EUA acusam a Europa de “extorsão económica” por multar a Meta e a Apple
A imposição de coimas avultadas pela União Europeia à Meta e à Apple desencadeou uma forte reação por parte do governo dos Estados Unidos. A administração americana criticou abertamente as sanções decorrentes da Lei dos Mercados Digitais (DMA, originalmente), classificando-as como "extorsão económica".
Washington reage às multas aplicadas pela Europa
O governo norte-americano não poupou nas críticas às recentes multas aplicadas pela União Europeia à Meta e à Apple. Num comunicado emitido na passada quarta-feira, a Casa Branca apelidou as penalizações de "uma nova forma de extorsão económica", e afirmou que os Estados Unidos não irão tolerar tais medidas.
Esta tomada de posição representa uma escalada significativa nas tensões relativas à regulação do espaço digital e ao controlo dos mercados tecnológicos.
De acordo com informações avançadas pela Reuters, fontes oficiais da administração americana descreveram a DMA da UE como sendo discriminatória. O argumento central é que esta legislação afeta de forma desproporcionada as empresas sediadas nos EUA, perturbando assim a concorrência leal no mercado.
A Casa Branca alegou ainda que a regulação europeia tem o potencial de minar a inovação e, sob o pretexto da aplicação de leis antimonopólio, pode inclusive permitir formas de censura.
O valor das coimas aplicadas à Apple e à Meta
A Apple foi alvo de uma coima no valor de 500 milhões de euros, enquanto a Meta foi penalizada em 200 milhões de euros. Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, sublinhou que Washington encara estas coimas como uma ameaça ao comércio internacional e aos princípios democráticos.
Estas regulamentações extraterritoriais constituem barreiras ao comércio e uma ameaça direta à sociedade civil livre.
Declarou Hughes.
Recorde-se que o presidente, Donald Trump, já havia ameaçado anteriormente com a imposição de tarifas aduaneiras como resposta a sanções estrangeiras contra companhias americanas. Face às recentes ações da UE, parece haver um crescente alinhamento entre grupos de pressão e responsáveis da administração no sentido de adotar uma postura mais agressiva.
Está previsto que o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, se reúna na próxima sexta-feira com o Comissário Europeu responsável pela Economia, Valdis Dombrovskis. Espera-se que a DMA seja um dos pontos centrais desta conversa.
Entretanto, a Meta e outras empresas tecnológicas norte-americanas têm procurado reativar o diálogo com Washington sobre as implicações da legislação europeia. Joel Kaplan, Diretor de Assuntos Globais da Meta, chegou mesmo a classificar a coima de 200 milhões de euros como uma "tarifa multimilionária", numa tentativa clara de provocar uma resposta comercial por parte dos EUA.
Conforme noticiado pelo Politico, associações do setor têm argumentado que a DMA penaliza excessivamente as empresas americanas, enquanto isenta as europeias e outras firmas internacionais, um desequilíbrio que alimenta a frustração de Washington.
O Gabinete do Representante Comercial dos EUA já tinha anteriormente classificado a DMA como uma barreira não-tarifária, reforçando a perspetiva da administração de que a regulação vai além de uma simples ferramenta de promoção da concorrência. A Casa Branca parece agora mais disponível para usar esta designação em negociações bilaterais e, potencialmente, em fóruns de comércio multilateral.
Por agora, a Apple e a Meta estão obrigadas a proceder ao pagamento das coimas de 500 e 200 milhões de euros, respetivamente, por incumprimento da DMA. Ambas as empresas dispõem de um prazo de 60 dias para liquidar os montantes, sob pena de aplicação de sanções económicas diárias adicionais até à regularização da situação.
Leia também:
USA perdeu a credibilidade e o respeito do resto do mundo, acabou o império, são agora uma experiencia falhada de que podemos todos aprender a não repetir os mesmos erros.
