Sabe qual o índice de velocidade dos pneus do seu carro?
Os pneus do seu carro são do mais importante no que diz respeito a segurança. Os pneus têm algumas informações registadas que são muita das vezes ignoradas pelos condutores. Já ouviu falar em índice de velocidade? Saiba onde consultar esta informação.
Num período onde se lamenta a morte de dois jovens portugueses, Diogo Jota e André Silva, que faleceram num brutal acidente em Espanha, fala-se de velocidade.
Até ao momento não há informações sobre o que realmente aconteceu, mas nos fóruns de discussão fala-se de índice de velocidade dos pneus, uma vez que está a ser avançado que poderá ter sido devido ao rebentamento de um pneu.
Esta informação indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar com segurança, quando operado com a sua carga máxima. Este índice é representado por uma letra ao lado da medida do pneu.
Índice de velocidade dos pneus
Índice | km/h |
---|---|
N | 140 |
P | 150 |
Q | 160 |
R | 170 |
S | 180 |
T | 190 |
U | 200 |
H | 210 |
V | 240 |
W | 270 |
Y | 300 |
ZR | +240 (pneus de alta performance) |
O pneu deve ter um índice igual ou superior ao especificado pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se o seu carro requer índice V (240 km/h), pode usar V, W ou Y, mas não T ou H.
Em resumo, o índice de velocidade é essencial para garantir segurança, desempenho e legalidade na utilização do seu veículo. Indica a velocidade máxima que o pneu suporta com segurança, sendo esse indicador representado por uma letra na lateral do pneu.
Claro que sei, 270km e tem de ser obrigatoriamente.
Irrelevante para quem tem elektros
Nesse caso ainda é mais irrelevante para quem tem ICE’s.
Qualquer 1.0 dá mais de 170km/h
O que não faltam são eléctricos com 0.0 w dar mais de 170 kmh.
Nem com 500 cv passam dos 200. Qq índice H serve.
Importantíssimo num pneu elektro é o índice de carga.
Tanto passam que não precisam de tanto.
Mas o que interessa os cv ? Não entendi.
É importante em todos, até porque não são dos mais pesados.
Ou seja é necessário andar a escolher muito para encontrar um elektro que ande mais que um charuto 1.0.
Ridiculo, ainda para mais que a velocidades máximas os elektros fazem 100km no máximo.
Não é preciso procurar muito, a maioria deles passa.
O assunto é pneus e cá estão os e estarolas a discutir elétrico vs combustão LOOOL Vocês são todos iguais. Arranjem mas é um quarto.
É engraçado ver alguns comentários. Para começar bem qualquer 1.0 passa dia 170. Vocês confundem velocidade do conta km com velocidade real. Muitos para chegar aos 150 sabe Deus, outros até passam com facilidade. Depois tem por aí muitos elétricos alguns limitados a 125 até aos 160 . Principalmente os fabricados na Europa logo não passam dia 170
BMW I4 225 kmh velocidade máxima. Só um exemplo.
Um i4 anda o mesmo que um charutão a combustão que custa 1/3….ridiculo.
Anda o mesmo mas arranca muito mais depressa, quando o i4 tiver na velocidade máxima, ainda o charuto não meteu a segunda.
Comparações ridículas as suas.
Os 225 são para a versão M50 de 544cv. A versão normal não ultrapassa os 190.
Bota índice H nisso q chega e sobra.
Carros de 500cv que não passam dos 200 estava a pensar naquele chino que tenho por aí espalhado em screeRecord e que não consegue acompanhar um Octavia 1.6 com 10 anos LOL.
Tristeza . Bota H nesse tbm ehej
Tanto consegue que nunca vi nenhum Otávia a fazer melhor média.
Os CV pouco interessa, só diz o consumo.
Não percebi onde quer chegar.
E então se o comparativo implicar mais de 153 kms, então o elektro é comido de cebolada. A densidade energética das baterias é muito fraca.
Falei em média, qual foi a média geral do Otávia ?
Ah, agora já é preciso fazer muitos kms, pois pois..
É baixa mas eficiente.
Há alguma estrada pública em Portugal onde se possa ultrapassar os 120 Km/h ?
Para a maior parte dos tugas , todas !
Há, no meu caso até nas nacionais.
AE o basico sao os 140.
Então afinal um charuto da 170 e anda a 140, afinal não serve de nada ter um charuto que passa os 170.
És um caso “especial”.
Não deve mas pode. Em todas elas tem uma tolerância de radar na ordem dos 10% e em todos os carros tem um erro de ponteiro na ordem dos 2 %
Pode cravar o ponteiro nos 150 que nenhum agente o chateia por causa disso.
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A A6 para Badajoz é a melhor para limpar o carvão . Está ao nível das melhores Autobhans com toda a segurança. Se não houver radares pode carregar a fundo e é o que o carro der.
@RodrigoPereira
Tens 70 anos de idade ou estás armado em Maria Amélia???
Deve existir bom senso na velocidade – certo!!! Mas não venham com a conversa dos 120…
… ainda estes dias peguei na superbike cá de casa e atravessei a variante aqui da cidade a mais de 180 km/h!!!
É sensato??? Se tivesse trânsito, não seria obviamente… mas, numa rara situação, apanhei a completamente vazia, olha… ia a 90, não???
Qdo te tirarem a fotografia vão ter isso em conta, deixa lá o rapaz passar que a estrada está vazia …
Acho que o bom senso não consta como critério na lei portuguesa que limita velocidades. Nem poderia constar. Bastaria dar o exemplo do teu “bom senso”, mas tu não irias perceber.
@RodrigoPereira
Aqui quem não percebe ponta, és tu, que ainda julgas que o sistema existe, porque se preocupa contigo…
NÃO PREOCUPA!!! Se for pra te sacar cobres do bolso, até podes ter a melhor das intenções, mas pagas e não bufas, porque o que a máquina quer, é dinheiro!!! Segurança??? Prevenção??? Isso são mitos para os bem comportadinhos e desprovidos de sentido crítico como tu… continua armado em escuteiro, que eles depois dão te uma medalha por isso!!!
@PT
Para já não existe disso nesta cidade (graças a Deus)…
… quando passar a existir, é autocolante na matrícula e que fotografem à vontade que a mota é fotogénica…
Este grupo é hilariante: de um lado é o JL na sua cruzada em favor dos eléctricos, do outro anda tudo armado em miúdos da catequese… comédia!!! 🙂
Acho que o bom senso não consta como critério na lei portuguesa que limita velocidades. Nem poderia constar. Bastaria dar o exemplo do teu “bom senso”, mas tu não irias perceber.
300 km/h
para quem tem seguro de danos próprios, tão ou mais importante do que o índice de velocidade (até porque muitas vezes índices superiores custam tanto ou menos que inferiores) é o índice de carga. com um índice de carga errado o seguro de danos próprios põe-se de fora em caso de sinistro…!