UE ameaça Elon Musk com sanções por ter suspendido as contas de jornalistas
Elon Musk já assumiu a chefia do Twitter há algumas semanas e a forma como tem pegado no leme será, para muitos, questionável. Se ontem lhe dissemos que o milionário estava a bloquear jornalistas da rede social, hoje, dizemos-lhe que a União Europeia (UE) está a ameaça-lo com sanções por causa disso.
O aviso foi feito, claro, através do Twitter.
Conforme vimos aqui, Elon Musk decidiu suspender a conta no Twitter de vários jornalistas, colaboradores de meios de comunicação como New York Times, CNN e Washington Post, que escreveram sobre si, bem como os perfis daqueles que incentivaram o uso do Mastodon.
Na sequência dessa suspensão em massa, a Comissão Europeia enviou uma mensagem a Elon Musk. A UE avisou, de forma clara: caso a liberdade de expressão e de imprensa não sejam respeitadas, serão aplicadas sanções à rede social.
A comissária Věra Jourová avisou Elon Musk relativamente à Lei dos Serviços Digitais da UE, que exige respeito pela liberdade de imprensa. Esta aplica-se igualmente ao Twitter que, caso queira continuar a funcionar na Europa e não ser sancionado, terá de rever as suas ações.
Num tweet, a comissária da UE foi bastante clara sobre as ações do Twitter e, sobretudo, sobre como a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão estão a ser restringidas sob critérios totalmente circunstanciais.
News about arbitrary suspension of journalists on Twitter is worrying. EU’s Digital Services Act requires respect of media freedom and fundamental rights. This is reinforced under our #MediaFreedomAct. @elonmusk should be aware of that. There are red lines. And sanctions, soon.
— Věra Jourová (@VeraJourova) December 16, 2022
Apesar da ameaça feita no Twitter, ainda não há uma investigação formal conhecida a abordar o Twitter ou o próprio Elon Musk. Contudo, já não será uma surpresa se ela surgir.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“caso a liberdade de expressão e de imprensa não sejam respeitadas, serão aplicadas sanções à rede social.” LOOOOL. Hipocrisia ao mais alto nível! E o que se passou nos últimos 2 anos foi o quê? Qualquer um que escrevesse no Twitter sobre terapias antivirais eficazes ou sobre os efeitos adversos da injeção sagrada ficava com conta suspensa por “desinformação”, inclusivamente médicos e investigadores conceituados só porque se atreveram a ir contra a narrrativa. Onde estava a preocupação com a liberdade de expressão nessa altura? O mundo ocidental está transformado numa palhaçada pegada, acho tanta piada quando se armam com a atitude de “holier than thou” quando se trata da Russia e do Putin…
++1
Outra vez arroz!
Doença.
Outra vez a mesma conversa?
Onde estão as provas dessas terapias antivirais eficazes? Quando é que se escondeu que as vacinas não tinham efeitos adversos?
O resto é a lenga-lenga do costume…
+1
-1
A liberdade de expressão não significa que possas criar fake news pois estás a cometer um crime de difamação. A liberdade de imprensa é algo consagrado nas leis nos EUA como na UE e suspender as contas de jornalistas é uma clara violação da lei.
EU é um bando de hipócritas, burocratas, ladrões.
Liberdade de imprensa na UE ? Existe se seguir a cartilha em vigor. De resto é banido por ser discurso de ódio, negacionismo ou propaganda Russa.
+++1
+1
Ele está-se nas tintas.Ora,ora…
Jornalistas ou vasalos dos EUA e da EU? É que existe uma diferença entre jornalismo e o lixo propagandista com que os media Europeus e Americanos andam a bombardear a população.
Aliás… Agora é moda ser-se obrigado a ter a mesma opinião que certos politicos querem forçar a todo o custo, tipo: LGBT+DVDRGBHD, fazer crer que pedófilia é algo “normal”, ser trans qualquer coisa (Ou simplesmente coisa) é positivo, etc, etc..
Que confusão vai nessa cabeça…
Não é confusão, é arealidade. Para alem disso, o twitter explicou bem o porquê da suspensão das contas deste jornalistas. Infelizmente, estes meios de comunicação apenas estão a apresentar as noticias pela metade.
Quanta hopocrisia…
A Hipocrisia da UE então e as mentiras e censura patrocinada pela UE ?
O que vale é que tambem esta organização mafiosa tem os dias contados.
A UE ainda não percebeu que ninguem a leva a sério. E so lembrar o desespero do macron a telefonar ao putin e do outro lado so se ouviam risos e gargalhadas e acabou na invasao da ucrania e no covid na europa. A UE acabou, o tempo de China e Emiratos Arabes dominarem o mundo chegou. Preparem se
Acho que não percebes que a UE pode acabar com o Twitter na UE basta querer. Quem diz o Twitter diz também o Tik Tok (já devia ter proibido isto), YouTube, Facebook (rede para os idosos e impresas) entre outros.
Que hipocrisia! Só porque diziam que Trump era o Deus na terra, que o mundo não era redondo, que o covid era uma forma de os ricos comedores de crianças controlarem o mundo através de chips 5G foram bloqueados e agora não se pode bloquear jornalistas. Que hipocrisia!
