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Autonomia dos carros elétricos mais do que triplicou em 10 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. B@rão Vermelho says:

    Para mim 500 km reais de autonomia já é simpatico.
    Mas fazes todos os dias 500 km?
    Não, mas também não faço todos os dias 900 km no meu carro a combustão mas sempre que vou a bomba é para atestar até ao gargalo, lá por não fazer não quer dizer que não faça, como a minha vida não é estanque e tenho alguns imprevistos é sempre melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.

    • Fernando P says:

      Sim, mas neste caso a “reserva” de capacidade da bateria paga-se e bem, mesmo que não seja necessária.

      • JL says:

        Já se paga menos que antes, já que o preço baixou.

      • B@rão Vermelho says:

        Assim como a potencia num carro a combustão, pagas e bem para ir a 120 Km/H na AE
        Por isso é que ainda ñ tenho nenhum VE, quando estiver mais perto dessa autonomia e ao valor que eu acho justo vou comprar, até lá e esperar, e eu até nem ando assim tantos Km mas é como digo mais vale ter e não necessitar do que necessitar e não ter.

    • jotabê says:

      se puderes carrega em casa, esse problema não existe, todas as manhãs tens o “tanque” cheio.

  2. Rodrigo says:

    Existe estudos que mostram que a média dos carros faz 30km por dia, por isso o eléctrico faz sentido para muitas pessoas.

    Para aqueles 2% que faz mais de 500km por dia não faz sentido.

    • Fernando P says:

      A grande questão é que o carro elétrico compensa muito mais para quem anda muito e carrega em casa. Quem faz 10k por ano muito dificilmente chegará ao fim do ciclo de vida do carro com vantagens financeiras.

      • David says:

        Podes ver por esse prisma, eu não acho que isso seja verdade mas mesmo que fosse o dinheiro no banco não cresce e se tiveres o dinheiro para fazer um investimento que te permita poupar no dia a dia já é bom no final até pode ficar igual todos os meses tiveste 100€ que poupas te.
        E eu não acho que isso seja verdade porque eu faço cerca de 50km por dia 22 para ir 22 voltar mais supermecado e voltinhas andava sempre a volta dos 50km por dia eu gastava 120€ por mês comprei um hibrido plug-in passei a gastar 20 em eletricidade portanto poupei 100€ por mes já tenho carro há 8 anos já poupei quase 10 mil€ para mim já valeu a pena mais tarde ou mais cedo teria de comprar um carro porque aquele já era antigo gastava muito e já dava chatices

        • Fernando P says:

          O seu hibrido não gasta gasolina/gasóleo?
          Consegue fazer esses 50Km só com a bateria e zero de combustíveis fosseis?

          • David says:

            Gasolina só em viagens grandes que vou em modo hibrido de resto não.
            Sim o carro faz cerca de 55km que é ir e vir do trabalho e coloco a carregar todos os dias quando chego a casa.

        • PTO says:

          Investimento? Comprar um carro? LOLOLOLOL

        • PTO says:

          Já valeu a pena como? Esse hibrido que compraste custou-te menos de 10 mil euros? É que se não custou continuas com défice negativo e se te custou mais do dobro precisas de mais 10 ou 12 anos para começares realmente a ganhar dinheiro com a diferença de preço entre o combustível e a eletricidade.

    • Sérgio says:

      Leste o comentário do B@rão Vermelho???
      Acorda para a vida, jovem…

    • PTO says:

      Não é essa a lógica porque se fosse então os ICE de menor cilindrada vinham com um depósito de combustível de 15 litros apenas.

  3. TugAzeiteiro says:

    Preocupa-me muito mais a disponibilidade de carregadores, tanto em número como em localização, do que propriamente se a bateria faz 400 ou 1000kms seguidos! A meu ver o ideal é chegar ao carregador, sem filas de espera, carregar sem complicações, 10min e seguir viagem por mais 400 kms. De qualquer das formas, os carros elétricos, mais propriamente as baterias, são produtos tecnológicos e claro está o potencial para inovação é quase ilimitado. Tal como nos últimos 10 anos a autonomia triplicou, daqui por outros 10 anos com novas composições e tecnologias, a autonomia deve ter quintuplicado face aos atuais ou mais… Há 20 anos atrás andava tudo com Nokias 3310… hoje é o que vemos!

