Stellantis vai lançar um carro elétrico abaixo dos 25 mil euros
Ainda se ouvem vozes a vaticinar que o novo mercado dos carros elétricos não vingará. Contudo, a realidade dá provas que é exatamente ao contrário o sentido da evolução. Para cimentar mais este novo paradigma, a Stellantis quer atrair os consumidores com veículos elétricos (VE) mais acessíveis, como o novo Fiat com um preço abaixo de 25.000 euros.
Carros elétricos abaixo dos 25 mil euros irá atrair mais clientes
Para competir com outros fabricantes e conquistar uma fatia maior do mercado de VE, a Stellantis partilhou que está a desenvolver um segundo elétrico com um preço mais baixo inspirado no Panda da sua submarca Fiat. Espera-se que o novo Fiat elétrico chegue com preços inferiores a 25.000 €, mas só em 2024.
A notícia de hoje é uma das várias estratégias que a empresa multinacional Stellantis está a adotar não apenas para permanecer relevante numa indústria que acelera em direção à eletrificação, mas também para se destacar nela. Muitas vezes apontada como estando a atrasar a eletrificação, a Stellantis tem ultimamente feito movimentos para realmente competir globalmente.
Rumo à eletrificação das suas marcas, a Stellantis criou recentemente uma empresa com a Foxconn. O objetivo é produzir semicondutores para veículos elétricos, conseguindo assim desenvolver uma nova plataforma dedicada a veículos elétricos para marcas globais de VE, como a Jeep. Além disso, a empresa referiu haver já planos para uma segunda unidade de fabrico de baterias para veículos elétricos nos EUA, em conjunto com a Samsung SDI.
Fiat Panda elétrico vai competir com a Dácia e BYD
Segundo a Bloomberg, a Stellantis tenciona introduzir um segundo veículo elétrico de preço acessível na sua gama, sob a marca Fiat, dentro de um ano. De acordo com o CEO da Fiat, Olivier François, o novo veículo elétrico terá um preço inferior a 25.000 euros e seguirá as sugestões de design do Panda apresentado na imagem acima.
François também afirmou que o novo Fiat EV desafiará o Dacia Spring da Renault. Outro alvo poderá ser o número crescente de veículos elétricos da BYD na Europa, como o Atto 3. Se e quando chegar, o novo Fiat elétrico juntar-se-á ao e-C3 da Citroen, submarca da Stellantis, como o segundo modelo VE com preço abaixo dos 25 mil euros.
Estas são algumas propostas que o mercado começa a ter disponíveis. A luta pela oferta será interessante, 2024, sobretudo, será um ano onde várias marcas querem deixar o seu cunho no mercado dos elétricos, mas algumas já levam vantagem.
Este artigo tem mais de um ano
25 mil euros e deve ter uma autonomia de 25km… Depois precisa-se de ter 2 carros, para quando é para fazer viagens grandes.
O Dacia Sprint tem 25 kms de autonomia ?
Eu acho que deu para perceber a questão dele. E tu também percebeste. Atualmente quanto mais barato é o carro menos autonomia tem. E se formos por essa ordem de ideias, por 25 000, deve ter uma autonomia da caca. Está bem que é barato, mas se a autonomia for de 100 ou 150km, quase ninguém o irá comprar. Ou é muito caro e ninguém compra, ou não tem autonomia minimamente decente e ninguém compra.
Para andares dentro da cidade não chega?
Fazes todos os dias mais de 100km?
Isto é como tudo, há quem compre carros com 400 cv e só vai de casa trabalho e trabalho casa e passa mais de metade do tempo em para arranca.
À que comprar um carro para as tuas necessidades e não para mostrares aos outros.
Mem quem compra VE é só por vaidade ou mania de superioridade nem quem só pode compara veículos a combustão é contra a mobilidade elétrica
E só andas dentro da cidade? Se quiseres ir fazer uma viagem tipo Porto Algarve, demoras 2 dias a chegar, com tanto carregamento que é preciso fazer. Ou compra um carro para andar na cidade e outro para as viagens longas?
Aluga, sai mais barato que comprar um carro maior só para usar uma vez por ano.
Nem por isso, há carros maiores e mais caros que o dacia spring que têm menos autonomia.
