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Os carros elétricos perdem autonomia no inverno? Um novo teste mostra a verdade

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Antonio Vasco says:

    Os BYD apesar de seem LFP não estão mal colocados.
    É pena não colocarem o Y ,o carro que mais se vendeu em 2023

  2. David Guerreiro says:

    Penso que há já vários automóveis que aquecem as baterias para evitar temperaturas extremamente baixas.

    • Yamahia says:

      Para um desvio tão baixo, certamente q aqueceram as baterias antes de iniciarem a prova.

      O Polestar não ganhou nada

      Tb não sabemos a que temperatura foi realizado o teste. Ficamos tipo 1 burro a olhar para um palácio.

      Tb não sabemos qual foi a velocidade media do percurso dos carros em análise. Uns podiam ter dado mais que outros, inadvertidamente.

      A Polestar não ganhou nada. A Polestar simplesmente anuncia um WLTP mais realista.
      O teste apenas prova aquilo que já se sabia há muito. A Tesla é a que mais mente nos anúncios de autonomia. Para criar hype e falsa sensação de liberdade de alcance junto dos potenciais clientes.
      Dizer q a Polestar é melhor, qd se sabe que o Pol3 tem uma bateria monstra, tb é uma mentira por parte dos promotores do teste suecos visando favorecer a marca que de sueca tem zero. Mas “prontes” é o circo a q já nos habituaram.

      • JL says:

        Tão baixo, por acaso é muito alto.

        Não, ganhou você.

        O wltp é igual para todos.

        Ela não mente, até porque em condições de ambiente mais próximas dos testados em ambiente de wltp fica bem proxima.

        É verdade que tem a maior bateria, daí não sofrer tanto em relação aos mais eficientes.

        Mas agora a polestar já é sueca ? Você muda de conversa conforme a música.

        • Yamahia says:

          Eu disse q s Polestar é Sueca? Vc é q anda com os olhos em bico!

          • JL says:

            Então o argumento está todo baralhado, para quê favorecer uma marca que não é sueca ? Está mesmo todo baralhado, efeito do preconceito.

            Mas sim, é sueca, como sempre foi e sempre será.

          • Yamahia says:

            Não está nada. É bom q os fregueses acreditem que é sueca. Historicamente com carros com boa qualidade percebida e comprovada por decadas iam la desperdiçaro legado. Se disserem que agora é Chino vendem menos.
            Não viu como foi com o Volvo EX30? Fartaram-se de vender lataria chinesa aos fregueses q na boa fé actrditaram que era um produto sueco e até trazia a bandeira nos bancos e tudo. looolooolool

          • JL says:

            Mas ela é sueca, não há como dar volta a isso.

            A Polestar não tem qualidade ?

            Mas não é chino, é sueco.

            Um porsche feito na china tem menos qualidade ?

            Que tem o volvo, também tem falta de qualidade ?

            E sim, a volvo continua a ser sueca.

            E um audi produzido na china também é lataria chinesa ?

          • Yamahia says:

            A Porsche não fabrica carros na China.
            E se fabricasse era para vender só e apenas lá como os Audi sem argolas.

            A Polestar já não tem nada a ver com a Suécia. Nem sequer um simples papel a atestar a propriedade ou co-propriedade.

          • Yamahia says:

            O que tem a Volvo? O EX30 elektro é uma desgraça. Nada a ver com os pergaminhos da marca e muito longe dos que estão a vender mais, os verdadeiros Volvo.
            O Ex30 nem sequer é um bom elektro qt mais um bom carro. Sorte deles que de início venderam umas latas daquelas ao pessoal que acredita.

          • JL says:

            Ah não ? então porque tem lá parte da engenharia e desenvolvimento ?

            A Audi tem lá fábrica sim.

            https://www.audi.com/en/company/strategy/locations/china.html

            O desenvolvimento e investimento é Sueco, apesar do fabrico ser chinês, ao contrário da Porsche e da Audi.

            Estão longe ? já vende mais o EX30 que muitos outros modelos da volvo, claro que é uma degraça dita por si, é eléctrico.

