PplWare Mobile

Comissão Europeia aplica coima de 500 e 200 milhões de euros à Apple e à Meta

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Mário says:

    Carrega Trump estes artistas de Bruxelas só entendem quando lhe vão ao bolso.
    Está na hora da América dizer chega a este impostos (multas) aplicada as empresas americanas para financiar a troop toda de Bruxelas.

    • says:

      Então vai para os USA. Pelo menos sabes o porquê das multas? Está na notícia e tudo e eu acho muito bem que os tenham multado. Se queres o “faroeste” então vai ter com o trumpas. Esse sim deixa os amigos das tech fazer o que lhes apetece e os “povo” não lhe interessa para nada. Vê lá tu que até um stand de automóveis montaram no jardim da casa branca.

      • Mário says:

        Na volta a culpa do financiamento (multas) dos burocratas de Bruxelas é culpa do Trump?
        Lol décadas que a UE chula empresas Americanas com a desculpa da multa.

        • says:

          Não é do trump. É das empresas americanas que não cumprem as regras de cá. Há muitas empresas americanas a trabalhar no mercado europeu que nunca foram multadas. Há regras a cumprir. Da mesma forma que as europeias têm de cumprir as regras de lá para lá trabalharem. Agora que cá existe mais regulação, é verdade. Por lá é uma selva. Não há qualquer tipo de proteção aos clientes. Ainda este mês anunciaram o fim de várias regulamentações bancárias. Já têm saudades do tempo da Lehman Brothers, da AIG ou do Maddof.
          Cá pela EU a xAI provavelmente não poderia comprar a tesla. É daqueles negócios que só serviu para “limpar” a dívida da tesla que a esta hora já devia estar falida. Mas o importante é deixar o mercado funcionar, nada de regras certo?

      • Inculto says:

        Eu já fui at muitos anos… Pago lá por ano na empresa os mesmos impostos que pago aqui… Pagava… Porque agora só trabalho por lá porque mudei a residência fiscal… A Europa no um curto espaço de tempo com as políticas de migração, educação transexual e natalidade importada tem os dias contados

    • Aziado says:

      JD Vance? És tu? Ou és só um troll?

      • Mário says:

        Na volta a culpa do financiamento (multas) dos burocratas de Bruxelas é culpa do Trump?
        Lol décadas que a UE chula empresas Americanas com a desculpa da multa.

    • gelatina says:

      caro mario devo dizer antes de tudo, que quando li na diagonal pensei…”descontructivo mas original” mas depois li de novo e vi que é mais outro copy paste, tipico do rebanho elon, tenho um sugestao que não é para levar a mal , é fortalecer o intake de proteina, passo a citar dado que a sugestao é uma frase muito famosa…cá vai…”cai-te encher de muskas”

    • freakonaleash says:

      Pagam-te ao menos para rascunhares estes fellacios a mega corporações?

    • Humberto says:

      É por comentários como o do Mário que demonstra a importância da Liberdade de Expressão.

      Desta forma, sabemos que ou Mário não leu a notícia e é Eurocético (um pouco como o Partido Comunista), e vai dizer mal de tudo o que seja sobre organismos da União Europeia, ou, Mário leu a notícia defende que as empresas em questão podem ter políticas que prejudicam os seus utilizadores e até concorrência.

      E por isso, devido à Liberdade de Expressão conseguimos perceber os comentários que devem ser levados a sério, e aqueles que devem ser simplesmente ignorados.

    • Mr. Y says:

      Como europeu não me importo nada que a UE ‘roube’ as empresas americanas.

    • Antonio Ferreira says:

      Ou seja, para ti é perfeitamente normal:

      (…) A Apple prejudicar tanto a concorrência como os consumidores, que ficam privados de aceder a melhores condições fora do ecossistema da App Store.

      (…) No caso da Meta, a infração está relacionada com o modelo “Pagar ou consentir” implementado pela empresa em 2023 para as suas plataformas, como o Facebook e Instagram.

      (…) A autoridade europeia entende que os utilizadores foram coagidos a aceitar a partilha de dados ou a pagar uma subscrição.

      Acredito plenamente que estas no país errado (Portugal) e devas urgentemente dar o salto para o país das novas orportunidades e da selva comercial (Trump & Co).

      Boa viagem

  2. jorgeg says:

    porreiro mai 700 milhoes para lavar na Ukrania!

  3. Fusion says:

    Claro que aplicou, é preciso ir buscar dinheiro algum lado né? Aquela corja toda lá no parlamento Europeu precisa de ser paga.. e nada melhor do que ir buscar dinheiro fácil aos outros que efetivamente fazem alguma coisa.