Sim isso e o linux vai se tornar no maior SO de sempre….so que nao continua inutil e a america o melhor do mundo
“so que nao continua inútil” – tens razão, o Linux não é inútil. Ah querias dizer “só que não, o Linux continua inútil”? Pois bem, olha a diferença que faz uma vírgula! Mas deixa-me fazer uma pergunta, porque haveria alguém dar o mínimo de valor à tua opinião, quando nem Português sabes escrever?
E tu, sabes? Não é “Ah querias dizer”, mas sim “Ah, querias dizer”. Quem também não sabe colocar vírgulas? Mais, essa última frase está toda mal-escrita. Não é “Mas deixa-me fazer uma pergunta, porque haveria alguém dar o mínimo de valor à tua opinião, quando nem Português sabes escrever?”, mas sim “Mas deixa-me fazer uma pergunta: porq ue haveria alguém de dar o mínimo de valor à tua opinião quando nem português sabes escrever?”.
São uma anedota autêntica.
A verdadeira imagem do Homer Simpson. Ou vice-versa.
Desde miúdos que nos avisam sobre personagens como o trumpa através dos desenhos animados, exemplo disso é a personagem Lawrence Limburger!
Aqui o Gang GTA impera… Basta ver o Cartéis que operam desde as gasolineiras ao IRS em Portugal
Não vale tudo, estes indígenas devem pensar que é tudo à balda
Podem dizer do Trump o que quiserem mas ele tem razão. Sempre que a UE precisa de dinheiro arranja desculpas para multar as multinacionais para financiar os suas loucuras, seja projetos para combater as alterações bimbáticas, finançiar políticas DEI ou agora para rearmar a Europa. Esta UE é tão previsível… são uns abutres.
Portanto, na tua ótica: proteger a Europa (militar e tecnologicamente), proteção ambiental (logo a saúde dos seus cidadãos) e políticas de equidade… tal como uma civilização avançada, racional e que quer estar protegida… é mau?! Lolol
Claro, o problema esta na UE e não em ti e pessoas com a tua filosofia LOLOL tens solução fácil: emigras para a Ásia ou EUA e aí podes vivênciar na pele o que é isso.
Vê se dizes menos disparates. Nós não somos americanos, somos europeus. A UE não tem que proteger as empresas americanas, mas os cidadãos europeus. Se as empresas americanas querem operar na Europa, seguem as regras europeias. Muito simples.
+1
+2
Ora nem mais.
No entanto, se essas empresas deixarem de operar na UE não temos nenhumas opções europeias para substituir o que elas oferecem.
+3
-1000
JD, és tu? Se lá é assim tão bom, eu ajudo a pagar o bilhete de avião. Mas depois não vale vir cá para ir ao médico ou levantar a reforma. Nem para choramingar que lá não há proteção da privacidade digital, dos dados pessoais ou que o ar está tão poluído que não se consegue respirar… enfim. Vai para lá uns anos e depois volta para dizer que tal. A sério…
Raiana, o problema que tenho com os burocratas de Bruxelas é que não defendem os nossos interesses, nem querem fortalecer os países que os alimentam, apenas falam em armar e fortalecer a sua “UE” (que não é mais que uma grande “fachada” que tenta em vão ser os EU da Europa, procurando apenas os seus próprios interesses)!
Há uma coisa que muita gente não gosta de ouvir, mas para fortalecer a EU, se calhar é preciso fortalecer a EU. Temos tido várias situações em que as quezílias internas têm impedido a “União” de funcionar melhor. Como por exemplo os problemas que temos tido com a Hungria. Da “divisão” que houve no tempo da crise financeira. Sim, houve uma enorme crise financeira. Mas havia países com economias saudáveis e outros com economias na lama. Países como Portugal, Grécia, Espanha, entre outros, cavaram o seu próprio buraco. E depois ainda reclamaram de terem sido obrigados a por a casa em ordem porque quem lhes emprestou dinheiro para sobreviver. São ideias diferentes, mas a verdade é que mais “força” central se calhar fazia bem a alguns países.
Não são desculpas. É a verdade. Sabes sequer porque é que essas empresas foram multadas?
Primeiro, há uma diferença entre liberdade e anarquia. Liberdade é poder-se fazer coisas dentro de certos limites. Anarquia é igual ao que acontece nos estados unidos.
