Elon Musk afirma que Marte fará parte dos Estados Unidos
Elon Musk nunca foi conhecido por fazer declarações discretas, mas a sua mais recente afirmação ultrapassou alguns limites. Durante um evento político nos Estados Unidos, Musk sugeriu que Marte poderia ser parte do território americano, colocando em causa tratados internacionais sobre a exploração espacial.
Musk tem declaração bastante controversa
Num comício no Wisconsin, Musk, com uma enorme bandeira dos Estados Unidos de fundo, afirmou:
Morrerei nos Estados Unidos. Não vou a lado nenhum. Poderia ir para Marte, mas Marte será parte dos Estados Unidos.
Elon Musk: “If the ship of America sinks we all sink with it.. I will die in America, I’m not going anywhere. I might go to Mars, but that will be part of America.” pic.twitter.com/SjVqMHBiJs
— America (@america) March 31, 2025
O Tratado do Espaço Exterior de 1967, subscrito por 115 países, estabelece que "o espaço sideral, incluindo a Lua e outros corpos celestes, não está sujeito a reivindicações de soberania nacional, nem por ocupação, nem por qualquer outro meio".
Embora a declaração de Musk tenha sido feita a título pessoal, e não em nome de um governo, levanta questões sobre as reais intenções dos Estados Unidos em relação à exploração de Marte. Se interpretada como uma sugestão de que o país pode reclamar soberania sobre o planeta, estaríamos perante um desafio direto à legislação internacional.
Planos do magnata contradizem-se
Curiosamente, a SpaceX apresenta, nos termos de serviço da Starlink, uma posição completamente distinta. O documento estabelece que:
Para serviços prestados em Marte, ou no trânsito para Marte através da Starship ou de outra nave, as partes reconhecem que Marte é um planeta livre e que nenhum governo terrestre tem autoridade ou soberania sobre as suas atividades.
Consequentemente, quaisquer disputas serão resolvidas com base em princípios de autogoverno, definidos no momento da colonização.
Esta declaração está em total desacordo com a recente afirmação de Musk e sugere que o próprio não tem uma visão coesa sobre o futuro de Marte.
Musk quer estabelecer uma base autossuficiente em Marte
Desde a fundação da SpaceX em 2002, Musk tem defendido a colonização de Marte como forma de garantir a sobrevivência da humanidade. O seu objetivo é estabelecer uma base autossuficiente no planeta vermelho, capaz de resistir a eventuais catástrofes que possam ocorrer na Terra.
A SpaceX tem investido fortemente no desenvolvimento do Starship, um foguetão de grande dimensão concebido para transportar cargas e pessoas para Marte. As primeiras missões não tripuladas estão previstas para os próximos anos, mas a verdadeira colonização exigiria um compromisso a longo prazo por parte de governos e voluntários dispostos a deixar a Terra para sempre.
Enquanto a NASA se foca no regresso à Lua, Musk tem insistido que Marte deve ser a prioridade. A sua influência política e os recursos financeiros da SpaceX têm pressionado a agência espacial americana a acelerar missões tripuladas ao planeta vermelho.
Musk já conseguiu que Donald Trump declarasse Marte como "destino manifesto" dos Estados Unidos. Se Jared Isaacman, o seu parceiro comercial, assumir a administração da NASA, o caminho para a colonização poderá tornar-se ainda mais rápido e favorável à SpaceX.
Plantar a bandeira americana em Marte seria uma coisa; reivindicar a sua soberania seria outra bem diferente. A própria China tem planos para colocar a sua bandeira no planeta até 2040, mas não anunciou intenções de o reclamar como território nacional.
Se a NASA ou a SpaceX tentassem fazer uma reivindicação territorial, a ação seria vista como uma violação do Tratado do Espaço Exterior. As palavras de Musk podem ser apenas retórica, mas lançam um debate sobre a futura legislação de Marte e quem, de facto, terá o direito de decidir o seu destino.
