UE deve seguir EUA em matéria de taxas sobre produtos chineses, diz ministro italiano
Os Estados Unidos da América (EUA) já decidiram que cobrarão uma taxa significativamente alta à importação de carros elétricos chineses. Por sua vez, a União Europeia (UE) está, ainda, a decidir como irá proceder. Para o ministro italiano da Indústria, devemos seguir o exemplo dos americanos.
Conforme vimos, o Presidente dos EUA Joe Biden revelou, este mês, aumentos acentuados das taxas sobre uma série de produtos chineses, reforçando o protecionismo relativamente à China.
A atual administração americana decidiu manter algumas taxas estabelecidas pelo seu antecessor Donald Trump, mas optou por aumentar outras. Nestas inclui-se a quadruplicação das taxas sobre veículos elétricos para 100% e a duplicação das taxas sobre semicondutores para 50%.
Embora a UE ainda esteja a investigar e a ponderar as taxas que serão implementadas - se forem - as opiniões já circulam, com os responsáveis pela indústria a tecer comentários relativamente à posição que deveríamos adotar.
Os direitos aduaneiros muito mais elevados sobre os produtos chineses são inevitáveis, se não quisermos que a indústria europeia seja aniquilada.
Disse o ministro italiano da Indústria, Adolfo Urso, indicando que a UE deveria seguir o exemplo americano, impondo taxas aos produtos chineses, no sentido de proteger a sua indústria e, por conseguinte, a sua economia.
Segundo o Automotive News Europe, considerando a conjuntura da indústria automóvel, mundialmente, o ministro italiano disse que o aumento acentuado das taxas pelos EUA sobre os produtos chineses poderia resultar na orientação das exportações da China para a Europa, prejudicando a indústria do bloco.
Com as eleições para o Parlamento Europeu muito próximas, Adolfo Urso apelou a uma política industrial mais forte por parte do bloco.
A UE deve seguir os EUA em tudo! Se os EUA se atirarem a um poço, a UE deve fazer o mesmo!
Europa podia ser grande mas a cultura facebookiana está a arrebentar com isto tudo.
América só pensa nela e na próxima guerra para deitar a mão a recursos naturais e se para isso tiver que lixar a Europa faz-lo sem remorsos.
Epá oh rodrigo tem juizo. Sabes quem salvou a europa apos 2 guerras mundiais? Os Estados Unidos. Sem o plano marshal ainda andavas a partilhar uma sardinha com os teus primos ou falavas russo. Tem juizo, quem não sabe nada de historia devia pagar multa por dizer os disparates que dizes
Palmas para o menino obediente da política Americana, diz lá onde vai ser a próxima guerra que estão a engendrar?
Tu fazes lembrar o Biden que a Segunda pede ao Israelita para não atacar Gaza e a terça envia as bombas para Israel, sabes que muitos nao comem gelados com a testa e muitos Americanos já perceberam isso e querem uma mudança de poder.
Não vale a pena apresentarem factos a esta pessoa porque este apenas obedece a ditadores sanguinários. Não tem honestidade para mais. Contudo, continua a usufruir do bom e do melhor ao invés de ir para ao pé da sua legião de hitlers. Não vai, faz piadas, e diverte-se com a morte alheia. Que lixo de gente.
Mais um a acreditar que os imperialistas são as irmazinhas da caridade ou a conferência S. Vicente de Paulo. Ou a tentar obrigar os outros a acreditar.
Já agora para vocês a Rússia é um exemplo?
A Rússia é uma ditadura, casa não tenham reparado,
Há coincidências nesta vida quase impossíveis de explicar como por exemplo todos os que se atrevem a fazer frente ao “Put In” são criminosos, mas lá esta é pura coincidência.
Então vocês preferem viver sobre influência da Rússia, China, Coreia do Norte, Irão e amigos?
Basta ver os países ainda amigos da Rússia são todos altamente recomendáveis e conhecidos por respeitarem as liberdades,
Se vocês forem pais os vossos filhos devem de morrer de medo, se a vossa bitola for como a dos países que tanto gostam e os ditadores que tanto vos fascina.
Israel é um país criminoso o Hamas é uma associação de escoteiros?
O Hamas podia ter atacado quarteis e esquadras de policia, mas optou por atacar um festival de jovens civis, mulheres, crianças e idosos e ainda retêm pessoas, mas pronto como são apoiados pelo vosso herói Vladimir Put In então está tudo ok.
Não te esqueceste aí de mencionar os ditadores do Chile, junta militar Argentina, Brasil e outros da América Latina instalados pelos imperialistas nos anos 70? Um deles, o Pinochet, até beneficou da protecção da thatcher quando tinha mandado de captura internacional. Para não falar no apoio que eles deram aos regimes do franco e do salazar, quem quiser “amplas liberdades” que fale com os parceiros dos imperialistas. Quanto ao Hamas, é fácil resolver isso, no dia em que tiver tanques Merkava, aviões e helicópetros, misséis hipersónicos e tudo o resto passa a atacar só quarteis.