Como por exemplo, numa certa REDE SOCIAL, tens a possibilidade de fazer tracking de TUDO o que uma pessoa faz na Internet para… “ah e tal, anúncios melhores para ti”… e é legal 🙂
Ou então, no caso dum certo telemóvel, não poderes instalar apps que não estão na loja deles.
No mesmo âmbito, daqui a dias, compras um carro. Um bonito Tesla, com tudo automático e tal… E o “gajo” decide que o carro só pode andar no centro de Lisboa. Para ires visitar a família ao Porto, tens que pagar uma subscrição de alta quilometragem diária. Se te faz sentido, parabéns. Para mim não faz. O que eu compro é MEU. E faço do que é meu aquilo que eu quiser.
É nesse sentido que a UE anda a aplicar multas a essas empresas. Por mim até podiam mandar a meta embora. Até me faziam um favor.
+1 Trump deveria levantar as sancoes a Russia e juntar-se ao bricks para deitar abaixo de vez esta UE corrupta e comunista!
Exato… Mas na sana passada saiu um estudo que só na área da indústria automóvel eles deviam parar já de encomendar entulho alemão…
E muita sorte têm os américas enquanto a Europa os deixa continuar a fazer aqui negócios. Porque outros quaisquer já os tinham chutado para canto. É só uma questão de substituir o cinema deles, o software deles, as redes sociais deles, e está feito.
Deviam de substituir o cinema americano por um cinema europeu de revivalismo do oculto e terror sobrenatural como aconteceu nos 60s e 70s, Mario Bava, Argento, Roger Corman(americano) enfim parece pouco provável que vá acontecer mas era fixe!
Para quem não sabe do que se trata esta era dourada que falo:
https://www.youtube.com/watch?v=VOM0i2pUr24
Para mim já me serviam uns filmes brejeiros italianos dos anos 70, como “A médica da inspecçãp militar”, “A liceal”, etc, etc.
Brejeiros não… culturais 😉
Tipo o filme Salò (1975) lol
O passo seguinte é acabar com essas bases militares que o indígenas têm espalhado pela Europa
Existem regras. Se as empresas as cumprirem, não pagam multas. Não podemos ser como os EUA, que é um país de lobbies e um autêntico regabofe.
As empresas Americanas, não são mais que a imagem do seu presidente.
Agora cada vez que qualquer país faça algo, que o Trumpetas não goste, é logo ameaçado.
“Estas regulamentações extraterritoriais constituem barreiras ao comércio e uma ameaça direta à sociedade civil livre.” 😀
A Casa Branca afirmou que os Estados Unidos não irão tolerar tais medidas.
É a única forma de lidar com Trump, quem mostrar fraqueza está lixado porque as exigências só vão aumentar. A questão é que todos já perceberam isso e continua a diminuir os que levam as ameaças muito a sério.
Por causa da reação dos mercados Trump anda desesperado para conseguir um acordo com a China, que lhe cortou o acesso às terras raras. Paul Krugman diz que a UE tem que ameaçar Trump com cortar o fornecimento de máquinas da ASML para o fabrico de chips.
+1
Se os MAGA não se virarem contra ele rápido, vamos ter os USA cada vez mais isolados, mirrados e a penar. Ainda vão ficar como a união soviética dos anos 80/90 em que tinham de estar horas na fila para ir ao supermercado comprar um naco de pão. É que estão a alienar toda a gente, incluindo os grandes parceiros de longa data. A EU, o Canadá, o México. Atiram-se à China, os russos já pouca paciência têm para eles. A Australia ainda não entrou na festa, mas não deve tardar. Usando a expressão do seu presidente, os USA vão ficar a jogar cartas com quem?
Uma das primeiras empresas a ir às couves cá para mim é a Boeing. Se bem que ainda vamos ver o governo americano a despejar dinheiro nas companhias aéreas para irem comprar aviões.
A lógica dos MAGAs é – os nossos inimigos, que odiamos, ficaram piores do que nós, por isso Trump está a cumprir. Enquanto Trump aplicar a cartilha ideológica MAGA eles não se importam de ficar piores economicamente.
