Tesla processada por polícias do Texas devido a acidente com o Autopilot
Apesar dos avisos que vão sendo dirigidos aos condutores de um Tesla com sistema Autopilot, estes parecem depositar-lhe, ainda, demasiada confiança. Então, os acidentes provocados pela condução neste modo têm sido mais comuns do que o que seria de esperar.
A juntar à panóplia de acidentes registados, está mais um, que custará à Tesla um processo judicial contra cinco agentes da polícia.
A Tesla foi surpreendida, na segunda-feira, por um processo judicial levado a cabo por cinco agentes da polícia do Texas. Conforme alegam, no dia 27 de fevereiro deste ano, foram feridos por um Model X em piloto automático aquando de uma paragem no trânsito, em Splendora, Houston. Todos os agentes da polícia afirmam ter ficado com “ferimentos graves e incapacidades permanentes”.
Com o processo, procuram receber da Tesla 20 milhões de dólares em danos.
Os agentes querem responsabilizar a Tesla, e forçar a fabricante a reconhecer publicamente e corrigir de imediato os defeitos conhecidos inerentes aos seus sistemas de piloto automático e de prevenção de colisões.
Lê-se no caso.
Este é um dos, pelo menos, 11 acidentes conhecidos que envolvem o Autopilot da Tesla. Aliás, o sistema está a ser amplamente investigado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
Five Montgomery County deputy constables were injured Saturday when the driver of a Tesla rear-ended a cruiser during a traffic stop, causing a chain-reaction crash, authorities said. https://t.co/FfteMQQ4zL
— Pooja Lodhia (@PoojaOnTV) February 27, 2021
De acordo com a alegação que suporta o processo judicial, os agentes da polícia tinham encostado um veículo na faixa da direita de uma via rápida, no momento em que estavam a executar uma busca. Perto deles estavam dois Chevrolet Tahoes da polícia com as luzes de emergência ligadas. De repente, um Tesla Model X, de 2019, que circulava a mais de 100 km/h em modo piloto automático, bateu contra os Tahoes, empurrando-os para a frente, chocando com os agentes da polícia, com o condutor do carro encostado e com o cão que participava também na busca.
O Tesla foi completamente incapaz de detetar a existência de pelo menos quatro veículos, seis pessoas e um pastor alemão completamente parados na faixa de rodagem. Os Tahoes foram declarados totalmente perdidos. Os polícias e os civis foram levados para o hospital, e o oficial canino Kodiak teve de visitar o veterinário.
Lê-se no caso.
Embora não sejam claros os ferimentos que cada vítima sofreu, sabe-se que os agentes da polícia sofreram arranhões e lesões nas costas. No entanto, o condutor do veículo que foi encostado pela polícia foi levado para o hospital em estado crítico.
A Tesla e Elon Musk sabem há anos que um Tesla que utiliza o piloto automático não deteta veículos com luzes intermitentes. Muitos polícias, como os que estão neste caso, foram gravemente feridos devido a este defeito, e milhares de outros neste preciso momento em todos os Estados Unidos estão em risco.
Disse Tony Buzbee, advogado dos agentes, numa declaração ao The Post.
Este artigo tem mais de um ano
“ferimentos graves e incapacidades permanentes” e
“sabe-se que os agentes da polícia sofreram arranhões e lesões nas costas” não é propriamente compativel…
obviamente que deve ser apuradas responsabilidades, mas estou curioso para saber mais sobre as lesões.
Experimenta levar com um carro no lombo a 100km/h
A polícia devia estar a importunar alguém….
Deve ser o karma
arranhões, lesões graves, parece ser tudo igual para alguns não entendo.
Arranhões são superficiais e lesões graves são internas (costelas partidas, fratura da espinha, etc)
E deviam ser mais … …A forma como está a ser utilizado , testado o Autopilot é criminosa . A forma ideal de testar este sistema é deixá-lo correr em paralelo com a condução humana ,mas sem intervenção sobre a condução do carro e em cada momento comparar o que o condutor faz com o que o sistema faria na mesma situação para depois em situações de divergência analisar o que se passou . Bem diferente da fantochada de deixar o Autopilot conduzir o carro mas obrigando o condutor a estar a atento para evitar acidentes provocados pelo Autopilot .
E porque a achas que isso não foi/é feito?
“Este é um dos, pelo menos, 11 acidentes conhecidos que envolvem o Autopilot da Tesla. Aliás, o sistema está a ser amplamente investigado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).”
Curioso… nunca referem que estes acidentes aconteceram desde 2018 até agora.
São 23 desde 2016. O que levou a várias mortes apontadas ao sistema de navegação, o Autopilot.
Estou curioso pra ver o vídeo da colisão já que o Tesla grava tudo…