          • Yamahia says:

            Como disse, a Porsche não tem fábrica na China e a Audi tem fabrica (s?) que fabrica carros sem aneis para serem vendidos no mercado chino.

          • JL says:

            Então mas porque não responde à pergunta ? Não tem resposta ?

          • Yamahia says:

            Qual pergunta? Dos elektros sem qualidade nenhuma, a respirar barato por todos os poros e ainda por cima ineficientes face à concorrência?
            Se a Volvo estivesse dependente dos elektros já tinha fechado o porta.

          • JL says:

            Portanto não respondeu à pergunta se um Porsche ou Audi fabricado na China é diferente de outros.

            Se dependessem dos a combustão estavam a miar como as marcas alemãs que são boas a fazer móveis e a montá-los.

          • Yamahia says:

            Já lhe respondi e pela 3ª vez, a Porsche não fabrica nenhum carro na China. E os Audi fabricado na China não têm aneis.

          • Yamahia says:

            Qt à Volvo…
            “A Volvo vendeu 763.389 unidades em todo o mundo, representando um aumento de 8% em relação a 2023.Os modelos 100% elétricos (BEV) totalizaram 175.194 unidades”
            E destes a maioria era a lata china do EX30 ≈ 100mil:
            https://insideevs.uol.com.br/news/746790/volvo-ex30-eletrico-vendas-brasil/?utm_source=chatgpt.com
            O que quer que lhe diga?
            A própria Volvo reconheceu que só com elektros não conseguiria sobreviver e por isso alterou o seu compromisso de apenas vender 100% elektros em 2030. Ou tb já se esqueceu desta?

            E agora vou-lhe dar outra onde a Volvo vai novamente dar o dito por não dito:
            ” …A marca estabeleceu a meta de que 50% de suas vendas globais sejam de veículos totalmente elétricos já em 2025…”
            Estamos a observar looolooolool

          • JL says:

            Tem desenvolvimento e investigação na China, vai ter ao mesmo, continua sem responder da Audi, não falei nesses novos, falei dos que já fabricava desde 2009.

            Meu caro, o Volvo EX30 para a Europa é produzido na Europa.

            https://www.media.volvocars.com/global/en-gb/media/pressreleases/318400/volvo-cars-to-build-ex30-small-suv-in-ghent-as-part-of-global-production-capacity-boost

            Se a Volvo não vendesse tanto eléctricos não tinha atingido as metas de CO2, e ia pagar multas absurdas, portanto depende mais dos eléctricos do que pensa.

            Óbvio, as vendas não subiram como estavam a subir, a crise tramou todos.

          • Yamahia says:

            Então vai buscar um comunicado de imprensa da marca divulgado em 2023 dando nota daquilo q eu já tinha referido e não se concretizou., nomeadamente.
            1-Volvo Cars Vai ser 100%elektras até 2030 (Sopa)
            2-Metade dos carros da Volvo Cars serão 100% elektra até 2025 (sopa)
            😛
            Adiante. O que lá está em relação ao EX30 é q a Volvo Cars decidiu que começará a construir o novo Volvo EX30 na sua fábrica de Ghent, na Bélgica, a partir de 2025…
            Significa q nenhum EX30 foi fabricado na Bélgica. Capisce? 😛
            Ainda estamos para ver se vai ser sopa ou bifes com batatas e se o fizer é apenas para fugir às taxas aduaneiras da UE
            Este modelo 100% chino q de Volvo só tem o nome é de muito má qualidade. Duvido q muito mais gente vá a cair na esparrela de comprar gato por lebre pq já transpirou muita informação negativa para a opinião pública.
            Em resumo. Os 100 mil 2024 Ex30 vieram todos sem excepção da fábrica de Zhangjiakou. Uma fábrica que é da Geely e de onde sai tb o modelo Xingyuan que ambiciona competir com o mercado de entrada elektro da BYD
            O EX30 está ao mesmo nível daquele e apenas foram adicionadas bandeirinhas da Suécia nas costuras dos bancos e o lettering com as letras volvo
            https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-09-03/china-s-geely-unveils-compact-ev-to-challenge-byd-s-seagull?utm

          • JL says:

            Tanto concretizou que é lá que vão ser produzidos.

