PplWare Mobile

Tesla em piloto automático quase se mete debaixo de um comboio (vídeo)

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Yamahia says:

    Mais uma bronca.

      • Yamahia says:

        Quando elon musk disse publicamente que o carroTesla é capaz de conduzir com fiabilidade superior à do ser humano? Que era capaz de atravessar desde LA a NY , ou seja atravessar a América e envergonhar o condutor encartado. Já se esqueceu?
        Isto transmitiu uma confiança inapropriada aos compradores do carro. Inclusivamente muitos com voz activa nestas questões, entre os quais se destaca o Wozniak. Claro que quem é cego pelo que diz o pastor Musk nem vai ler as letras pequeninas da bíblia.

        • JL says:

          É preciso muito para conduzir melhor que um humano ?

          E você acredita em tudo o que lhe dizem ? Ou o tenha calma que ainda não está pronto agora não serve ?

          • Zé pevinho says:

            Conduzir melhor que um humano, humm, temos aqui o velho comediante cá do burgo, expert em mandar bitraides sem nexo algum, ao qual já todos estamos acustumados…

            Espero bem que não acabes ai debaixo de um comboio, por uma ravina abaixo, sei lá, não vá o IA conduzir melhor que o humano como dizes…

          • JL says:

            Se todos os veiculos tiverem IA, vão conduzir muito melhor que os humanos, há acidentes por isso mesmo, porque conduzem mal.

          • Realista says:

            Até parece que só com IA é que os carros caem de ravinas…

            https://x.com/Tosga/status/1760275347289907515

            E são abalroados por comboios:

            https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carro-abalroado-por-comboio-em-valenca

          • B@rão Vermelho says:

            Em quanto existirem os dois sistemas humanos VS Máquina vai haver acidente, o único que tem comportamentos imprevisíveis são os humanos, perante o mesmo problema temos reações diferentes e por norma a máquina vai fazer o que sempre faz,
            Ainda está para nascer uma máquina que conduza melhor que eu 🙂 🙂
            Conduzo eu melhor bêbado que muitos sóbrios, adoro esta afirmação é mesmo de macho 🙂 🙂 🙂

      • Zé pevinho says:

        Sempre o mesmo, mas pronto fica lá com as palas nos olhos, que a cegueira não te deixa ver os problemas recorrentes, mais que debatidos e sem fim há vista, mas pronto isso já não podemos fazer nada para resolver, visto que já é de nascença…

        • JL says:

          Palas nos olhos porquê ? só mostrei que existem limitações neste sistema e elas estão bem documentadas.

          • Hugo says:

            Não tem nada palas nos olhos. Existem limitações que te podem literalmente matar mas as pessoas é que são burras. O material tem sempre razão (dependendo da marca LOL)

          • Vasco says:

            Acorda para a realidade. Tu não tens palas nos olhos, és totalmente ceguinho.

          • JL says:

            Vocês é que têm palas, porque não lêem um pouco e tiram as palas ?

            O Hugo é que está a dizer que o material tem razão, eu não disse isso, eu até referi as limitações.

  2. Xico says:

    É o problema de andar de kart na via pública

  3. Técnico Meo says:

    Vejam os videos no twiter. Ele nem sequer estava atento á estrada. Foi o sistema automático que o salvou???-ele diz que foi ele mas é preciso saber o lado da Tesla também para saber como estava a configuração pelo condutor e se ele teve ou não alertas. O video n tem som, não sei se será assim em default, quem tenha um tesla que informe. O FSD também tem de ser mais reduzido, sabendo que o ser humano é aquilo que é, devia ser reduzida a sua funcionalidade a conduzir á noite , chuva , neve e nevoeiro / poeira.

    • Zé pevinho says:

      Simplesmente o problema é que o piloto automático ainda não é perfeito, continua a surgir problemas resultando em acidentes, não é por acaso que já se tomou medidas em relação ao sistema, para evitar isto, porque o sistema tem de ser aprimoramento mas não as pessoas a servir de beta testers…

      • JL says:

        Se não querem servir de beta testers não usem, e principalmente não usem nas condições que não são aconselhadas. Que não foi o caso.

      • Técnico Meo says:

        Sim. Aí o outro colega também pôs as várias advertências que estão lá escritas em caso de ser usado. Obviamente que ninguém as lê. E por causa das pessoas serem como são, a única solução é limitar mais o sistema em condições de maior exigência / adversidade. Mas ainda assim gostaria de saber o que a caixa negra do carro diz nestes acidentes. Somente para poder ilibar o condutor. …ou não…

  4. Indignado says:

    Antes do comboio estava uma barreira com sinalização luminosa totalmente ignorada pelo FSb do carro, até podia ser uma barreira a frente de uma parede o carro devia ter detetado a barreira e reagido em conformidade.

  5. PJA says:

    O FSD que devia ser completamente banido. Como as autoridades autorizam isto, é um mistério.

