Autonomia dos carros elétricos mais do que triplicou em 10 anos
Conforme já partilhámos várias vezes e até pelos comentários que recebemos de um largo leque de leitores, a autonomia dos carros elétricos ainda é o seu calcanhar de Aquiles, na perspetiva de muitos condutores, que veem nos alcances oferecidos pelas marcas um entrave. Contudo, aparentemente, a autonomia destes veículos mais do que triplicou em 10 anos.
O Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos avançou informação curiosa sobre a autonomia média dos automóveis elétricos ao longo dos anos.
O último relatório divulgado pelo órgão americano apresenta a autonomia média dos carros elétricos desde o ano-modelo de 2011 até ao ano-modelo de 2024, e mostra que ela melhorou drasticamente ao longo do tempo.
De acordo com o relatório, citado pelo InsideEVs, "o alcance médio de veículos totalmente elétricos para o ano modelo 2024 atingiu um recorde de 283 milhas [455 km] por carga".
Apesar de não parecer um ganho significativo, quando comparado ao ano de 2023, com um aumento de apenas 13 milhas (21 km), se recuarmos mais no tempo, percebemos a enorme melhoria no alcance.
Em 2014, a autonomia média dos carros elétricos era de apenas 84 milhas (135 km), tendo o Nissan Leaf sido o principal responsável por esse valor, segundo o órgão de comunicação focado na mobilidade elétrica.
Por sua vez, em 2024, o número subiu para 283 milhas, o que representa mais do que uma triplicação da autonomia média em apenas 10 anos.
Mesmo recuando apenas a 2016, a autonomia média dos carros elétricos era de 218 milhas (351 km), em comparação com 283 no ano passado.
Considerando que 300 milhas, o equivalente a 483 km, representam uma autonomia consensualmente adequada para a maioria dos compradores, é possível que o alcance médio dos próximos carros elétricos não aumente drasticamente.
1 milha = 1,61 km
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Para mim 500 km reais de autonomia já é simpatico.
Mas fazes todos os dias 500 km?
Não, mas também não faço todos os dias 900 km no meu carro a combustão mas sempre que vou a bomba é para atestar até ao gargalo, lá por não fazer não quer dizer que não faça, como a minha vida não é estanque e tenho alguns imprevistos é sempre melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
Sim, mas neste caso a “reserva” de capacidade da bateria paga-se e bem, mesmo que não seja necessária.
Já se paga menos que antes, já que o preço baixou.
Assim como a potencia num carro a combustão, pagas e bem para ir a 120 Km/H na AE
Por isso é que ainda ñ tenho nenhum VE, quando estiver mais perto dessa autonomia e ao valor que eu acho justo vou comprar, até lá e esperar, e eu até nem ando assim tantos Km mas é como digo mais vale ter e não necessitar do que necessitar e não ter.
se puderes carrega em casa, esse problema não existe, todas as manhãs tens o “tanque” cheio.
Existe estudos que mostram que a média dos carros faz 30km por dia, por isso o eléctrico faz sentido para muitas pessoas.
Para aqueles 2% que faz mais de 500km por dia não faz sentido.
A grande questão é que o carro elétrico compensa muito mais para quem anda muito e carrega em casa. Quem faz 10k por ano muito dificilmente chegará ao fim do ciclo de vida do carro com vantagens financeiras.
Podes ver por esse prisma, eu não acho que isso seja verdade mas mesmo que fosse o dinheiro no banco não cresce e se tiveres o dinheiro para fazer um investimento que te permita poupar no dia a dia já é bom no final até pode ficar igual todos os meses tiveste 100€ que poupas te.
E eu não acho que isso seja verdade porque eu faço cerca de 50km por dia 22 para ir 22 voltar mais supermecado e voltinhas andava sempre a volta dos 50km por dia eu gastava 120€ por mês comprei um hibrido plug-in passei a gastar 20 em eletricidade portanto poupei 100€ por mes já tenho carro há 8 anos já poupei quase 10 mil€ para mim já valeu a pena mais tarde ou mais cedo teria de comprar um carro porque aquele já era antigo gastava muito e já dava chatices
O seu hibrido não gasta gasolina/gasóleo?
