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Grave apagão na Chéquia: falta de eletricidade está a fazer parar as cidades

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. DOOM says:

    Cada vez vai ser pior!

  2. MACnista says:

    Não querem crer, mas eles andem aí… LOLOLOLOL

    • TruthIsTruth says:

      O motivo e a razão para isso talvez não seja problemas enérgeticos ou ataques informáticos mas sim isto:

      https://www.youtube.com/watch?v=TSCKW2rS8_I

      Plot twist: Até Julian Assange esta proibido de revelar secredos, caso contrário volta para a prisão, podes pesquisar. Se calhar é mentira o que o Wikileaks postou durante muito tempo, calunias! E calaram o homem por ser apenas mentiras…

      • Max says:

        Só parvoíces das teorias da conspiração.
        – A Agenda 2030 aprovada pela Assembleia Geral da ONU não é o que está no vídeo. É pública, qualquer um a pode ler.
        – Julian Assange não ficou proibido de nada. Nos termos de um acordo entre s EUA e a Austrália, viajou de Inglaterra para um ilhota que é domínio dos EUA no Oceano Pacífico, entrou num tribunal, dos EUA onde foi julgado. Deu-se como culpado de uma acusação que tinha combinada, não recebeu qualquer pena e saiu em liberdade, acompanhado pelo embaixador da Australia.

      • Manuel da Rocha says:

        Esse vídeo é 1000000000% FAKE NEWS.
        O “2030 world agreement” está disponível, no site da ONU e 700 milhões de biliões, de outros sites. O que é referido aí, não está lá.
        O Assange viajou, com passaporte diplomático, para Saipan, na ilha Mauricia, que tem acordo diplomático, com os EUA. Ao chegar lá, foi detido, levado ao tribunal (que já estava, com o processo americano). Declarou-se culpado de revelar documentos secretos, obtidos de formas ilegais. Assim, levou 12 anos de prisão. Como esteve 7 anos exilado, na embaixada e 5 anos detido, em Londres, foi declarado que tinha cumprido a pena e levou 30 anos, de pena suspensa, em troca de não repetir, o mesmo crime, nos próximos 30 anos. O que é bem diferente do que diz.

      • tirotorito says:

        descobrimos o maluquinho

  3. QUAKE says:

    A feira medieval não tem nada contra estes apagões, isto sim transporta-nos para outros tempos!

  4. KingSOL says:

    A rede elétrica não está preparada para carros elétricos. E ainda só têm 5-10% de quota de mercado.

  5. Camarada says:

    Já dizia o povo: eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem.
    Ou então podem continuar a pensar que são apenas coincidências…

  6. Moisés Carvalho says:

    ainda nem havia elétricos nem renováveis e eu ja estava habituado a ficar 3 dias sem ou mais sem eletricidade

  7. Yamahia says:

    Os elektros estão condenados. Isto é apenas o começo.

    • Max says:

      Em Itália, hoje, ardeu uma bomba de combustíveis. É por isso que os carros com motor de combustão estão condenados?

    • Tiago says:

      Apenas o começo, vai ser quando tu ficares sem luz em casa e teres que por velas a arder, tudo para andar de electrico uma vez ao mês.
      O resto do tempo vais andar a pé, pois não ha energia, e a que ha em barda, eles não querem que tu a uses.

      Tempos muito dificieis que ai veem.
      E depois chega a altura que as grandes empresas vão começar a despedir em massa, porque ter pessoas a receber, quando não ha luz, não conseguem gerar rendimento nem fazer pagamentos..

      Esta malta é muito perigosa, muito mesmo.

      • JL says:

        Tudo culpa dos eléctricos. Loool

      • Mário says:

        E fontes credíveis disso?
        Não há como sempre. Só vídeos adulterados do YouTube, ao menos antes ainda usavam o bitchute.

      • PeterJust says:

        Pois, porque a eletricidade não é como o petróleo que se arranja de graça, eu meto 2 paineis petroliferos no telhado de minha casa e escorre petróleo para um bidão que meto no carro, a eletricidade tenho de ir buscar ao médio oriente. Por falar em malta perigosa, tens ido às consultas e tomado os comprimidos?

    • JL says:

      Olha outro, estão condenados a ajudar a estabilizar a rede.

      • Max says:

        Olha outro que acredita em tudo o que vê escrito.

        • JL says:

          Acredito porque tenho essa experiência em casa.

          • Max says:

            Conta lá a tua experiência. Se houver sobretensão na rede, como no último apagão, a bateria do teu carro pode sr usada, em segundos, carregar mais depressa e absorver sobretensão? É da rede elétrica nacional que dão ordem ao teu carregador para que faça isso? Vai deixar de ser preciso pagar às centrais elétricas que são pagas para agir como estabilizadores da rede e deixa de ser necessário?
            Confundes poderes ter o frigorífico a funcionar quando falta a eletricidade com estabilização da rede. Não és o único.

          • JL says:

            Pode, porque tenho sistema autónomo.

            Aliás, no apagão nunca fiquei sem energia.

