COVID-19: Google e Microsoft podem sair da China para produzir noutro país
Devido ao Coronavírus, que afetou a capacidade de produção das empresas, a Google e a Microsoft podem estar a preparar-se para abandonar a China, e começar a produção noutro país.
Por toda a China as empresas, lojas e fábricas foram fechando portas devido ao Covid-19, a doença provocada pelo Coronavírus. Esta situação tem provocado várias perdas e limitações, nomeadamente no setor da tecnologia.
O Coronavírus é o tema principal nas notícias há mais de 1 mês. Os números mais recentes apontam para que tenha feito já 2.770 mortos e mais de 81 mil infetados em todo o mundo.
As consequências nas empresas tecnológicas têm sido devastadores, pois a capacidade de produção chega a ser menos de 50% em várias empresas. Por exemplo, a Samsung fechou a fábrica do Galaxy Z Flip, após o vírus chegar à Coreia. A Apple, Xiaomi e Tesla fecharam os seus espaços comerciais e fábricas. Também a entrega de PC está a ser fortemente afetada, podendo baixar até 9%.
O panorama não é animador e há rumores de que algumas das maiores empresas podem estar prestar a dizer adeus à China.
Google e Microsoft podem sair da China para produzir noutro país, devido ao COVID-19
A China é o país mais afetado pela doença provocada pelo Coronavírus, apesar de esta já estar presente um pouco por todo o Mundo.
Uma vez que muitas empresas tecnológicas produzem no país asiático, têm vivido dias muito complicados que estão a afetar as finanças e economia a nível global.
Dessa forma, informações recentes vindas da Nikkei Asian Review revelam que a Google e a Microsoft estão a trabalhar afincadamente para sair da China. O objetivo é que a produção dos novos produtos, como smartphones e PCs, seja transferida para outros países.
O Sudeste Asiático é a região apontada para a possível mudança, mais concretamente fábricas no Vietname e na Tailândia.
Segundo a Nikkei, as informações foram dadas por duas pessoas com conhecimento direto das empresas.
O impacto inesperado do Coronavírus levará definitivamente os fabricantes de dispositivos eletrónicos a procurar mais capacidade de produção fora da base mais económica da China. Ninguém poderia ignorar os riscos depois disso. É mais do que apenas custo - é sobre a continuidade de gestão da rede de fornecimento.
Disse um executivo de uma cadeia de fornecimento
Google poderá começar produção do Pixel 4A já no Vietname
As informações adiantam que a Google poderá começar a produzir o novo smartphone de baixo custo, Pixel 4A, já fora da China. Espera-se que a produção do equipamento aconteça já em abril pelas mãos de parceiros da Google, no norte do Vietname.
Para além disso, a dona do Android parece ter ainda intenções de fabricar um outro smartphone, possível Pixel 5, na segunda metade de 2020. Este equipamento poderá já ser totalmente produzido no Vietname pela Google.
Há ainda relatos de que a Google já contactou parceiros antigos na Tailândia para a produção de equipamentos destinados às casas inteligentes. Desses produtos fazem parte as Nest Mini, colunas inteligentes ativadas por voz.
Alguns rumores dizem também que a saída da China já estaria a ser preparada no ano passado. Isto por que a Google havia pedido a um dos seus parceiros que transformasse a antiga fábrica da Nokia, situada na província vietnamina Bac Ninh.
Microsoft já prepara produção da linha Surface também no Sudeste Asiático
Por sua vez, a empresa de Redmond já agendou o início da produção da linha Surface no norte do Vietname. A produção destes notebooks e desktops está marcada para o 2.º trimestre de 2020.
Segundo disse à Nikkei um executivo de uma cadeia de fornecimento, com conhecimento do assunto:
O volume no Vietname será pequeno no início, mas a produção aumentará e é esse o caminho que a Microsoft deseja.
Outras três fontes adiantam que estas mudanças são mais fáceis para empresas de Internet como a Google e a Microsoft. Já para potências focadas no Hardware, como por exemplo a Apple, Hp e Dell, seria um processo mais complexo.
No entanto, ainda não há qualquer declaração oficial de nenhuma das duas empresas. À Nikkei, a Microsoft negou comentários e a Google não respondeu ao pedido para informações.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nikkei
E pq não vão para os Estados Unidos p.ex ou para a Europa ?
Porque cá tem de pagar tudo, e no Vietname quase a troco de umas sandes 😉 isto dito de jeito exagerado, mas a realidade é que a mão de obra é muito mais barata.
Olha que o exagero foi pouco .