Consegue fazer esses 50Km só com a bateria e zero de combustíveis fosseis?
Gasolina só em viagens grandes que vou em modo hibrido de resto não.
Sim o carro faz cerca de 55km que é ir e vir do trabalho e coloco a carregar todos os dias quando chego a casa.
Investimento? Comprar um carro? LOLOLOLOL
Já valeu a pena como? Esse hibrido que compraste custou-te menos de 10 mil euros? É que se não custou continuas com défice negativo e se te custou mais do dobro precisas de mais 10 ou 12 anos para começares realmente a ganhar dinheiro com a diferença de preço entre o combustível e a eletricidade.
Leste o comentário do B@rão Vermelho???
Acorda para a vida, jovem…
Não é essa a lógica porque se fosse então os ICE de menor cilindrada vinham com um depósito de combustível de 15 litros apenas.
Para muitos chegava bem, já que metem sempre 20 euros. LOL
Preocupa-me muito mais a disponibilidade de carregadores, tanto em número como em localização, do que propriamente se a bateria faz 400 ou 1000kms seguidos! A meu ver o ideal é chegar ao carregador, sem filas de espera, carregar sem complicações, 10min e seguir viagem por mais 400 kms. De qualquer das formas, os carros elétricos, mais propriamente as baterias, são produtos tecnológicos e claro está o potencial para inovação é quase ilimitado. Tal como nos últimos 10 anos a autonomia triplicou, daqui por outros 10 anos com novas composições e tecnologias, a autonomia deve ter quintuplicado face aos atuais ou mais… Há 20 anos atrás andava tudo com Nokias 3310… hoje é o que vemos!
Eu para mim até já está óptimo 500km para mim é mais que suficiente, mas esperamos mais 10 aninhos e vamos ter 2 coisas ainda mais autonomia secalhar a estabilizar nos 1000km de autonomia e uma queda grande no preço das baterias
portanto vais esperar 10 anos para ele fazer aquilo que o mercedes do meu avo ja fazia em 1991, 1000km e com carregamentos em 30 segundos. Os eletricos para carregar ainda precisam de 8 horas lol
1991? Até bem antes disso. Mas eu quero algo que possa carregar em casa e não precise de gastar 100€ para encher o deposito e daqui a 10 anos já não é 100 é 200 na altura do teu avo até nem era mau 20 euritos euchi-as o deposito agora? já não faz sentido continuar a dar dinheiro a galp já temos tecnologias mais baratas e melhores.
8 horas? eu estou em casa das 19 as 7 da manha são 12 horas é mais do que suficiente e com uma autonomia de 1000 km só preciso de o carregar 1 vez por mês, mas isto sou eu que faço 50km por dia claro que aqueles que fazem 3000km so de manha não dá
Oh Nuno abre a pestana, os superchargers custam mais que a gasolina! Nao queres pagar andas a pe LOL
Primeiro não são, segundo quem é que falou em superchargers? Carregar é em casa durante a noite ao preço de uma uva mijona
Desde quando ? Para mim custam zero, mas isso é para quem tem os carros mais velhos.
Quanto paga nos Supercharger ?
Sim e carregas em casa quando vais para Madrid ou para o algarve? LOL Que cromo
Carrega em casa e depois pelo caminho, para o Algarve nem é preciso, dependendo da zona em que vive.
Que cromo.
Estou a falar do meu dia a dia que pelos vistos a tia chateia-te muito mais a ti do que a mim ahahah
A Madrid fui duas vezes e em ambas as vezes parei ao algarve até poderia carregar mesmo à porta de casa mas normalmente opto por ir ao algarve shooping carrego lá enquanto faço as compras ou vou com os putos ao cinema não me chateia rigorosamente nada.
Amigo mas se tu gostas de pagar a galp por mim ainda melhor o mundo dos eletricos precisa que cromos como tu continuem a pagar as galp e a todo o monopolio do petroleo
30 segundos ? Tanto tempo ?
