iPhone 14 chegará à Rússia, apesar de todas as sanções de que o país é alvo
A Apple já revelou o seu mais recente smartphone e deixou os entusiastas em êxtase, como, aliás, é habitual. O iPhone 14 já está disponível e, se a Rússia achava que não ia ter acesso à máquina, estava enganada, pois ela vai ser vendida no país.
As sanções que lhe foram impostas estão a ser contornadas...
Assim como vimos aqui, a Apple seguiu o caminho de várias fabricantes e empresas e tentou marcar uma posição relativamente à guerra na Ucrânia, impondo sanções à Rússia. Já nessa altura, e embora fosse esperado que os russos perdessem o acesso ao iPhone e a outros dispositivos da gigante de Cupertino, a Apple continuou a enviá-los para o país.
Agora, com a chegada do iPhone 14, essa realidade parece manter-se, uma vez que uma nova lei de importação tornará viável o contorno das sanções impostas e a venda do smartphone. Apesar de não chegar da mesma forma que antes, o ministro da indústria e do comércio da Rússia, Denis Manturov, garantiu que os cidadãos que pretendam adquirir o smartphone “terão essa oportunidade”.
Porque não? Se os consumidores quiserem comprar estes telefones, por favor.
Esta garantia pode ser dada, na medida em que a Rússia está a basear-se na política de importações paralelas que foi adotada para garantir que os produtos de empresas que restringiram a sua atividade no país chegam à Rússia.
Os peritos estimam que o iPhone chegará à Rússia em outubro, mas temem que o país não fique tão entusiasmado com a novidade como os restantes.
Não espero o mesmo nível de entusiasmo que nos anos anteriores. Nos últimos seis meses, o fabricante norte-americano perdeu uma quota significativa do mercado russo.
Partilhou Alexander Sivolobov, diretor adjunto do Centro de Competência NTI, em Moscovo, estimando que as vendas deste novo smartphone serão lentas, no início e que a maioria dos russos emigrará para outras marcas, especificamente chinesas. Na opinião do analista, os iPhones 12 e 13 ainda são modernos e, por isso, o entusiasmo com o iPhone 14 deverá surgir apenas no próximo ano.
A importação paralela, na qual se está a abrigar a Rússia, serve para contrariar as sanções impostas por muitas empresas e fabricantes. Assim, a decisão da Apple de suspender as vendas de produtos nas suas lojas oficiais não impede outras lojas de vender os seus produtos. Aliás, os operadores locais já estão a garantir reservas do iPhone 14, embora não garantam uma data de entrega.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Amigos o que interresa neste mundo é o dinheiro.
Nem +! E então a apple, nem se fala…
EUA, Rússia e China é tudo farinha do mesmo saco.
acho que não entendeste a notícia. O que a Russia fez foi viabilizar o mercado negro… são os russos que vão arranjar por eles próprios formas de adquirir os produtos noutro lado para importarem depois para a Russia… Não há muito que uma empresa possa fazer contra vendas via mercado negro.
saco da terra
+1
Iphone 14 com chip antigo e hardware antigo, certo?
Pois há escassez de chips e componentes à escala mundial (chips inteligentes, é tudo produzido em Taiwan).
Mas no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max tens chips novos e até o design mudou um pouco… já não tem aquela notch antiquada grande feia… tem algo mais pequeno.
Só irei comprar o iPhone 15 Pro Max daqui a 1 ano com USB-C.
Estes ainda têm lightning e chip de 5 nanómetros
Chip de 5 nanómetros? O A16 tem um processo de fabrico de 4 nanómetros.
Fácil contornar essas sanções, nem que seja mandar vir de revendedores chineses.
Sanções ilegais, impostas só pelo Império Ocidental com 15% da população Mundial.
Parabéns à Rússia, e todos os que fizerem frente aos criminosos.
Força povo ex-Ucraniano pró-Democracia das Repúblicas independentes de Lugansk e Donetsk.
E Força aos rapazes ZOV para manterem a guerra afastada da Crimeia e nunca deixarem o ditador de Kiev cumprir a promessa que fez em Munique a 19-Fevereiro-2022 de vos invadir.
Não gostam da verdade? É lidar.
Amigo acho eus esqueceste de tomar o teu comprimido.
Vamos por partes:
As sanções são ilegais…a invasão dos orcs não?
Parabéns ao gigante urso orc que invade uma democracia a 24 de fevereiro a pensar que fazia cair a capital e o seu líder em 3 dias?…e já passou cerca de meio ano.
Desejarias força aos algarvios de declarassem independência de Portugal?
