI nao gasta 5 aos 100, qt mais 5.8. É isso e comprar o kWh num posto público a 0,34€.

            Então se não precisa de pagar a quota para carregar no estacionamento da EMEL, não se percebe pq a paga tendo a empresa garagem.
            Mais uma para criar hype sobre a ME.
            Mente em todas esse pintassilgo loool

          • JL says:

            Pois não gasta, se viesse por nacional. LOOOL

            Quer dizer, o diesel gasta menos que aquilo que homem diz, que nem é grande coisa, e o electrico tem de gastar mais. LLOOOOL

            Onde ele disse que tinha de carregar no estacionamento da EMEL ?

            Porque a empresa não deve ter carregador na garagem, tal como não tem um posto de combustível.

            Mente, só para lhe fazer frente.

          • Yamahia says:

            Basta ler as entre-linhas do artigo para perceber que o pintassilgo não esta a fazer uma análise isenta.
            Só vc não percebe pq joga na equipa dele.
            Pela 3ª. vez a ver se lhe entra:
            -Esse motor a 120 não consome 5.8l/100, nem sequer 5l/100:
            https://youtu.be/bMXtAPXjzdE?si=9oLcGJ-GWCy7kfD5

          • JL says:

            Mas que interessa o consumo a 120 ? o carro só consome quando for a 120 ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Então e quando tiver no meio de lisboa fica electrico ?

            São sempre giros esses consumos resetados quando se está na velocidade certa…. LOL

          • Yamahia says:

            Qual o mal de fazer o reset?
            De qq forma aquilo que é apresentado são os consumos instantâneos e durante um tempo considerável para cada nivel de velocidade. Melhor q isto só na farmácia.

            Quanto a mais uma desculpa esfarrapada da sua parte ao meter consumos de cidade ao barulho :
            -Eu pela descrição do meio envelvente da empresa onde trabalha o pintassilgo, diria que esta se encontra no parque das nações (garagem para funcionários e carregadores perto) portanto esse carro iria lá chegar com medias entre os 4,2 e os 4,4lts ao 100.

            Mas imaginando o pior dos cenários que seria ter que fazer 10 kms no tráfego da hora de ponta em Lisboa, o consumo desses 10 kms seria 6lts ao 100.
            O que no máximo iria fazer subir a média final dos 150 kms para 4,51lts/100.

            Portanto o pintassilgo é mentiroso. Não arranje mais desculpas. E não mente apenas nos consumos do Mercedes A Class (5.8/100 a 120).
            Tb mente qd diz que carrega a 0,34 o kWh nos postos públicos, mente qd diz que contratou o selo verde qd não precisa dele para nada e este só lhe iria trazer prejuizos e quiz criar hype elektra com a alusão ao mesmo e mente nos consumos do Tesla model 3 SR ao dizer que sai com automia para 280 e depois o carro não dar alcance para mais q 233.

            No meio dessa palha toda ele apenas disse uma verdade. Foi que estava arrependido e que se fosse hoje não voltaria a comprar o carro elektro.

          • Yamahia says:

            @João
            O problema é que não poupas nada na opção do carro elektro. Nem na compra nem na utilização.
            Já coloquei os links aí num post acima de qt custa a electricidade vs o gasóleo para 21000 kms e qual o valor aos dias de hoje para reabastecer o carro a combustão e para recarregar o carro elektro.
            Só consegues poupar na utilização se carregares sempre em casa, mas nessa modalidade não consegues fazer os kms suficientes q permitam diluir algum do valor dispendido na compra de um carro elektro.

            E mesmo a carregar em casa não vais poupar muito atendendo a despesas em equipamentos e dissipação de energia q nc são levadas em conta pelos promotores da ME.

          • JL says:

            Mas os carros não consomem só quando andam a 120, nem em lado nenhum ele diz que o consumo é esse a 120, isso é apenas invenção sua, é como o excel, que mete consumo de 5 litros vs consumo de 20 kwh, que não fazem qualquer sentido.

            Eu não trabalho no parque das nações, nem perto disso e tenho garagem.

            Também não diz que não faz apenas 233 kms, ele diz que não faz ida e volta a lisboa.

            Já agora, Abrantes a Lisboa são 143 para cada lado.

            E mais uma vez, em lado nenhum diz que está arrependido, diz que se fosse hoje: “provavelmente não”, isso não diz que está arrependido nem que é uma certeza.

            Portanto quem mente, e como sempre, é você.

          • JL says:

            Já descobri onde o rapaz trabalha, Rua Alexandre Herculano, 50 (Floors 7th to 9th), perto do Marquês.

            Ele está no tesla club e por lá esclareceu mais algumas duvidas….

            Uma delas está aqui:

            “Se tudo correr bem este ano, vou ter garagem e assim deixarei de depender em parte dos postos públicos. Tentei ser o mais honesto e apresentar algumas falhas, sem tornar o artigo muito grande e cansativo. Ou seja, como um artigo introdutório, tentar mostrar as principais dificuldades.”

          • Yamahia says:

            120 é velocidade de AE abaixo disso o A Class consome ainda menos que os 4,2 l/100, bem como o 3SR consome abaixo dos 20 kWh.
            Se o ritmo dele era acima dos 120, o A class iria sofrer bastante pq o handicap destes pequenos motores diesel manifesta-se exactamente acima dos140/150 momento em que já vão muito expremidos e com as rotaçoes acima da faixa ideal de equilibrio entre binário e potência. Mas os elektro a essas velocidades ainda sofrem mais. Por exemplo o i4 nao chega de Abrantes a Lisboa a uma média miserável de 150 kms/h.
            A tabela que fiz apenas beneficia o elektro.
            O combustão consome abaixo dos 5l/100 e o elektro faz mais de 20kWh a 120.
            Portanto já estou a dar de avanço

            Então o pintassilgo trabalha na Alex Herc. Ok confirma-se o pior cenário, 10 kms no tráfego da hora de ponta em Lisboa, contamos então com os 4,51l/100.
            Por fim admira-me que nessa zona as empresas tenham espaço em garagem para dar lugar aos funcionários. Ele deve ser um funcionário muito importante looolooolool

          • JL says:

            Looool, com cada disparate.

