PplWare Mobile

GNU/Linux – Distribuições para PC’s antigos


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Telmo Neves says:

    O meu pc com 192 Mb de ram vai arrancar lol

  2. Nelson says:

    Falta um……exemplar…….Bodhi Linux !!! Baseado em Ubuntu LTS, com um bom ranking no distrowatch!!

    • Fiwipe says:

      O bodhi linux, muito fixe mesmo mas é pena não correr no desktop antigo por causa do cpu :s o pc é um amd k6 500 mhz, 128 mb de ram, com grafica onbord de apenas 4 mb de memória.

  3. Jorge Lopes says:

    Olha o meu velho toshiba PII 350 Mhz 64 mg RAM a fazer guerra com o Asus Eee dual core AMD 2.4 Ghz 2 gb RAM LOool
    grande bigode!!!

  4. M.Manuelito says:

    Mais um excelente e útil artigo!

  5. RGD says:

    Obrigado pelo artigo muito interessante e completo. Já experimentei algumas destas distros mas outras confesso que não conhecia.
    Instalei o Lubuntu (e também o Puppy) num portátil antigo que tenho cá em casa. Pentium M 1.6 Ghz e 512 de Ram. Corre como se fosse uma máquina nova. Certamente melhor do que Windows XP.
    A quem tenha PCs que não precisa e tenha algum tempo livre aconselho vivamente instalar uma destas distros. É um projecto interessante, mesmo para quem não percebe nada de Linux ou de programação. O Lubuntu, por exemplo, é muito user-friendly na instalação.

    Um abraço a todos.

  6. Zagloman says:

    Alguem aconcelha algum em especial para média center?

  7. FNP.PT says:

    Agora sim, pode ser que me entusiasme pelo Linux! 🙂

  8. Fiwipe says:

    Amanha ja vou testar estas distribuições todas 😉

  9. maneu says:

    Gentoo Linux a correr no meu AMD Athlon 2400+, 256Ram, 15GB HD. :-p
    O Vector Linux e o Lubuntu para mim são as distro eleitas para pcs antigos.

  10. Miguel says:

    quem apenas precisa de aceder a internet, tem ainda o browserlinux “ultra-ultralight” 🙂

    qq maquina obsoleta renasce!

  11. João S. says:

    Alguém sabe de algum OS para PC’s antigos mas mais vocacionado para pessoas de idade?

  12. Zman says:

    Bem, se o Lubuntu é uma boa ideia para um PC antigo, então também o OpenSuse (versão LXDE) é! Não entendo porque não está na lista. 🙁

  13. phixie says:

    tenho o antix instalado num portátil piii há algum tempo e não desilude mas não noto grande diferença em relação ao windows xp (excepto no tempo de boot). também experimentei o vectorlinux mas preferi o antix. tentei instalar o bodhi depois de o ver mencionado aqui no pplware mas deu sempre erro durante a instalação…

  14. Ognito inc says:

    Tenho o Lubuntu a correr num chaço (AMD K6) e corre muito bem 🙂 Belo artigo. Procurei um artigo destes durante muito tempo …

    • Fiwipe says:

      Boas, quais são as carecteristicas desse teu pc, se puder saber. Pois testei no meu e não por causa do cpu e ainda por cima e igual ao teu. o mu cpu é amd k6 500mhz.

  15. Jose Silva says:

    Grande artigo, tenho o xubunto a correr num netbook tambem penso que seja um boa SO para estes

    • kekes says:

      Tambem tenho e corre bastante bem. No inicio tive muitos problemas mas reformatei o disco todo e agora corre como nunca 😀

      So uma questao existe alguma alternativa mais ligeira ao software manager que vem com ele? É possivel instalar-lhe o Lubuntu Software Manager e correr sem problemas?

  16. Paulo P. says:

    no meu netbook emachines tenho o Bodhy e o pinguy, se bem que o Bodhi seja mais leve com o enlightment.. como tenho outra partição no disco vou experimentar algumas das distros deste artigo. Bom trabalho Vitor M.

  17. Zé Nando says:

    fds que museus !

  18. Cum caraças... says:

    Isto é td muito bonito… ter pc’s velhos a funcionar e tal… mas qual a verdadeira utilidade que vão dar a eles?? pois é… não ha mto a fazer! apenas dizer k se tem um chaço a “funcionar”

    • RGD says:

      Costumo usá-lo nas férias e fins-de-semana fora de casa. Em vez de andar com o meu portátil de trabalho aos tombos ando com o portátil antigo, que quase não vale nada.
      Vejo o email (Linux é muito bom a reconhecer banda larga móvel), levo uns filmes no disco e até trabalhava, se tivesse votade. No final, se se partisse não se perdia grande coisa.