Já os eleitores mais normais de Trump, que lhe deram a maioria, preocupam-se de facto com as suas condições de vida, se melhoraram ou pioraram e quais são as suas perspetivas. E é por causa deles que Trump está com os níveis de aceitação mais baixos nos dois mandatos. Como em 2026 há eleições intercalares para o Congresso e a margem dos republicanos é estreita é possível que mude de política para ficar menos afastado do que prometeu – riqueza para (todos) os americanos, crescimento económico e mais emprego e menos inflação.
+1000 us EUA se querem máquinas ASLM então vão para Marte que não exportamos para lá, há e junto levem um certo Sul Africano com eles
Não querem, saiam da Europa. Simples. Não faltava mais nada agora que estarmos baixar as cuequinhas mais um pouco a gajos que acham que é America First.
+1
+2
Exato. Existem normas. Se querem cá vender os serviços deles, têm que os cumprir. Se não querem cumprir, andor viola.
O transito intestinal do Trump continua regular, infelizmente para o resto do mundo a cada ida ao Wc, sai mais uma ideia ou declaração parva, vamos taxar todas as palermices ditas pelo Trump e acabamos com a fome e miséria no mundo.
+1
+2
Mais uma vez , a única forma de acabar com este palhaço , é unirem-se á China e dão cabo do Trump
Até perguntava o porquê do ódio ao Trump, mas nem deves conseguir explicar. Já o Biden, Kamala e cambada é que eram bons…
Está questão não tem nada a ver com Trump sempre que Bruxelas precisa de dinheiro opta sempre pelos Americanos, não vai ao Dubai, não vai a China, não vai a Coreia, os Americanos são sempre o bolso fundo da UE isto durante várias administrações americanas…
Factos! Basta ver quanto os EUA já mandaram para a Ucrânia, comparado com o que a UE lhes deu…
Ora… aí disseste tudo. Os USA mandaram para a Ucrânia. Ninguém tirou, ninguém obrigou. Mandaram porque lhes interessou. Ou achas que são assim tão generosos?
Mas mesmo assim e contas feitas, a EU e os vários países da zona euro já enviaram mais dinheiro que os USA. Contas feitas (até final de 2024) a EU e vários países europes enviaram mais dinheiro, tanto em termos globais como em termos per capita. A comissão europeia enviou cerca de 50mM e os vários países algo na casa dos 70mM.
Lá porque o cabeça de trumpa diz não quer dizer que seja verdade…. Aliás, o presidente da Murica fala em 300mM, bem acima do que o departamento da defesa americano afirma, que são 182mM. E fontes internacionais falam em cerca de 120mM.
https://www.bbc.com/news/articles/crew8y7pwd5o
Mas post que começa com “Factos”, cheira sempre a lavagem.
Não tens noção do que disseste. Os EUA enviaram menos dinheiro para a Ucrânia do que a UE. Mais, os americanos fizeram-no, obrigando os ucranianos a usar o dinheiro para comprar a empresas americanas, basicamente subsidiando as suas empresas.
É fácil, é seguir as regras que já não são multados, qual é a duvida?
Só ver quando a UE precisa de xular os americanos, algumas dessas multas:
– **Intel** (13 maio 2009): multada em **€1,06 mil milhões
– **Google Shopping** (27 junho 2017):
– **Google Android** (18 julho 2018): **€4,34 m
– **Qualcomm** (6 junho 2018): **€997 milhões
– **Google AdSense** (20 março 2019): **€1,49 mil milhões**
– **WhatsApp** (2 setembro 2021): **€225 milhões**
– **Meta Platforms** (12 maio 2023): **€1,2 mil milhões**
– **Apple** (23 abril 2025): **€500 milhões**
– **Meta (Facebook/Instagram)** (23 abril 2025): **€200 milhões
Não será “quando as empresas não cumprem as regras levam com multas”?
E a Samsung (várias)? O Tik-Tok 500M? O governo português?