No passado, o próprio Musk argumentava que Marte deveria ser governado por um sistema de democracia direta, onde as leis seriam votadas pelos colonos sem intermediários políticos. No entanto, as suas recentes declarações sugerem que pode ter mudado de ideias mais uma vez.
Leia também:
Musk está errado. Marte fará parte dos Emirados Árabes Unidos, que lançaram a missão Emirates Mars Mission para fotografar o território. A Lua fará parte da China, como é ensinado em todos os manuais chineses para fomentar o sonho de ser taikonauta. Por cá, os nossos lusonautas, não vão à órbita, mas desenvolvem o espaçoporto dos Açores para o foguetão da europa: Space Rider e vários satélites portugueses.
O capitalismo a destruir o nosso mundo com ilusoes, nunca fomos a lua e falam de marte. Curioso para ver se o cgi evoluiu desde 1959 ou vao continuar com filmes a preto e branco cheios de ruido. Se não for em 4k hdr não acredito
É como o trumpa, os dois estão à vontade em construir lá uma embaixada americana e mudarem para lá.
Quando ele for fazer isso já eu registei o Caminho Aéreo para a Lua 🙂
A futura guerra entre os Estados Unidos, Rússia e China. O que vale é que são os Robôs a fazerb o serviço; o que não dá em nada 🙂
E o que foi Musk fazer ao Wisconsin? Dar dois cheques de 1 milhão de dólares a quem participasse num comício de apoio do candidato conservador a juiz do supremo tribunal estadual, tal como fazia nos comícios de Musk
(A este nível os juízes são eleitos. No supremo tribunal estadual os juízes estavam repartidos 4-3, entre liberais e conservadores. Um liberal aposentou-se e o MAGA quer se seja eleito um conservador).
De modos que essa coisa que disse Musk sobre Marte é uma treta para outra qualquer, para mostrar que é o maior.
Trump tinha ganho as eleições no Winscousin, agora ganhou a juíza apoiada pelos democratas, apesar dos 25 milhões de dólares gastos por Musk.
“Crawford e os democratas que a apoiaram fizeram de Musk o foco de seus argumentos para manter o assento, alegando que ele estava “comprando” a eleição, que estabeleceu recordes para a corrida judicial mais cara da história. (ABC News)
As próximas eleições importantes são para governador de New Jersey e Virgínia. Os candidatos democratas estão-se a preparar para fazer de Musk um “saco para socos”. “A reação contra Musk e DOGE já levou os democratas a incorporar o CEO da Tesla em nas mensagens de campanha mais amplas, lançando-o como um símbolo do excesso de Trump” (Newsweek).
Isto prejudica as vendas da Tesla, que tinha nos democratas os principais compradores.
Nunca morremos de tédio com o trump e os tarifas!!!
custa a entender a cabeça de certos iluminados que acham que a terra/mundo lhes pertence
Normal… A Europa anda a Nanar…
Queres Marte para quê? Passar férias num planeta vermelho sem sol?
sem sol??????
O Trump em Marte fica em modo Predador, camuflado o estarola laranja no plante laranja nem se dá por ele 🙂 🙂
+1. Concordo.
queria dizer praia ;P
sem sol???
queria dizer praia ;P
sem sol???
queria dizer praia ;P
Sem sol?????
(só para ver o 😛 novamente) 😀
queria dizer beaaach 😐
olha que se mudem TODOS para lá e levem a foca loira.
Este gajo sempre que abre a boca só sai m*rda!
Caladinho era um poeta. 🙁
O casal musk trump, podiam ir no próximo autocarro marciano para lá. procriavam e mandavam nas rochas…
Mas esse gajo é mesmo um idiota chapado, é pior é quem é o segue,com as palas nos olhos.
Mas quem raio somos nós para determinar propriedade, nem este planeta nos pertence, tal como os outros.
Aliás por o ser humana achar que o planeta lhe pertence, é que chegou ao estado em que chegou
Eu bem digo, este onde estamos já está pequeno e mal frequentado.
Adoro ver aqui os comentários dos borrados de medo!
