TikTok vai ser banido dos EUA já neste domingo, dia 20 de setembro
Parece que os dias de atividade do TikTok nos Estados Unidos da América estão contados. Segundo uma nota emitida pelo governo de Donald Trump nesta sexta-feira, a popular aplicação chinesa de vídeos curtos vai ser banida dos EUA já neste domingo, dia 20 de setembro.
Mas não é só o TikTok o afetado. Também o conhecido serviço de mensagens chinês WeChat vai deixar de estar disponível para distribuição nas lojas de aplicações no país norte-americano.
TikTok e WeChat serão banidos dos EUA já este domingo
A popular aplicação TikTok será banida dos EUA já a partir deste domingo, dia 20 de setembro. A decisão foi tomada pelo governo de Trump, através de uma nota, emitida nesta sexta-feira, pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América.
Assim, depois dessa data, a aplicação chinesa, assim como o serviço de mensagens WeChat, deixam de estar disponíveis para os smartphones Android e iOS nos EUA. Em termos práticos, depois de domingo as apps deixarão de poder ser distribuídas nas lojas de aplicações nos Estados Unidos, como a AppStore e o Google Play Store.
Para além disso, as funcionalidades financeiras do WeChat já estão suspensas no território norte-americano.
O governo norte-americano diz que esta medida tem como objetivo proteger a segurança nacional dos EUA das supostas ameaças do Partido Comunista da China.
Trump já critica há muito tempo as práticas de privacidade do TikTok. Nesse sentido, os EUA acreditam que estas e outras aplicações chinesas são usadas, por exemplo, para espiar o país americano e usar os dados dos utilizador norte-americanos para fins indevidos.
Numa declaração à Reuters, o secretário do Comércio Wilbur Ross adianta que:
Tomamos medidas significativas para combater a recolha maliciosa de dados pessoais de cidadãos americanos por parte da China, ao mesmo tempo que promovemos os nossos valores nacionais, normas baseadas em regras democráticas e na aplicação agressiva das leis e regulamentos dos EUA.
Venda do TikTok ainda não se concretizou, mas a China está contra
Para evitar um possível bloqueio no país, o TikTok deveria ser comprado por alguma empresa. A Microsoft foi uma das interessadas, mas a oferta foi recusada pela ByteDance. No entanto a detentora da aplicação está ainda em negociações com a Oracle.
Por outro lado, a China já deixou bem claro que prefere fechar o TikTok do que vendê-lo forçadamente aos EUA. E assim, a ByteDance tem sofrido algumas críticas do seu país com a intenção de venda da app ao país rival.
Mas para quem tem estado atento a esta novela, então provavelmente esta decisão não é nenhuma surpresa. Donald Trump já havia ameaçado várias vezes, e o secretário Mike Pompeo confirmou que tanto o TikTok como outras apps chinesas seriam banidas dos Estados Unidos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: aplicações chinesas, App, Donald Trump, EUA, TikTok, WeChat
Que comédia… 😀
Estou a ver a vida andar para trás, daqueles que nem comem, só vivem para aplicação e tem milhões de seguidores! Que desgraça, tanto trabalho para nada lol
Até parece que não quem quiser não o vai conseguir obter…..
O aldrabão, propagador de noticias falsas…
Só os EUA é que não espiam ninguém.
O problema é que os EUA não gostam de ter “concorrência” no que diz respeito a espionagem e recolha de dados de cidadãos em todo o Mundo…
+1
+100
Inacreditável o país que mais espia o resto do planeta, por causa de um palhaço alaranjado, quer fazer com que uma empresa privada de outro país, que “provavelmente” espia também, seja vendida á força … Se isto fosse contado há 50 anos atrás ninguém acreditava !
hehehe,.. +1 que sofre de TDS de último grau,…
#FlyChina e fica la o grander líder do PCC, Winnie the Phoo receberá-te de braços abertos a ti e aos teus camaradas.
Muito Grande Trump, o melhor POTUS de sempre.
O gov americano deveria fazer uma réplica e chamar TikTokUS.