Vais continuar com a conversa do “demoro 10 segundos para ligar a ficha e vou à minha vida”???
Já deixavas de ser retardado mental e para as de gozar com a inteligência dos outros…
O que ele (e os outros todos antes dele) disseram é que em menos de 5 minutos, mete 50 litros de gota no depósito e anda mais 1000kms…
… enquanto tu “demoras 10 segundos para ligar a ficha, vais à tua vida”, mas ao fim de 5 minutos o carregamento mal saiu do sítio… se quiseres andar, ESPERAS!!!
Já era tempo de parares com esse argumento: só demonstras má fé e pior: pensas que os outros tem o teu grau de inteligência, ou seja, NENHUMA!!!
Pára de ser b=P)O&/%, ***!!!
Sim, porque é a pura das verdades, teste e depois diga se não é assim.
E você quando é que vai deixar de ser retardado mental e tenta entender o que as pessoas dizem, ao invés de partir para essa mania de saberem mais que aqueles que usam as coisas ?
Ontem se foi abastecer, também foi 5 minutos ?
Exato, eu não preciso de ficar lá a segurar o cabo, ao contrário de vocês.
Que interessa se saiu do sitio ou não, eu estou a jantar, a mijar ou a dormir ou a fazer outras centenas de coisas.
Se quiser andar desligo a ficha e vou andar.
Não é tempo porque é uma verdade que vos incomoda muito, não entendo porquê.
Não é má fé, é uma verdade, estamos num tópico de carros elétricos, não num tópico de coisas para dar de mamar, será que o seu grau de inteligência chega para isso, ou é NENHUMA ????
Pára de ser b=P)O&/%, ***!!!
Então mas ele disse alguma coisa mal? Eu chego a casa as 19 saiu as 7:30 isto são 12 horas em casa demoras 20 segundos a por ficha quando chegas e a tirar quando sais qual é a dúvida disto? É preciso fazer um desenho?
Se quiseres sair logo a seguir tiras da ficha e vais ou achas que a malta so carrega o carro quando chega ao 0
Acho que ele pensa que os elétricos fazem como os a combustão, só quando está vazio é que vão carregar.
O meu que é uma lesma, leva 1h, para ir dos 10 aos 80%.
Mas com carregamentos inteligentes posso fazer os seus 1000km em AE com dois carregamentos de 30 min cada.
Já fiz 390 de seguida… A menos de 120km/h.
Vou esperar mais 10 anos para ter um carro elétrico que não me faça perder tempo no abastecimento. O pessoal ainda não percebeu quão valioso e escasso é esse bem : o tempo. Lá chegarão.
É por ser um bem escasso que prefiro eléctricos, perde-se muito menos tempo.
Lá chegarão.
Sim sim…
Nem mais.
É bem verdade eu antes perdia 30 minutos para ir a bomba agora venho 30 minutos mais cedo para casa ligo o carro à tomada e estou esses 30 minutos com os meus filhos, tens toda a razão o tempo é bem precioso eu até estava a pensar deixar de dormir que sentido faz estar todos os dias 6 horas a dormir mais vale aproveitar o tempo
Ah ah ah…30 minutos na bomba…essa é mesmo para rir… . Queres justificar o injustificável.
Ontem houve quem tivesse por lá 46 minutos, já foi mais tempo que aquele que perdi no ultimo ano para carregar.
Grd peta. Eu fui atestar no Sábado e não fiquei nem mais nem menos tempo do que o habitual.
E ainda por cima havia bombas fora de serviço pq estavam a lavar o chão. Não devia haver muito que fazer, então 2 funcionárias pegaram na esfregona, baldes, mangueiras e vassouras e foram-se entreter para não estarem paradas.
Eu disse ontem, não foi no sábado.
Se havia motivação extra para ir às bombas, ela iria-se manifestar tanto no Sábado como no Domingo.
Sábado teoricamente é pior pq normalmente é qd o pessoal sai para a escapadinha de fds.
Motivação extra ? Uauuuuuu que bom.
E domingo é pior ainda, já que é o pessoal que ficou em casa e vai dar a volta de domingo.