Quem vai governar o mundo é o Trump, Putin e Xi Jinping! Habituem-se!
Se isso acontecer estás frito nunca mais dizes asneiras e ficas sem uma das tuas refeições.
e uma guerra entre a direita e a esquerda sendo que esquerda controla 95 por cento da comunicao social mas falta a internet por isso tanta guerra o musk e so mais um no meio dessa guerra
A esquerda domina controla 95% da comunicação social, mesmo quando esta pertence na sua grande maioria ao grande capital. Deixa-me adivinhar, para ti a esquerda significa tudo que não concordas, o que inclui pessoas de direita mais moderadas.
Olha para Portugal. O Expresso é do Balsemão, que é de direita, mas quem é que o controla? O irmão do Toino…
O primeiro problema é, o PS é um partido neoliberal, não é de esquerda. Por alguma razão este sempre praticou medidas neoliberais como por exemplo a destruição de serviços públicos para mais tarde serem entregues ao desbarato a privados, bem como o uso de dinheiros públicos para salvaguardar capitais da grande financeira,…
O segundo problema é, mesmo que Ricardo Costa fosse de esquerda este escreveria o que a administração lhe manda. Ou pensas que ele tem carte blanche para esquecer o que quiser e bem lhe apetecer, nomeadamente ir contra os interesses da administração?
Pelos artigos que se têm visto, acho que não quaisquer duvidas sobre isso…
Tendo em conta o teu comentário, também não tenho quaisquer dúvidas que estejas neste momento a usar um chapéu de latão.
Exacto, como eu não concordo com a tua opinião, uso chapéu de latão, alinho em teorias estapafurdias e outras coisas que tais. É esse o verdadeiro problema, é a incapacidade de aceitar opiniões diferentes, principalmente quando elas estão bem à vista, e não me esto a referir a teorias sobre vacinas, 5G e outras alucinações.
Não estamos a discutir opiniões, mas sim de factos. A esquerda no domínio socioeconómico é caracterizada pelo estabelecimento de justiça social usando políticas de redistribuição económica e social, muitas das vezes anti-capitalista. Consegues-me encontrar um único artigo de Ricardo Costa que peça o fim do sistema económico actual, sistema este que permite aos seus patrões estarem no topo. Se sim, tiro-te o chapéu. Se não, continuo a dizer que estás em território de teorias de conspiração. Em que os patrões são de direita, mas os trabalhadores são de esquerda e fazem o que lhes vai na real gana na empresa que não lhes pertence.
Podem não ser artigos do Rocardo, mas se fores ver, a maior parte dos artigos do expresso sçao tendencialmente de esquerda, aliás, como a maioria dos artigos dos jornais portugueses, com exceção do Observador e do Diabo. O Publico, então, até dói, ver a agenda deles.
Aí está o teu problema. Tal como disse em cima ao Gervásio, estás basicamente a dizer que esquerda significa tudo aquilo que não concordas. Se for de direita, mas mais moderado, então certamente é de esquerda. Se estivermos a falar de temas sociais que saem fora do âmbito do sistema económico, como direitos de mulheres, homossexuais, pessoas de outras nacionalidades,… então definitivamente é de esquerda. E por aí fora. No entanto esquerda e direita está relacionada com capital. Vamos lá então estender a tua possibilidade de escolha a qualquer artigo contemporâneo, que não seja de opinião, escrito num meio de comunicação dominante que possa ser considerado anti-capitalista. Mais uma vez, se o fizeres, tiro-te o chapéu.
Pronto, admito, sou um grunho, acefalo que não sabe pensar, que segue teorias da conspiração e que todo o mundo está contra mim.
Ganhaste, o mundo é perfeito e a esquerda não controla a comunicação social.
Quando as pessoas não têm factos que suportem o que afirmam, invariavelmente recorrem a sarcasmo, ou outras táticas de distração, como falácia de pista falsa. Eu já sabia que seria difícil ter um discurso racional com alguém decidido a negar factos, mas quando recorres a falácias em vez de factos como forma de defesa, não existe qualquer propósito para continuar a conversação. Isto porque sei que se for preciso até negas que a realidade é real apenas para defender a tua posição. Passa bem.
Morador, olha
|||
|||
.. ||| ….
… …..
Para ler com mais pormenor e também por ser uma exclente análise da @confusão na EU, nomeadamente ter duas caras. Um exemplo gritante, não se ouviu a UE na miséria da censura no Brasil…que continua.
https://paginaum.pt/2022/12/16/karma-is-a-bitch-jornalistas-mainstream-em-choque-porque-sofrem-censura-no-twitter/
O Brasil não faz parte da UE portanto não há razão para intervir na política interna do Brasil. Só interessa os jornalistas europeus e que os jornalistas brasileiros que se safem sozinhos.
“+1”
O comentário mais inútil da internet.
You may resume browsing.
Ai está uma das aberrações da humanidade:
O capitalismo selvagem
A outra é o comunismo.