  4. Nuno says:

    Eu para mim até já está óptimo 500km para mim é mais que suficiente, mas esperamos mais 10 aninhos e vamos ter 2 coisas ainda mais autonomia secalhar a estabilizar nos 1000km de autonomia e uma queda grande no preço das baterias

    • Joao Rego says:

      portanto vais esperar 10 anos para ele fazer aquilo que o mercedes do meu avo ja fazia em 1991, 1000km e com carregamentos em 30 segundos. Os eletricos para carregar ainda precisam de 8 horas lol

      • Nuno says:

        1991? Até bem antes disso. Mas eu quero algo que possa carregar em casa e não precise de gastar 100€ para encher o deposito e daqui a 10 anos já não é 100 é 200 na altura do teu avo até nem era mau 20 euritos euchi-as o deposito agora? já não faz sentido continuar a dar dinheiro a galp já temos tecnologias mais baratas e melhores.
        8 horas? eu estou em casa das 19 as 7 da manha são 12 horas é mais do que suficiente e com uma autonomia de 1000 km só preciso de o carregar 1 vez por mês, mas isto sou eu que faço 50km por dia claro que aqueles que fazem 3000km so de manha não dá

        • Joao Rego says:

          Oh Nuno abre a pestana, os superchargers custam mais que a gasolina! Nao queres pagar andas a pe LOL

          • Nuno says:

            Primeiro não são, segundo quem é que falou em superchargers? Carregar é em casa durante a noite ao preço de uma uva mijona

          • JL says:

            Desde quando ? Para mim custam zero, mas isso é para quem tem os carros mais velhos.

            Quanto paga nos Supercharger ?

          • Joao Rego says:

            Sim e carregas em casa quando vais para Madrid ou para o algarve? LOL Que cromo

          • JL says:

            Carrega em casa e depois pelo caminho, para o Algarve nem é preciso, dependendo da zona em que vive.

            Que cromo.

          • Nuno says:

            Estou a falar do meu dia a dia que pelos vistos a tia chateia-te muito mais a ti do que a mim ahahah
            A Madrid fui duas vezes e em ambas as vezes parei ao algarve até poderia carregar mesmo à porta de casa mas normalmente opto por ir ao algarve shooping carrego lá enquanto faço as compras ou vou com os putos ao cinema não me chateia rigorosamente nada.
            Amigo mas se tu gostas de pagar a galp por mim ainda melhor o mundo dos eletricos precisa que cromos como tu continuem a pagar as galp e a todo o monopolio do petroleo

      • JL says:

        30 segundos ? Tanto tempo ?

        • Sérgio says:

          Vais continuar com a conversa do “demoro 10 segundos para ligar a ficha e vou à minha vida”???
          Já deixavas de ser retardado mental e para as de gozar com a inteligência dos outros…
          O que ele (e os outros todos antes dele) disseram é que em menos de 5 minutos, mete 50 litros de gota no depósito e anda mais 1000kms…
          … enquanto tu “demoras 10 segundos para ligar a ficha, vais à tua vida”, mas ao fim de 5 minutos o carregamento mal saiu do sítio… se quiseres andar, ESPERAS!!!

          Já era tempo de parares com esse argumento: só demonstras má fé e pior: pensas que os outros tem o teu grau de inteligência, ou seja, NENHUMA!!!
          Pára de ser b=P)O&/%, ***!!!

          • JL says:

            Sim, porque é a pura das verdades, teste e depois diga se não é assim.

            E você quando é que vai deixar de ser retardado mental e tenta entender o que as pessoas dizem, ao invés de partir para essa mania de saberem mais que aqueles que usam as coisas ?

            Ontem se foi abastecer, também foi 5 minutos ?

            Exato, eu não preciso de ficar lá a segurar o cabo, ao contrário de vocês.

            Que interessa se saiu do sitio ou não, eu estou a jantar, a mijar ou a dormir ou a fazer outras centenas de coisas.

            Se quiser andar desligo a ficha e vou andar.

            Não é tempo porque é uma verdade que vos incomoda muito, não entendo porquê.

            Não é má fé, é uma verdade, estamos num tópico de carros elétricos, não num tópico de coisas para dar de mamar, será que o seu grau de inteligência chega para isso, ou é NENHUMA ????