            O BMW i4 não andou a 150 kmh, andou sim acima de 220.

            Não, o consumo é de 5.8, que até coincide com a média registada no spirit monitor. Você realmente não existe.

          • Yamahia says:

            Teve que baixar dos 200 @JL, caso contrário nem ao Entroncamento chegava, looolooolool
            A  média final foi uns miseráveis 150kms/h.
            https://observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/

            Não o A class  anda entre os 4,3 e os 4,5.
            Tem aqui um dentro desses valores com 85% de AE que é do que estamos aqui a falar
            https://www.spritmonitor.de/en/detail/1119119.html?page=6

          • JL says:

            A média final é que foi de 153, ele andou enquanto pode a muito mais de 220, mas essa parte das médias você não lida muito bem.

            Errado, a média geral está perto dos 6, já que muitos registos por ali mostram 2.5, o que não é verdade.

            Tem mais carros a gastar 6.2 do que 4.4, só vai buscar os que consomem pouco porquê?

            https://www.spritmonitor.de/en/overview/28-Mercedes-Benz/260-A-Klasse.html?fueltype=1&exactmodel=A180d&powerunit=2

          • Yamahia says:

            Só aceito dados com cabeça tronco e membros. A maioria dos que listou não cumprem os requesitos. São para riscar
            1 ou 2 pag com consumos é para riscar.
            Tome lá mais um com 90% de AE que é do que estamos aqui a falar (entre 12.02.2018 e 05.02.2020. Desde o km 0 aos 95.167 kms)
            https://www.spritmonitor.de/en/detail/907693.html

            Qt ao i4 elektro fez 153 kms até 0% na bateria, até parar por falta de electricidade.
            A média final foi de 150 kms/h. Se bateu nos 2 pintores e 20, tb teve que andar o resto do caminho a 60 ou 80 caso contrário nem passava do Entroncamento! É assim a triste realidade do condutor do carro elektro
            Leia o artigo e embuche!

          • JL says:

            Porque não olha para o gráfico que está no fundo da página que mostra quantos carros fizeram aquela média ?

            A maioria está nos 4.8 a 5.7. portanto é fácil de ver….

            Errado, ele fez 153 kms e ficou com 3 %, e sempre naquilo que chama de Yoyo, que é acelerar ao máximo, travar e por aí foram.

            Não, não parou, isso é mentira sua, tal como não andou a 60 e 90. Muito você gosta de inventar.

          • Yamahia says:

            Se andar 75 kms a 220 e os restantes 75 kms a 80, divide por 2 e obtém os 150kms/h de velocidade média.

            O gráfico global dos A class não interessa pq considera os dados credíveis e os não credíveis
            Já aí tem 2exemplos que se encaixam no perfil do pintassilgo para vir em trabalho a Lisboa. Um com 85 e outro com 90% de AE.
            Não vale a pena matar-se com isso.

  32. Fabiano says:

    Para nós cá em Portugal com Auto Estradas em todos os cantos, é muito complicado andar com estes carros elétricos por conta da autonomia. Faço frequentemente viagens Lisboa para Porto e é sempre um pesadelo porque até já me aconteceu de estar avariado e tive a espera mais 1 hora a espera da carga. É realmente um problema e só sabe quem tem.

  33. Alexandre Mota says:

    O que faz sentido é: HÍBRIDOS, com autonomia em modo eléctrico para 150 a 200 km! (PLUG IN) – Todos já em 2030 – para viaturas que não sejam de transporte de mercadorias ou colectivas – essas são outra discussão…

  34. Jose Lapao says:

    https://www.radiocampanario.com/carro-incendeia-se-em-evora-e-arde-na-totalidade/

    Mais um veículo que ardeu na totalidade, espera não é elétrico mas sim a combustão interna, embora a notícia não especifique se fosse elétrico vinha em letras garrafais e talvez abrisse os telejornais nacionais.

    Isto prova que todos ardem inclusive os a combustão interna

  35. Tiago says:

    Não pá ..o desejo n e ter 1000 KMS d autonomia ..o desejo …e ter um carro onde não se esteja séculos para abastecer …onde haja em.qq lado um local sem.filas para abastecer … Q ok nude não se perca eficiência com calor ou frio e que ao fim de alguns anos n se.seja obrigado a gastar o valor de um carro novo PQ a bateria perdeu capacidade de fazer os tais 60 km quanto mais 1000 ….isso é…o que se procura e que se deixe de gastar recursos em.tecnologias erradas queria salvar o planeta ou n havera ameaçar lítio desta maneira e formas de as carregar …nuclear por.todo o lado ?. 0 que se procura é carros a gasolina e diesel eficientes… The end.. stop the Madness

  36. Tiago says:

    Lol ao fim de 9 anos são obrigados a comprar um carro novo ou seja uma.bateria com rodas

    • JL says:

      São obrigados porque quem ? Por si ?

      Porque faz isso as pessoas ?

      Se é por causa da garantia, então com um a combustão fica pior, é a cada 2 ou 4 anos, já que é o normal para esses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.