Reino Unido ultrapassa a Alemanha e é o maior mercado de carros elétricos da Europa
Em 2024, o Reino Unido ultrapassou a Alemanha para se tornar o maior mercado de carros elétricos da Europa. O objetivo para a vendas de carros elétricos imposto pelo país impulsionou as vendas.
Os registos de novos veículos totalmente elétricos na Alemanha caíram mais de um quarto para 380.609 no ano passado, de acordo com dados divulgados pela autoridade automóvel KBA.
O número alemão é inferior aos 381.970 carros vendidos do Reino Unido, onde os registos de elétricos aumentaram 21%, conforme os dados do grupo industrial SMMT.
Conforme avançado pela imprensa, os veículos elétricos a bateria ganharam quota no Reino Unido, nos últimos meses, à medida que as fabricantes tentaram cumprir o objetivo de vendas de veículos elétricos imposto pelo país.
As fabricantes de automóveis enfrentam multas de até 15.000 libras (cerca de 18.000 euros) por veículo, caso não cumpram. Estas multas podem ser evitadas, por via de um sistema de negociação de crédito e superando as exigências nos anos posteriores.
Entretanto, as vendas de carros elétricos caíram na Alemanha, onde o fim dos incentivos à compra, no final de 2023, prejudicou a procura. Os incentivos para os condutores empresariais terminaram em setembro de 2023 e para os compradores particulares no final de dezembro.
As vendas em mercados como a Suécia, França e Irlanda ficaram, também, aquém das expectativas, após os cortes nos subsídios e a falta de modelos acessíveis.
O aumento das vendas, em dezembro, fez subir a quota global de veículos elétricos no Reino Unido para 19,6% no ano - uma percentagem abaixo do objetivo de 22% -, com as fabricantes a conduzirem cortes de preços, de modo a cumprirem a quota de vendas e evitarem multas. Este ano, o objetivo aumenta para 28%.
Na Alemanha, os carros elétricos representaram 13,5% dos registos, em 2024.
Agora, o Governo do Reino Unido está a rever as regras, o que poderá resultar numa maior flexibilidade para ajudar as fabricantes a cumpri-las.
Ainda à dias estávamos “eu” a falar da qualidade durabilidade dos VE Chineses e Tesla, vale o que vale mas nestes dias vi um BYD com matrícula das novas com aparente avaria elétrica pois só tinha luzes à frente na traseira do carro apenas e só quando travava, e um Tesla também novo ou praticamente novo com o farol dianteiro do lado direito fundido.
Vale o que vale, eu neste momento no meu carro também estou com um problema do género o farol do lado direito o médio não funciona com a lâmpada colocada no farol, retiro a lâmpada do farol e o médio já dá, mas o meu carro tem 10 anos.
Podemos dizer que é um carro nos milhares de carros destas marcas que circulam nas estradas, o que me chamou a atenção é serem carros praticamente novos.
PS. Avarias e defeitos de fabrico todos podem ter já tenho visto na AE carros novos ou praticamente novos encostados na berma da AE das mais diversas marcas mas o que chama a atenção é quando são modelos novos ou muito recentes, carros “velhos” é “normal” que isso aconteça.
Com os buracos que devem apanhar de tampas de seneamento até um Leopard 2 rebenta…
Esses rebentam de certeza..
Dizem por aí que é obra do missionário JL que percorre terras britanicas desde Outubro 2024!
A alemanha acabou
“…Agora, o Governo do Reino Unido está a rever as regras…”
Não há outra escolha. As marcas perderam milhões (vendas de elecktros abaixo de custo e compras de elecktros pelas próprias marcas para fazer nr.) à conta da fantasia e não estão para continuar a suportar os delírios do gov de UK.
A Vauxhall de Luton e 1100 empregos já foram:
https://www.ft.com/content/05a86cc8-592e-4803-948a-fa21a6a6fb55?utm
E outras terão que enveredar pelo mesmo caminho caso o govUK não reconsidere esta política insana e auto-destrutiva.
P.S. Comprar créditos de outras marcas como as chinas BYD ou a Tesla é uma não opção (e bem) que não se coaduna com o orgulho britânico. E ainda por cima andar a subsidiar rivais, só mesmo na cabeça dos tinhosos dos govs ocidentais. Eles que os comprem!