    • Navyseal says:

      Nem toda a gente tem pc’s recentes, o meu PIII com 256Mb deixou de suportar o XP em condições a partir de 2005, migrei para Linux e assim me mantive até finais de 2009 e apesar de ele começar arrastar-se ao menos tinha melhor fluidez do que no Windows.

    • phixie says:

      Tenho um portátil (PIII que já referi acima num comentário deste artigo) que dá jeito para ir à net quando todos os outros pc’s cá em casa estão ocupados… e até para ver um filme de vez em quando.
      Tenho também um PC tipo desktop com perto de 10 anos que já não é usado há anos mas que penso ressuscitá-lo para o tornar num media center.

      Um PC antigo pode não estar à altura de um PC mais recente e das necessidades actuais mas pode ter muita utilidade, basta alguma imaginação…

  19. MD says:

    Boas

    Tenho um portátil HP Omnibook 2100 com 32mb de ram e disco de 4gb. Mesmo antigo eu sei. Queria dar uma nova vida a ele. Qual a melhor distribuição que acham???

    PS: Ele vem com o windows 98 🙂

  20. Arlindo says:

    testei o lubuntu, num Asus EEPC 901. não me parece mau, mas a correr pela PEN USB não me consigo aperceber da sua real performance. No entanto o meu principal problema não é esse. O problema é com a resolução que apenas dá a 800X600 e assim não consigo ver as janelas por completo, o que se torna um problema. Alguem que tenha esta distro e que tenha conseguido ultrapassar o problema?

  21. Arlindo says:

    já resolvi o problema. lol

  22. N. Roque says:

    Vou-vos lançar um desafio.
    Vamos lá ver se me podem ajudar.
    Tenho um PIII 450MHz, 192MB Ram, e placa grafica RIVA TNT2 64MB, queria uma distribuição Linux fácil de usar (e configurar) e que tenha as seguintes funcionalidades:
    -Possa funcionar como servidor para partilhar a minha impressora (HP C5280) através da rede de cá de casa (Meo);
    -Consiga funcionar com um gestor de downloads (género utorrent);
    -Dê para funcionar como um Media Center (preferencial, mas não obrigatório);
    -Sirva para fazer backups automáticos aos pcs de cá de casa, e funcionar como repositório (vulgo biblioteca) para os meus ficheiros.
    Desde já obrigado, e espero que alguém se sinta desafiado. 🙂

  23. Peter says:

    Tenho por aqui uma velharia a correr Lubuntu. Para que serve? É fácil: net, servidor de impressão, backup de dados.
    Como é velho, afasta miúdos e não sai do mesmo lugar!

  24. serva says:

    Boa tarde

    Caro @N. Roque , faz o download do bohi 1 que tem 127 MB de tamanho , os outros já são um pouco mais pesados , faz tudo o que pedes .

    Cumprimentos

    Serva

  25. serva says:

    Ainda tens outra possibilidade , o que me inquieta é a tua Riva , já tive essa gráfica a muuuuito tempo ainda a tenho para aí guardada , tenta a ultimate edition 3.0 , já vem com os programas de backup instalados , um media center instalado e imensas drives para todo o hardware antigo , tem um tamanho exagerado mais de 2Gib e esta versão é baseada na Mint 11,04 , que cmo sabes por sua vez é baseada em Ubuntu , a cereja em cima do bolo é que a interface é Gnome 2 , e extremamente rápida num p4 que tenho de testes , aliás esta distribuição é aconselhada para todos os que se iniciam no Linux tem tudo instalado , tem um grafismo espectacular , vários temas a escolha icones , cursores , janelas etc , tudo mesmo , o compiz funciona as mil maravilhas fazendo facilmente o efeito de cubo e isto numa versão baseada como disse na 11,04 do Ubuntu aonde era dificil pores a funcionar o compiz de uma forma decente , se existe criticas a fazer a algumas distribuições nos últimos tempos é mesmo a pesonalização que com esta distro sentes-te livre para personalizar .

    Só tenho de facto dúvidas por causa da gráfica e não posso testar em minha casa porque não tenho um board para instalar essa gráfica .

    Fica aqui o link para download

    http://ultimateedition.info/

    Cumprimentos

    Serva

    • N. Roque says:

      Obrigado pela sugestão, este fim-de-semana já vou experimentar, quanto ao disco tenho um velho disco de 10GB (para instalação), e ligarei via USB um disco externo de 1TB (para biblioteca, backups, etc…). Quanto à RIVA, é bem possível que haja maneira de a meter a funcionar, mas vou ler a documentação do site da distro que mencionaste.
      Muito obrigado pelas sugestões.