Mas tu vais a minha bomba é? olha agora este sabe da minha vida ahahahhahah eu contei amigo, quando vinha do trabalho, desviar-me do meu trajeto ir à bomba encher ir pagar e ir para casa era um desvio que demorava em media 30 minutos, só o caminho para a bomba era cerca de 7/8 minutos
Esquisito, eu apanho sempre uma bomba no caminho. Até qd vou ao supermercado. E não é uma bomba qq. Tem que ser uma bomba que aceite os descontos do Pingo Doce ou do Continente.
Em caso de aflição, muitas mais haveria, estou-me a lembrar da Prio, Cepsa e da Repsol que não frequento, pelo menos.
Claro, só os carregadores que andam por aí espalhados e são mais de 25 mil, é que não existem.
Olhe eu do trabalho a caminho de casa apanho 0 e posso lhe dizer o meu percurso rotunda de miraflores -> Santa Iria da azoia (Ic17 + A1) a caminho do supermecardo (IC2) também 0, quando ia por tinha de sair em santa iria e voltar para tras até vale figueira para a BP
Afinal não só havia fila como até o esgotaram.
https://ibb.co/4VcfRx9
Ò JL prova lá aqui a todos que os carregadores por aí espalhados são 25 mil .
@Rui, apesar de haver bombas em Algés (conheço duas) e imensas no caminho para e de Santa Iria. Eu no teu lugar ia à Galp do Strada.
Vais no IC17 em direcção a casa, tás a ver? Sobes 300m, abasteces e depois desces 300m e estás novamente no IC17.
@JL punha do evologic duhhh
Simples, cerca de 12 mil da Mobie, + continente, cerca de 4500 incluindo lentos e rápidos, +- 1500 da tesla destination chargers + 88 supercarregadores + 150 da ionity, entre outras operadores que por ai andam, não devem faltar muitos, esqueci-me de algum ?
Mas o evologic é caro, ninguém mete.
Sim claro vou sair no strada apanhar o transito do terror naquela rotunda para abastecer só para sair para o strada já é um pincel
Qual trânsito? Nc dei por isso…
O trânsito ficou todo lá atrás nas obras de Santa Engrácia do Túnel do Grilo!
Perdia muito mais tempo a ir a bombas de combustível, do que agora que carrego em casa ou a ir ao supermercado.
e mesmo assim continua inferior a qualquer carro usado com 30 anos a gasolina que faz 1000km num deposito e carrega (atesta) em 30 segundos.
Tanto tempo ?.que desperdício de tempo e dinheiro.
carro usado com 30 anos e 1000km por deposito? mostra-me ume exemplo apenas, tendo em conta que se for grande o consumo esperado é 10 litros e se for pequeno uns 7 litros e um carro grande dificilmente tem 100 litros de deposito e um pequeno 70 litros…
Era normal depósitos de 70 litros e até mais.
Agora com a febre dos mHEV e PHEV’s é q diminuíram visivelmente as capacidades dos depósitos.
Por ex. daquela época tinhas o Mercedes S a diesel que levava 80 litros nas versões padrão e 96lts para mercados específicos como os EUA.
Ah ok, o carro do povo.
A partir de determinado ano era vulgar pelo menos 70 lts.
Como já disse, agora é q andam com a mania de carregar os carros com peso morto e retirar espaço precioso ao tanque de combustível.
Óbvio, os carros antes disso não consumiam 8 litros como agora, consumiam muito mais, daí depósitos maiores, na verdade até faziam menos KMS que agora.
Yamahia, para ti os carros gastam apenas 5 litros, logo um deposito de 45 dá para 900km…
Nop.
Mais nenhum carro bateu o recorde de distância percorrida com 1 depósito concretizado pelo Passat 2.0TDI ≈ 2500 kms.
Com uns jerricans lá dentro.
Nop, depósito selado e inspetores do Guiness atrás.
Pode procurar que encontra.
Os tipos de Londres são outros e apenas tentaram conseguir o mesmo ou mais. Falharam por umas dezenas de kms mas apanharam chuva, vento e trânsito.