            Quando há bastante produção e não consigo armazenar porque já tenho a bateria cheia, ligo um dos carros a carregar, o que esteja por casa, é uma forma de baixar a tensão e estabilizar a instalação.

            Ainda não é a rede nacional que dá ordem, sou eu, mas as redes inteligentes vêem fazer isso sem intervenção, aliás, o algoritmo do victron que tenho permite fazer isso com alguma programação.

            Não vai deixar, mas ajuda a consumir energia quando está é demais, o que aconteceu no último apagão em Portugal e pode repor quando mais é necessária, o que não faltam são artigos sobre isso, é ler e aprender..

            O meu frigorífico está sempre ligado, senão os alimentos estragam.

            O Mas mistura dor de cotovelo + desconhecimento + preconceito com tecnologia. Deixe lá, isso passa com o tempo.

          • Max says:

            Tretas de profeta dos eléctricos. Também li esse post há pouco tempo. Não acreditei numa palavra. Então os carros elétricos à volta dos hospitais, com carregadores inteligentes, para fornecer energia em caso de falta de electricidade era o máximo. Dificilmente se arranja um lugar para estacionar no estacionamento dos hospitais, se houvesse carregadores então nunca se encontrava um.
            E, por milagre, em caso de sobretensão como no último apagão, tinham a bateria descarregada e carregavam-na em segundos para absorver a sobretensão.

          • JL says:

            Treta a sua do profeta dos a combustão.

            Não acredita é porque não quer, não fui eu o único a dizer por lá que não faltou a energia.

            Sim, algo bem possível e a tecnologia já permite isso.

            Os lugares para permitirem isso só podem ter carros que permitam essa funcionalidade, já reparou que se estacionar um carro a diesel num lugar de estacionamento, ele é removido do local?

            Porque havia todos de ter a bateria descarregava ? você foi lá dizer a eles para não a carregarem ? Sim, só mesmo por milagre isso acontecia.

            Se tivessem a carregar não precisavam de segundos, já que a sobretensão durou bastante tempo até se dar o evento que levou a rede abaixo, também já está explicado num artigo por aqui, mas pronto, o preconceito não deixa ler ou entender o que aconteceu.

          • Max says:

            É o que digo – acreditas em tudo o que te deixam ler.

          • JL says:

            Não, acredito naquilo que faz sentido.

    • Toni da Adega says:

      Naquele país corresponde a 0.2% do parque automóvel. A maioria das pessoas portanto

    • JL says:

      Então os combustíveis sintéticos e hidrogénios mais condenados estão.

  8. Max says:

    Completando o que diz o post sobre as declarações de Lukáš Hrabal da CEPS: “Neste momento, podemos confirmar que houve um corte na linha V411”, ou seja num condutor de fase (um cabo) na linha de alta tensão V411. Os engenheiros da CEPS estão a trabalhar para identificar os factores que o provocaram, como: condições climáticas, desgaste mecânico ou outras falhas técnicas.
    As autoridades descartaram que tenha havido ataque cibernético ou ataque terrorista. A esta hora já foi restabelecida a energia em cinco das oito subestações afetadas.

    • Pedro says:

      O que estas a dizer, leva a crer que o cabo derreteu, por sobrecarga.
      É muita energia a ser requisitada, e claro não ha estructura para uma coisa megalómana, que actualmente estamos a viver. e como foi dito acima, isto é apenas uma gota no oceano, o futuro vai ser negro.

      A energia tem que ser diversificada, hydroelectrica,gas,hidrogénio,Gasolina/Gasoleo,Nuclear,heolica,solar,carvão,etc.

      Não ha nenhuma fonte que sozinha possa suportar as quantidades massivas que são necessárias pela humanidade.
      Concordo com os comentários que alguns fizeram acima.

      • JL says:

        Hidrogénio não é nenhuma fonte de energia.

        • Max says:

          Certo, o hidrogénio não é fonte de energia primária, do mesmo modo que uma bateria também não é.
          Armazenam e transportam energia. A produção de hidrogénio e carregar as baterias consomem eletricidade, produzida por fontes de energia primária (como a éolica, solar fotovoltaica, água represada, carvão, gás e nuclear)
          E há perdas, entre a eletricidade necessária para a produção de hidrogénio ou o carregamento das baterias e a que podem produzir ou libertar (as baterias são mais eficientes).
          O problema não é como se produz eletricidade com o hidrogénio do depósito – é o que é preciso para o produzir o hidrogénio (e transportá-lo) para encher o depósito. Há quem ache que o hidrogénio nasce no depósito e por isso é uma grande coisa para produção de eletricidade e a salvação da mobilidade automóvel.

          • JL says:

            Nem primaria nem secundária, não é fonte de energia.

            Exato, uma bateria também não é fonte de energia, a não ser que seja do tipo primário.

            Certo.

          • Max says:

            O hidrogénio é fonte de energia secundária. tal como uma bateria recarregável.
            O que distingue o hidrogénio das as fontes de energia primária é não se poder encontrar na natureza de forma utilizável, direta, como são o petróleo, o carvão, a luz solar o vento ou a água represada.