Porque ninguem quer passar o dia a fazer trabalhos repetitivos. Ve o que acontece na restauracao, no calcado no textil. Nao tem funcionarios. A unica maneira era aumentar os salarios e depois ninguem iria ter poder de compra para pagar a producao na Europa. Imagina so na restauracao pagar a um empregado 1200 ou 1300 euros, depois tinhas de pagar 5 ou 6 euros por uma cerveja, ninguem iria queer isso. Toda a gente critica o facto de eles produzirem na Asia, mas toda a gente reclama se o preco for alto.
Tretas, o que não falta aí são coisas fabricadas na Europa. É só ires a um Aldi por exemplo, e tem imensos artigos para casa fabricados na Alemanha, desde frigideiras, atoalhados, etc. E nada daquilo que vendem é exageradamente caro, e possui qualidade superior às traquitanas da loja do chinês. Ah, e cumpre normas europeias, o mesmo já não se pode dizer nos tarecos do chinês.
Exactamente, tudo dito. E nem precisa ser fabricado cá na Europa, logo que a empresa seja de fora da china o controlo, a concepção e as normas de qualidade são muito melhores, mesmo depois os produtos sejam la construídos.
Olha que o Pais com mais empresas certificadas/pc é a China….
Eu nao disse que nao havia coisas frabicadas na Europa. Tudo onde a automacao pode ser entruduzida e produzida na Europa. Ou nao podes viver com esses produtos produzidos em Portugal? Sabes na zona de Guimaraes tem empresas grande de atoalhados, em Felgueiras tens empresas de calcado. Mas as marcas para quem eles produzem, tem da melhor qualidade mas tb pagas a qualidade. Mas a maioria de nos ganha 900euros, nao pode ir comprar uma bota fabricada em Felgueiras, ams vai comprar uma bota frabricada, possivelmente no Vietnam ou na Indonesia. Essa e diferenca. Os produtos chineses sao baratos e fracos pq se vendem por centimos, o cliente manda fazer a medida ou nao sabes como funciona uma fabrica? Achas que as empresas que mandam produzir na China nao tem os controlos de qualidade? E continuo a dizer, pela experiencia que tenho, ninguem quer trabalhos pesados e repetitivos na europa, e vamos todos andando felizes. As pessoas preferem ir trabalhar para um call center que aprender uma profissao tecnica e ter de andar a dar cabo do corpo.
Ahhh !!! E o que é feito do desenvolvimento sustentável , dos direitos dos trabalhadores, do comércio justo ….
Pois….vão para fora da China ….e , esses países para onde deslocam a produção , aparecem repentinamente infectados pelo Corona……..A Samsung já esfregava as mãos de contente e ….pimba …percebem onde eu quero chegar ? Ninguém abandona a China impunemente…..meteram-se nas mãos deles , agora difícilmente se vão livrar , para onde quer que vão , a mão da China persegue-os …. A Itália que tinha cortado a entrada de chineses , olhem como ela está agora ……foi só coincidência ?
“devido ao Covid-19, a doença provocada pelo Coronavírus”…
Covid-19 é a designação deste Coronavírus específico, não é o nome da doença…
Sabes o que significa Co vi d 19?
Co = corona
vi = vIrus
d = disease
19 = 2019
Tem razão. Obrigado pelo esclarecimento!
Quem garante a essas empresas que depois desta crise sanitária na China e a deslocação da cadeia fornecedora e o fabrico para outro País Asiático este não é “atacado” por outro problema idêntico ou alguma catástrofe natural (a cada dia mais frequentes!) e volta tudo ao mesmo? Nada nem ninguém o pode garantir e “eles” sabem isso… portanto não me venham com “tretas”! A Samsung já teve de encerrar uma fábrica na Coreia e um problema desses pode acontecer em qualquer parte do Mundo. Acho mais natural que essas “deslocações” tenham motivações politicas e económicas…a chamada “mão de obra” na China já não é tão “acessível” como à 20 anos atrás e os “Chinocas” souberam absorver em proveito próprio toda a tecnologia que foi colocada ao seu dispor. E hoje deixam,em termos tecnológicos,os chamados Países desenvolvidos num patamar quase da “idade da pedra” em relação a eles próprios…
O melhor é irem para Marte, como se o corona virus, ou outro fosse só um problema da China.
Sempre podem vir para cá.
A nossa ministra da pouca saúde, a extremista Tremido já disse que está tudo preparado e tudo foi feito.
Se o vírus tiver a infeliz ideia de aparecer aqui leva logo.
Quem se mete com o PS, leva. Isto é válido para os vírus também.