PplWare Mobile

BYD revela super e-Platform com carregamento quase tão rápido como abastecer gasolina

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. David Guerreiro says:

    Quando começarem a arder a carregar depois quero ver…

    • Vítor M. says:

      Se reparares, cada vez ardem menos, apesar de haver cada vez mais. Aliás, se leres um pouco sobre as baterias LFP vais perceber por que razão os elétricos tendem a não ter esses problemas de incêndios como vias no passado.

  2. André R. says:

    Isso a vir para cá, a E-Redes vai adorar

  3. B@rão Vermelho says:

    Mesmo assim não batem os 5 segundos do @JL demora a carregar o carro dele, 🙂 🙂 🙂

    @JL, espero que compreendas que estou a brincar contigo, mas sabes bem que é um dos nossos pontos de discórdia em relação aos VE.

    • JL says:

      Ehehehe, eu falo sempre do tempo que perco, não de quanto leva a carregar, nos rápidos até posso mostrar aqui, já que estão registados na aplicação.

    • Fusion says:

      Não são 5 segundos, eram 10 segundos.

      A BYD e as outras fabricantes é que são lentas no seu R&D, uma vez que o @JL já desde os anos 90 ou inícios dos anos 00 andava de elétrico e carregava em 10 segundos.

      • JL says:

        Exato, e por vezes um pouco mais, ás vezes o cabo prende nas rodas do carro. LOL

        Eu volto a repetir, eu nunca falei do tempo de carga do carro, curiosamente nem sei quanto tempo leva, só se for carga rápida, falei sempre do tempo que perco. E não, ando neles desde 2006.

  4. Yamahia says:

    Até que enfim que vai acabar a desculpa do cafezinho e do WC.

  5. DoContra says:

    Se passassem essa velocidade de carregamento aos carros que vendem por nossas bandas e para o nosso bolso (modelos Atto2 e Dolpin) isso é que era obra!

  6. NjsS says:

    Parece-me bem. Agora é só por em perspectiva, a produção total de de eletricidade dia 16 em Portugal foi 9260 MW, isso são 9260000 kW, a 1000kW o carregador temos 9260 carregadores.

    9mil carros a carregar a 1000kW é “equivalente” á totalidade da energia produzida em Portugal no passado dia 16? É isto?

  7. Antonio says:

    Continuando o comentário: ou seja, se 9000 carros estivessem a carregar a 1000kw, e se todos tivessem uma bateria de 100kw, apenas consumiam cerca de 900.000 e não 9.260.000.

  8. FilipeB says:

    Perdoem a ignorância, mas um cabo a 1000kW não gera um campo magnético não desprezável?
    E se muitos carregadores ligarem ao mesmo tempo não pode causar problemas à rede? Podemos ter um aumento substancial na solicitação à rede, que pode causar uma baixa nas tensões localmente (supondo que a rede aguenta a potência, que vou assumir que sim pois senão não deixavam o posto existir).
    E já agora, qual a grossura do cabo mais isolamento que aguenta uma transmissão de 1000kW? O cabo de 50kW nos postos rápidos já é pesadote…

    • Vítor M. says:

      Sim, um cabo que transporta 1000 kW pode gerar um campo magnético significativo, dependendo da tensão e da corrente envolvidas. Se for uma linha trifásica, a disposição dos condutores pode reduzir bastante este valor. Em aplicações práticas, blindagens e técnicas de instalação são usadas para minimizar campos magnéticos excessivos.

      • FilipeB says:

        Ok. Fico só curioso em relação às espessuras e pesos finais dos cabos. 1000kW assustam um pouco…
        Sempre pensei que a solução seria a troca de baterias.

        • Vítor M. says:

          A troca de bateria seguramente traria muitos custos. Este sistema, vender energia, além de ser um trunfo para a marca e para os seus carros, podem fazer negócio com outras marcas. Isso é outro nível de ganho com o passar dos anos.

    • Nuno Almeida says:

      O primeiro a saber é que essa corrente é DC e não AC logo não temos aqui trifásico no cabo só na alimentação do posto e do rectificador. Segundo aspecto é que são 1000V de tensão logo temos um corrente de 1000A. Terceiro aspecto, os 1000 kW são de pico. Assumindo que a BYD estão a assumir 70 kWh em 5 minutos dá 840 kW de potência média. Dito isto, não tenho conhecimentos técnicos suficientes para me alongar.

  9. sirHamiltonCampeão2025 says:

    A bateria vai durar poucos anos!

  10. João says:

    Só nao entendi o quase tão rápido em 48segundos abasteci para +900km num Peugeot 5008 a diesel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.