Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo…no Pplware – 26
Função ORDEM
Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.
Como dica para hoje, vamos ensinar como trabalhar com a função ORDEM. Apesar desta função estar disponível no Excel 2010 para compatibilidade com o Excel 2007, esta função continua a ser de muita utilidade. A função ORDEM devolve a posição de um número, num conjunto de números. A ordem de um número é o seu tamanho em relação a outros valores de uma lista. (Se quisesse ordenar a lista, a ordem do número seria a sua posição.)
Sintaxe
- ORDEM(núm;ref;ordem)
- Núm - é o número cuja posição deseja localizar.
- Ref - é uma matriz de ou referência a uma lista de números. Valores não numéricos em ref são ignorados.
- Ordem - é um número que especifica como posicionar um número numa ordem.
- Se ordem for 0 (zero) ou omitido, o Microsoft Excel ordena o número como se ref fosse uma lista disposta por ordem descendente.
- Se ordem for qualquer valor diferente de zero, o Microsoft Excel ordena o número como se ref fosse uma lista disposta por ordem ascendente.
Observações
- A função ORDEM atribui a mesma posição aos números duplicados. No entanto, a presença de números duplicados afecta a posição dos números subsequentes. Por exemplo, numa lista de inteiros ordenada por ordem ascendente, se o número 10 aparecer duas vezes e possuir a posição 5, 11 terá a posição 7 (não seria atribuída a posição 6).
- Para determinados fins, poderá utilizar uma definição de ordem que tenha em conta empates. No exemplo anterior, poder-se-ia utilizar uma ordem revista de 5,5 para o número 10. Poder-se-á fazê-lo adicionando o factor de correcção seguinte ao valor devolvido pela função ORDEM. Este factor de correcção é adequado no caso da ordem ser calculada por ordem descendente (ordem = 0 ou omisso) ou por ordem ascendente (ordem = valor diferente de zero).
Factor de correcção para ordens de empate=[CONTAR(ref) + 1 – ORDEM(número, ref, 0) – ORDEM(número, ref, 1)]/2.
No exemplo seguinte, ORDEM(A2,A1:A5,1) é igual a 3. O factor de correcção é (5 + 1 – 2 – 3)/2 = 0,5 e a ordem revista que tem em conta empates é 3 + 0,5 = 3,5. Se o número ocorrer apenas uma vez na ref, o factor de correcção será 0, uma vez que a função ORDEM não teria de ser ajustada para um empate.
Exercício Prático
=ORDEM(A3;A2:A6;1) - Resultado: Posição de 3,5 na lista (3)
=ORDEM(A2;A2:A6;1) RESULTADO: Posição de 7 na lista (5)
Por hoje é tudo…esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
Outros artigos sobre Excel
- Operações básica: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MINIMO
- Actualização da formula de acordo com a linha e coluna
- Referências fixas
- Utilização de formulas e valores em várias folhas
- Destacar facilmente valores em Excel
- Dividir uma String (frase) em partes
- Função VLOOKUP (PROCV em Português)
- Converter formulas em números
- Criar listas de números aleatórios
- Funções lógicas do Excel: SE(), E(), OU()
- Adicionar totais a um gráfico de colunas empilhadas
- Formatar comentários
- Funções Financeiras (Funções PGTO() e TAXA())
- função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO
- Esconder informação na hora de imprimir
- Listas Personalizadas
- Preencher células em branco
- Mover, copiar ou colar os dados na sua folha de Excel
- Criar modelos de gráficos personalizados
- Adicionar dados a um gráfico
- Funcionalidades “escondidas” do Excel
- Definir Nomes para as células
- Função SOMARPRODUTO()
- Soma Automática
- Como lidar com datas num gráfico
Este artigo tem mais de um ano
Só mais um excelente artigo sobre Excel. Muitos parabéns.
Já que se falou em ordenar uma lista, pode usar-se a seguinte fórmula para ordenar no máximo 10000 elementos colocados na coluna A
=MENOR(A:A;LIN(1:10000))
Querendo ordenar por ordem decrescente pode usar-se MAIOR em vez de MENOR
Para evitar o aparecimento do erro #NÚM! pode usar-se a fórmula
=SE.ERRO(MENOR(A:A;LIN(1:10000));””)
OFF TOPIC:
A título pessoal faço algo deste tipo na empresa onde trabalho, tendo criado uma newsletter. Por isso gostava de saber se existe a possibilidade de dar aqui os meus contributos, fazendo chegar ficheiros, dicas etc.
Por exemplo ainda não vi aqui exemplos da funções ÍNDICE (index) e CORRESP (match, mas confesso que não pesquisei tudo.
🙂
obrigado;
Bom dia Sérgio,
Obrigado pelo teu contacto. Envia-me a informação para o meu e-mail ppinto[at]pplware.com 🙂
Abraço
Pedro estes lembretes de excel são muito nices..acho que devem apostar em muito neste topic..quem sabe passando uns videos de vez em quando…excel é o dia a dia de muita gente.. o mal é que muitas pessoas que utilizam o ecxel não se apercebem do potencial desta aplicação e apenas se limitam a fazer o básio.Um dia destes envio-te uma dica onde se utiliza calculo interactivo juntamente com as referências circulares..Porquê que não postas os créditos de quem partilha informação?
Boas. Sim isso de postar os créditos é uma excelente ideia.
Mas créditos de quê? não estou a perceber 🙂
@lupoalface
Boas lupoalface, obrigado pelas tuas sugestões. Quanto aos vídeos tentamos sempre fazer quando há tempo, pois é algo que demora o seu tempo. Em tempos até era um leitor nosso que fazia.
Quando a esta questão “Porquê que não postas os créditos de quem partilha informação?”,isto é relativamente a quê?
Abraço e fico a espera da tua dica.
Ppinto
O pedro coloca sempre o nome de quem lhe envia as dicas.
Quanto aos vídeos eu vou mostrando os exercícios, quando posso, feitos em LibreOffice calc, algo muito semelhante ao Excel, provavelmente em 90% dos casos, pois não tenho $ para comprá-lo, em uso o SO adequado.
Boas lupoalface,
Se te referes a esses créditos…neste caso sim..QUando os artigos não são meus coloco com todo o gosto o nome do autor. Este foi mesmo meu pois o João Pinto (Especialista Excel de serviço) não teve disponibilidade.
Abraço
Para a semana já voltam os meus artigos 🙂
Quanto aos vídeos, estejam arentos que devem surgir para aí novidades nesta área (e mais não digo) 😉
Ups…queria dizer atentos
Como prometido, aqui vão as novidades: abriu hoje o novo site da Microsoft para partilha de conhecimento, através da forma de pequenos vídeos, com um máximo de 120 segundos. Fui convidado para participar neste projecto, já à algum tempo, e tive a oportunidade de enviar vários vídeos de Excel para a comunidade. Estão disponíveis aqui: http://120segundos.net/videos/pesquisa?q=excel
Convido-vos a participar também nesta comunidade, criando os vossos vídeos e disponibilizando-os no portal da comunidade.
Aqui vai o vídeo da função Ordem e com o extra das sugestões do José Augusto. O vídeo tem as soluções para as folhas de cálculo M$Excel e LibreOffice Calc.
Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bJI99hkgD68&feature=youtu.be