    • N. Roque says:

      Desde já peço desculpa por reavivar este tópico, mas a falta de tempo e alguns imprevistos assim ditaram.
      No meu tópico inicial disse que tinha um PIII 450, riva tnt2 m64 e 192mb ram, no entanto, esse pc tinha a motherboard queimada, tinha ali outro com pII 350, riva tnt 32 (estragada) e 512mb ram (4×128, 1 delas estragada também), dessas duas relíquias como o/a Serva sugeriu decidi instalar o Bodhi linux, e até agora encontro-me muito satisfeito. Fiquei com o pc em questão a funcionar com o pII 350, 384mb ram (3×128, 1 slot livre e tenho ali 3 rams 64mb que experimentarei) e a tnt2 m64.
      A questão é a seguinte, conseguirei eu trocar os processadores? Queria trocar o pentium II 350 pelo pentium III 450 numa board i440bx.
      Agradeço ao pessoal do Pplware pelo excelente tópico que me fez trazer à vida estes dois já velhinhos PORTENTOS da informática, e um agradecimento especial a/ao Serva pela excelente sujestão.

    • steinmetz says:

      Não querendo ser chato, mas é “drivers” e não “drives”.

  26. Shynkendo says:

    @RGD,boas,amigo referes-te ao antix?Será que podes dar uma ajuda,e explicar passo a passo como configurar banda larga kanguru?
    Abraço

  27. Walt Sousa says:

    Falta aí (entre outras) a Crunchbang. Baseada em Debian e nos seus repositórios) e apesar de serem ainda quase 700 megas de download, ao iniciar ocupa menos de 100 megas RAM. Muito bom. Já experimentei outras distros leves tipo Peppermint OS e Xubuntu e a nível de RAM consomem mais.

  28. Gaspar says:

    O jolicloud que saíu recentemente não é uma boa opção?

  29. Sérgio Barbosa says:

    Boas.
    Sou novinho em folha nesta andanças de Linux e distros etc., mas estou tentado a experimentar com um protatil que tenho cá em casa. A questão é que o utilizador deste portatil utiliza muitas ferramentas Office. Podem, por favor, comentar, dar sugestões ou informar se correm na mesma neste cenário de Linux? Existem programas compatíveis e semelhantes? Desculpem as dúvidas, talvez primárias, mas quem não sabe, pergunta. Antecipadamente grato pelas eventuais intervenções.

  30. alancads says:

    Caro Sérgio, segue abaixo umas dicas que uso em pcs antigos.

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Tema-minimalista-para-Xubuntu-1204

    Totalmente compatível com as extensões do M$ OFFICE:

    http://pt-br.libreoffice.org/

  31. Nei says:

    Meus parabens pelo otimo topico, conteudo de otima qualidade e importancia para muita gente. Otimo trabalho.

  32. Murilo Augusto says:

    Temos também o Manjarp,distribuição leve,simples,mas ficou um pouco pesada

  33. Frankj says:

    Boas!

    Bem moro no Brasil e venho muito ao pplware; meu comentário pouco tem a ver com a matéria (embora seja certo que ela está ótima!!), o que motivou-me foi a foto que encabeça o artigo: ele lembrou-me de um computador portátil antigo em torno de 10” de tela (ecrã) que dispunha de uma unidade ótica. Infelizmente não recordo sua fabricante, mas fiquei curioso se aí por Portugal ou cercanias não haveria um destes – ainda funcional – que estive disponível à venda.
    E, sim, estou olhando a seção de usados do site, já em busca! 😉

    Agradeço de ante-mão e de imediato qualquer resposta, mesmo que negativa.

    Meus sinceros cumprimentos!
    Frankj Costa

  34. RS says:

    Boas pessoal,

    ressuscitando este tópico tenho uma pequena questão a colocar, pois preciso da vossa ajuda para “ressuscitar” uma máquina antiga que aqui tenho(tsunami runner cl51).

    É o seguinte eu baixei a versão “lubuntu-14.04-desktop-i386”, gravei-a num DVD, de seguida configurei a Bios para dar boot por CD/DVD, entretanto é exibida a tela inicial de instalação com várias opções.

    Até aqui tudo bem, mas depois de clicar em “instalar Lubunto” surge uma mensagem de erro do género:

    “ERROR: Pae is disabled on this pentium…
    unable to boot – please use a kernel apropriate for your cpu”

    Posto isto fiz umas pesquisas no google mas não encontrei solução, alguém me pode explicar como resolver este problema ???

    Desde já obrigado 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.