Mostre lá então a página desse Record ?
Lembro me de andarem à procura de combustíveis com um jerrican.
a Diesel podia fazer os ditos 1000km, alias cheguei a ter uma banheira francessa com deposito de 70 litros que até chegava a fazer 1200km deposito, mas diesel, a gasolina não terás nenhum carro de 1995 mesmo com 80 litros de deposito que chegue em condições normais de uso aos 1000km.
Eu com um de 55litros, fiz Almeria-Vilamoura no ripanço, 3 gordos e o condutor +bagagem que puseram a frente a apontar para as estrelas (sacos de golfe etc) e depois só levou 50 lts até ao click.
Fiquei impressionado pq julgava q tinha chegado às bombas a vapores. Afinal ainda haviam 5lts no depósito.
P.S. Acendeu-me a reserva à entrada e já em plena Via do Infante. Na época ainda não havia bombas na Via do Infante, então segui a 1ª placa que indicava gasolina a 10kms. Era para Tavira. Chegado lá, a bomba estava fechada, perguntei aos bombeiros e disseram que só abria as 6 da matina.
Não estive para esperar e fui de calcinhas na mão e de pé muito leve até Albufeira. Foi a única vez na vida q sofri de ansiedade e foi duro e ainda me vêm falar de elektros. Sacode…
Portanto fez Almeria a Vilamoura que são 600 KMS e gastou mais de 8 litros aos 100 a 120 kmh, porque em Espanha não anda mais que isso. Depois vem proclamar que faz 5 litros, é assim que se apanham os coxos.
Por acaso são mais kms. Passou os 650 (deslocação infrutífera a Tavira incluida).
E estamos a falar de um carro a gasolina. (A zagoils leva 70 lts. Desde q chegou o gasosas nc mais pôs as sapatas em Almeria)
E claro que pode dar mais de 120. Ainda hoje pode fará naquele tempo, de madrugada e estradas desertas. Que santinho. Loolool
Portanto no ripanço e num gasolina a fazer 8 litros, provavelmente nem 90 fez de média, vamos apontar para os 85.
Ainda hoje lá estava .
Não estamos a falar de elektros..
Nos 90 ? Mostre lá então ?
Mostro o quê?
Mostre lá a média dos 90 kmh.
Considere saída à 1 da manhã de Almeria e chegada a Sete Rios às~7 da matina. O que quer que lhe mostre agora?
Isso não interessa nada, o que conta é o que está na CB do carro e o consumo.
Ai não?
Então se fosse a 90, considerando que andou às voltas nas municipais de Tavira e parou para um abastecimento, a que horas chegava a Sete Rios? Diga lá? Já os homens tinham perdido a camioneta e só apanhavam a da noite! loool
Isso é você a falar,.meta ai foto da dashboard com os consumos e médias, como fazem os seus queridos teslas.
8 litros faz um agora como ele demonstrou, do provou que fazem 4.5 quando andam em nacional e à velocidade de avozinha, onde os eléctricos até fazem um consumo menor que o wltp.
Enquanto o método de carregamento for o semelhante ao do inventor do 1 carro elétrico com uma tomada e uma extensão, nunca vou querer um carro elétrico, depois o carro elétrico está demonstrado que só tem a vantagem se deixar a carregar em casa(por enquanto), se for carregamentos fora de casa fica mais caro que gasóleo.
Poluição? Basta ver o método de construção das baterias… a restante construção igual ao carro a combustão…a quantidade de porcaria da bateria no final de vida!
Retomas de veículos em segunda mão elétricos? Um desastre, ninguém quer um caixote com um dínamo e uma bateria em fim de vida…
CONCLUSÃO: no dia que vir uma nave espacial ir a lua ou a Marte, elétrica, eu começo a preocupar-me em comprar um carro elétrico.
Mas já não é o mesmo, é muito diferente.
Então qual é o método de construção das baterias ?
Então mostre lá essa quantidade de porcaria no final da vida ?
Não aceitam retomas ? Onde não aceitam ?
