BYD revela super e-Platform com carregamento quase tão rápido como abastecer gasolina
Um dos "problemas" que serve de argumento a quem está a pensar comprar um elétrico é o tempo de carregamento. Pois bem, esse argumento começa a cair por terra. A BYD apresentou a tecnologia super e-Platform para carregar um elétrico quase tão rápido como encher o depósito do carro de combustível.
Tecnologia de carregamentos da BYD irá usufruir da sua rede de carregamento
A BYD revelou hoje uma nova plataforma para veículos elétricos (VE), afirmando que permitirá carregamentos tão rápidos quanto o abastecimento de gasolina. Além disso, anunciou pela primeira vez que irá construir uma rede de carregamento em toda a China.
A chamada “super e-platform” terá velocidades de carregamento máximas de 1.000 kW, permitindo que os veículos percorram 400 km com apenas 5 minutos de carga, segundo Wang Chuanfu, fundador da empresa, durante um evento transmitido a partir da sede em Shenzhen.
Uma velocidade de carregamento de 1.000 kW é o dobro da oferecida pelos supercarregadores da Tesla, cuja versão mais recente atinge até 500 kW. A tecnologia de carregamento rápido tem sido crucial para a adoção dos VEs, pois reduz a preocupação dos condutores em relação ao tempo necessário para recarregar os seus veículos.
Para resolver completamente a ansiedade dos nossos utilizadores sobre o carregamento, temos perseguido o objetivo de tornar o tempo de carregamento dos veículos elétricos tão curto quanto o abastecimento de veículos a gasolina.
Esta é a primeira vez na indústria que se atinge a unidade de megawatt no carregamento de energia.
Afirmou Wang.
Autonomia de 400 km com apenas 5 minutos de carga
A nova arquitetura de carregamento será inicialmente disponibilizada em dois novos modelos – o sedan Han L e o SUV Tang L, com preços a partir de 270.000 yuan (cerca de 34.192 euros). A BYD anunciou ainda que planeia construir mais de 4.000 unidades de carregamento ultrarrápido na China para suportar esta nova plataforma.
No entanto, a empresa não especificou o prazo ou o montante do investimento necessário para a implementação destas infraestruturas. Até agora, os proprietários de veículos BYD têm dependido maioritariamente de postos de carregamento de outros fabricantes ou de infraestruturas públicas operadas por terceiros.
A Tesla oferece supercarregadores na China desde 2014, e outros concorrentes chineses da BYD, como a Nio, Li Auto, Xpeng e Zeekr, também têm investido fortemente em redes de carregamento nos últimos anos.
BYD no mundo
A BYD, que depende principalmente de híbridos plug-in para as suas vendas, vendeu 4,2 milhões de unidades no ano passado e tem como meta vender entre 5 a 6 milhões de unidades este ano.
Em Portugal, a empresa tem já uma forte presença. Em 2024, a Build Your Dreams vendeu 2.849 veículos elétricos no nosso país, posicionando-se como a sexta marca mais vendida no segmento elétrico. Este número supera a previsão inicial de 2.500 unidades para o ano.
Em setembro de 2024, a BYD destacou-se ao vender 300 unidades, igualando a Mercedes-Benz e ocupando o terceiro lugar no ranking mensal de vendas de carros elétricos.
Quando começarem a arder a carregar depois quero ver…
Se reparares, cada vez ardem menos, apesar de haver cada vez mais. Aliás, se leres um pouco sobre as baterias LFP vais perceber por que razão os elétricos tendem a não ter esses problemas de incêndios como vias no passado.
Isso a vir para cá, a E-Redes vai adorar
Mesmo assim não batem os 5 segundos do @JL demora a carregar o carro dele, 🙂 🙂 🙂
@JL, espero que compreendas que estou a brincar contigo, mas sabes bem que é um dos nossos pontos de discórdia em relação aos VE.
Ehehehe, eu falo sempre do tempo que perco, não de quanto leva a carregar, nos rápidos até posso mostrar aqui, já que estão registados na aplicação.
demoras 1h na WC da paragem de serviço e 1h a digerir aquela sandes de leitão com 3 dias
Não, na ultima vez foram 16 minutos.
JL ao menos o meu vizinho comprou um land Cruiser 5.7 V8…. Já pode rebocar eletrodomésticos com 4 rodas.
E muitos elétricos hão de morrer e este fica por cá.
