Medidas de Trump contra elétricos prejudicarão mais os concorrentes do que a Tesla, diz Musk
O potencial regresso de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos da América (EUA) poderá resultar num retrocesso em matéria de carros elétricos. Contudo, caso seja eleito, as medidas que aplicar contra os modelos eletrificados prejudicarão mais as concorrentes do que a Tesla, na perspetiva de Elon Musk.
Na teleconferência na qual relatou a sua margem de lucro mais baixa em mais de cinco anos, Elon Musk, o diretor-executivo da Tesla, disse que a potencial eliminação do apoio aos veículos elétricos por parte do candidato presidencial norte-americano Donald Trump prejudicaria mais as outras fabricantes de automóveis do que a sua empresa.
Seria devastador para os nossos concorrentes e prejudicaria um pouco a Tesla, mas a longo prazo provavelmente ajudaria a Tesla; este seria o meu palpite.
Apoiado por Elon Musk, o ex-Presidente e candidato republicano à Casa Branca tem criticado as políticas relacionadas com os veículos elétricos que a administração de Joe Biden tem aplicado, e já afirmou que irá "acabar com o mandato dos veículos elétricos", caso chegue ao cargo.
Segundo Elon Musk, citado pela Reuters, "o valor da Tesla é principalmente a autonomia", dando a entender que as outras coisas são secundárias, se a tivermos em conta.
Elon Musk e o apoio a Donald Trump
Conforme recordado pela Reuters, Elon Musk anunciou apoiar Donald Trump pouco depois do aparatoso ataque contra o candidato, durante um comício, este mês. Apesar de ter negado uma informação que afirmava que ele se comprometia a doar 45 milhões de dólares por mês ao também ex-Presidente dos EUA, o empresário disse que tinha criado um comité de ação política.
O apoio de Elon Musk a Donald Trump criou alguma confusão entre os entusiastas da Tesla, que questionaram o impacto que a sua eleição poderia ter na empresa de veículos elétricos.
Aliás, no ano passado, o vice-presidente escolhido por Trump, JD Vance, apresentou um projeto de lei que visava a eliminação dos subsídios aos veículos elétricos e a sua substituição por um crédito para promover os carros com motor de combustão interna.
Em resposta a uma publicação no X, na semana passada, que dizia que a Tesla não precisa de subsídios, Elon Musk incentivou o seu fim, concordando que uma decisão nesse sentido só beneficiaria a fabricante de carros elétricos.
Take away the subsidies. It will only help Tesla.
Also, remove subsidies from all industries!
— Elon Musk (@elonmusk) July 16, 2024
Leia também:
Onde posso votar ?
Este é um site de tecnologia ou de politicos de baterias?
Boa, não sabia que gostava assim tanto da tesla. LOL
https://www.usa.gov/become-us-citizen
Se calhar em vez de votar deveria comprar carros. É que as marcas Japonesas por estarem a atrasar a electrificação vão sofrer e muito…
E se a Mitsibishi já estava mal, agora é a Nissan com reduções de 99% dos seus lucros na America e na China…
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/nissan-slashes-full-year-outlook-after-q1-profit-slumps-99-2024-07-25/
Se calhar o mal da Nissan foi ter apostado nos Elektros.
Devia ter desenvolvido um hibrido em condições como os outros, não?
Em terra de cegos, quem tem olho é rei.
Sabes quantos veículos 100% elétricos é que a Nissan teve?
O Leaf, e-NV200 e o Arya….
Sabes quantos veículos teve no mesmo período?
– Micra,
– Note;
– Tiida (China)
– Almera
– Ultima
– Sentra (EUA)
– Sylphy (cHINA)
– Skyline
– Juke
– Kicks (Americas)
– Magnite (India);
– Murano
– Pathfinder
– Patrol
– Armada (America)
– Qashqai
– Rogue
– X-Taril
– X-Terra (China)
– Elgrand (Japão)
– Livina (Asia)
– Primastar
– Serena (Asia)
… E a lista continua…
Sim, portanto vamos culpar aqueles três. LOLOL
Até se meterem no mundo elektro seguiam de vento em popa. O resto são balelas.
Yep. Foi isso… lolol
Deve ser por isso que a Volvo e a Tesla já faliram .
A Volvo para não falir virou-se para os híbridos e livrou-se da Polestar.
A Tesla está a começar a definhar no sector dos carros.
