PplWare Mobile

Tesla proibiu componentes da China nos seus carros elétricos nos EUA

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Rui Almeida says:

    E assim a guerra económica e comercial toma outra escalada. Até quando vai acontecer esta loucura que deixa o mundo em inquietação ??

  2. Yamahia says:

    Apenas os tansos que que governam a UE e são infiltrados do terrível lobby climático é q obrigam os seus cidadãos a levar com a cangalhada China de fraca qualidade.

    • Vítor M. says:

      Atualmente, quando se ouve os CEOs de grandes empresas a dizerem que usam no fabrico dos seus automóveis o “método chinês”, acabou Zé. Nunca poderás dizer que o que vem da China é cangalhada. Eles fazem mais e melhor e tu és a prova disso, usas tudo no teu dia a dia com marca da China. As tuas palavras são apenas hipocrisia.

    • JL says:

      Não estou a entender que raio de lobby é esse que até deixa meter taxas naquilo que patrocina.

      Você arranja uns lobbies estranhos.

    • Ivo says:

      Pois é, porque toda a tecnologia que usamos no dia a dia — do telemóvel ao micro-ondas —, como toda a gente sabe, nasce diretamente das árvores europeias e é lapidada lá nas montanhas suíças, não é? A culpa, claro, é daquele terrível “lobby climático” que deve andar a fabricar painéis solares em Marte e a obrigar as pessoas a comprarem cabos USB chineses por pura diversão. Agora falando a sério: é fascinante como alguns acreditam que o “terrível lobby climático” existe apenas para te obrigar a comprar “cangalhada” chinesa… enquanto esquecem que, sem essas tais “tralhas”, provavelmente nem havia smartphone para escrever este comentário.

    • Toni da Adega says:

      Podes partilhar as leis que obrigam a utlizacão de compomentes chineses?

    • João says:

      eu cá prefiro o “lobbying petroleiro”: comer peixe contaminado, passear em praias pretas, respirar ar intoxicado, saborear químicos eternos, tão bom

  3. Stanley says:

    Gosto de gente louca. Algumas loucuras, entretanto, passam do limite. Mas agora vejo essa loucura do Musk com bons olhos, pois pode mudar o travado vetor ‘Made in China’ no futuro.

  4. Max says:

    Escreve a Reuters: “O põe-tira-volta a por tarifas do presidente Donald Trump e os ataques de pânico da indústria sobre possíveis estrangulamentos de terras raras e escassez de chips fazem com que as empresas automobilísticas repensem sua confiança na China, uma importante fonte de peças e matérias-primas”.
    Isso é inegável, a Tesla não é o primeiro fabricante de automóveis a querer diminuir a sua exposição aos riscos políticos das tensões com a China.
    Um exemplo dos mais falados na UE tem sido a escassez de chips da Nexperia para automóveis.
    A Nexperia é uma empresa holandesa que era controlada pela empresa chinesa Wingtech – mas em que o governo passou a assumir o controlo, em 30/09/2025. Os chips são fabricados na na China. Os conflitos geopolíticos entre a China, os EUA e a Holanda levou a dificuldades de abastecimento desses chips, com ameaças de paragens e ajustamentos de produção em toda a cadeia automóvel europeia. Em 27/09/2025 escrevia a revista do ACP: “Em Portugal, Bosch e Autoeuropa admitiram a possibilidade de constrangimentos” e que “a mudança do controlo da Nexperia é um assunto extremamente sensível”.

    • Max says:

      Faltou uma palavra: “A Nexperia é uma empresa holandesa que era controlada pela empresa chinesa Wingtech [desde 2018] – mas em que o governo HOLANDÊS passou a assumir o controlo, em 30/09/2025”. O governo chinês ficou pior que estragado.

  5. VAOpoK says:

    Lol!
    E os modelos fabricados na China?

    O Musk quer tapar os olhos aos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.