Então já pode rebocar os seus ? Mas quem no seu perfeito juízo compra um carro para levar o frigorífico da cozinha para a sala ?
Se é bom porque não compra 1 também ?
Não são 5 segundos, eram 10 segundos.
A BYD e as outras fabricantes é que são lentas no seu R&D, uma vez que o @JL já desde os anos 90 ou inícios dos anos 00 andava de elétrico e carregava em 10 segundos.
Exato, e por vezes um pouco mais, ás vezes o cabo prende nas rodas do carro. LOL
Eu volto a repetir, eu nunca falei do tempo de carga do carro, curiosamente nem sei quanto tempo leva, só se for carga rápida, falei sempre do tempo que perco. E não, ando neles desde 2006.
Até que enfim que vai acabar a desculpa do cafezinho e do WC.
Passa a ser um cafezinho e um WC mais rápido, isto se não tiverem lá os donos dos ICE’s a fazer fila para pagar.
E a desculpa dos talões de desconto do pingo doce para andar com o carro…
Se passassem essa velocidade de carregamento aos carros que vendem por nossas bandas e para o nosso bolso (modelos Atto2 e Dolpin) isso é que era obra!
Parece-me bem. Agora é só por em perspectiva, a produção total de de eletricidade dia 16 em Portugal foi 9260 MW, isso são 9260000 kW, a 1000kW o carregador temos 9260 carregadores.
9mil carros a carregar a 1000kW é “equivalente” á totalidade da energia produzida em Portugal no passado dia 16? É isto?
*total de ponta
Não é isso. Os 1000kw são a velocidade de carregamento. Ou seja, consegue carregar 1000kw numa hora. Se o carro tiver uma bateria de 100kw e a velocidade de carregamento fosse sempre constante ele carregaria a bateria de 0 a 100kw em 6 minutos.
Os 1000kw é só a velocidade de carregamento e não a quantidade de energia carregada.
Neste momento poucos são os carros que tem baterias maiores de 100kw
Mas está a falar da produção ou da potência ? É que são 2 coisas diferentes.
Estás a confundir W e Wh. Não te sintas mal que é uma confusão recorrente.
Se calhar é melhor dedicares-te à pesca
Continuando o comentário: ou seja, se 9000 carros estivessem a carregar a 1000kw, e se todos tivessem uma bateria de 100kw, apenas consumiam cerca de 900.000 e não 9.260.000.
Não se esqueça do “h” no fim, fica kWh.
Perdoem a ignorância, mas um cabo a 1000kW não gera um campo magnético não desprezável?
E se muitos carregadores ligarem ao mesmo tempo não pode causar problemas à rede? Podemos ter um aumento substancial na solicitação à rede, que pode causar uma baixa nas tensões localmente (supondo que a rede aguenta a potência, que vou assumir que sim pois senão não deixavam o posto existir).
E já agora, qual a grossura do cabo mais isolamento que aguenta uma transmissão de 1000kW? O cabo de 50kW nos postos rápidos já é pesadote…
Sim, um cabo que transporta 1000 kW pode gerar um campo magnético significativo, dependendo da tensão e da corrente envolvidas. Se for uma linha trifásica, a disposição dos condutores pode reduzir bastante este valor. Em aplicações práticas, blindagens e técnicas de instalação são usadas para minimizar campos magnéticos excessivos.
Ok. Fico só curioso em relação às espessuras e pesos finais dos cabos. 1000kW assustam um pouco…
Sempre pensei que a solução seria a troca de baterias.
A troca de bateria seguramente traria muitos custos. Este sistema, vender energia, além de ser um trunfo para a marca e para os seus carros, podem fazer negócio com outras marcas. Isso é outro nível de ganho com o passar dos anos.
O primeiro a saber é que essa corrente é DC e não AC logo não temos aqui trifásico no cabo só na alimentação do posto e do rectificador. Segundo aspecto é que são 1000V de tensão logo temos um corrente de 1000A. Terceiro aspecto, os 1000 kW são de pico. Assumindo que a BYD estão a assumir 70 kWh em 5 minutos dá 840 kW de potência média. Dito isto, não tenho conhecimentos técnicos suficientes para me alongar.
A bateria vai durar poucos anos!
Então porquê?
Temos aqui um bruxo de baterias!
Só nao entendi o quase tão rápido em 48segundos abasteci para +900km num Peugeot 5008 a diesel