Mas o EX30 não é já um sucesso a nível mundial? Bateu mesmo o bate recorde de vendas. Para contrariar o que dizes, que começa a ser chato ter de estar sempre a corrigir-te, no primeiro semestre do ano, a Volvo comercializou 90.760 automóveis 100% elétricos que representaram um crescimento de 53% em relação ao período homólogo e, para estes números, muito contribui a performance do EX30. E achas que foram os híbridos a levantar números?
Já comentaste muito melhor do que comentas atualmente.
A Volvo já produz híbridos há 10 anos pelo menos, onde é que se virou para os híbridos ?
E não foi a Volvo que se separo da Polestar, mas sim os Chineses da Geely (que detém 78% da Volvo Cars) que decidiu separar a Polestar da Volvo…
@JL A Volvo anunciou que apenas venderiam 100% elektros após 2030, mas…:
https://insideevs.uol.com.br/news/728054/volvo-meta-vendas-eletricos-2030/
Anda desatento.
@JL foi a forma de dar uma 2ª oportunidade à Volvo q estava a passar um mau bocado. Assim só se estraga uma casa, pensaram eles…
Então mas produzem hibridos há mais de 10 anos ou não ?
Não vê que é puro sensacionalismo ? e você ainda o tenta reforçar mais.
Então, mas agora o InsideEV, um dos templos do KKKelektro, passou a ser uma fonte sensacionalista?
Prefere outra? Tome lá https://www.autonews.com/automakers-suppliers/volvo-reconsiders-promise-go-all-ev-2030
A Volvo até podia ter híbridos desde que nasceu, o facto é que prometeu uma gama totalmente elektra até 2030 e isso já não vai acontecer. Chegaram à conclusão que isso não seria sustentável. Por outras palavras, concluíram que seria a sua ruina!
Alguns observadores da industria estão a criticar a Volvo por estar a recuar no seu compromisso com a sustentabilidade e a dar dito por não dito.
Eu não critico. Olho para isso como uma a resposta pragmática face às realidades do mercado. A Volvo apenas quer sobreviver e permanecer relevante.
Cada vez é mais evidente que o futuro não é elektro!
Como sabe que não vai acontecer ? Depende da evolução do mercado e das metas que vão ser decididas em 2026.
Mas eles não recuaram, apenas vão vender mais alguns híbridos enquanto for possível.
Ainda ontem anunciaram uma nova plataforma, finalmente, para eléctricos mais baratos.
Tanto é que todos apostam nela.
Claro, uma mão lava a outra. Ambos corruptos.
Espero que a maioria dos norte americanos tenham algum juizo e inteligência ao contrário candidato idiota
Estás a pedir um muito grande milagre… Algo que não vai acontecer.
Tá muito felizinho para quem ontem zombava da byd a agora treme de medo.
O director do FBI no Congresso, com o conhecimento dos cartuxos/tiros disparados e as balas recuperadas, o morto e os feridos, diz que não sabe se Trump foi atingido por uma bala ou por um estilhaço. Não tem influência na campanha eleitoral. Teria, alguma, se houve a encenação da orelha.
Mas tem importância saber que Kamala Harris passou para a frente nas intenções de voto. Mas isso pode não ser suficiente, dado o sistema eleitoral dos EUA, por estados. Hilary Clinton teve mais votos, mas o loser Trump foi eleito.
Falta saber as tendências nos estados charneira (que uma vezes votam democratas e outras republicanos).
Eu ouvi falar com que Trump fez aquela cena do matrix e a bala parou, e depois meteu ketchup na orelha. Menos Aves, muito menos….
Facto é que impediu os médicos que o trataram de prestar declarações. Tirado o penso não se vê qualquer buraco na orelha. A encenação não fui eu que a inventei, basta leres/ouvires a comunicação social. Como há uma investigação independente há de se chegar a uma conclusão, provavelmente só depois das eleições.
É o lado Biden a tentar desacreditar a cena.
Dizer que ele nao foi atingido seria entrar no mundo do aluminio, dizer que foram estilhaços e nao a bala que o atingiu nao acho que seja exagerado. Fisica nao é de perto a minha cena mas acredito que uma bala mesmo de raspao fizesse mais estragos
E eu a pensar que as teorias da conspiração era copyright dos loonies da extrema não canhota. Juízo anda em vias de extinção , como todo o respeito. Pessoas com a vossa erudição bem podem perder algum tempo com mais leituras sobre balística. Já agora aproveitem para ler sobre a velocidade de fluidos de ferimentos físicos. Não pode valer tudo.