Eu tenho dois carros:
Um EV que é o carro principal e um a gasóleo que é o carro secundário e que só faz viagens de mais de 200km duas vezes por ano e está encostado ao fim de semana…
Para os portugueses o limite de preço de um carro para a classe média assalariada são 20 mil. Daí para cima só para a burguesia exploradora. Os portugueses são miseravelmente pagos e em igualdade de trabalho e horas um português leva para casa menos de 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês. Experimentem aí vender um panda a 75 mil na Holanda.
Desculpe mas vc parece estar como os da anedota…
– Quem está contra os ricos?—o Grunho
– Quem gostaria de ser rico?—o Grunho
Eu também sou limitado intelectualmente como tu tenho três trabalhos para pagar a casa e os carros vai trabalhar e poupa malandro!
Então és mesmo limitado intelectualmente, porque se não fosses percebias que não é a trabalhar para pagar carros que se poupa. É não os comprando, ou comprando ao mais baixo preço possível.
E já viu a produtividade de um holandês ou de um dinamarquês comparativamente a um português? Já viu a carga fiscal que incide sobre o trabalho na Holanda ou Dinamarca?
Um padeiro holandês ou de um dinamarquês cozem a mesma quantidade de pães que um português, um professor ensina a mesma quantidade de crianças, e um polícia português até multa muito mais carros. E no entanto todos levam para casa mais do triplo do português. A carga fiscal que incide sobre o trabalho deve-se ao facto de o IRS de Portugal ser uma farsa montada em cima das folhas de pagamento que os patrões mandam para as finanças. Quem não tem um patrão a mandar para lá a folhinha preenche como quer a declaração de rendimentos, e depois ou fica isento, ou dá uma esmola simbólica ao estado. O resultado é ser todo pago pelo trabalho dependente e a burguesia exploradora ficar isenta. Há perdedores a pagar o dobro do que deveriam para os ganhadores pagarem zero.
RIP Tesla.
RIP Stellantis
https://pplware.sapo.pt/motores/sera-que-e-este-o-novo-tesla-de-25-mil-dolares-que-a-marca-esta-a-preparar/
LOOOOOOL
Não, a Tesla parece estar mais forte porque partiu em primeiro. Vai ter os eu mercado cada vez mais forte, à medida que os outros fabricantes colocam no mercado os seus produto elétricos e acabam com os térmicos. Está com a visão vesga sobre vários temas jovem.
A competição é pelo total mercado de veículos. A Tesla vai continuar a crescer à medida que as pessoas compram cada vez mais elétricos e menos de combustão.
O mercado de EVs vai crescer exponencialmente, portanto há espaço para a Tesla crescer e outras marcas também.
Quando sair o Modelo S Highland por menos 5k que o modelo atual eu quero ver os construtores europeus a chorar. 25k por um carro do segmento b são 10 k a mais do que deveria ser o preço base!
Ou o quando chegar o Model 2 (rumores apontam para um preço de €18.000), que é um veículo mais compacto e o mais barato da marca…
É este o caminho e tem de ser, se querem massificar.
Quando for possível comprar um segB generoso ou segC por estes valores o mercado vai realmente mudar.
Até la, vamos vendo as empresas e a classe média alta e alta de VE.
A Stellantis nem os problemas sistémicos e endémicos dos carros a combustão consegue resolver… quanto mais meter-se nos elétricos…
Desde logo, a famosa correia de distribuição embebida em óleo que só tem dado problemas, ás correntes de distribuição com uma espessura inferior á necessária, depositos de adblue com defeitos de conceção e construção.
E quem paga os erros da marca? Pois claro está o cliente.
Realmente as marcas Italianas em relação a problemas elétricas sempre foram bem conhecidos e complicados de resolver.
É por não conseguirem resolver na combustão que estão a apostar no elétrico ! Aguardemos !
Os problemas dos carros a combustão da Stellantis servem para aumentar a facturação em reparações. O volume de negócios dos concessionários faz-se com os carros que avariam, não com os que duram. E quem sofre são os clientes. Mas é para isso mesmo que eles servem: para encher as caixas registadoras e “viabilizar” o negócio dos concessionários.
se fizerem 20 mil de desconto posso considerar ter uma coisa dessas, senão a bem do ambiente é melhor manter um usado a gasolina
Façam é o Citroen Oli.