  6. Joao+M says:

    Já reza a lenda e o manual de instruções que mesmo com FSD activo é preciso estar atento. Dito isto:
    – O carro, pelo que percebi, nem sequer desacelerou. Talvez por causa do nevoeiro não tenha percebido os sinais? O proprio comboio pode ser complicado para as camaras verem devido ao nevoeiro. Ou seja, precisa melhorar principalmente em contextos de pouca visibilidade – que era o caso. (o que nós vemos não e o mesmo que uma camara vê… alguém já tirou fotos à lua e ficou desapontado?)

    – O condutor, dado que não vejo desacelerações, estava a olhar para o boneco. A propria guinada para direita parece ser mesmo de quem acordou e virou logo. Se calhar até pode ter sido o proprio carro a fazer isso e não o condutor.

    Dito isto. O FSD, claro, ainda precisa melhorar bastante. MEsmo tendo um Tejla, não iria confiar a 100% no autopilot. Por outro lado, a malta não pode andar a dormir ao volante. Mesmo que o Musk venha dizer “podes ir a dormir sossegado ao volante”, em ultima instancia, se prezo pela vida, vou pelo menos a dormir com um dos olhos aberto xD

  7. Técnico Meo says:

    NO meio desta conversa toda , quem me dera ter um. Trocava a minha sogra por ele

  8. Daniel says:

    Tesla nem que me pagassem, quanto mais dado ou comprado…

  9. Mike says:

    Se tivesse um Lidar, tinha detectado o comboio… como querem usar câmaras “2D” para criar um ambiente “3D” sem algo que permita calcular distâncias? Como querem que uma câmara consiga “ver” quando está nevoeiro? Um simples Lidar de apoio às câmaras tornava o sistema muito mais seguro…

    • luis says:

      Você precisa de lidar na cara para ver o comboio? 🙂

      • Mike says:

        Você consegue conduzir de noite sem luzes ou ver algo à sua frente com nevoeiro cerrado?

      • Mike says:

        E o que usa um cego para identificar objectos e distâncias para os objectos? Câmaras? É isto que acontece quando um humano vai a conduzir com nevoeiro cerrado e o sistema inteligente falha redondamente: https://youtu.be/4WzwyjyFOwU

      • Yamahia says:

        Se tiver bom ouvido é meio caminho andado para não ser apanhado pelo comboio mesmo em dias de nevoeiro cerrado.
        Parece-me que nem Teslas nem Lidar’s têm essa faculdade.

        • Mike says:

          E se num dia de muito nevoeiro, o comboio tiver uma avaria e estiver parado em cima da passagem de nível, consegue ouvir o comboio parado?
          O Lidar consegue “ver” objectos parados e em movimento, mesmo com nevoeiro, chuva ou poeira: https://www.lslidar.com/lidar-penetrates-fog-and-empowers-safe-autonomous-driving/
          A Tesla não se importa a 100% com a segurança do sistema de condução autónoma, mas sim na redução de custos e geração de lucros, caso contrário incluía um sistema LiDAR para auxiliar as câmaras.
          Não passa de uma empresa cotada em bolsa que tem de agradar aos accionistas…

          • Yamahia says:

            Desculpa mas continuo a confiar mais nos meus sentidos que qq sistema lidar, autopilot ou fsd mas cd um sabe de si.
            Claro que se estiver um mamarracho parado na via, seja passagem de nível ou não, ng vai acelerar. Mesmo em dias de nevoeiro dá para ver e bem.

          • Mike says:

            Estamos a falar de melhorar um sistema autónomo, ninguém disse que seria melhor ou pior que um humano… 😉

          • JL says:

            Claro, até dá para andar a 200 kmh e ver bem. Lol

          • Mike says:

            Se o sistema autónomo for criado para cumprir as regras, não deverá o mesmo passar uma passagem de nível a 200km/h… Estão a criticar o uso de LiDAR, mas o sistema da Tesla está provado que não funciona em determinados ambientes e o que mencionei é que o LiDAR poderia aumentar a segurança desses sistemas autónomos, já que os mesmos existem… Nunca mencionei que sou a favor deles existirem ou não… 😉

          • Yamahia says:

            @Mike, isso é comprovadamente verdade. A Tesla tb tinha uns sensores que mandou retirar para poupar uns trocos.
            Os users queixaram-se pelo evidente downgrade, embora o Sr. Musk quisesse fazer crer que o sistema de camaras era suficiente. (mais outra lool)

            @JL, tinha um guia que não conhecia de lado nenhum, mas ele já devia ter um sistema “lidar” qq. Tal era a confiança. Eu só lhe seguia as luzes o mais ao longe possível, não fosse ele despistar-se eheh

          • JL says:

            Desculpas.

  10. TdSR says:

    O Autopilot continua a ter falhas graves. É um crime andarem a testar software alpha na via pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.