            Pára de ser b=P)O&/%, ***!!!

          • Alberto says:

            Então mas ele disse alguma coisa mal? Eu chego a casa as 19 saiu as 7:30 isto são 12 horas em casa demoras 20 segundos a por ficha quando chegas e a tirar quando sais qual é a dúvida disto? É preciso fazer um desenho?
            Se quiseres sair logo a seguir tiras da ficha e vais ou achas que a malta so carrega o carro quando chega ao 0

          • JL says:

            Acho que ele pensa que os elétricos fazem como os a combustão, só quando está vazio é que vão carregar.

      • Paulo+g. says:

        O meu que é uma lesma, leva 1h, para ir dos 10 aos 80%.
        Mas com carregamentos inteligentes posso fazer os seus 1000km em AE com dois carregamentos de 30 min cada.
        Já fiz 390 de seguida… A menos de 120km/h.

  5. há cada gajo says:

    Vou esperar mais 10 anos para ter um carro elétrico que não me faça perder tempo no abastecimento. O pessoal ainda não percebeu quão valioso e escasso é esse bem : o tempo. Lá chegarão.

    • JL says:

      É por ser um bem escasso que prefiro eléctricos, perde-se muito menos tempo.

      Lá chegarão.

    • Rui says:

      É bem verdade eu antes perdia 30 minutos para ir a bomba agora venho 30 minutos mais cedo para casa ligo o carro à tomada e estou esses 30 minutos com os meus filhos, tens toda a razão o tempo é bem precioso eu até estava a pensar deixar de dormir que sentido faz estar todos os dias 6 horas a dormir mais vale aproveitar o tempo

      • há cada gajo says:

        Ah ah ah…30 minutos na bomba…essa é mesmo para rir… . Queres justificar o injustificável.

        • JL says:

          Ontem houve quem tivesse por lá 46 minutos, já foi mais tempo que aquele que perdi no ultimo ano para carregar.

          • Yamahia says:

            Grd peta. Eu fui atestar no Sábado e não fiquei nem mais nem menos tempo do que o habitual.
            E ainda por cima havia bombas fora de serviço pq estavam a lavar o chão. Não devia haver muito que fazer, então 2 funcionárias pegaram na esfregona, baldes, mangueiras e vassouras e foram-se entreter para não estarem paradas.

          • JL says:

            Eu disse ontem, não foi no sábado.

          • Yamahia says:

            Se havia motivação extra para ir às bombas, ela iria-se manifestar tanto no Sábado como no Domingo.
            Sábado teoricamente é pior pq normalmente é qd o pessoal sai para a escapadinha de fds.

          • JL says:

            Motivação extra ? Uauuuuuu que bom.

            E domingo é pior ainda, já que é o pessoal que ficou em casa e vai dar a volta de domingo.

        • Rui says:

          Mas tu vais a minha bomba é? olha agora este sabe da minha vida ahahahhahah eu contei amigo, quando vinha do trabalho, desviar-me do meu trajeto ir à bomba encher ir pagar e ir para casa era um desvio que demorava em media 30 minutos, só o caminho para a bomba era cerca de 7/8 minutos

          • Yamahia says:

            Esquisito, eu apanho sempre uma bomba no caminho. Até qd vou ao supermercado. E não é uma bomba qq. Tem que ser uma bomba que aceite os descontos do Pingo Doce ou do Continente.
            Em caso de aflição, muitas mais haveria, estou-me a lembrar da Prio, Cepsa e da Repsol que não frequento, pelo menos.

          • JL says:

            Claro, só os carregadores que andam por aí espalhados e são mais de 25 mil, é que não existem.

          • Rui says:

            Olhe eu do trabalho a caminho de casa apanho 0 e posso lhe dizer o meu percurso rotunda de miraflores -> Santa Iria da azoia (Ic17 + A1) a caminho do supermecardo (IC2) também 0, quando ia por tinha de sair em santa iria e voltar para tras até vale figueira para a BP

          • JL says:

            Afinal não só havia fila como até o esgotaram.

            https://ibb.co/4VcfRx9

          • há cada gajo says:

            Ò JL prova lá aqui a todos que os carregadores por aí espalhados são 25 mil .

