Intel: CPUs Alder Lake de 10 nm podem chegar já em setembro
Apesar de ser a fabricante que ainda domina o mercado, a Intel tem perdido a força e a confiança dos clientes. O motivo deve-se ao facto de a marca norte-americana ainda se manter 'presa' ao processo de fabrico de 14 nm, numa altura em que está a todo o vapor a produção em 7 nm e 5 nm e já se começa a preparar a litografia de 3 nm.
No entanto parece que isso está prestes a mudar. A marca confirmou que os CPUs Alder Lake vão chegar este ano e é possível que já sejam produzidos no processo de 10 nm. Os rumores apontam setembro como o mês de lançamento destes novos processadores.
Parece que a fatídica realidade da Intel, de não conseguir avançar no processo de fabrico, tem os dias contados. Recentemente noticiámos que os processadores da marca californiana vão começar a ser produzidos pela gigante taiwanesa TSMC já este ano. Por outro lado, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que o processo de 7 nm da empresa está a ir muito bem.
Mas 2021 poderá já ser o ano que marca a reviravolta para a Intel.
CPUs Intel Alder Lake chegam este ano e podem estrear os 10 nm
Bob Swan, CEO interino da Intel que em breve deixará o seu lugar para Pat Gelsinger, confirmou que a fabricante já está a finalizar a produção dos processadores Alder Lake. O executivo garante que o processo está a seguir os prazos esperados e o fabrico em grandes quantidades deve acontecer na segunda metade deste ano.
Segundo Swan:
Conforme olhamos para o futuro, ficamos empolgados com as capacidades que vamos levar aos consumidores com o Alder Lake para mobile (portáteis) e desktops e com o Sapphire Rapids para os data center. Estes produtos tiram toda a vantagem da nossa tecnologia de processo Enhanced SuperFin e numerosas melhorias arquitetónicas (...).
Os novos CPUs Alder Lake devem então já ser os primeiros a trazer o tão aguardado fabrico na litografia de 10 nm. E esta é uma mudança importante, nomeadamente para que a Intel recupere a confiança dos consumidores e esteja novamente na corrida, embora ainda um pouco atrás da concorrência.
Em 2015, a Intel prometeu este processo de 10 nanómetros, no entanto parece que este só vai chegar passados cinco anos.
Vamos habilitar os Alder Lake para desktops e notebooks para a produção e começar o aumento de volume na segunda metade de 2021, e esperamos que a qualificação para a produção do Sapphire Rapids aconteça no final de 2021.
Bob Swan
Desta forma, se os novos CPUs forem fabricados em 10 nm, então também podem ser os primeiros a tazer mais de quatro núcleos.
Algumas fontes indicam ainda que o lançamento dos Alder Lake acontecerá no mês de setembro. No entanto, antes disso, a Intel irá lançar mais uma geração de processadores de 14 nm, designada de Rocket Lake.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Que “já sejam produzidos em 10 nm” ?! Se dissessem 7 ou 5 nm aí entendia, agora em 2021 o processo de 10 nm é “velho” e os 14 nm (a maior parte da linha Intel) arcaicos!
Ora, se a Apple que tem pouca história em chips e já anda nos 5nm e quase todos os outros importantes (Qualcomm, AMD, Nvidia, Huawei, etc) conseguem ter chips a 7 nm já desde há algum tempo (ainda que a maioria via fábrica externas), a Intel “dinossauro” ir “já ter” a 10 nm é uma grande gargalhada.
PS: a Intel já fabrica a 10nm há um par de anos e os 10 nm da Intel equivalem grosseiramente a 7-8 nm na Samsung / TSMC; além disso os “nm” são apenas parte da equação, há muitos outros factores. Mas a Intel ainda está a melhorar os seus 10 nm (~ 7nm TSMC) e já os outros andam todos em 7 a passar a 5 nm e alguns a testar 3 nm (ex: Apple) para não falar que a arquitectura Intel x86 é muito pouco efectiva.
Eu passei de um PC e chips bons Intel (topo de gama i7 e gráfica gtx Nvidia, ssd NVMe) a um Mac Mini M1 e curiosamente nunca se liga a ventoinha e em edição de vídeo e foto é muito mais rápido…e silêncio… Só jogos é que não funcionam todos e o Apple M1 só se compara a uma gtx 1050 Ti o que comparativamente a uma 1080 ou rtx 2060 fica no escalão de baixo. Mas jogo tomb raider e muitos outros a excelentes resoluções e qualidade; para o resto tenho um portátil Intel e gráfica Nvidia que parecem um aquecedor mas corre o resto.
Vale a pena comprar um portátil legion 4800h com gtx 2060 por 1200 euros ou esperar pelo 5800h e 3060?
Eu esperaria pelo 6800h e 4060.
7800h e 5060 está para breve.
Eu ouvi dizer que 8800h e 6060 está ao virar da esquina.
mais um bocadinho e compravas um 9800hx com gtx-plus 7060 por 300 paus.