Toyota vai substituir o seu presidente para acelerar a transição para carros elétricos
As fabricantes estão empenhadas na eletrificação e nem os executivos escapam à reestruturação dos negócios. O presidente da Toyota, por exemplo, deverá ser substituído, por forma a acelerar a transição para carros elétricos.
Afinal, esta jornada já se iniciou noutras fabricantes e, por isso, a japonesa não quer ficar para trás.
Ontem, era ainda cedo, quando a Toyota confirmou, através de um comunicado, que Akio Toyoda, neto do fundador da fabricante e CEO desde 2009, abandonará o mais alto cargo da marca japonesa. Esta não é a primeira vez, nem tão pouco será a última, que um executivo é substituído pela sua relação com os carros elétricos.
A partir do dia 1 de abril, Koji Sato, responsável pelo departamento de branding e presidente da marca de luxo Lexus, assumirá o compromisso de reorientar a estratégia da fabricante, assumidamente focada nos carros elétricos. O novo CEO, de 53 anos, terá de acelerar um processo que já se viu começado pelas suas concorrentes.
Akio Toyoda deixa, assim, a liderança do negócio da família e assume a posição de "chairman", substituindo o atual, Takeshi Uchiyamada, que permanecerá, apesar disso, no conselho de administração.
Segundo Koji Sato, o neto do fundador da Toyota ofereceu-lhe o cargo, no final do ano passado, durante as comemorações dos 60 anos da empresa, na Tailândia. Num comunicado, Toyoda partilha, por sua vez, que a missão do novo CEO passará por transformar a Toyota numa “empresa de mobilidade”.
Conforme vimos, em setembro do ano passado, para a Greenpeace, que elaborou um relatório que compilava dados de todas as grandes marcas, a Toyota era aquela que apresentava pior desempenho e a que se mostrava menos preparada para os elétricos e para a descarbonização.
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A Toyota podia era substituir- se a ela mesmo em Portugal que tem um serviço pós vendo do pior que já vi.
Excelente marca, mas suporte fraquinho. Aquele mito que a Toyota tem revisões baratas… é bem mentira e ainda por cima são mais frequentes do que noutras marcas.
Não tem não… Toyota tem fama de não precisar de muitas reparações, mas quando as precisa normalmente são caras.
Mas Toyota tem uma coisa, normalmente tudo é reparável, vendem mts peças em separado, normalmente as oficinas compram é peças completas porque é mais simples trocar uma peça completa do que reparar a anterior
Já faltou mais para querermos mas é parar o arrefecimento global.
Eh eh …
Verdade, em minha casa o sitio mais quente é dentro do frigorífico 🙂
Já era sem tempo, andaram a perder tempo com disparates a combustão de hidrogénio, que já várias marcas tinham testado em tempo e com os mesmos resultados ridículos, eles próprios já tinham chegado a conclusão que não era fazível nem viável, deixaram praticamente a tecnologia de fuel cell cair em desgraça, hoje o mirai não vende praticamente nada é só dá prejuízo há toyota, já era tempo de terem um carro tipo yaris com fuel cells e outro com as novas baterias sólidas, assim conseguiam concorrer com outras marcas que só lançam grandes bisontes, entrando em segmentos mais baratos.
Há Toyota significa, existe Toyota.
Peço peço desculpa, por vezes o corrector só atrapalha e provoca mais erros.
Vai ser um dos futuros da motorização quando acabar o hype dos electricos a bateria, já que permite carros mais baratos, que as baterias não permitem.
As baterias solidas são muito caras, quem quer um Yaris não tem dinheiro para isso e a toyota sabe. A coisa é que o crescimento dos electricos é menor que se pensava, alias, a venda de carros mesmo impulsionada pelos governos está a ser decepcionante, ja que a inflacção e os preços praticados são ridiculos. Se as pessoas não tem dinheiro para passar para um hibrido real ou plug-in, não tem para passar para um electrico.
O mirai não vende porque é caro e não ha grande acessibilidade de abastecimento, más é necesario ter carros para impulsionar. Outras marcas já começaram agora a valorar essa opção, principalmente as alemãs.
A pilhas de combustível nunca fica mais barato, tal como a toyota já demostrou com o mirai, onde perde mais de 50 mil dólares por cada 1 que vende.
Há grande acessibilidade nos países onde existem as redes de abastecimento.
Pois não querem um yaris a pilhas de combustível porque o mesmo não fica mais barato que um mirai, já que os sistemas têm de ser os mesmos.
São caras porque não existem ainda, tal como eram as ncm há uns anos.
Lol, se passou a chairman, foi promovido.
A toyota vai continuar o seu caminho, e bem, poucos são so que podem comprar carros electricos. A toyota ja apresentou o seu plano para electrificar os seus carros, o novo CEO apenas vai seguir o caminho. Ja traçado.
Carros a pilhas ! nem de borla aceito.
Mas é a única alternativa que a toyota tem oferecido, além dos a combustão .
A pilhas também não quer nenhum, já testei um durante uns dias, é fixe, mas é muito caro e pouco pratico, prefiro os eléctricos com baterias.
Yep, quanto menos electrónica melhor… mandem-me o 2000GT 😀
É o chamado momento Kodak para a Toyota.
Para já não existe nada mais eficaz do que as baterias. É simples e eficaz, e é o futuro i vai continuar a ser. Com a introdução das baterias de sódio e sódio híbridas. ( Sódio litio, sódio ferro, sódio manganes etc etc) o preço poderá baixar até aos 30 euros por kW.
Relativamente as baterias sólidas esqueçam isso… Porque quando chegarem as atuais vão ser muito mais baratas e com densidades acima de qualquer bateria sólida. Embora já haja protótipos a circular com estas baterias o problema mantém se relacionado com o número de ciclos que elas aguentam e o a produção não é fácil, mas como e óbvio é uma química a ter em conta. Palpita me que o Model2 da Tesla poderá ter para além das LFP e M3P LFP, as de sódio ✌️ que vai baixar em muito o preço do carro… Devem empregar as tais químicas híbridas que vão apresentar ranges e densidades diferentes.
Relativamente ao hidrogênio, em termos de transporte é simplesmente uma anedota, nos EUA e no UK já andam há algum tempo a desmantelar essas bombas o mesmo se deve suceder no mundo civilizado ( Na tugolandia andam a entregar dinheiro de PRR para projectos falhados de hidrogênio ). A Tugolandia está proposta a resolver problemas com anos de 60 ou 70 anos que.nunca deram em nada.
O hidrogênio e porreiro para fertilizante …poderá servir quando acompanhado de amoníaco para abastecer alguns navios quando produzido e injectado directamente no navio, não pode haver transporte Nem armazenamento porque e demasiado astroz , esquecem isto é uma anedota . Vejam os códigos do hidrogênio de onde vem e como se faz e depois chegam a estas conclusões.
Abraço a todos
Nuno Manuel Alves