          • Yamahia says:

            @Rui, apesar de haver bombas em Algés (conheço duas) e imensas no caminho para e de Santa Iria. Eu no teu lugar ia à Galp do Strada.
            Vais no IC17 em direcção a casa, tás a ver? Sobes 300m, abasteces e depois desces 300m e estás novamente no IC17.

            @JL punha do evologic duhhh

          • JL says:

            Simples, cerca de 12 mil da Mobie, + continente, cerca de 4500 incluindo lentos e rápidos, +- 1500 da tesla destination chargers + 88 supercarregadores + 150 da ionity, entre outras operadores que por ai andam, não devem faltar muitos, esqueci-me de algum ?

          • JL says:

            Mas o evologic é caro, ninguém mete.

          • Rui says:

            Sim claro vou sair no strada apanhar o transito do terror naquela rotunda para abastecer só para sair para o strada já é um pincel

          • Yamahia says:

            Qual trânsito? Nc dei por isso…
            O trânsito ficou todo lá atrás nas obras de Santa Engrácia do Túnel do Grilo!

    • Paulo+g. says:

      Perdia muito mais tempo a ir a bombas de combustível, do que agora que carrego em casa ou a ir ao supermercado.

  6. Joao Rego says:

    e mesmo assim continua inferior a qualquer carro usado com 30 anos a gasolina que faz 1000km num deposito e carrega (atesta) em 30 segundos.

    • JL says:

      Tanto tempo ?.que desperdício de tempo e dinheiro.

    • rui says:

      carro usado com 30 anos e 1000km por deposito? mostra-me ume exemplo apenas, tendo em conta que se for grande o consumo esperado é 10 litros e se for pequeno uns 7 litros e um carro grande dificilmente tem 100 litros de deposito e um pequeno 70 litros…

      • Yamahia says:

        Era normal depósitos de 70 litros e até mais.
        Agora com a febre dos mHEV e PHEV’s é q diminuíram visivelmente as capacidades dos depósitos.
        Por ex. daquela época tinhas o Mercedes S a diesel que levava 80 litros nas versões padrão e 96lts para mercados específicos como os EUA.

        • JL says:

          Ah ok, o carro do povo.

          • Yamahia says:

            A partir de determinado ano era vulgar pelo menos 70 lts.
            Como já disse, agora é q andam com a mania de carregar os carros com peso morto e retirar espaço precioso ao tanque de combustível.

          • JL says:

            Óbvio, os carros antes disso não consumiam 8 litros como agora, consumiam muito mais, daí depósitos maiores, na verdade até faziam menos KMS que agora.

          • rui says:

            Yamahia, para ti os carros gastam apenas 5 litros, logo um deposito de 45 dá para 900km…

          • Yamahia says:

            Nop.
            Mais nenhum carro bateu o recorde de distância percorrida com 1 depósito concretizado pelo Passat 2.0TDI ≈ 2500 kms.

          • JL says:

            Com uns jerricans lá dentro.

          • Yamahia says:

            Nop, depósito selado e inspetores do Guiness atrás.
            Pode procurar que encontra.
            Os tipos de Londres são outros e apenas tentaram conseguir o mesmo ou mais. Falharam por umas dezenas de kms mas apanharam chuva, vento e trânsito.

          • JL says:

            Mostre lá então a página desse Record ?

            Lembro me de andarem à procura de combustíveis com um jerrican.

        • rui says:

          a Diesel podia fazer os ditos 1000km, alias cheguei a ter uma banheira francessa com deposito de 70 litros que até chegava a fazer 1200km deposito, mas diesel, a gasolina não terás nenhum carro de 1995 mesmo com 80 litros de deposito que chegue em condições normais de uso aos 1000km.

          • Yamahia says:

            Eu com um de 55litros, fiz Almeria-Vilamoura no ripanço, 3 gordos e o condutor +bagagem que puseram a frente a apontar para as estrelas (sacos de golfe etc) e depois só levou 50 lts até ao click.
            Fiquei impressionado pq julgava q tinha chegado às bombas a vapores. Afinal ainda haviam 5lts no depósito.