E vendo bem, algumas das empresas listadas deveriam pagar bem mais. Acho que todas essas multas foram por quebras nas regras de concorrência e proteção de dados. Ou seja… tu como (presumo) cidadão da EU não queres a EU proteja os teus direitos em termos de concorrência e proteção de dados. Será isso? Ou és daqueles que também acha que há concorrência “real” nos combustíveis, nas telecomunicações e por aí fora e que as empresas desse setor em Portugal não devem ser fiscalizadas nem pagar multas?
Querem trabalhar cá, cumprem as regras, tal como qualquer outra empresa seja de que parte do mundo for, incluindo as portuguesas e do resto da EU. Tão simples como isso.
E já agora, se as multas da EU são “entraves” ao bom funcionamento das empresas, porque é que os USA também multam a apple, a google e outras mega tech? Porque é que os tribunais americanos querem que a google se separe do chrome? Será que também é “extorsão económica” e discriminatória?
E o Bank of America com multas de $82.8nM ao governo americano? Isso também não é extorsão? E a russia a multar a google? Terá sido para comprar armas (bem, aqui…).
Deixa de ser radical e abre os olhos. Só paga multas quem não cumpre, até a conduzir 😉
É cumprir as regras e as multas não aparecem.
Coloca aí também os milhões que os americanos xularam a VW.
E estás choroso por causa disso?
Acho que é o JD Mário Vance 😀
JD Mário Perde 🙂 🙂
Ele fica revoltado sempre que alguém faz frente á Pátria e aos seus compatriotas Americanos
Para americano o português dele até não é mau.
Quem não cumpre, arrisca-se a pagar. Não é só a apple a o facebook. A tik-tok também estão na calha, A samsung também já levou no lombo por fixação de preços entre outros processos, há vários “esquemas” do dubai, uea e outros países daquela zona a ser investigados por lavagem de dinheiro e outras possíveis ilegalidades.
A apple foi várias vezes multada, entalada e investigada por causa dos “entraves” colocados ao fortnit, ao spotify e muitas outras apps.
E, de vez em quando, as empresas da EU também são multadas pela EU. Até o nosso país já foi várias vezes multado pela EU, ao ponto de Portugal ser obrigado a retirar a dupla taxação dos carros usados importados (e que neste caso dou toda a razão à EU, uma vez que considerou ilegal Portugal taxar). Eu sei, conceito estranho, mas acontece. Ou se cumprem as regras, ou leva-se no lombo. A EU por vezes complica, mas não é tanto como alguns querem fazer parecer. Ainda assim, prefiro viver cá que na trumplandia.
> Eu sei, conceito estranho, mas acontece. Ou se cumprem as regras, ou leva-se no lombo. A EU por vezes complica, mas não é tanto como alguns querem fazer parecer.
Não podia ter dito melhor.
> Ainda assim, prefiro viver cá que na trumplandia.
E não morres à porta do hospital por te teres esquecido de pagar o seguro da Médis…
É pior que isso. Ainda agora com a onda de despedimentos do setor público, muitos funcionários ficaram de um dia para o outro (literalmente) sem trabalho, sem ordenado, sem proteção na saúde e acredito que em muitos casos também sem plano de reforma. Já não bastava um tipo perder o trabalho, perde a vida toda de uma assentada. A seguir ficam sem casa porque não podem pagar.
Os seguros de saúde e os planos de reforma estão muitas vezes interligados com o próprio contrato de trabalho. Confesso que me faz muita, mas mesmo muita confusão. Ainda mais que são geridos por fundos que podem falir. E com os trambolhões das bolsas nas últimas semanas, alguns devem ir com as couves.
E ainda assim, acha este atual governo americano que existe regulação a mais. É de ter medo viver para aqueles lados.
Devias abrir um gofundme para o pessoal poder fazer doações aos Americanos
Então o gajo não quer lá nada que seja chinês, quer que o Byte Dance venda o Til Tok no EUA, então isso é o quê? Pelo menos as Europa não quer que a Apple, ou a Meta venda as suas actividades na Europa a empresas europeias, o gajo deve comer merda a colher, mas enfim que tem merda na cabeça só fala e pensa merda.
