PplWare Mobile

Puppy – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Filipe says:

    Este S.O dá para instalar no disco do pc ou é só “live cd”?

  2. João Ramiro says:

    “Corre na RAM” como assim? O sistema carrega os dados todos na memoria mas assim que se desliga perdem se ficheiros, alterações, etc?

    Tenho um netbook com o HDD avariado (1.8″ não compensa comprar um novo) podia por este linux num cartao SD de 256Mb e fazer boot 🙂

  3. DFPA46 says:

    Eu tenho o Ubuntu em dual-boot com o win7.
    Queria saber se é possivel usar este SO sem estar instalado no PC, ou seja a partir da pen, e poder gravar programas compilados etc no HDD do portatil…

  4. yourpaysafe says:

    Ainda me lembro quando usei isso numa aula faz anos..
    precisava de um linux para desenrascar, usei esse porque era pequeno e sacava rápido..

    quando essa treta começou a ladrar ao iniciar sessão!!
    estou a falar a sério!

    Bem, como devem imaginar foi logo para a lixeira 😛

  5. Armando says:

    @DFPA46

    Podes instalar o sistema numa pen de 4GB (no caso do puppy, se calhar até menos). Pelo que tenho visto na web, é raro falar-se nesta alternativa, mas é uma solução preferível a tentar criar uma pen com a chamada “persistência”, que mais tarde ou mais cedo acaba por dar para o torto…
    Baixas a .ISO, gravas a imagem num CD, fazes boot através desse CD e aquando da instalação só tens de escolher a pen (por ex., sdb) e colocar lá tudo, incluindo a mbr, para que a gestão de arranque do grub seja feita através da pen.
    Acredita, esta é a melhor solução, pois ficas com um sistema operativo totalmente portátil e podes instalar o que bem te apetecer.
    Mais: se um dia acontecer algum problema, é fácil de resolver porque só afectou a pen. Ou seja, é muito melhor até do que instalar Linux no disco rígido, se queres que te diga :p

  6. manuel says:

    Dá para instalar num magalhães com o disco avariado? Instalar numa pen ou cartão sd e trabalhar a partir daí?

  7. cesar_panter says:

    @JoniD
    acesso tenho, mas o que eu queria fazer era apagar ficheiros directamente do disco em nts ou fat
    por exemplo, eu costumo formatar muitos pcs e há casos em que a informação dentro do disco e muito grande para fazer backup, demorava muito tempo, então entro com um bartPe boot disc e meto os backups todos numa pasta e apago os outros ficheiros todos, depois quando vou instalar o SO basta dizer que não quero formatar o disco e ele instala tudo normalmente. já tentei fazer isso com um live cd de linux mas quando chega á parte de apagar não consigo…

  8. YaBa says:

    Para quem tem Eee PC (4Gb) mais limitados também existe este:
    Easypeasy
    mt bom 🙂

  9. monux says:

    – Realmete é muito veloz,prático e usual.
    – Mas ao fazer a instalação,no Hd, não tem como colocar senha root.
    – Portanto me parece inseguro .

  10. Luis says:

    Boas.
    A minha primeira aventura em Linux! 🙂
    Utilizei uma pen de 1 Gb e funcionou 5*. Se o Windows pifar de repente já sei como salvar ficheiros no C.

  11. João Miguel Silva says:

    Tenho netbook e precisava de instalar um sistema operativo que permita ligar rápido e ter acesso somente à internet. Qual o sistema que aconselham?

  12. jpng81 says:

    Tenho um dos primeiros magalhães(graças ao fdp do socras), boa porcaria de netbook. Neste caso estou a usar um cartão sdhc de 4gb para instalar linux nisto, visto que um disco para isto custa 60euros para cima á vontade.
    Estive aqui a testar o slax linux e é para esquecer, é todo bonito, mas é uma bodega só para meter o wireless a funcionar, é preciso andar a sakar modulos de wireless do site que nem sequer sabem se funcionam… enfim.
    Puppy linux, funciona, mas a minha sobrinha não percebe nada de linux aquilo tem mais opções que sei lá, maior parte delas nem se sabe para que servem.
    Estou agora a testar lubuntu para ver se resulta ou o disco enche 😀

  13. jpng81 says:

    Acabei de instalar o lubuntu no magalhães e isto voa. A instalação fica a 1.5gb e da perfeitamente para a minha sobrinha andar novamente ao pontape e biqueirada, mas so que desta vez o disco nao arreia. O sr. socras devia ter pensado nesta cena.

  14. SP says:

    Poderiam colocar um pos sobre o Debian?

  15. jpB says:

    Há uma coisa que acho que ainda não foi explicada :p
    De que forma posso instalar o puppy com SO permanente?

  16. Lucas says:

    Boa noite,

    Que linux que me aconselham a instalar na primeira versão do magalhães? Pretendo uma sistema rápido, só quero navegar na net.

    Obrigado.

  17. Será que o Raspberry corre este OS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.