Será possível transformar os caminhos de ferro em centrais de energia solar?
Imaginem os quilómetros de linha férrea que está horas a fio a receber sol e que nada mais faz se não aquecer. E se esse espaço pudesse ser usado para colocar painéis solares para produção de energia elétrica?
Uma empresa está a desenvolver um projeto-piloto com o objetivo de integrar módulos solares em vias férreas. O projeto, que terá início em maio de 2023, envolverá a colocação de módulos solares entre os carris do comboio como um tapete tecnológico. Será que é boa ideia?
Painéis solares como um tapete entre carris
Uma das questões que se coloca à utilização de painéis solares é o espaço que estes equipamentos ocupam e que, em muitos casos, poderão estar a tirar lugar de uma área que pode ser produtiva noutros setores. Aliás, já vimos painéis solares no cimo dos estacionamentos, nas ciclovias, na superfície da águas nas albufeiras, nas cercas que ladeiem espaços agrícolas e até nas varandas dos edifícios.
Calma, ainda há muitos espaços que podem receber os painéis solares. A empresa suíça de Cleantech Sun-Ways tem em mãos um projeto que tem como objetivo cobrir o espaço entre carris com módulos de células de captação de luz solar.
Na primeira fase, 5.000 módulos solares serão ligados para gerar uma produção anual de dois gigawatts-hora de energia solar. O projeto caracteriza-se pelo facto de, em caso de necessidades de manutenção, tais como a retificação dos carris, o carril solar ser novamente removido.
A ideia de integrar módulos solares nos carris dos comboios não é nova. Mas o que a empresa helvética tem em mente pode ser inovador: em maio de 2023 iniciará um projeto-piloto no qual serão colocados módulos solares entre os carris do comboio como um tapete utilizando um comboio especial.
Os módulos solares, que estão dispostos como um tapete, estão ligados uns aos outros. Assim que são estabelecidos, são mantidos no seu lugar por um mecanismo simples.
7 milhões de km2 que podem ser cobertos para gerar energia solar
A característica especial: Para procedimentos de manutenção, tais como a manutenção dos carris, o carril solar é novamente removido. O empresário e co-fundador Baptiste Danichert vê isto como uma das principais vantagens do seu conceito em comparação com outras soluções.
A Sun-Ways utiliza módulos solares de tamanho padrão (1 m x 1,70 m). Resta saber em testes diários até que ponto os módulos padrão podem resistir às vibrações e pedras que surgem no duro ambiente ferroviário do dia a dia.
Nesta fase, a empresa refere que serão investidos no projeto cerca de 400.000 euros. A eletricidade gerada ou irá diretamente para a linha aérea ou será alimentada na rede elétrica.
Se a tecnologia Sun-Ways estivesse operacional no mundo real, 7 milhões de km2 entre os carris do comboio estariam disponíveis para as centrais solares correspondentes. Isto seria comparável a 350.000 telhados de casas equipadas com módulos solares.
Uma rede de 260.000 km está disponível na Europa e mais de um milhão de km em todo o mundo. Segundo a Sun-Ways, já contactou investidores na Europa e nos Estados Unidos, a fim de poder promover a inovação à escala industrial. Desde que o projeto-piloto de maio de 2023 seja um sucesso.
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Tudo muito giro, mas terá uma manutenção cara. Com os comboios a passar, rapidamente esses painéis vão perder rendimento, devido à sugidade provocada pelos comboios.
Teriam de ser limpos todas as semanas, implicando outros custos.
Precisamente. pelos vistos naquela terra os comboios não deitam oleo, não levantam poeiras…
Pois, no papel é uma grande ideia, mas depois na prática…
E já agora, para quem não sabe… as necessidades que saem das sanitas dos comboios vão para o chão….
Não, não vão, isso era no tempo da sua avó.
Agora vão para tua casa.
Com essa mentalidade devem estar a cair na sua.
Ainda temos cá em Portugal comboios com esse sistema meu caro
Quais ? Na linha do Tua ?
já ca não faltavas tu para dar a tua aprovação para uma fantastica ideia….. xD
Dei ? onde ?
Em Portugal não. Eram roubados em 24h e ficavam sujos pelos próprios comboios num instante.
Foi o que pensei. Será impossivel evitar os roubos de paineis, sobretudo em zonas isoladas e sem vigilancia.
Infelizmente é uma boa ideia no papel mas não é viavel na prática.
Por acaso pensava nisso. A ladroagem tirava logo uma formação de gamanço solar…
Fizeram varias experiencias u com estradas e caminhos com financiamento por autarquias e regiões pela Europa fora . Não tem a orientação certa e fica sujo rapidamente reduzindo ainda mais a eficiencia . Enfim um scam para sacar subsidios verdes.
Não chegam a montar o último painel sem terem perdido uma boa parte dos primeiros para roubo. Roubam telhados metálicos de fábricas abandonadas e não vão roubar painéis no chão em zonas não patrulhadas e de fácil acesso?
Péssima ideia, a sujidade do sistema de travagem, péssimo angulo dos painéis, resumindo, os telhados ainda é a melhor opção
Só estão bem a inventar também estes
Bom os génios que imagianaram isto nunca devem ter estado ao pé de uma via férria!
Se há sitio que nâo é limpo, onde poeiras fuligem das travagens, oleos, queda de objctos e até descargas dos WCs dos comboios levam na via féria!
Ora colocar um painel frágil como os solares que convém estar limpo para ter o máximo de eficianecia é realmente uma ideia de génio!
Depois há aquela parte, como mosta o video onde é tudo tão perfeito e ideal como o sistema de fixação parece feito no céu, mas que só quem nunca trabalhou 1 hora em via férria pode achar uma boa ideia!
Basta a porcaria de uma pedra do balastro da via estar no sitio errado para estoirar com sistema.
Eu gostva que mostrassem um painel desses a soltar-se durante a passagem de um comboio a 120Km/h, em quantos mil bocados é que fica desfeito e a que distância pode lancar estilhaços capazes de mutilar e matar alguém.
Eu gostava de lembar o caso que aconteceu em 2003 , com um polica que ia para o serviço no comoio para lisboa . Durante o cruzamento com outro comboio em que uma parte do sistema de travagem se partiu e foi projectado, perfurou a carrauegem e acertou na cara do policia que ficou completamente defigurado!
Agora imagin-se forrar a via férria com potencias lâminas e estilhaços ao longo de kilometros … Para quem não acredita está aqui a noticia.
https://www.dn.pt/portugal/psp-desfigurado-em-comboio-queixa-se-de-falta-de-apoio-2027104.html
https://www.cmjornal.pt/domingo/detalhe/cirurgiao-brasileiro-devolve-face-a-policia-portugues
Mais uma invenção boa no papel mas que na prática não funciona.
Dependendo do valor de cada modulo e se a ideia e estender esses paineis a toda a linha ferrea. Isso seria muito dispendioso e depois teria-se o problema que ja aqui falaram do roubo dos paineis. Aqui em Portugal seria melhor pensarem em varios locais onde o sol bate com muita frequencia, e obviamente ser vigiado por alguma empresa. Sim porque os malandros andam sempre a espreita. Ja o fazem com o cobre quanto mais com outras coisas.
coloquem painéis nos comboios e nas estações e em todo o lugar cuja manutenção não fique dispendiosa!
Mais uma ideia que esta aprovada pela estupidificação da sociedade. Como se não se podesse colocar a margem da linha. Não. é melhor na linha mesmo, onde esta bem protegida embora como todos sabemos os paineis são conhecidos pela sua alta recistencia e capacidade e rendimento quando estão sujos.