Então já pode comprar, porque todas elas são eléctricas.
Nesse caso também não pode comprar nem gasolina nem gasóleo, porque nenhuma dessas usa propulsão a gasolina ou gasóleo, e muito menos motores de combustão interna.
Não te perguntei nada, Sr. Advogado de defesa do electrico! dei a minha opinião, se te doeu algo: coça!
E alguém lhe perguntou alguma coisa ?
Eu defendi o eléctrico onde ? ah espere, estamos num tópico de elétricos, quer dizer que você veio atacar os elétricos, é isso ?
Opinião ? eu dei a minha, não posso ?
A si é que doeu, já que ficou sem argumentos.
Não tu vieste ler o meu comentário! És um ultracrepidario
Sim, e comentei, tal como você comentou o meu! És um ultracrepidario
Sim é um carro eletrico querias que o alimentasses com uma omolete? Parece-me que tu não entendes bem como é que funciona a electricidade realmente é incrível que desde o inicios das primeiras coisas eletricas ainda continuemos a usar fios e tomadas assim como os carros a combustão não cabe na cabeça de ninguem que continuemos a usar petroleo já deviamos usar plasticina ou assim.
Este cometário não tem mesmo ponta por onde se pegue ahah mas só uma dica extra não é possivel andar no espaço com electricidade porque não há atrito mas se fosse possível tu não ias acreditar como é que eles carregavam as coisas
Quanto a retomas é um facto que levamos sempre uma barretada, seja qual for o carro.
Facto verídico, a minha cunhada é contabilista e tem um cliente que devido a sua atividade tem de se deslocar várias vezes por semana a Sevilha, por isso utilizou o raciocínio de que vai poupar imenso em combustível se comprar uma VE.
Optou por o Audi Q6 Suv, passado um ano chegou a conclusão que tempo também é dinheiro.
E pensou vender/ trocar o Q6, e voltar a um diesel ou hibrido, ficou doente com o valor que lhe dão para retoma, menos de metade do valor o carro novo, o carro tem pouco mais de 40.000km.
Aparentemente na retoma de um VE perde-se mais valor do que num térmico, mas também é verdade que não se encontra nenhum VE em segunda mão à venda por metade (já nem digo por menos de metade do preço), metade do preço hora o negócio dos carros é este mesmo comprar barato e vender caro.
As marcas ao que parece estão pouco interessadas na retoma de VE.
Essas histórias são sempre engraçadas de ouvir aconteceu igualzinho com amigo do meu pai e eu pergunto-me sempre se as pessoas que tomam essas decisões são mesmo pessoas ou são animais não racionais é que parece me que as pessoas não pensam entao uma pessoa que vai todas as semanas a sevilha vai comprar um carro com 700km de autonomia e pelos visto tem de ir em trabalho e em 8 horas de trabalho fica me parado no caminho a carregar mas será que essa pessoa usou a cabeça quando comprou o carro ou é daqueles que vai à bomba tentar abastecer um Tesla.
Eu fico é doente por ainda lhe terem dado alguma coisa pelo carro porque a estupidez paga-se caro não lhe deviam era ter dado nada para ver se aprende a usar a cabeça
Curioso, o meu mano tinha um Honda Insight para dar à troca de outro Honda e ofereçam pouco mais de 5 mil euros pela, quando por fora deram-lhe 11 mil. Portanto podemos dizer o mesmo dos hibridos, pelo menos.
@Gonçalo, então afinal qual é a logica de se comprar um VE, se não é para quem faz muitos Km, não é para quem faz poucos Km então só pode ser para mostrar o carro aos amigos.
A ideia é boa e lógica de vais fazer muitos Km compras um VE com bastante autonomia, agora a realidade do dia a dia é que é diferente das espectativa.
Para quem faça trabalho casa a média de km em portugal é de 50 vamos por 65 para ir buscar os putos e ir ao supermercado qualquer Ve com 400km que não é sequer das maiores autonomias já existe o dobro disso dá para a semana toda só carregas 1 vez por semana carregando em casa gastas 20€, ou se fizeres mais até podes fazer 300 e tal por dia tens é de carregar todos os dias, em potugal só uma porção muito pequena de pessoas faz mais de 300km por dia portanto um VE dá para sensivelmente 85% da população.