11 até agora, ahahahh
Já os borrados de medo adoram negacionistas e valentões de teclado, como vês andamos todos entretidos felizes e contentes. 🙂 🙂 🙂
triggered. ahahahah
Na minha altura “valentões de teclado” eram aqueles que diziam que fazia e acontecia, hoje em dia parece que os “valentões de teclado” são aqueles que dão a sua opinião
Realmente tens razão, hoje em dia ser de direita em geral é preciso ser-se valente, fácil é seguir o rebanho e mandar postas de pescada.
ora pois…
mas é preciso fazer um desenho ao rebanho de zombies de esquerda, ahahah
cada um segue o rebanho com que mais se identifica…
Só o pessoal de esquerda é que segue rebanhos, os de direita seguem igualmente o rebanho, ou achas que isso muda alguma coisa ser-se de direita ou de esquerda?
Eu já aqui partilhei dezenas de vezes o que muda é a cor do balde e as moscas ao redor o conteúdo do balde é igual.
Desde que posso votar sempre fui “descarregar” o meu número de eleitor e cada ano que passa o manguito que lá deixo desenhado está a ficar mais realista. 🙂 🙂
Hoje em dia o pessoal vive como se tudo na vida fosse um desafio ou és por mim ou contra mim, calma pessoal, experimentem deixar de usar o fio dental das companheiras ou comprem quecas dois números acima e vão ver que o sol continua a brilhar.
Respeitem e sejam felizes que a vida passa rapidamente, olhem o que aconteceu agora na Tailândia e Myanmar, como dizem os foliões a vida são dois dias e o carnaval são 3.
Só muda a cor mas mesmo assim, há 50 anos que a cor é sempre vermelho ou laranja…
Não es obrigado a concordar, mas tens o dever de respeitar.
A politica é como a carne de vaca. foge dos extremos, não comes os cascos, cornos, focinho na política é igual os extremos não são para consumo humano.
Foi por sermos tão anti a palavra extremo que o mundo está onde está hoje, olha o que ser liberal de mais deu na Inglaterra, França, estados Unidos etc… olha o que deu em Portugal, um país onde se protege bandidos e quem não trabalha. Por alguma razão a dita “extrema-direita” têm crescido tanto no mundo, as pessoas estão fartas de mansos e politicamente correto, querem é acção e começam a abrir os olhos!
Tem crescido, tem descido é como os ioiôs, a extrema esquerda também umas vezes cresce outras baixa. mas a minha opinião é a mesma, os extremos não são a solução.
Até aborrecem….
Foram 4 anos desta conversa fiada e agora temos de levar com mais 4 da mesma conversa “Trump e o fim do mundo”
Haja paciência.
Tás lá perto. A não ser que alguém se sacrifique.
Li de raspão que ele vai tentar o 3° mandato, estamos mesmo f**** como dizia o paulinho
Tanta gente boa a quinar e este continua de pé…
ainda vou ver este modelo de robocop que correu mal e a foca careca com peruca loira a boiarem a caminho da gronelândia.
Tu és o perfeito exemplo disso, enquanto demoraste 2 minutos a escrever este degredo de comentário, ele fez mais nesse tempo do que tu na vida toda.
Por isso se ele quinasse milhões iam sentir o impacto, se tu quinasses quem dava falta?
lá para 2200 talvez
Dinheiro há …
“(…) Trump (…) nomeou um sócio da SpaceX, Jared Isacmaan, para liderar a NASA, entregando a Musk as chaves da agência de aviação mais importante e rica do mundo.”
ainda acreditas no pai natal? quanto tempo achas que leva so a terraforma o planeta?
Provavelmente assistiu “For All Mankind”…
grande série na s1 e s2. Depois descamba como a maioria das séries.
Concordo!!