Não quer nada chinês mas o merchandising oficial do trumpas é maioritariamente feito na china e outros países. Só uma parte pequena é made in Murica.
Acho que o pessoal se está a esquecer de uma coisa importante, em caso de discussão, ganha quem tiver a arma maior.
E os EUA têm mais e melhores armas que a Europa.
Convém o pessoal lembrar-se, para depois não ir a correr pedir ajuda aos EUA para isto e para aquilo.
Já não seria a primeira vez…
Está Europa é boa é para taxar, regular, moderar, ou seja, censurar.
Criar empresas como as dos EUA é que tá quieto.
Dá muito trabalho, dizem….
Finalmente um comentário inteligente.
Nos “Europa” sem as empresas dos EUA viramos Coreia do Norte.
A Europa não vale merd@ nenhuma em tecnologia de hardware e software.
A Europa pra evoluir tem que criar concorrência as empresas americanas, e nao andar ai a criar leis do nada só pra financiar quem está lá dentro.
Basta ver como está a Coreia do Norte sem empresas dos EUA.
São tão bons, mas tão bons que o fabricante de carros que mais vende no mercado americano… Não é americano
Olha, vê a situação do grande fabricante de maquinaria agrícola, Jihn Deere. A maneira como eles impedem toda e qualquer reparação nos seus equipamentos está a fazer com que deixem de ser um gigante da industria americana. A queda de vendas tem sido tal que já se fala de falência.
Querem ganhar dinheiro com sistemas totalmente fechados e com custos exorbitantes nas reparações. E depois ver a EU lutar contra este tipo de situações é mau. Ganha juízo. Até os agricultores americanos estão a ganhar. Indelizmente muitos ficam com maquinaria cara totalmente inutilizada.
Podem ter mais armas, mais riqueza… Também têm mais pobres, mais viciados, mais sem abrigo, mais presos. A indústria de armamento americana vive em grande parte de trabalho escravo dos presos. Uma coisa é ter os presos a trabalhar por um salário baixo, outra é trabalharem por quase nada. Mas ainda assim se isso desse dinheiro a ganhar ao estado, ainda poderia fazer sentido. Agora não. Existe um real incentivo e um lobby brutal para que hajam muitos presos nos usa. Porquê? Porque dá lucro aos privados. Muito lucro. Assim também eu tinha uma economia boa. Mas há uma diferença entre economia boa e uma vida decente para as pessoas. A EU pode ter alguma regulação a mais, mas os usa têm capitalismo selvagem totalmente desregulado. Ao ponto do seu presidente vender carros na casa branca. Foi um episódio simbólico, mas muito esclarecedor do que são os USA. Um país gerido pelo dinheiro. Já lá vai o tempo do “we the people”…
A Ditadura da UE cada vez mais detesto essa palhaçada da UE foi o pior que aconteceu a Portugal , desde os politicos as empressas vivem de mão estendida um pedintes de dinheiro, em enxame de inuteis e os ditadores.
Queres voltar ao tempo do Salazar? Ou ao tempo de demorar um dia de Bragança ao Algarve (com sorte) porque autoestradas era coisa que quase não havia. A EU deu e dá muito a Portugal, sendo que acima de tudo dá “mercado” e dá liberdade de movimento no espaço comum. Portugal, os seus governos e os seus cidadãos é que muitas vezes não dão bom uso. Mas isso não é culpa de EU, é culpa dos governos, empresas e cidadão de Portugal. Não foi a EU que usou os rios de rios de dinheiro para o setor agrícola para comprar jipes e pickups. Não foi a EU que usou os rios e rios de dinheiro que vieram para modernizar empresas em Ferraris, Porsches e casas de férias. Não foi a EU que decidiu usar o dinheiro do PRR quase todo em “projetos” do governo que em boa parte “valha-me Deus” em vez de o fazer circular para melhorar a competitividade do tecido empresarial.
Sem a EU estaríamos se calhar ao nível de Marrocos.