            P.S. Acendeu-me a reserva à entrada e já em plena Via do Infante. Na época ainda não havia bombas na Via do Infante, então segui a 1ª placa que indicava gasolina a 10kms. Era para Tavira. Chegado lá, a bomba estava fechada, perguntei aos bombeiros e disseram que só abria as 6 da matina.
            Não estive para esperar e fui de calcinhas na mão e de pé muito leve até Albufeira. Foi a única vez na vida q sofri de ansiedade e foi duro e ainda me vêm falar de elektros. Sacode…

          • JL says:

            Portanto fez Almeria a Vilamoura que são 600 KMS e gastou mais de 8 litros aos 100 a 120 kmh, porque em Espanha não anda mais que isso. Depois vem proclamar que faz 5 litros, é assim que se apanham os coxos.

          • Yamahia says:

            Por acaso são mais kms. Passou os 650 (deslocação infrutífera a Tavira incluida).
            E estamos a falar de um carro a gasolina. (A zagoils leva 70 lts. Desde q chegou o gasosas nc mais pôs as sapatas em Almeria)
            E claro que pode dar mais de 120. Ainda hoje pode fará naquele tempo, de madrugada e estradas desertas. Que santinho. Loolool

          • JL says:

            Portanto no ripanço e num gasolina a fazer 8 litros, provavelmente nem 90 fez de média, vamos apontar para os 85.

          • Yamahia says:

            Ainda hoje lá estava .
            Não estamos a falar de elektros..

          • JL says:

            Nos 90 ? Mostre lá então ?

          • Yamahia says:

            Mostro o quê?

          • JL says:

            Mostre lá a média dos 90 kmh.

          • Yamahia says:

            Considere saída à 1 da manhã de Almeria e chegada a Sete Rios às~7 da matina. O que quer que lhe mostre agora?

          • JL says:

            Isso não interessa nada, o que conta é o que está na CB do carro e o consumo.

          • Yamahia says:

            Ai não?
            Então se fosse a 90, considerando que andou às voltas nas municipais de Tavira e parou para um abastecimento, a que horas chegava a Sete Rios? Diga lá? Já os homens tinham perdido a camioneta e só apanhavam a da noite! loool

          • JL says:

            Isso é você a falar,.meta ai foto da dashboard com os consumos e médias, como fazem os seus queridos teslas.

      • JL says:

        8 litros faz um agora como ele demonstrou, do provou que fazem 4.5 quando andam em nacional e à velocidade de avozinha, onde os eléctricos até fazem um consumo menor que o wltp.

  7. João says:

    Enquanto o método de carregamento for o semelhante ao do inventor do 1 carro elétrico com uma tomada e uma extensão, nunca vou querer um carro elétrico, depois o carro elétrico está demonstrado que só tem a vantagem se deixar a carregar em casa(por enquanto), se for carregamentos fora de casa fica mais caro que gasóleo.
    Poluição? Basta ver o método de construção das baterias… a restante construção igual ao carro a combustão…a quantidade de porcaria da bateria no final de vida!
    Retomas de veículos em segunda mão elétricos? Um desastre, ninguém quer um caixote com um dínamo e uma bateria em fim de vida…
    CONCLUSÃO: no dia que vir uma nave espacial ir a lua ou a Marte, elétrica, eu começo a preocupar-me em comprar um carro elétrico.

    • JL says:

      Mas já não é o mesmo, é muito diferente.

      Então qual é o método de construção das baterias ?

      Então mostre lá essa quantidade de porcaria no final da vida ?

      Não aceitam retomas ? Onde não aceitam ?

      Então já pode comprar, porque todas elas são eléctricas.

    • JL says:

      Nesse caso também não pode comprar nem gasolina nem gasóleo, porque nenhuma dessas usa propulsão a gasolina ou gasóleo, e muito menos motores de combustão interna.

    • Gonçalo says:

      Sim é um carro eletrico querias que o alimentasses com uma omolete? Parece-me que tu não entendes bem como é que funciona a electricidade realmente é incrível que desde o inicios das primeiras coisas eletricas ainda continuemos a usar fios e tomadas assim como os carros a combustão não cabe na cabeça de ninguem que continuemos a usar petroleo já deviamos usar plasticina ou assim.
      Este cometário não tem mesmo ponta por onde se pegue ahah mas só uma dica extra não é possivel andar no espaço com electricidade porque não há atrito mas se fosse possível tu não ias acreditar como é que eles carregavam as coisas

      • B@rão Vermelho says:

