PplWare Mobile

“Rendimento elevado universal”: como o robô humanoide da Tesla promete ser game changer

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. B@rão Vermelho says:

    Quer gostemos ou não a Tesla veio movimentar as águas no mercado automóvel e isso é indesmentível, vamos ver se consegue também fazer o mesmo nesta matéria.
    Lá o ser humano vai ter de se reinventar mais uma vez, as empregadas domesticas, os trolhas da construção civil, e tantas outras profissões podem estar com os dias contados, qual quer dia passamos os dias na praia e as máquinas a trabalhar por nos, não vai ser no meu tempo seguramente mas já tivemos mais longe deste senário.

    • Tug@Tek says:

      Se assim for será uma boa evolução. Mau será se assim não for!

    • portgu says:

      o problema das máquinas a trabalhar para “nós” é que a maioria da população deixa de ter poder para reivindicar o que quer que seja.
      Promessas de “Rendimento elevado universal” é atirar areia para os olhos, já que as máquinas e consequentemente a capacidade de produção, irão depender/pertencer a um número muito reduzido de pessoas, que será quem irá ter o poder sobre todos os outros.

    • Mr. Y says:

      Eu acho isso uma utopia.
      Alguns trabalhos que possam ser automatizados até entendo que possam ser feitos por robôs. Mas há profissões que nunca irão morrer porque nós, humanos, nunca iremos dispensar o contacto humano. Um exemplo disso são os cuidadores ou enfermagem que é sempre tão badalado. A grande maioria das pessoas não vai aceitar ser ‘tratada’ por uma máquina.

      • B@rão Vermelho says:

        @Mr. Y, tendo em concordar contigo, mas, repara que há um mas 🙂 provavelmente somos de gerações diferentes, eu sou dos anos 70, e na altura brincávamos horas e horas na rua, hoje em dia não é assim, pelos mais diversos motivos, por tanto há pessoas que são autênticos bichos do mato e depois somos ariscos às mudanças mas só no inicio, depois entranha-se.
        Há tempos estava a ouvir na rádio Observador alguém a explicar o “drama” que foi a quando da generalização da eletricidade, os vendedores de carvão de porta à porta fizeram “greves” na altura.

      • AlexS says:

        Eu infelizmente conheço muitos casos em que os cuidados humanos a pessoas idosas deixam muito a desejar para não dizer pior.

    • Rui says:

      Também acho que sim, só tenho pena que ao apostarem nisto tenham desistido dos carros vamos ficar entregues aos chineses porque os europeus é para esquecer

  2. cenas says:

    O que impede os patrões de fazerem o investimento inicial de adquirir 20 robôs e enviar os funcionários todos para o desemprego?
    O que acham que o Musk vai fazer nas fábricas dele?
    Rendimento elevado universal uma ova.

    • Azulnauta says:

      Desconfiar do “rendimento ELEVADO universal” é uma coisa, agora o “rendimento universal” vai ser uma realidade.

      O Musk sabe que se mandar esses 20 trabalhadores para a rua, eles deixariam de ter dinheiro para comprar os seus produtos certo?

      • Ruru says:

        Mas a maioria dos clientes de cada empresa não são os seus próprios trabalhadores, daí as grandes empresas não terem qualquer problema em despedir milhares de trabalhadores para reduzirem custos se o puderem fazer
        Rendimento universal teria que ser implementado pelo estado, mas para isso acontecer teriam que aumentar os impostos sobre as empresas… coisa que elas nao irão querer…
        significa que a grande maioria da população vai estar à mercê da boa vontade duns poucos, sem grande poder para mudar

  3. trolha says:

    Bla Bla Bla…mais arroz.

  4. Sail says:

    Fim da Tesla. Acho que ele deve começar a procurar emprego que pelo andar da carroça ainda vai expulso da SpaceX

    • Rui says:

      Expulso da spacex? Como? E quando a spacex é a maior empresa que existe a nível espacial que detem o monopólio dos lançamentos mundiais isso nem faz sentido

  5. Gringo Bandido says:

    Vindo do musk é de desconfiar no entanto rendimento universal garantido já devia ter sido implementado na USA nos 70s quando já se tinha percebido que o capitalismo não iria trazer emprego e bem estar para todos, enfim já vem tarde…

  6. Joe Doe says:

    Depois as maquinas vão crescer e fazer dos humanos escravos, não digam que não avisei.

  7. TiagoR says:

    Para quando pela substituição do seu mentor ?!

  8. Hugo Nabais says:

    Musk prevê um “futuro de rendimento elevado universal”…

    Elevado? Bom quem tiver dois dedos de testa, compreender minimamente a economia, e as humanidade perceberá que na melhor das hipóteses haverá um rendimento baixo universal!
    Será impossível haver muito para todas as pessoas no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.