PplWare Mobile

O seu carro necessita de AdBlue? Não há boas notícias…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. RC says:

    É preciso energia para produzir uma coisa para queimar ?

    Raio, pensava que só para produzir baterias é que era preciso energia e minerais.

    • Louro says:

      @RC
      Parece que andamos todos a ser enganados pela malta anti electrico…

      Nao esquecer que os combustiveis, gasolina/gasoleo e GPL nascem por baixo dos postos de abastecimento…

    • Ricardo says:

      Porque se calhar não é preciso energia para produzir electircidade quer ver. Descobriu a pólvora o senhor e seus cingéneres abaixo. E arranjou forma de contornar tudo o que são leis da termodinâmica conforme se conhece e produz electricidade do nada para alimentar as baterias… E esta hein?

      Ja sei, já sei. Vai apresentar aqui os 300 mil estudos (cuja teoria sabe de cor de trás para a frente) que dizem que a produção de electricidade para os RVs “compensa largamente”.

      Claro que sim. Fosse vivermos todos no país dos unicórnios – de onde alguns se recusam a sair.

      Ganhem noção e percebam que a conjetura é tudo menos uniforme – e o que se aplica geralmente para algo não se aplica forçosamente para outro aspecto.

      • RC says:

        Sim, de muitas formas, desde eólica, gravítica, solar, calorifica, nuclear, entre outras.

        Eu descobri? não, apenas fiz uma ironia como é costume você fazer, agora não gostou ?

        Não preciso de apresentar sendo assim, já que os conhece e já sabe que eles sabem mais você.

        Você deve viver, eu não.

        Ganhe noção, e perceba que a conjetura é tudo menos uniforme, olha, para mas parece que desta vez aplica. 😀 😀 😀

  2. Carolina Costa says:

    se não rebentou com a pandemia, agora rebenta mesmo. Alguém quer mesmo que isto rebente.

  3. Tonheco says:

    Adblue? Tinha mas deixou de ter.

  4. Ricardo says:

    De repente temos escassez de tudo no mundo. Pena não haver escassez de estupidez.

    • Manuel Rocha says:

      Isso há em abundância. A pandemia, a guerra, as alterações climáticas e até a morte da rainha vieram provocar uma escassez de tudo, em breve até do ar que respiramos, que também terá de ser pago.
      Preparem-se para 2023…

      • RC says:

        Quando poder deixe ai os números do euro milhões, eu dou-lhe 80% do prémio. 😀 😀

        • Manuel Rocha says:

          O pior é que não é futurologia, basta estar atento ás tendências. A malta do dinheiro e do poder acha que andamos a gozar de muita liberdade e qualquer dia temos tudo e não fazemos o que eles querem. Eles acham que está na altura de nos limitar para sermos mais obedientes. Quanto ao euromilhões pode ser 50/50 que já fico satisfeito. 🙂

  5. Cidadão says:

    Mais uma chapada na malta que acha ser possível cortar com os combustíveis fosseis de um momento para o outro. Daqui por uns meses, os opositores das energias fosseis vão ser bem menos, na mesma proporção que a qualidade de vida diminui.
    É anedótico achar que os europeus vão salvar o mundo, quando outras latitudes continuam a aumentar o uso deste tipo de matéria prima. Há sim um empobrecimento forçado dos europeus.

    • B@rão Vermelho says:

      @Cidadão, compreendo o que diz e até faz sentido, mas se continuarmos a pensar assim, a coisa nunca lá vai, alguém têm de começar o que eu acho é que agora em tempos de crise talvez não devêssemos ser tão “extremistas” parece que os sacrifícios são sempre pedidos aos mesmos depois vemos os que deviam dar o exemplo a fazer viagens como por exemplo o presidente do EUA, que têm uma fortaleza voadora para levar meia dúzia de gatos pingados lá dentro, ou navios de cruzeiro ou jatos privados, mas depois o problema está no nosso carro para o passeio ao fim de semana.

    • says:

      A questão é que ainda é possível cortar gradualmente com os combustíveis fósseis. Daqui a alguns anos aí sim… terá de ser de um momento para o outro porque já não haverá combustíveis fósseis os será um cenário tipo Mad Max em que um barão tem a gasosa toda.
      Agora, tempos de crise são também de oportunidade e podíamos (e devíamos) pensar em alternativas. Em vez de gastarmos milhões em gasodutos e plataformas flutuantes que vão demorar anos, talvez fosse mais interessante começar a colocar painéis solares em todas as casas.

      • Zé Fonseca A. says:

        Não existe esse risco nos próximos séculos, já lítio…

        • RC says:

          Não existe ? há muitas estimativas a apontar para alguns dezenas de anos até 150 anos.

          Já litio existe para 5x mais veículos que aqueles que existem no mundo, incluído os a combustão. Mas cpmo o uso de litio está a deixar de ser usado nas baterias, passa apenas a ser usado pelos a combustao e também nos electricos no que respeita aos aluminios e ligas metalicas.