        Quanto a retomas é um facto que levamos sempre uma barretada, seja qual for o carro.
        Facto verídico, a minha cunhada é contabilista e tem um cliente que devido a sua atividade tem de se deslocar várias vezes por semana a Sevilha, por isso utilizou o raciocínio de que vai poupar imenso em combustível se comprar uma VE.
        Optou por o Audi Q6 Suv, passado um ano chegou a conclusão que tempo também é dinheiro.
        E pensou vender/ trocar o Q6, e voltar a um diesel ou hibrido, ficou doente com o valor que lhe dão para retoma, menos de metade do valor o carro novo, o carro tem pouco mais de 40.000km.
        Aparentemente na retoma de um VE perde-se mais valor do que num térmico, mas também é verdade que não se encontra nenhum VE em segunda mão à venda por metade (já nem digo por menos de metade do preço), metade do preço hora o negócio dos carros é este mesmo comprar barato e vender caro.
        As marcas ao que parece estão pouco interessadas na retoma de VE.

        • Gonçalo says:

          Essas histórias são sempre engraçadas de ouvir aconteceu igualzinho com amigo do meu pai e eu pergunto-me sempre se as pessoas que tomam essas decisões são mesmo pessoas ou são animais não racionais é que parece me que as pessoas não pensam entao uma pessoa que vai todas as semanas a sevilha vai comprar um carro com 700km de autonomia e pelos visto tem de ir em trabalho e em 8 horas de trabalho fica me parado no caminho a carregar mas será que essa pessoa usou a cabeça quando comprou o carro ou é daqueles que vai à bomba tentar abastecer um Tesla.
          Eu fico é doente por ainda lhe terem dado alguma coisa pelo carro porque a estupidez paga-se caro não lhe deviam era ter dado nada para ver se aprende a usar a cabeça

          • JL says:

            Curioso, o meu mano tinha um Honda Insight para dar à troca de outro Honda e ofereçam pouco mais de 5 mil euros pela, quando por fora deram-lhe 11 mil. Portanto podemos dizer o mesmo dos hibridos, pelo menos.

          • B@rão Vermelho says:

            @Gonçalo, então afinal qual é a logica de se comprar um VE, se não é para quem faz muitos Km, não é para quem faz poucos Km então só pode ser para mostrar o carro aos amigos.
            A ideia é boa e lógica de vais fazer muitos Km compras um VE com bastante autonomia, agora a realidade do dia a dia é que é diferente das espectativa.

          • Gonçalo says:

            Para quem faça trabalho casa a média de km em portugal é de 50 vamos por 65 para ir buscar os putos e ir ao supermercado qualquer Ve com 400km que não é sequer das maiores autonomias já existe o dobro disso dá para a semana toda só carregas 1 vez por semana carregando em casa gastas 20€, ou se fizeres mais até podes fazer 300 e tal por dia tens é de carregar todos os dias, em potugal só uma porção muito pequena de pessoas faz mais de 300km por dia portanto um VE dá para sensivelmente 85% da população.
            Agora claro que não da para aqueles que vão a sevilha e voltam que por acaso são 4h30 ida e volta 9h(de Lisboa) não sei o que raio é que essa pessoa ia trabalhar mas não devia trabalhar muito ainda por cima várias vezes por semana realmente há pessoas com uma ganda vida.

          • B@rão Vermelho says:

            Negócios de alugamento local, é bastante normal as pessoas movimentarem-se em trabalho, os vendedores por exemplo, ou se preferires mão de obra especializada, exemplo, eletricistas, canalizadores, carpinteiros e por ai fora.
            Isso de teres horário das 9:00 às 17:00 não é para todos há muitos patrões que não sabem o que é ter um dia de folga, e depois há outros que não sabem o que é ter um dia de trabalho.

          • Gonçalo says:

            Eu sei que há muita gente que se desloca em trabalho por isso é que fazem por zonas, se fazem uma zona vão lá e fazem a zona toda se não chegar dormem lá como também é muito comum não compares com fazer 9 horas de viagem 2 ou 3 vezes por semana isso é trabalho mal planeado mas isto nem tem nada a ver com o assunto é obvio que os VE não dá para toda a gente tal como pouco produtos dão para toda a gente se derem para 85% da população já é um excelente produto

    • rui says:

      Fui agora ver, onde vivo o carregamento publico é entre os 30 centimos e os 60 centimos para uma carga de 40kwh, mesmo a 60 centimos está ao mesmo preço que um carro a diesel e neste momento os carros a diesel são tipicamente mais caros que eletrico e nem vamos comparar custos de manutenção…

      • Yamahia says:

        “…carregamento publico é entre os 30 centimos…”
        Isso não existe. Só se moras perto de um charger da Tesla e o valor só é possível pq estes roubam electricidade do poste.