            Tenha calma, esse anuncio foi feito em 2018, muita coisa correu mal a partir dai, que não foi culpa deles, no entanto vão bem lançados, Na Europa alcançou 36%, 46% em Portugal, e falta ver como corre este ano.

            Tem razão, ainda nenhum foi produzido na Europa, pensava que já tinham iniciado produção.

            Não é para fugir, é para os produzir mais baratos, como a Audi e outras fazem na China para os venderem lá.

            Ele não é um modelo chino, é um model 100% Sueco, já foi lá que foi desenvolvido.

            A única má qualidade que eu vejo é nalguns bugs de software, de resto é muito bom.

            Mas os chineses já demonstram ter mais qualidade que os europeus, mas em tudo, qual é o seu telefone chinês com melhor qualidade europeia ?

    • JL says:

      Praticamente todos, mas isso tem um gasto energético. Há um truque que muitos podem usar para diminuir essa perda em estrada, é aquecer a bateria antes de sair para a viagem quando ainda está ligado na tomada, eu faço isso e também fico com o carro quentinho de manhã.

  3. B@rão+Vermelho says:

    O problema da eletricidade sempre foi e será sempre o armazenamento, produzir é “fácil “
    O frio sem ser em demasia é benéfico para as baterias assim como para os carros a gasolina e gasóleo, a nível de performance no mundo das corridas de Mota e carros é normal arrefecer os combustíveis, já os lubrificantes o frio extremo é inimigo, tenho familiares no Canadá e dizem que de inverno o carro tem de ser ligado à corrente para o óleo não congelar no carter

    • JL says:

      Nem só pelo óleo, mas também pelo combustível, não por ele congelar, mas sim pela viscosidade que aumenta consoante a temperatura.

    • Yamahia says:

      Lá no Canadá não há óleo 0W30 ou 0w20? Ou são as temperaturas q andam abaixo dos -35⁰C?

      A esses -35⁰C, mais depressa descarrega a bateria de 12V do q congela esse óleo.

      • JL says:

        Para quê ? para quando forem meter combustivel meterem também óleo ? bem, tem a vantagem de nunca ser preciso mudar o óleo, já que está sempre novo. LOOOL

      • B@rão Vermelho says:

        @Yamahia, os meus familiares estão no estado de Winnipeg e hoje estão -31 e dizem que é normal baixar até -40.
        Um dos meus primos trabalha na cidade mais próxima do polo norte e neste momento apenas podem trabalhar no exterior o máximo de 20 minutos e de mascara própria para não congelar as vias respiratórias.

  4. Mac says:

    Os testes incluíram o aquecimento dos ocupantes? Ou conduziram embrulhados em mantas como os chineses.

  5. SilvaEs says:

    Aqui só comentários de gente que pensa saber mais da Missa que o Padre…

  6. JL says:

    Baterias com temperaturas negativas… Boa sorte.

  7. Leonel matos says:

    Quem usa gasolina em Portugal? Eu uso qual é o problema? É crime? Para quem não andar assim tantos km carro a gasolina e5 mais compensatório

    • JL says:

      É uma ironia, porque a grande maioria usa gasóleo.

      Obrigado por contribuir para um gasóleo mais barato.

      • Leonel matos says:

        A diferença entre gasóleo e gasolina já é mínima. A maior diferença está na compra do carro. É óbvio que vais a gasóleo fazem muitos mais um mas para quem faz uma média de 12000km por ano quando chegar aos 200000 ou 250000 o carro já estará velho. Os 5 a 6 mil euros que custa a menos a gasolina da para pagar anos de combustível. Cada 1 deve comprar o que lhe for mais conveniente como sempre digo

  8. PJA says:

    O BEV com temperaturas baixas perde autonomia, por exemplo a -20°C pode chegar aos 50%. Não é um defeito mas uma característica da tecnologia, as baterias têm de ter uma temperatura óptima para não se degradarem.

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