Agora claro que não da para aqueles que vão a sevilha e voltam que por acaso são 4h30 ida e volta 9h(de Lisboa) não sei o que raio é que essa pessoa ia trabalhar mas não devia trabalhar muito ainda por cima várias vezes por semana realmente há pessoas com uma ganda vida.
Negócios de alugamento local, é bastante normal as pessoas movimentarem-se em trabalho, os vendedores por exemplo, ou se preferires mão de obra especializada, exemplo, eletricistas, canalizadores, carpinteiros e por ai fora.
Isso de teres horário das 9:00 às 17:00 não é para todos há muitos patrões que não sabem o que é ter um dia de folga, e depois há outros que não sabem o que é ter um dia de trabalho.
Eu sei que há muita gente que se desloca em trabalho por isso é que fazem por zonas, se fazem uma zona vão lá e fazem a zona toda se não chegar dormem lá como também é muito comum não compares com fazer 9 horas de viagem 2 ou 3 vezes por semana isso é trabalho mal planeado mas isto nem tem nada a ver com o assunto é obvio que os VE não dá para toda a gente tal como pouco produtos dão para toda a gente se derem para 85% da população já é um excelente produto
Fui agora ver, onde vivo o carregamento publico é entre os 30 centimos e os 60 centimos para uma carga de 40kwh, mesmo a 60 centimos está ao mesmo preço que um carro a diesel e neste momento os carros a diesel são tipicamente mais caros que eletrico e nem vamos comparar custos de manutenção…
“…carregamento publico é entre os 30 centimos…”
Isso não existe. Só se moras perto de um charger da Tesla e o valor só é possível pq estes roubam electricidade do poste.
“… 60 centimos está ao mesmo preço que um carro a diesel …”
Isso sai a 12,00€ (20kWh)por cada 100 kms. Nenhum carro diesel gasta isso.
O carro a diesel médio faz cerca de 7.5€ por cada 100 kms. (5lts/100)
Nem nenhum eléctrico onde o diesel gasta isso, estamos fartos de ver, até tem um artigo recente sobre isso.
Se 5 litros de gasóleo dá 8.75 euros como faz isso ?
Enfim, continua a espalhar mentiras.
Só se é agora com a porrada de 6cents q levaram em cima.
Porque até ao ultimo sábado abasteci a 1,502 € por litro e foi na GOLPE onde só vou qd é para atestar.
Pq ate ≈ 35litros é BP que compensa bastante mais.
6 cêntimos 5 litros que deviam ser 8, dá 30 cêntimos, ora, fica 8.45, qual é a diferença ?
Pois foi, abastece sempre barato porque antes gastou mais.
conheço quem tenha um SUV da Volvo e mesmo com 90% AE gasta os 20kwh que falas, Eletrico médias é 16Kwh e tens uns quantos que se andares marioriatariamente em cidade e nacionais faiclmente baixa para 14kwh ou menos, Diesel a gastar 5 litros é clios e andar nas calmas, vais para AE e isso sobe mesmo a 120kmh e como disse o JL 5*1.8 é 9€.
O q triplicou foi o peso e consequente capacidade das baterias
Um S 85 de 2015 não faz melhor em proporção q um S de 2025 e é mais pesado na devida proporção.
O peso diminuiu.
Pois não faz, tem bateria mais pequena, o de 2025 faz 30 a 35% mais autonomia, mas a tesla não quer meter maior bateria, no entanto já existe um model s com 200 kWh, que faz 1200 KMS a uma velocidade constante de 90 kmh.
Cá está o motinhas a tentar espalhar maus umas mentiras como já é normal dele portanto vamos a factos:
Model S85 2015 502km autonomia (NEDC) 2100kg
Model S 100 2025 LR 652km (WLTP) 2067kg
Portanto a bateria aumentou(15kw) a autonomia aumentou(150km) e o peso diminui(33kg) o preço também diminui, de referir tambem que o S85 foi medido em NEDC que é muito menos preciso que o WLTP e já nem é usado hoje em dia porque se fossem os 2 em WLTP a diferença de autonomia seria ainda maior do que 150km.
