Pânico entre os anunciantes do Facebook: a eficácia dos anúncios do iPhone cai a pique
Com o iOS 14.5, a Apple lançou uma medida que passa aos utilizadores o controlo dos seus dados de visitas online. Era este cenário que o Facebook, assim como outras empresas, tinham receio. Isto é, em maio passado, 96% dos utilizadores do iOS 14.5 solicitaram às aplicações que deixassem de seguir as suas atividades. Com o sistema App Tracking Transparency (Seguimento) a gerar um grande impacto, os anunciantes entraram em pânico devido aos resultados causados.
Segundo as estimativas, estes números alteraram-se, mas o cenário continua a não ser nada animador. Atualmente, apenas 25% dos utilizadores aceitaram o seguimento e isso está a cortar severamente os dados que o Facebook consegue receber e rentabilizar.
Uma medida "devastadora" para a maioria dos anunciantes
Segundo alguns analistas, a medida está a castigar de sobremaneira os anunciantes após a introdução no iOS 14.5 do sistema App Tracking Transparency. Com isto, os anunciantes estão a virar-se agora para o Android, mas há diferenças grandes entre os dois sistemas operativos.
O Facebook, num estudo encomendado à empresa Comscore, tentou visar a Apple referindo que a política que a empresa de Cupertino aplica na sua App Store, desincentiva instalações de apps de terceiros. Isto é, poderá aqui estar em causa a produtividade do trabalho dos programadores que orbitam nas várias lojas da Apple.
A Apple rebateu totalmente esta acusação, até porque o estudo tem informações que não são tão diferentes assim no sistema concorrente, o Android. Portanto, as aplicações nativas, serão sempre as apps mais usadas em muitas das ações. No entanto, a Apple tem referido que há um crescimento no valor pago em comissões aos programadores.
Agora a Bloomberg revela como os utilizadores estão a dizer "não" ao seguimento e quais os efeitos isso está a produzir. Na mesma análise estimou-se o impacto da introdução do iOS 14.5 nas contas do Facebook. Se apenas 20% dos utilizadores aceitarem o seguimento, a sua receita será reduzida em 7%. Mas se apenas 10% permitissem, o impacto negativo seria quase o dobro, 13,6%.
Facebook trabalha em novos caminhos para os anunciantes
O primeiro trimestre em que o sistema anti-seguimento da Apple estará presente do início ao fim é o terceiro. Assim, teremos ainda que esperar até outubro para a rede social apresentar os seus resultados. Claro, estes números devem ser vistos com cautela até então, porque ainda haverá outros impactos colaterais que só mais tarde serão possíveis de detetar.
Os anunciantes são afetados em três formas ao usar a plataforma de anúncios do Facebook. Estas ações que sofreram o impacto têm como base o investimento feito pelos anunciantes na rede social.
Então, em causa estão estas três situações com a implementação do App Tracking Transparency:
- Torna-se difícil determinar quando um utilizador faz uma compra como resultado de um anúncio.
- O sistema dificulta o chamado redirecionamento. Os anúncios que "perseguem" noutros sites e aplicações um utilizador que já viu os produtos online e até os adicionou a um carrinho, sem finalizar a compra.
- O anunciante perde acesso aos dados fundamentais para a construção de uma campanha "sósia pública" ou semelhante para o seu cliente-alvo.
Portanto, todas estas funções são o que os anunciantes valorizam e pagam à rede social. Ora se esta é a informação mais valiosa, que até agora era obtida em grandes quantidades e permitiam um enorme número de campanhas, apesar do utilizador não dar contas, atualmente isso já não acontece.
Com o utilizador no controlo do que quer ou não revelar quando usa o iOS 14.5 e seguintes, os dados que captavam 95% das vendas, agora o nível médio é de apenas 57%. Além disso, os anunciantes deixam de saber se o seu investimento consegue obter o retorno do dinheiro aplicado.
Dados que ainda requerem mais tempo para análise
Claro que há números e percentagens que são ainda muito inconsistentes. Poderemos não ter números certos à vírgula, porque tudo está ainda a ser tratado na base das probabilidades.
O iOS 14.5 não proíbe este tráfego de dados, como quer o Facebook pressionar a Apple. O sistema operativo obriga sim as empresas a aplicar regras nas suas aplicações e serviços que entregam ao utilizador esse poder, esta decisão de dar ou não aos anunciantes e ao Facebook o resultado das suas ações online.
O Facebook culpa a Apple, a Apple diz que quem tem de decidir é o utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
A melhor coisa que a Apple fez até hoje… dar ao utilizador a decisão, outros deveriam seguir o exemplo…
Não há almoços grátis! Provavelmente esta decisão da apple é para vender informação através de uma api “escondida” a partners. O facebook por exemplo tem api’s disponíveis só a partners…
Big data é a chave e a apple está a juntar a parte dela para mais tarde vender…
A privacidade do utilizador naõ é prioridade nenhuma.
Depois bateste com a mão na mesinha de cabeceira e acordaste desse pesadelo certo ?
Abc
Vê-se mesmo que não conheces a Apple.
Tanta asneira em tão poucas frases, és um campeão.
Não tenho pena nenhuma, é bem feita. E não não sou fanboy da Apple, mas se funciona e se é certo. Bato palmas.
Panico? Se o iOS é um dos sistemas com menos utilizadores….
Menos?