    • B@rão Vermelho says:

      Então querias ser tu a pagar a corja como lhe chamas?
      Quando és chamado a pagar impostos reclamas, reclamas por se cobrar multas a empresas estrangeiras que o principal produto é a estupidificação em maça das pessoas, ou entupir tudo com publicidade, realmente fazem muita falta.

      • Fusion says:

        Não me queixo dos impostos, os serviços públicos têm de ser pagos de alguma forma. É chato pagar impostos? Sim, é. Mas faz parte, e é algo necessário.

        Multas só para “sacar” dinheiro? Aí já acho errado.

        Primeiro, quem foi lesado com isto? Sentiste que foste lesado? A tua vida mudou assim tanto por veres publicidade de um serviço?

        Olha, eu não me sinto lesado, estou-me nas tintas.

        Depois dizes que os produtos estrangeiros são uma estupidificação? Isso diz mais sobre ti e sobre as pessoas do que sobre a própria marca. As marcas estão só a fazer a “cena” delas. Nunca vi a Google, a Apple, a Meta ou a Microsoft apontar-me uma arma à cabeça para fazer o que quer que seja.

        Uso o que quero usar, vejo o que quero ver, tudo o resto ignoro se não for do meu interesse.

        E sim, acho que a corja da União Europeia só quer ganhar dinheiro fácil com estes processos. Eles vão existindo, mas nunca vi nenhum utilizador final queixar-se das coisas que eles dizem que são abomináveis.

        Uns fazem acontecer, desenvolvem, fazem o mundo andar para a frente, geram propriedade intelectual, criam empresas que ajudam no PIB inteiro. Outros preferem andar a passar multas.

        • B@rão Vermelho says:

          Sabes porque não me sinto lesado pelas redes sociais, porque não as uso, e a critica é para as redes sociais, estou a escrever este comentário do meu Imac ligado ao meu pc de serviço com Windows, a minha “revolta” é mesmo com as redes sociais.
          Lá por não te sentires lesado não quer dizer que não haja pessoas lesadas, e como bem sabes as leis não são individuais.
          Há regras se não respeitas as regras tens de ser “castigado”, acho muito bem que façam comprar as leis.

          Quanto a publicidade o que é demais enjoa, é a praga da era moderna, plástico e publicidade, para veres alguma coisa tens de “levar” com publicidade, se não te incomoda eu compreendo assim como tu tens de compreender que há pessoas que se sentem incomodadas com tanta publicidade.

          PS, espero que compreendas que estamos a conversar, mesmo não partilhando da tua opinião respeito na mesma, acho é estranho estares preocupado com empresas que fogem tanto aos impostos estares com pena delas, dai a minha referencia a estupidificação que é o negócios da Meta e outras que tais, eu pessoalmente não vejo grande utilidade das redes sociais, mas compreendo que há pessoas que gostão e utilizam.

          • Fusion says:

            Eu gosto de conversas construtivas, mesmo que não partilhe da mesma opinião com a pessoa com quem estou a falar. Acho isso saudável, até porque é do diálogo que surgem as soluções para os problemas. Por isso, não te preocupes — não estou a levar a mal as tuas respostas. Espero que o mesmo se aplique da tua parte.

            Dito isto, partilho também o sentimento em relação às redes sociais. Tirando o Reddit, não uso nenhuma. Não tenho Facebook, não tenho Instagram e muito menos TikTok.

            No entanto, não percebo a tua revolta. Entendo o que dizes, mas não entendo a revolta em si. Nenhuma rede social é obrigatória. Ninguém é forçado a usá-las. Se as pessoas as usam, isso diz respeito apenas a elas, e depois tirarão daí as suas consequências — sejam boas ou más. Mas o ponto é que nada disto é obrigatório.

            Estamos de acordo que, pelo menos na nossa visão, as redes sociais são nefastas para a sociedade. Mas são escolhas individuais.

            Tal como usar mal um carro pode causar um acidente e matar pessoas, ou usar mal uma faca pode levar a cortes, o mesmo se aplica às redes sociais.

            Estaria de acordo contigo se a sua utilização fosse obrigatória. No entanto, sejam redes sociais ou produtos das grandes big tech, tudo isto é opcional. É uma decisão do utilizador usar ou não esses serviços.

            Portanto, quando alguém se diz lesado por usar um determinado serviço, não percebo a pancada da UE, uma vez que a pessoa usou esse serviço de livre e espontânea vontade.

            As empresas por detrás estão apenas a fazer o trabalho delas. É discutível se o fazem bem ou mal, como já falámos. Mas voltamos ao mesmo: só usa quem quer. Ninguém obriga ninguém.