        • says:

          Há quem diga 20 anos.
          Também há quem diga que este inverno não haverá gás que chegue para todos na Europa e que o petróleo também poderá escassear…
          Não podemos empurrar para a frente com a barriga e quem vier que se lixe.

  6. Helio says:

    A ADP (antiga Quimigal/CUF) continua a produzir Ureia.
    O problema é dependermos dos outros

    • says:

      O mal é que nós em Portugal gostamos muito de trabalhar para os outros. Fazemos sapatos, texteis, químicos e não sei quantas matérias primas. Mas produto acabado e com marca nacional temos pouco. Até as máquinas fotográficas da Leica são quase totalmente feitas cá, mas levam o autocolante “Made in Germany”. É uma questão de mentalidade, mas também é espelho do que é ter uma empresa, loja ou marca em Portugal. Um lamaçal de burocracia tal que não apetece.
      Recentemente vi uma história de um tipo que queria abrir uma empresa de peças automóveis em Portugal. Andou, andou, andou e chegou ao ponto em que desistiu de tanta burocracia. Abriu a empresa em Espanha com lojas em Portugal. Infelizmente não me lembro do nome da empresa em causa.

    • says:

      E não esquecer os impostos. As empresas do PSI20 são todas dos Países Baixo, não?

  7. David Guerreiro says:

    Engraçado, do que vi apenas carros franceses usam o AdBlue. Eu conheço quem tenha um Mazda de 2018 diesel e não tem isso.

  8. Boss says:

    A ureia é uma substância produzida principalmente no fígado, sendo que, após ser metabolizada, é filtrada pelos rins e eliminada através da urina e do suor.
    Escusado será dizer que basta urinarem para dentro desse depósito e têm o problema resolvido! Sigam-me para mais dicas!

    • Louro says:

      Boa dica…
      Até agora tenho andado a rir da malta dos carros a combustao porque andam a chorar por causa do preco dos combustiveis, agora vou rir quando vir a malta a urinar para dentro dos depósitos…

      Já estou a imaginar, eu a passar por eles no meu electrico em silencio, e buzinar quando chegar ao pé deles hahahaha

      • Renato says:

        Eu vou me rir quando o senhor não puder carregar o seu carro ou o carregamento devido ao preço da energia ficar tao ou mais caro que um a combustao

        • RC says:

          Quando isso acontecer os combustíveis aumentam também, não sabe que os combustíveis dependem e muito de electricidade.

          Além disso eu preocupava me com a conta de luz la em casa, é que ela é muito mais que a do carro eléctrico.

        • ZeMariaPT says:

          E eu rio-me dos dois a pagar cêntimos por GPL 🙂

          • RC says:

            Cêntimos ? Paga um pouco que a diesel.

            Cêntimos pago eu daqui a 3 anos quando os painéis solares estiverem rentabilizados, aliás 0 cêntimos. Não, deixamos uns cêntimos para a manutenção que sou eu que faço. Uma limpeza de mês a mês . 😀

        • Dinis says:

          Qual preço? O Sol é para todos e com painéis gastas 0 a carregar o carro…
          Em minha csa já cá cantam… Só faltam uma baterias para borrifar-me para as “EDPs” deste país…

          • RC says:

            Já fiz isso, mas ainda estou ligado, como tenho há pouco tempo, ainda estou na fase de deixar passar 1 ou 2 invernos para ver se dá realmente para desligar.

          • João says:

            Não podes livrar te do ramal da EDP.

          • RC says:

            Pode sim, porque não pode ? é obrigatório ter a EDP às costas ?

          • Dinis says:

            João posso sim. Já vendem baterias em Portugal e já é legal auto produzir.
            Posso não querer tirar o ramal para ter energia de backup. Mas com ventoinhas ficas totalmente independente (se puseres “10” baterias da tesla também. É difícil ficares muito mais de 3/4 dias sem sol em Portugal).

          • RC says:

            10 baterias ou 10 modulos tesla ?

            Não sei qual o seu consumo, eu tenho a bateria de um carro batido, que tem 30 kwh, vou deixar passar o inverno para ver realmente posso desligar da rede, em termos de backup pondero um gerador a gpl.

          • Dinis says:

            RC: Essa bateria é muito melhor que a power wall da tesla que só tem 13.5 kWh máximos.
            E qual é o pico máximo? O powerwall da Tesla mais fraco tem 5 kW contínuos e 7 de pico…

          • RC says:

            Na verdade são 2 baterias, é uma bateria de um veiculo electrico antigo em que fiz um upgrade, uma carrinha com 23 anos, tinha 19 na altura, levou uns modulos de um tesla model s. A bateria velha tinha cerca de 14 kwh uteis, depois arranjei mais uns modulos de um carro também ele batido e juntei tudo. Agora tem +- 30 kwh.

            De pico não sei ao certo, está ligado a um sistema solar de 4.5 kw e a um inversor hibrido de 5kw.

      • Renato says:

        E já não vamos falar do preço dos eléctricos.. Coloco gasolina durante alguns bons anos

  9. Alex says:

    Os motores i-dtec da Honda com norma Euro 6 não usa! Top!

    • RC says:

      Por isso mesmo foram descontinuados.