As empresas americanas pensam nos EUA primeiro, até porque os americanos são os mais influenciáveis pela publicidade e dos mais gastadores, e nos EUA há mais iOS que Androids.
iOS nem tem 20% da quota de mercado mundial comparado com os 80% do Android, ainda assim gera o dobro em in-App purchases. Era isso que o user acima referia, nem chega a metade dos dispositivos Android e mesmo assim gera o dobro da revenue… Informe-se amigo!
Esses números nunca incluem a China nem as restantes lojas third-party Android, e esses números pesam muito…
Mais correto seria dizer que App Store fatura quase o dobro da Play Store.
Não sabes ler? Eu disse que eles pensam nos EUA primeiro. E nos EUA há quase 60% de iOS.
Não tens noção. Nos podemos ser muitos países, mas o money principal está nos EUA.
Os utilizadores que não aceitarem o tracking têm de pagar para utilizar a app. Vamos ver quantos é que depois dizem que não.
Ou quantos é que dizem: azar, vou procurar outra aplicação que não me queira espiar além do que estou disposto a partilhar voluntariamente.
Facebook já está uma bela me***, se ficar pago então é que ninguém usa mesmo.
Fico à espera de quantas pessoas vão pagar para usar o Facebook. Mais depressa devia o Facebook encontrar outras maneiras de monetizar as suas apps em vez de se focar em vender dados dos utilizadores para fins de marketing e outros…
+1
Isso é invenção já que os programas estão proibidos de usarem essa prática. O que poderias dizer é que no futuro os programas passariam a ser pagos, deixando de usar publicidade como fonte de dinheiro… Mas mesmo isso duvido, já que apesar de haver quebra nas receitas, a quebra não é assim tão grande.
HAHAHAHAHHAHA és muito ingenuo tens de ler mais cultura, recomendo George Orwell
«Isso é invenção já que os programas estão proibidos de usarem essa prática.»
Corrupção, fraude fiscal, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro também é ilegal, fuga aos impostos e ao fisco também é, mas Luis Filipe Vieira, Socrates, Berardo também o fizeram.
É para rir oh Tadeu?
meu senhor Spoky, é a Apple que proíbe, estás nas regras da loja!
É uma pena a Apple e a Google não bloquearem simplesmente todo o ecossistema do Facebook em termos de aplicações, depois de serem repetidamente apanhados a abusar da sua posição dominante, sempre em desfavor das pessoas que utilizam os seus serviços, até já foram ser ouvidos ao congresso dos EUA por causa dos abusos.
A empresa não perderia necessariamente os utilizadores, já que poderiam continuar a aceder via browser, mas deixavam de ter as aplicações e assim deixavam de ter o acesso algo privilegiado aos dispositivos que dispõem actualmente.
Na realidade no Android as pessoas poderiam contornar a expulsão da loja, só no iOS é que por enquanto ainda não há alternativa.
A única coisa de jeito que a Apple fez nos últimos 6 anos.. Aliás isso e o m1.. De resto é ecrãs ips sem anti reflexo, chamados de retina.. Lol câmaras web com software para parecer HD top… Ecrãs sem serem tateis. Iphones com. Nada de novo… Sempre a correrem atrás dos androids e Windows..
Mas como disse é de aplaudir esta medida, se relamente funcionar na prática é não for só marketing de privacidade… É excelente.
“Iphones com. Nada de novo… Sempre a correrem atrás dos androids e Windows..”
Iphones a correrem atrás dos windows?
Extraordinário!
As pessoas já estão fartas de anúncios até aos olhos !! Compreendo o seu propósito mas já não há paciência para eles. 😐
continuas a ver anúncios, mas passam a ser de coisas que não te interessam – _-
Quem gere campanhas de marketing no Facebook bem sabe que as que mais tinham resultado eram as direcionadas aos utilizadores Apple pois é um utilizador que tem dinheiro para gastar na sua maioria.
Dias difíceis… Mas apoio totalmente esta posição da Apple.
O Facebook entrou em Panic Mode, desde sempre que utilizador é o produto da empresa, isto é válido para outros como a Google, mas estes correm um risco menor porque diversificaram o seu negócio em Advertising.
A péssima reação do Facebook com ameaças de retaliação para tornar a App paga é um autêntico tiro de Shotgun na cabeça, iriam perder utilizadores como nunca e correm o risco de entrar em colapso.
Eles que olhem para a Google, tentem perceber que o segredo está em diversificar, apostem em serviços de Streaming porque esse é o maior canal privilegiado para o efeito, os conteúdos têm metadados e contexto de preferências…
É melhor o Facebook começar pensar como contornar esta situação no Android porque a Google pode muito bem adoptar seguir o caminho da Apple. 🙂
Temos pena. Só é pena a google não fazer o mesmo, no android. A app do Facebook não deveria ser considerada spyware?
Facebook ? já não uso há anos….passavam a vida a bloquear-me as contas , por motivos estúpidos…a última foi quando me pediram que enviasse uma cópia do meu cartão do cidadão , porque segundo eles havia quem me acusasse de não ser eu…não tinha nada a esconder , mas foi a gota de água….mandar-lhes uma cópia do cartão de cidadão ? hahahahahahaha…….enlouqueceram
Somos 2!!!
Mas imensa gente parva e ignorante enviou…
LOL
Que a GOOGLE faça o mesmo
Já ouvi rumores que a Google também iria fazer algo do genero, mas não tenho a certeza…
IOS 1 – cuscoid 0
Cuscoid não faz o mesmo porque o Google vive disso. Morria pois claro
Coitadinho do Facebook, estou mesmo cheio de pena!