Deixa ver se percebo o teu raciocínio, o Hamas como não têm poderio militara então é compreensível e aceitável que mate civis mesmo que sejam mulheres, crianças e idosos?
Espero que sejas apenas e só um valente brincalhão “trolle” de internet, é que da forma como pensar até assusta.
Recomendo vivamente a fazeres uma viagem para além da tua rua, por exemplo Pelónia, e vais ver a opinião deles em relação aos salvadores Russos, vais ficar a espumar da boca quando souberes a verdade, verdadeira, não a transviada que tu tanto gostas.
Que cambada de ignorantes. A Russia é tão boa que por exemplo na altura da ocupação da Alemanha o pessoal que vivia do “lado russo” queria todo pirar-se dali! Incrível em pleno 2024 esta gente
Não tem nada de incrível, a avença paga bem estas derivas intoxicadas pelo álcool!
O problema é que a China vai responder com a mesma moeda. A quem vão vender as carroças com preços inflacionados? A economia a Europa está a ir pela ladeira a baixo e esta gente ainda vai na cantiga dos Americanos.
Pior ainda: a China tem o monopólio das terras raras.
é com produtos chineses que vais melhorar a economia?
parece-me logico que é preciso banir ou colocar impostos em tudo o que vem da china e india e promover o que é produzido na UE. isso não tem nada a ver com o que fazem do outro lado do atlantico, tem a ver com o que já devia ter sido feito há mais de 2 decadas
Que giro, quando foi para fazer a folha aos têxteis portugueses os alemães, ingleses & cáfila ilimitada nunca se preocuparam com isso. Vamos nós agora preocupar-nos com o negócio de carros deles e arruinar-nos pagando mais caro?
ao pagares mais caro proteges a tua economia, porque compras mais made in UE.
O Salazar tambem era protecionista e nao gostava de importar nada. Aquilo é que foram anos de prosperidade para Portugal.
Protecionismo na EU so quando doi à alemanha ou à frança.
Caso ainda não te tenhas apercebido é a Alemanha e França que sustentam a UE
Só o apelido diz (quase) tudo…!
O patrão manda e os UE obedece. Povo Burr…
na verdade a UE só não avança com estas politicas primeiro para não ficar com mau nome na praça, assim fica menos mal na fotografia porque alguém o fez antes deles, esses sim os maus da fita.
burrice mesmo é não aplicar impostos elevados a tudo o que é chines, que hoje em dia inclui, vietnam, malasia, india, sri lanka, até alguns países africanos e o mexico já estão no esquema
Este pessoal gosta tanto da China e da Rússia e aliados que se esquecem que em Portugal qualquer português pode ter passaporte e até um dos mais seguros do mundo e temos todas as portas abertas, inclusive as Russas e Chinesas.
Se aquilo lá é tão fantástico e aqui é tão mau, não consigo perceber o que ainda aqui fazem
Aconselho os seguidores do XI avençados do PCC que leiam este artigo e percebam que a UE não pode continuar com deficit de balança comercial. A UE proporciona um ambiente comercial muito mais vantajoso às importações do que o clima de imposições que a China coloca sobre os nossos produtos. Os chineses querem vender cá, então têm de fabricar cá que é o que ele obrigam aos europeus para venderem lá. É muito simples de entender!
Faltou o artigo:)
aqui vai
https://www.rfi.fr/en/international/20240524-eu-struggles-to-come-out-on-top-in-systemic-rivalry-with-china
Este tipo de guerra comercial protecionista não é muito benéfico para a Europa. Penso que não salvaguarda os interesses europeus; em vez disso, serve apenas para alimentar o ego americano com o objetivo de destruir a economia chinesa. No caso de retaliação, além dos carros de luxo, como Porsche, Ferrari e alguns modelos de Mercedes/BMW/Audi, produtos agrícolas, como vinho tinto e conhaque, também podem ser afetados. Bem, pelo menos, os Europeus não utilizaram o pretexto de “Segurança Nacional”…
+1
Outro Trolha, sem o saber, disse uma grande verdade.
De 1958 a 1973 o PIB de Portugal triplicou.
Não estou aqui a defender nada, números são números. É o que é…
E verdade! Desde que o homem morreu ja o FMI visitou portugal 3 veses. A culpa é do FMI, eles é que nao nos deixam crescer.
O que portugal precisa mesmo é de um governo à esquerda que nao tenha medo de pedir dinheiro emprestado, para me darem 125euros como so o Costa sabia fazer.