Portanto fica apenas uma opção, proibir a venda de carros a combustão.
Não é preciso. Já lhe tinha dito que novas matrículas de carros novos a combustão no UK foram adiadas para 2025 para evitar mais multas. O chamado “empurrar com a barriga”. Mas neste caso tenho para mim que vão ter sorte pois este regime em principio cai se houver bom senso.
Não pagam menos, depois pagam mais..
Regime com décadas vai acabar devido a um ano ? Loooool
Regime leia-se mandato ZEV que é o que está aqui em causa.
Já são muitos os sinais de que vão ter q afrouxar.
Ao que parece vão ter é de acelerar, já que não foi cumprido o objetivo.
A seguir metem nos software o bloqueio geográfico e limitam o acesso aos carros… Calma que está quase…
Nos a combustão ? sim, pode ser mais uma hipótese para venderem menos.
O facto da maioria das casas possuírem estacionamento ou garagem, o processo de instalação de carregadores é fácil e acessível ajuda. A isso junta-se tarifas de carregamento em casa acessíveis.
Electricidade acessível no UK na mesma frase?
Pessoal carrega em casa a 7-8p kwh não se pode dizer que é caro.
E a maioria das empresas possuem carregadores.
Fui ver ao globalprices antes de comentar:
≈ casa 0.32€ e ≈0,44€ empresas.
Pesquisa mal feita. Estes são os tarifários residenciais para EV (7p a 8p)
Octopus 7p
https://octopus.energy/smart/intelligent-octopus-go/
British gas 7.8p
https://www.britishgas.co.uk/energy/gas-and-electricity/ev-tariff.html
Eon 6.9p
https://www.eonnext.com/tariffs/next-drive
Scottish power 7.2p
https://www.scottishpower.co.uk/electric-vehicle/tou-tariff
Outros exemplos
https://www.moneysavingexpert.com/utilities/ev-energy-tariffs/
@Toni, não sei o que está por detrás desses preços chamariz mas não deve ser coisa boa 😛
Tens aqui o testemunho dos gajos do What Car a falar em 0,30€ o kWh para carregamentos em casa
https://youtu.be/H5e235Me8DI?si=19Thzce-wMwGM_Nt
Min 25.30
(Em linha com o que tinha dito)
Btw mais uns (UK) que têm a gasolina mais barata que PT (impensável não há muito tempo atrás) e a electricidade bastante mais cara. Significa que não carregam nos combustíveis rodoviários para entregar ao sector elektro como acontece em PT.
Cada um não mete combustível ao preço que quer ? Porque não podem carregar ao preço que querem ?
Não está nada por trás.
São as tarifas normais para um wall charger de eléctricos.
simplesmente utiliza um contrato e contador independente do da casa.
Esses valores de 30p kWh é para quem utiliza extensão ligada a uma tomada normal em casa.
Se o pessoal não quer investir num carregador dedicado e utilizar uma tomada de casa é simplesmente uma escolha. Porque carregadores habitacional são os valores que apresentei – 7-8p kWh.
Muito mais que em Portugal.
Falta de noção, pagar menos de 200£ por mes é inexistente
Eles nem conseguem ir á Escócia e vir porque os carregadores não funcionam… Ou carregam em casa ou nepias…
Não funcionam ? quais ?
Nas autoestradas têm carregadores a cada 50km. Deve dar para atravessar o país na boa.
Portanto, é o mais melhor bom da África do Sul.
Demorou, mas a Alemanha fez bem. Esses subsídios alemães são ridículos, estão colapsando o país. Espero que UK não siga o mesmo caminho por muito tempo… Nada contra carros elétricos, mas não é esse o caminho.
Estive 6 meses na Alemanha e a minha experiência vale o que vale e não tem qualquer significado estatístico. Mas o que vi lá foi as pessoas a serem apoiantes aguerridos dos veículos a combustão. Obviamente havia também Tesla Boys. Mas a conversa do almoço era carros e energia. Eles tem consciência do problema energético que tem em mãos.