PplWare Mobile

GNU/Linux – Distribuições para netbooks


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Dr1ver says:

    Eu tenho um acer a110 8gb ssd que é um tanto ou quanto complicado arranjar uma distro que agrade nele…. Quero sempre mais a nivel de performance mas o ssd limita-o um bocado. Estou a utilizar bohdi linux e até agora estou bastante satisfeito…

  2. Fernando Jorge says:

    Para uso pessoal, continuo um MS Windows man… e já fiz várias tentativas ao Linux se bem que sempre mal sucedidas. Não pela parte técnica em si, mas porque simplesmente não me consigo habituar.

    Ainda assim gosto muito de ver os artigos sobre as distribuições Linux… possivelmente um dia farei novas investidas sobre este sistema! 🙂

    • Dr1ver says:

      Só custa os primeiros tempos…depois não se quer outra coisa…
      Há menos de um ano comprei computador, e um dos “requisitos” era sem windows….Neste momento apenas possuo windows instalado por imposição, tinha um trabalho no qual tinha mesmo que trabalhar em ambiente windows para fazer testes….De resto utilizo Snow Leopard e 2 distribuições linux, e estou bastante satisfeito com os resultados, e com o que me proporcionam…

    • kekes says:

      E digo tenho menos probelmas de performance em Windows 7 que em Linux, a verdade tem que ser dita, pena gostar de usar Linux no meu netbook.

  3. Manuel says:

    Boas.

    Qual a distro que recomendam para este portátil:

    Fujitsu Siemens Esprimo Mobile v5515

    Obrigado

    • carlos fernandes says:

      Isso tem um Dual Core T2080
      Logo deveria correr qualquer distro, mas com uma grafica SIS….(exprimenta algumas distro em live cd)

    • Tony Silva says:

      Tenho/Tive um laptop como esse.

      Mas como a pseudo gráfica que isso tem vais ter muitos problemas. Eu na altura perdi noites a meter aqui a funcionar perfeitamente.

      Qualquer distro recente que puxe pouco serve, pena o ambiente 3D que se vai arrastar todo, isto se conseguires ativar o 3D.

    • Gonçalo Teixeira says:

      Linux Mint 15 (testa no Cinnamon, senão funcionar tenta o Mate).

  4. k says:

    Alguém recomenda alguma distro para um magalhães?

    Obrigado

  5. irlm says:

    hoje saiu nova versao Tiny Core Linux 4.2

  6. DeVitas says:

    Experimentem o TinyMe: http://distrowatch.com/table.php?distribution=tinyme

    Corre em máquinas antigas e netbooks e tem um ambiente gráfico bastante apelativo através da utilização do openbox 🙂

  7. kekes says:

    Eu gosto de Xubuntu.

  8. ricardo says:

    e o CTKArchLinux???
    ja experimentaram?

  9. RickyRicardo says:

    EasyPeasy

  10. Bruno Jesus says:

    Então e o Ubuntu? O Unity 2D foi feito a pensar nos netbooks

  11. Culto Oculto says:

    Boas! testei a primeira versão do Joli, mas na altura era necessário ter sempre uma ligação à internet, se bem me recordo… Na altura impressionou-me bem, mas esse grande senão era inultrapassável..Sabem se esta nova versão permite um uso mais “all around”, como por exemplo o Ubuntu, com acessos locais, etc? Obrigado

    • Navyseal says:

      Sim ainda tens que conectar-te à web. Basicamente tens que criar uma conta que te dá acesso à cloud deles, corre no chrome, como se fosse uma modificação do chrome OS, está interessante.

  12. João says:

    Boas,

    No meu AAO tenho uma o Easypeasy baseado em Linux. Funciona muito bem o problema é que já é um computador antigo e está com a bateria altamente viciada.

  13. Navyseal says:

    O motivo pelo qual o EasyPeasy não foi colocado como opção é porque o seu desenvolvimento encontra-se em estado dormente, quer isto dizer que não há para já correcção a problemas e updates por via oficial, não estando o seu futuro assegurado. Como tal não é feita tal sugestão.