O Diretor do FBI, Christopher Wray, foi nomeado por Trump, não por Biden. No seu depoimento no Congresso ontem, 5ª Fª, o que disse foi que foram disparados oito tiros, que mataram um participante no comício e feriram outros dois e que “Com relação ao ex-presidente Trump, há alguma dúvida sobre se é ou não uma bala ou estilhaços que atingiu a sua orelha”. O que deixou Trump furibundo e respondeu: “O diretor do FBI, Christopher Wray, disse ao Congresso ontem que não tinha certeza se eu fui atingido por estilhaços, vidro ou uma bala (o FBI nunca sequer verificou!), mas ele tinha certeza de que o Crooked (desonesto) Joe Biden estava física e cognitivamente ‘sem declínio que se notasse’ – Errado!” E pediu a demissão do diretor do FBI, ou seja atacou mais uma instituição dos EUA.
Houve um atentado, pouco interessa se Trump foi ferido por uma bala, por estilhaços ou se se feriu no meio da confusão. A questão é se os eleitores americanos – ou melhor, os dos swing states (Arizona, Georgia, Michigan, Nevada, Pennsylvania e Wisconsin) escolhem o cavernícola Trump, por poucas dezenas de milhares de votos, como aconteceu contra Hilary Clinton (apesar de ela ter tido mais 2 milhões de votos ao nível dos EUA) ou ganham juízo e votam em Kamala Harris, como fizeram com Biden.
O episódio da orelha pouca importância tem.
A importância está nas mãos do eleitorado caro Aves, e graças a Deus não na sua opinião de um Portugal muito distante. Fosse o Biden a sofrer uma tentativa de assassinado aqui del rei, ainda tocavam os sinos até hoje. Ainda não perceberam que quanto mais o senhor Donald é antagonizado nos média e redes sociais, mais ele sobre nos votos reais. Nem todas os eleitores são ignorantes e muita gente já começou a perceber que a cancel culture tem de levar resposta á medida.
Os eleitores de Trump leem as redes sociais e os meios de comunicação trumpistas. Do mesmo modo que os anti-Trump não os leem, leem outros. O episódio da orelha não vai alterar nada.
O problema é que o presidente dos EUA era uma figura unificadora – depois de eleito era o “nosso presidente”, fossem eleitores republicanos ou democratas. O mesmo com os congressistas e as altas figuras do estado. Trump liquidou isso e o partido republicano, substituído pelo Maga. Criou uma cultura de ódio e de afrontamento. Estou em crer que os eleitores que fazem pender o prato da balança rejeitam isso, como rejeitaram em 2020 ao eleger Joe Biden. Será que vai incentivar os seus apaniguados a invadir de novo o Capitólio?
O teu problema é que continuas a pensar que só um dos lados é que se radicalizou. Enquanto não souberes analisares as coisas sem o teu próprio bias nunca vais perceber. É preciso ter capacidade para saberes observar e analisar a partir de uma certa distância . Na história, as verdadeiras guerras ficam sempre cheias de derrotados. Indistinguíveis. Se achas que a pseudo invasão do Capitólio é o expoente máximo da violência dos republicanos, deixa relembra-te de cidades inteiras a arder nos estados unidos provocados por ” manifestantes pacíficos”. Todos democratas, antifas, e blm. Isto para ti é o quê? Os bons?? Sabes a contabilidade de mortos e estragos dessas manifestações pacíficas?
afinal, o que para ti é a verdade? Os teus bias?
“Viva Kamala Harris!
Gosto muito de Kamala Harris. Os americanos de quem eu não gosto não gostam dela pelas razões que me levam a gostar dela.
Para já, ri-se muito. É o riso de quem gosta de se rir. Ri-se sinceramente e, sobretudo, ri-se quando não se deveria rir, o que é um sinal de liberdade.
Beija o marido na boca, mesmo que estejam milhões de pessoas a ver. Isto é o mesmo que se rir. Mostra que não tem duas caras. Não é condescendente: não pensa que é preciso ter cuidado com o povo.
Quando fala em público, pensa em voz alta. Tenta dizer coisas profundas e, quando falha, volta à carga na próxima ocasião. A espontaneidade tornou-se tão rara que já ninguém a reconhece.
Parece uma pessoa feliz.
Se os americanos não gostam dela, o problema não é de Kamala Harris.
É deles.”
(pequeno extrato da crónica de Miguel Esteves Cardoso no Publico de 25/07/2024).
Nada a ver com os cavernícolas Trump & Vance.
Se eu fosse acionista da Tesla, neste momento estaria a “passar-me” com este tipo…
É o mesmo que disse que dependendo de uma votaçao na rede social com nome unico que ia sugerir aos acionistas da Tesla por 5B na sua empresa de AI por isso nao me parece que ele esteja preocupado com o que eles pensam