Aquela gota de água que fez estragar o equipamento que monitorizava as operações, para mim foi a gota de água que me fez desistir de continuar a ver a serie. 🙂 🙂
Que fiquem com Marte. Vão lá fazer o que? Minar bitcoins com energia verde marciana? Lol
Quando este planeta ficar sem recursos, infetado por doenças e inabitável e a única solução ser Marte, depois logo acordas para a vida, tu e o resto dos meninos do politicamente correto daqui. Depois vão beijar os pés do Tio Musk e Pai Trump.
Quando isso acontecer já tu viras-te combustível refinado tipo sumo de dinossauro.
Então faz sentido o kit de sobrevivência recomendado pela UE, já que o planeta está condenado.
E por falar nisso se poderem ouvir a emissão da manha de hoje da rádio Observador ainda em relação ao Kit de sobrevivência, vão ouvir as medidas que países como Finlândia, Suécia, Suíça, Bélgica e outros têm investido nos últimos anos em abrigos para emergências, pelos vistos nos Portugal somos como a cigarra, continuamos felizes e contentes a apanhar sol e o resto logo se vê.
Tanta guerra ao mesmo tempo, basta 1 primir o botão vermelho.
Que tal evitar destruir o planeta? Além disso, quem te assegura que terás bilhete para Marte ou para a Lua?
Não há dúvida que há um delírio colectivo quando se acha que o Trump e o Musk querem salvar a humanidade…
A terra é plana e o covid foi mentira e o 5g é usado para nos espiar.
Eu tenho bilhete já, tenho o meu chapéu oficial MAGA, basta usar no dia de voo, tenho direito a área vip e tudo.
Vais ao colo do Trump. 🙂 🙂 🙂
Ps, estou a brincar contigo espero que não leves a mal
ahahaha só se também for dar a mão ao Elon
Nahh amigo, tu és fixe 🙂 E agora que sei que tens bom gosto de motos ainda é mais tranquilo
Os USA querem roubar terra a outros paises para retirar recursos para enviar para marte…
Da forma que ele está a tratar a educação, podemos todos esperar sentados.
Nem a lua foram, marte sera portugues
duvidas? temos um submarino cosntruído nos anos 60 e que ainda hoje anda por aí. Porquê? Porque foi construído com material a sério quando ainda se faziam coisas poara durar. Não é como o robocop mal feito que faz as coisas com o materila mais barato possível e mete “bombas” lá dentro e depois explode tudo.
Imaginem um submarino feito pela tesla. Coitados dos oceanos, era explosões submarinas todos os dias. LOL
Que vá e que fique por lá, e que leve o seu namorado laranja e restantes “magots”, e leve também o seu rebanho imbecil e as ovelhas que por aqui andam também. não fazem falta ao mundo. e depois todos juntos em marte, façam o que os cultos fazem melhor. from dust to dust
quiça do universo! Este tolinho não percebe que vai durar muito pouco para consistir uma potencial ameaça ao universo.
Se construir as naves da mesma maneira que cosntroi foguetões e teslas então nunca lá chega, a meio explode ou no lançamento. Quem não ia numa nave feita por esse senhor era eu. Nem de borla.
Têm os foguetões mais avançados, já fez coisas nunca antes feitas. Foram buscar os astronautas à estação.
Estás a falar do quê amigo?
A nasa fez tudo à primeira? Olha espero que um dia não aconteça, mas se acontecer já estás na lista negra do Musk, não te esqueças que a NSA está em todo o lado.
Musk fará parte de Marte. E nunca voltará.
Declarações para a agradar a um público americano, mais nada.
se o fizessem desaparecer é que era uma grande coisa, já agora sou eu o dono de Neptuno, como disse primeiro agora é meu e faço o que quiser porque quero, porque posso, e porque eu é que sei…tipo de retórica vista em crianças de 5 anos mimadas pelos pais…com desrespeito total pelos outros e nitidamente por estupidez e arrogância e mau trato verbal aos outros levou com bullying fisico em resposta…explica muito este tipo de comportamentos e atitudes reprimidas, que ganham agora folego face ao dinheiro que tem e nunca deveria ter acesso para comprar e expor os seus objectivos…