    • Eduardo says:

      Eu tenho um EeePc 701 4G a correr EasyPeasy,retirei-lhe todos os programas que não uso,uso este Pc em mobilidade,e é um SO fantástico,mas estou a equacionar experimentar Bhodi/Mint/PepperMint (vou experimentar todos) exactamente por ser uma distro dormente…o que é uma pena!

      • Navyseal says:

        Essas alternativas que falaste já experimentei as 3 e são óptimas, só tu podes avaliar qual preferes e a que possui melhor fluidez no teu eeepc. 🙂

  14. YaBa says:

    Posso recomendar o Easy Peasy para Eee PC (dos primeiros 4gb).
    Muito estável e rápido.

  15. Tiago Xavier says:

    Boas! outra distribuição é o Ping-Eee OS uma vertente do Pinguy OS, mas para netbooks.

    http://forum.pinguyos.com/Thread-Ping-Eee-OS-Netbook-Edition-of-Pinguy-OS

  16. serva says:

    Boa tarde ,

    Fantastico artigo e subsequentes comentários , uma coisa salta a vista cada vez existem mais distribuições , muitas derivadas é um facto do Ubuntu , mas quase todas elas com interfaces bem mais apelativos e com um alto nível de produtividade , agora é muito fácil perceber o porquê da queda do Ubuntu , que decididamente vai ser maior com a LTS a porta .

    Excelente artigo como disse , mas também gostei muito dos comentários .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  17. Zetmix says:

    Boas. Tenho um ASUS 1015PN no qual praticamente só utilizo a net (browser, dropbox e gestor de e-mail) e para ligar a LCD e reproduzir nele filmes/séries. Que SO me recomendam? (Algo simples e rápido)

  18. serva says:

    Ligas a tv por HDMI ou VGA ?

    Cumprimentos

    Serva

  19. serva says:

    Já consultei o hardware do teu portátil , eu aconselhava-te , ara ficares mesmo com uma boa impressão de Linu da Ultimate Edition 3.0 , fica aqui o Link .

    http://ultimateedition.info/

    Espero ter-te ajudado , esta distro vem cheia de software o tamanho é elevado mas nao te vais arrepender , estável baseada em Ubuntu 11,04 e Mint 11 ,muito personalizavel e tens software para tudo e melhor de tudo ‘que é muito rápido e muito poupadinho em recursos a interface e a da Gnome 2.3 ligeiramente diferente , só tens de ter paciência no boot porque não é o seu melhor atributo .

    Cumprimentos

    Serva

  20. Nascosta says:

    Bom dia, gostaria de saber qual a distribuição de Linux aconselham para um portátil com uma placa gráfica Sis671 :(.
    Os melhores Cumprimentos
    Nascosta

  21. Miguel says:

    Tenho um notebook da Asus, experimentei as distribuiçoes EEEbuntu, Puppeee Linux, Joli, Lubuntu, eram muito porreiras mas a unica que me encheu as medidas foi a Fuduntu, que era a unica que para alem da Puppeee Linux suportava alteração da luz do ecra de forma a aumentar a autonomia, e tem um gestão energetica deveras melhor que o Windows 7. Dêem uma vista de olhos nessa distribuiçao tambem.
    Fuduntu baseado em Fedora

  22. GENTIL says:

    bodhilinux é o melhor que já experimentei em netbook

  23. Murilo says:

    Há também o xPud,é bem leve e usa uma interface adaptada a telas pequenas

  24. kendimen says:

    Pessoalmente, gosto muito do CrunchBang Linux! Até o acho muito “cool” 😉

    PS: Senhor Peopleware, escreve-se “camaleónica”

  25. Rui says:

    ola a todos, sou novo nestes mundo do linux e gostava de uns conselhos acerca do linux, devido ao fim do windows xp queria que me dissesem qual o melhor para instalar num notebook acer one ( intell aton, cpu n280, 1,66GHz e 1GB de ram) tb queria pr noutro portatil este bastante mais antigo que é um toshiba satalite pro 4300 series com um processador intel celeron 596MHz e 64MB de ram, agradeço a vossa ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.