      • Alex says:

        Olhe que não, olhe que não, olhe que não…
        Se a Honda quisesse seguir o caminho mais fácil teria incluído o adblue, como a grande maioria das marcas. Mas não, alterou o motor para cumprir a norma.
        A norma Euro 7 é que veio para acabar com os diesel!

        • RC says:

          Olhe que sim, é um facto:

          https ://observador.pt/2019/09/25/honda-acaba-com-diesel-na-europa-mas-nao-so/

          • Alex says:

            Como eu disse: a norma Euro 7 veio para acabar com os diesel e à Europa só interessa os elétricos, independentemente da poluição que pode gerar noutros países. Mas onde eu queria chegar era ao Adblue – a Honda nunca quis introduzir nos seus motores – melhorou-os e cumprem as normas enquanto os outros com o aditivo, enfim…

          • RC says:

            Não veio, os fabricantes é que não conseguem fazer melhor, tanto que é a 7, ou seja, houve 6 antes.

            E não, não querem eléctricos, querem carros de baixas emissões, e sim tem a ver com a poluição global em todos os níveis e noutros países, por isso escolherem os eléctricos. Os a combustão também fazem noutros países, não tem cá petróleo pois não ?

            Não precisa de inventar, os ambientalistas fazem o trabalho deles, a não ser que seja um.

            A honda foi experta, como a procura por carros a diesel estava a diminuir, preparou-se para outras vertentes onde tem o seu mercado sem andar a gastar milhões com adblue’s e adtretas.

            Sim, melhorou os a gasolina, que não precisam de adblue para cumprir as normas.

          • Opiniões da treta says:

            Para deixar-mos de poluir temos de voltar às cavernas, comer o que a natureza nos dá, matar os animais com um pau afiado e largar toda a tecnologia que nos faz feliz!
            Não há milagres!

          • RC says:

            E quem disse que é para deixar de poluir ?

  10. RS says:

    Em último caso vai água destilada para o depósito AdBlue.

  11. Jon says:

    Que é isso? Nnc ouvi flr nem nnc meti uma gota desse produto

  12. justino says:

    Modernices sem qualquer utilidade.

  13. Vasco says:

    Os carros individuais são o lado menos importante do problema. Todos os camiões modernos usam adblue, e aí sim, a questão torna-se bastante aborrecida e adquire outra dimensão. É que sem camiões a circular coisas como as batatas que se compram nos supermercados vão começar também a escassear.

  14. Eccamilo@netcabo.pt says:

    Sem problema. Mija-se para o depósito.

  15. André says:

    E primeiro acaba a UE antes dos diesel

  16. Dinis says:

    Eu tenho uma pergunta: Se não se puser adBlue o carro deixa de andar?
    É que se não deixa de andar estou a ver muita gente deixar de pôr e pronto…

  17. B@rão Vermelho says:

    Não sei se sabem mas é possível o carro andar sem adblue, basta desabilitar na Centralina, o carro não pode e receber atualizações, tenho alguns colegas todos com carros da marca Peugeot e com problemas no deposito de adblue e como só se vende o conjunto deposito e bomba e são caros e como pelos vistos o adblue é corrosivo o problema vai voltar a acontecer a solução é desabilitar.

    • o consciente says:

      1) o carro se andar sem adblue não está a cumprir as normas (da vistoria e da saúde)

      2) os peugeot têm problemas no adblue NÃO porque é corrosivo, mas porque a peugeot NÃO meteu uma válvula no depósito e passado uns tempos no depósito e queima a bomba!!! Há vários países que obrigaram a peugeot a pagar multa e a substituir todos os defeituosos por correctos para toda a vida (ou seja, enquanto houver conjuntos defeituosos).

      Versão Portugal: a peugeot NÃO faz nada, obrigada o coitado do cliente a pagar e ainda dá a impressão que a culpa é do adblue. E ainda acham que as normas estão aí para chatear a malta e que é fixe contornar. Enfim…o habitual de países limitados.

      Eu e vários do meu trabalho têm Audi com adblue (modelos diversos), já percorremos centenas de milhares de km e zero problemas.

      • Dinis says:

        O português não quer saber de normas… quer saber se o carro anda ou não… Ou achas que os chaços que andam para aí passavam a inspeção se isto fosse um país sério?

        • Metal says:

          Não vás tão longe.
          Dou-te o exemplo.
          Tenho um BMW 2002 a Gasolina aquilo bebe 13/14 aos 100km manda manda CO que até doi nos olhos e é isento de iuc.
          Depois um citroen 1.6cc HDI com FAP paga 165€ de IUC.
          É um país super normal.

  18. Sigsegv says:

    Desculpem lá, mas não basta urinar numa garrafa e misturar um pouco de água? É que tanta coisa para comprar mijo?

    • RC says:

      É isso tudo, até lhe sugiro que crie um negócio, em vez de as pessoas pagarem para ir a uma casa de banho pública, você paga para as pessoas mijarem para si.

      😀 😀

  19. Zezinho says:

    Bla bla bla sempre a mesma conversa da treta dos papa-pilhas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.