#TRUMP
Mais que sofre de cegueira selectiva…
Eu não sou a favor de longe da China, mas serem os EUA fazerem isto e só irónico e quase triste e demonstra bem o nivel baixo desta administração.
Haver pessoas que são a favor de qq dos lados só revela amnesia selectiva de facto
Era isso tudo banido e o Trumpalhadas banido das redes sociais.
hehehe,.. +1 que sofre libtards que sofre de TDS
Eu pessoalmente não gosto do Trump, mas fica tudo indignado com TikTok banido da América.
Mas a China tem facebook banido há anos, google só foi permitido na china desde que a google compactuasse com a censura, e outras tantas app, a China é na boa pode tudo.
A europa devia abrir a pestana e para bem dos cidadãos chineses que aquele país caminhe para uma democrqcia, e não um país que o presidente sonha vir a ser o país mais poderoso a custa de escravizar a maioria do povo, mais que não respeitam as regras do mercado internacional, e fazem concorrência desleal a outras economias.
Sim, não tenho nenhum problema com o fecho ou bloqueio do tik tok, agora serem obrigados a nacionalizar ou vender é um abuso de poder de todo o tamanho e haber pessoas que não percebem que são com pequenas mudanças que se forma uma “revolução” é grave. Isso ou acharem que os EUA se preocupam com mais alguém fora eles mesmos
O mais engracado ‘e que o Facebook, Instagram,etc tem acesso a mais dados no telemóvel e espia bem mais do o tiktok! No entanto não ha crise
É permitido facebookn instagram na China? Ninguém fica indignado com a ditadura e censura que existe na China, com a falta de direitos do povo daquele país, tenham vergonha na cara.
A América pode ter defeitos como todos, nem é um sistema que eu goste, mas a china esta bem mais atrasada em direitos humanos, e devia ser com isso que nos deviamos indignar.
O povo só se indigna com clubismos e parvoíces afins.
Ah e tal a China é uma ditadura e proíbe as nossas aplicações.. Nós os EUA que somos o simbolo das sociedades desenvolvidas e da democracia, como neste momento não sabemos como fazer mais e melhor (jã não somos a “great america”), siga dar ban também que é mais fácil assim, fazer como fazem ali na ditadura ao lado.. é erradao mas que se fod*.. eles fazem, nós também fazemos!! E pronto, é a isto que chegaram os grandes EUA LOL
Ora aí está o que é!
Incrível como se for não americano é espionagem mas se for americano é a questão de segurança nacional
Blah, como se a única maneira de obter uma app fosse na playstore ou Apple store.
O que não faltam são sites a fornecer essas aplicações por outras vias…
Se banissem do Brasil é que era serviço. 90% do lixo desaparecia. Há filtros por país?
Acredito q exista problemas mais importantes aqui no Brasil do q um simples app inofensivo…
Pena que a vossa resolução seja: fugir para Portugal ao invés de lidar com eles.
Um pais proibindo uma empresa de comercializar um produto??? Ora, Ora, nos vemos na Correa do Norte ou em Cuba, eu acho….
Ou na China ?
Lá esta mais um indignado, que certamente defende tudo que vem da china, o país onde facebook, instagram é proibido… há google mas com censura, mas ta-se bem, onde a população não goza nem de metade da liberdade dos americanos, mas aí ta-se… Hipocrisia
Não vejo ninguem defender o governo da China. Vejo sim, é pessoas indignadas, e bem, por os EUA descerem tão baixo como o PCC. Quando não se sabe mais e melhor, é que se tomam medidas como esta, de banir produtos. Os EUA que todos conhecemos em tempos, jamais teriam um acto tão podre e que apenas demostra FRAQUEZA.. Não é por acaso que tanto a China como a Rússia de tudo farão (mais uma vez) para que o Trump seja reeleito…
Não concordo com esta justificação, mas irrita-me o facto de o TikTok estar sempre a solicitar o número de telemóvel para visualizar os vídeos…
Fala serio coitada da charli d melio …poxa
Grande dia