A oferta de carros eléctricos neste tempo também disparou
Sem considerar que a potencia de um é muito maior que o outro, ou seja, o de 2025 tem motores mais potentes.
Onde posso ver o modelo s de 2025?
No tesla da tesla
https://www.tesla.com/pt_pt/models
Já aí estive. Onde diz que é o modelo de 2025?
O modelo de 2025 é o que está lá.
Não estamos em 2025 ?
Sim mas não é modelo de 2025. A Tesla não actualiza desde 2023.
Modelo 2025 só o Y é só deve cá chegar no fim do ano, com sorte.
Atualiza sim, todos os meses e mais que uma vez.
O y deve chegar em Março, já está a ser fabricado na Alemanha.
Isso é vaporware. Na China é q está previsto para essa data. Alguém do meio, já depois desse vaporware, deixou escapar q era lá para o fim do 3⁰ trimestre, fim do ano.
Se vir por aí algum antes disso é pq foi importado da CN, pq nos Usa nem pensar pq o Trump não papa grups.
Então estão a fabricar na Alemanha para onde? Para a China ? Que bom.
Oh motinhas mas tu não mandas uma para a caixa ? Ao menos pesquisa antes de falar, já há novos model Y a sair da linha de produção de Berlim o 1º já foi construido à 7 dias
Olá @Ruizinho
Onde viste o modelo 2025 e esse peso?
Só encontrei o S de 2023 que é vendido em 2025
O 2023 100 kWh pesa mais 115 kgs a comparar com o antigo 2015 90 kWh
https://www.evspecifications.com/en/comparison/093f7ba3
O alcance prova zero até pq o cx é diferente a favor do modelo mais recente. E tb já sabemos como é a tesla a anunciar consumos. O Highland tb fazia 50k x’s melhor que o anterior modelo.
Na tesla, ou a tesla não sabe o peso do carro ?
https://www.tesla.com/pt_pt/models
O peso não são os 2050 kgs
São o que ele disse mais um kilo, 2068 kg, quem falou em 2050 ?
Tb não são 2068 kgs nem na folha da Tesla nem da base de dados dos EV’s.
São, é o que está lá e o que ele pesa.
É que aparece no documento, vai querer pesa-lo só porque embirra ?
Oh motinhas mas tu não sabes como funcionam os carros, o model S vendido hoje é o restylish de 2021 ou achas que sai o mesmo modelo todos os anos ?
Mosel S LR 100 kwh Dual Motor 670cv 652km de autonomia 2067kg qual é a duvida?
Eu parece-me que esse carro nem existe o model S 2015 de 90 era AWD e não RWD e pesava 2100kg mesmo que exista não sei porque raio estas a comparar um RWD com um AWD parece-me mais uma comparação das tuas como só tu sabes fazer
Mais uma razão para esperar outros dez anos para comprar eléctrico. Vai ficar 9X maior que dez anos atrás.
Sim chama-se evolução
Daqui a 10 anos estão a reclamar que ninguém precisa baterias com autonomia para 2000km…
A velocidade também baixou dentro das cidades. Estamos a caminhar para ficar atolados constantemente no trânsito.
Nas 3 cidades mais congestionadas da Europa – Londres, Dublin e Roma – o ciclista já é de longe o homem mais rápido em pista. Os carros passam dos 40 minutos para percorrer 20 KMS. Em Lisboa e Porto intra muros já acontece o mesmo, só que não publicam estatísticas para não dar cabo do negócio do lobby automóvel. Portanto, se querem chegar mais cedo ao trabalho e meter o guito ao bolso, desfaçam-se já dos carros.
Para percorrer 10 KMS, ou seja, uma média de 15 KMS por hora.
E mesmo assim têm pouca autonomia.
Gasolina será sempre superior em tudo! Não comprem elétricos!
Então quais são os que você vende ?