            O mesmo se aplica à publicidade. Sim, é chata, é uma porcaria. Mas só levas com publicidade se estiveres a usar o serviço. Exemplo: o YouTube. Acho que ninguém gosta de ver anúncios a meio dos vídeos, mas se estamos a levar com publicidade, é porque estamos a usar o serviço voluntariamente.

            Por fim, em relação aos impostos dessas empresas, não estou particularmente preocupado. Lá está: se ganham dinheiro, é porque há utilizadores que usam esses produtos. E elas só ganham esse dinheiro porque há quem os use. Se ninguém os usar, deixam de ganhar.
            Mas aí já entramos no meu lado liberal e na minha visão política da coisa.

            Mas essencialmente é isso.

  4. says:

    Estas empresas que metam na cabeça que aqui existem regras. Para o mal e para o bem. E no fim de contas as regras têm sido tendencialmente para proteger os utilizadores. Há regras. Há DMA, há RGPD. Querem trabalhar cá, cumpram e assunto arrumado. Pensam que isto é trumpalândia onde até stands de automóveis instalam na casa branca.
    É verdade que em parte a comissão europeia anda a mudar as regras a cada passo. Mas isso é só porque a cada passo eles arranjam outro buraco por onde furar. Estamos a falar de empresas que gastam milhões e milhões a encontrar esses buracos. É normal que a comissão tenha de ir atrás. Até porque em boa parte a comissão não tem como saber o que se passa nem como o mercado funciona. A relação entre os fornecedores de serviços digitais e os clientes muda literalmente todos os dias. Não é fácil.

  5. Bernado says:

    Não percebi. As multas são devido ao incumprimento de regras prejudicando o utilizador europeu. Se pagarem a multa, podem continuar a fazê-lo certo ?
    Quanto é que cada utilizador europeu recebe dessas multas ? …

    • says:

      Uma multa não é uma indemnização.

    • B@rão Vermelho says:

      Desde quando recebes comissão de multas?

    • Mário says:

      O dinheiro é para Bruxelas, na América o mesmo tipo de situações que vao a tribunal o dinheiro é dividido por cada americano lesado, aqui na EU os burocratas querem é grana.

      • rjlopes says:

        Tens bom remédio se não gostas das instituições e leis europeias: muda-te para os EUA.

      • says:

        Estás a confundir as coisas. Se houver um processo de “contra-ordenação” o dinheiro das multas reverte para o “estado”, mesmo nos estados unidos. Se houver um processo cível aí poderão haver indemnizações às pessoas, tanto em Portugal como nos USA. Acaba por ser algo semelhante.

      • Humberto says:

        Mentira. Em casos como Class Actions PARTE da multa são compensações, no entanto, em MUITOS casos (especificamente semelhantes a este) as empresas nos EUA são multadas por reguladores, sem compensações.

  6. Aziado says:

    Com alguns comentários depreciativos, em relação à EU. Eu ainda me pergunto, mas vocês são Americanos, ou Europeus. E em relação a este caso em especifico, só vejo benificios para os utilizadores. Ou querem ter um mercado desregulado, em que cada empresa, faz o que quer e prejudica, quem quer? Isto e como as multas, por excesso de velocidade. Só paga quem quer. Quem não quer pagar, anda dentro dos limites.

    • Andreas Noack says:

      Nem mais. As auto-estradas deviam ter um limite máximo de velocidade de 80 km/h. Nas cidades 30 já é muito.
      Carros todos conectados à nuvem, com leitura facial do condutor, para débito imediato na conta em caso de prevaricação.
      É para quem quer. Quem não quer que meta a corda ao pescoço ou vá à cápsula na Suíça.

  7. Andreas Noack says:

    Tem de ser. O orçamento de Bruxelas não pára de crescer. De algum lado tem de pingar. A bem ou a mal os inúteis dos políticos têm de manter as costas direitas.

    • says:

      Preferes ir morar para a trumpalândia onde (supostamente) o orçamento está a desce? Acho que arranjamos uma vaquinha para pagar a viagem. É mesmos um idiota do lado de cada. Pelo menos lá não tens o governo a dizer às empresas o que podem, e não podem fazer. Já dizia um tipo nos distúrbios de Los Angeles em 1992. “It’s a free country, except nothing is free”.

  8. Max says:

    Há 5 dias, sobre as mesmas multas, o título do post era: “UE suspende multa à Apple enquanto negociações comerciais com Trump continuam”, o que alguns entenderam que foi por medo e que Trump com as tarifas estava a conseguir o que quer, nomeadamente acabar com as multas sobre as tecnológicas dos EUA.
    Afinal não. Seria uma grande demonstração de fraqueza da UE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.