Quem trouxe guerra à Crimeia foram os orcs com a sua anexação ilegal. O Z em AZOV é de nazi mas nos ZOV não? Ditador de Kiev? Desde que os ucranianos livraram-se do fantoche orc que a presidência da Ucrânia já mudou várias vezes, já na nada ditatorial Federação orc continua o Führer Putin a ditar desde então.
A tua verdade não é composta for factos comprovados por observadores isentos! Não gosto nem desgosto simplesmente voto ao desprezo!
nem sequer dá para comparar com os algarvios declararem independência… Uma coisa é a voz da maioria da população, outra é a guerra iniciada por uma minoria incitada, armada e infiltrada por um estado estrangeiro!
Com referendos a serem “vigiados” de armas em punho e o mais provável é os boletins de voto já virem preenchidos não vão as sanções chegarem as canetas.
Quanto ao assunto a Apple se quiser consegue bloquear os equipamentos, se o consegue fazer quando são roubados novos também deve de ser possível fazer na Rússia.
:S essa tua solução não faz qualquer sentido, já que não são aparelhos roubados, são aparelhos comprados legalmente noutro país… Não teria base legal para bloquear um aparelho nessas condições e seria complicado identificar o aparelho como tendo sido vendido no mercado paralelo (ao contrário de aparelhos roubados que são identificados especificamente).
Devia ter acrescentado Espanha no cenário a fomentar o Algarve independente…ficava mais realista.
Obrigado Carlos Marques pelo texto emocionado. Porem, existe um pequeno grande problemas… O povo Ex-Ucaniano pró-Democrático e os rapazes ZOV, muito provavelmente não sabem ler português. Recomendo Vivamente que traduzas a o texto, se não corres o risco de eles pensarem que é apenas mais um comentário sobre o IPhone 14.
Deixa-lá esse teu mundo de fantasia e volta mas é para a realidade. Já agora vai ao psiquiatra ver se ele te volta a receitar os comprimidos.
O avante já acabou há uma semana e os efeitos do álcool ainda se sentem…
+1 e bom ver que nem todos na tuga sao um bando de iluminados de pensamento colectivo que nao pensam por si proprios mas sim pelo que os “media” lhes dizem.
As informações que os bot orcs (Borcs…a tentar assimilar a Ucrânia) papagueiam vão buscar a que fontes fidedignas? RT!?
Isto agora com dynamic island é que vai ser
Mais uma vez a Apple diz uma coisa e faz outra… faz-me lembrar a cena dos carregadores… ah e tal, que$tões ambientai$… Só mesmo alguém ceguinho pela marca para acreditar que esta diz sempre a verdade!
Não percebeste a notícia pois não?.
Não é a Apple que está a vender…..
Abc
Novidades, há? É que desde Março que a Rússia não tem nada e por causa disso ainda esta semana saíram das fábricas mais tanques, mísseis supersónicos, etc, etc… As constantes mentiras e lavagem cerebral dos merdia controlados por Washington não correspondem á realidade.
Tchii…tanto equipamento militar a sair de fábrica…deve ser para suprir as pesadas perdas que os ucranianos lhes têm infligido nos últimos 6 meses da operação especial dos invasores orcs que deveria ter durado 3 dias!
Não se esqueça que deve de bater as botas ao levantar o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que está junto à cama!
Prova que alguém na Rússia disse essa “história de encantar acéfalos”… Eu espero.
Glória a Bandera!!! Afinal foi “só” responsável pelo massacre de 120.000 polacos, e fez tudo isso com prazer. E se acreditas em propaganda do regime fascista, ainda bem para ti… Acabaste de provar que acreditas em tudo o que te metem á frente sem questionar.
Qual história de encantar acéfalos? Pesadas perdas militares, invasão orc…perdão operação militar especial?
Quem não questiona os faxes cagados pelo seu Führer é você!
tik tik tik e o inverno a chegar e os russos a cantar as sancoes nao mexeu nem com os meus mexilhoes
Ao ditador Put In as sanções não o afetam minimamente nem a corja que o apoia, mas a restante população da Rússia principalmente aquelas longe das câmaras das tv esse desgraçados se não produzirem para comer e claro se não for confiscado para dar de comer a corja discordam da tua opinião.
Há vários vídeos no Youtube das faltas de alimentos nos supermercados na Rússia filmado pelos próprios Russos, se neta altura das vossas vidas ainda não perceberam que há a versão Russa, há a versão Ucraniana e no meio está a verdade realmente lamento a vossa ingenuidade.
A federação orc é um lugar tão paradisíaco para se viver e é por isso que tem muita imigração!
Não se esqueça que deve de bater as botas ao levantar o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que está junto ao espelho!
“e deixou os entusiastas em êxtase, como, aliás, é habitual”
Não percebo porquê, os entusiastas devem ter um problema de neurónios …