      • Yamahia says:

        “… 60 centimos está ao mesmo preço que um carro a diesel …”
        Isso sai a 12,00€ (20kWh)por cada 100 kms. Nenhum carro diesel gasta isso.
        O carro a diesel médio faz cerca de 7.5€ por cada 100 kms. (5lts/100)

        • JL says:

          Nem nenhum eléctrico onde o diesel gasta isso, estamos fartos de ver, até tem um artigo recente sobre isso.

        • JL says:

          Se 5 litros de gasóleo dá 8.75 euros como faz isso ?

          Enfim, continua a espalhar mentiras.

          • Yamahia says:

            Só se é agora com a porrada de 6cents q levaram em cima.
            Porque até ao ultimo sábado abasteci a 1,502 € por litro e foi na GOLPE onde só vou qd é para atestar.
            Pq ate ≈ 35litros é BP que compensa bastante mais.

          • JL says:

            6 cêntimos 5 litros que deviam ser 8, dá 30 cêntimos, ora, fica 8.45, qual é a diferença ?

            Pois foi, abastece sempre barato porque antes gastou mais.

        • rui says:

          conheço quem tenha um SUV da Volvo e mesmo com 90% AE gasta os 20kwh que falas, Eletrico médias é 16Kwh e tens uns quantos que se andares marioriatariamente em cidade e nacionais faiclmente baixa para 14kwh ou menos, Diesel a gastar 5 litros é clios e andar nas calmas, vais para AE e isso sobe mesmo a 120kmh e como disse o JL 5*1.8 é 9€.

  8. Yamahia says:

    O q triplicou foi o peso e consequente capacidade das baterias

    Um S 85 de 2015 não faz melhor em proporção q um S de 2025 e é mais pesado na devida proporção.

    • JL says:

      O peso diminuiu.

      Pois não faz, tem bateria mais pequena, o de 2025 faz 30 a 35% mais autonomia, mas a tesla não quer meter maior bateria, no entanto já existe um model s com 200 kWh, que faz 1200 KMS a uma velocidade constante de 90 kmh.

    • Rui says:

      Cá está o motinhas a tentar espalhar maus umas mentiras como já é normal dele portanto vamos a factos:
      Model S85 2015 502km autonomia (NEDC) 2100kg
      Model S 100 2025 LR 652km (WLTP) 2067kg
      Portanto a bateria aumentou(15kw) a autonomia aumentou(150km) e o peso diminui(33kg) o preço também diminui, de referir tambem que o S85 foi medido em NEDC que é muito menos preciso que o WLTP e já nem é usado hoje em dia porque se fossem os 2 em WLTP a diferença de autonomia seria ainda maior do que 150km.

      A oferta de carros eléctricos neste tempo também disparou

  9. Grunho says:

    Mais uma razão para esperar outros dez anos para comprar eléctrico. Vai ficar 9X maior que dez anos atrás.

  10. Realista says:

    Daqui a 10 anos estão a reclamar que ninguém precisa baterias com autonomia para 2000km…

  11. Rui says:

    A velocidade também baixou dentro das cidades. Estamos a caminhar para ficar atolados constantemente no trânsito.

    • Grunho says:

      Nas 3 cidades mais congestionadas da Europa – Londres, Dublin e Roma – o ciclista já é de longe o homem mais rápido em pista. Os carros passam dos 40 minutos para percorrer 20 KMS. Em Lisboa e Porto intra muros já acontece o mesmo, só que não publicam estatísticas para não dar cabo do negócio do lobby automóvel. Portanto, se querem chegar mais cedo ao trabalho e meter o guito ao bolso, desfaçam-se já dos carros.

  12. Grunho says:

    Para percorrer 10 KMS, ou seja, uma média de 15 KMS por hora.

  13. natebul says:

    E mesmo assim têm pouca autonomia.

    Gasolina será sempre superior em tudo! Não comprem elétricos!

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