Europa poderia deixar de estar dependente das baterias da China em 2027
Muito água já correu no rio das baterias e estudos atrás de estudos tentam perceber quando é que a Europa conseguirá ser independente neste sentido. Ora, um novo relatório concluiu que a independência face à China para a produção de baterias de elétricos poderia chegar, em 2027.
Mas, para isto, a Europa precisaria de arrojar, em termos de visão e, claro, investimento.
Um novo relatório da Transport & Environment concluiu que a Europa poderia conseguir a sua independência relativamente às baterias da China, em 2030. Afinal, se o objetivo dos seus países passa por apostar fortemente nos carros elétricos, não convém, conforme temos visto, depender do exterior.
Assim sendo, a Europa precisa de assegurar e enrijecer a indústria das baterias, garantindo uma sólida cadeia de fornecimento e uma produção oleada.
O novo relatório mencionou que a Europa poderia seguir os passos dos Estados Unidos da América (EUA). Com cerca de 369 mil milhões de dólares de subsídios em jogo, Joe Biden assinou um projeto que tem como meta a independência do país face à China em matéria de baterias e produção dos componentes, bem como de reforço das energias renováveis.
Ora, a Transport & Environment percebeu que, da mesma forma, a Europa poderia lançar as bases para deixar de ser dependente da China e da Coreia do Sul, produzindo células de bateria suficientes para satisfazer 100% da procura interna, até 2027. Por sua vez, percebeu que 50% da procura europeia de lítio refinado poderia ser respondida por empresas internas, até 2030. A par disso, no final da década, a procura pelos recursos da China para refinação e processamento de metais diminuiria.
Atualmente, metade das baterias de iões de lítio utilizadas na União Europeia já são fabricadas nos EUA. Mas a Lei de Redução da Inflação alterou as regras do jogo, e a Europa precisa de pôr mais dinheiro na mesa ou arriscar-se a perder fábricas de baterias e postos de trabalho para os EUA.
Explicou Julia Poliscanova, diretora de veículos elétricos e mobilidade da Transport & Environment.
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Este artigo tem mais de um ano
Vamo-nos tornar a China do mundo 😀
na europa, já somos aquilo que a china era no início dos anos 90 do século passado 🙁
Ou…. deixar essa palhacada dos veiculos eletricos. Os hibridos servem muito bem e complementam os veiculos a combustiveis fosseis.
Com a evolucao das solucoes alterntivas, como o hidrogenio, em breve ninguem quer saber de carros eletricos.
Confere
Não, não confere porque os híbridos também consomem combustiveis fosseis.
Nem mais.
Não entendo que sentido de evolução têm as pessoas quando sabem que este produto tem um fim, e cada vez mais próximo.
As terras raras usadas nas baterias dos BEV vão ter um fim ainda mais próximo.
Qt ao petróleo há reservas que nem lhe passam pela cabeça.
Há? Para 100-150 anos ? E depois ?
Terras raras não se queimam em câmaras de combustão.
E então ?
Então a ideia é tentar reduzir ao máximo o consumo de combustiveis fósseis a longo prazo
Se não quer saber porque não compra 1 ?
Já agora, se são assim tão bons e toda a gente quer, porque se vendem tão pouco ? isto nos países onde existe rede de abastecimento a funcionar.
A resposta é simples, porque eles sabem como funciona e vocês não.
É complicado actualmente ter um carro a H2. O meu país pode ter uma boa rede, mas se os países vizinhos nao a tiverem de nada vale. Portanto é aguardar pela expansão da rede que está no bom caminho. Os carros a combustão aguentam até q tal se torne uma realidade. Não é preciso ir a correr comprar uma banhada q são os BEV’s. take it easy…
Então vá para a Alemanha, todos os vizinhos têm.
Uk também.
Ou é complicado porque é caro, demora mais que aquilo que prometem, e depois a autonomia é igual a um eléctrico que carrega em qualquer lado ? E em muitos casos até mais rápido, digam os utilizadores da Califórnia.
Nc vi nenhum elétrico fazer mais de 1300 kgs com uma carga!
1300 não, mas 1200 sim.
https://group-media.mercedes-benz.com/marsMediaSite/en/instance/ko/VISION-EQXX-breaks-own-efficiency-record-on-1202-km-summer-road-trip-from-Stuttgart-Germany-to-Silverstone-UK-on-a-single-battery-charge.xhtml?oid=53592199
A Europa pode prescindir das baterias da China já hoje, basta fazer como a África e transportar pessoas e mercadorias no lombo de um burro ou camelo.