          • JL says:

            Não existem fontes secundárias de energia, é uma maneira de armazenar e transportar energia.

            Nem só isso o distingue, há outras condicionantes, mas isso já é muito para quem não entende nada de energia.

          • Max says:

            É dos livros. Por isso se distingue as fontes de energia primária, como qualquer um pode comprovar.
            O hidrogénio produz energia elétrica através de um processo químico. A questão é que para produzir hidrogénio se consome mais eletricidade do que aquela que o hidrogénio vai produzir. Só sabes profecias.

          • JL says:

            Pode aparecer em alguns livros da escola primária, mas em sistemas de energia isso não existe.

        • Pedro says:

          JL,
          Já ha um update, sobre as celulas de combustivel, que falaram ai que recebem gas natural, e entregam electricidade(sim gas natural!!).

          Os Russos vão apresentar as primeiras versões comerciais no Forum Innoprom, em Yekaterinburgo, em breve.
          Células com eficiencia que atinge os 50%.
          São células de Estado Sólido, e a electricidade é gerada por Efeitos Quimicos.

          Esta tecnologia ao que parece tem problemas de escalablidade.
          As primeiras versões são de 2.4Kwh.
          Depois vão criar células de 20-400Kwh.

          Isto leva a crer que não é viavel avançar para tipos de MWh.Pelo menos eles não estão a pensar nisso.

          A forma como eles posicionam o producto, é para descentralizar a rede energética.
          Células compactas, para habitações, mobilidade,etc.

          Eles dizem que a poluição gerada por estas células é quase inexistente, mas isso significa que existe!

          Não vi informação sobre a durablidade do producto, apenas li que passaram todos os testes, mas isso é informação muito parca.

          Pode vir a ser uma solução para muitos casos.

          • JL says:

            As células de combustível não recebem gás natural, recebem hidrogénio produzido através de gas natural.

            Essa informação se a viu dessa forma está completamente errada, porque as potências nunca se especificamente em energia, mas sim em potência.

            Então eles vão apresentar um produto que desperdiça logo à cabeça 50% da energia ? Qual é o uso disso ?

            Quase insignificante quando desperdiça 50% da energia ?

            Claro que é muito parca, pois toda ela não faz sentido.

          • Pedro says:

            Credo,
            São células de Gaz natural..
            Também teem células de hidrogénio, mas aqui é células de gas natural!!
            A Potência é em KWh, porque elas produzem electricidade, qual deveria ser a unidade de potência da electricidade??
            É em Wh claro

            Toda a electricidade é produzida apartir de elementos que teem perdas, você já viu a eficiencia das células fotovoltaicas?
            O mesmo pode ser dito para todos os outros.

            Estas células a ser usadas em veiculos, oferecem uma melhoria sobre carros de combustão interna que andam na cada dos 20-30% de eficiencia, e passa a eficiencia para o dobro.
            Geradores electricos,etc

            Os Carros hibridos que você ve por ai??
            Pois agora podem ser electricos, alimentados a gas natural, e pelo facto de terem o dobro da eficiencia dos motores de combustão interna, conseguem fazer o dobro dos KM, com a mesma quantidade de gas natural.

            Não sei como se chamará, a um veiculo electrico que depende de gas natural…é que não ha motor de combustão interna!!

            MAs não diga que não pode ter utilizade, porque pode e muita!

      • Max says:

        Pode haver sobrecarga nos cabos de alta tensão mas não é por causa de haver muita energia a ser requisitada/consumida/em quantidades massivas. Isso só acontecia se a rede tivesse sido mal projetada, sem cumprir os regulamentos de segurança. Basicamente, se um cabo não suporta a carga pretendida, ou se troca por um cabo que a suporte, ou se aumenta o número dos cabos.
        Por outro lado, a carga suportada pelos cabos nada tem a ver com a diversificação das fontes de energia, são questões distintas.

      • Toni da Adega says:

        Naquele país não usam renováveis, é praticamente tudo carvão e nuclear. Quer isso dizer que deveriam apostar nas renováveis?

  9. Yaser says:

    Existem videos fidedignos no youtube e afins onde se podem ver carros elétricos a serem carregados em locais onde usam geradores a gasolina… para os carregar a eletricidade… atualmente só é cego quem quer

    O problema dos apagões não é dos carros elétricos, como é obvio

    • JL says:

      Como sabe que são fidedignos , o que já vi é pessoal a testar, além disso geradores comuns, portateis não carregam carros na Europa, as seguranças dos equipamentos devido aos requisitos não permitem.

      • PeterJust says:

        O meu carregador se as cablagens não forem em condições nem inicia, fica logo a luz vermelha. Tive de trocar as cablagens todas da garagem para que o carregador funcionasse, imagina com um gerador!! LOL!!! Esta malta é tão ignorante…

    • Figueiredo says:

      Os carros eléctricos são dependentes dos combustíveis fósseis, sem os combustíveis os carros a pilhas não andam nem funcionam, pior, se alguém se lembrar e quiser desligar-lhe o carro eléctrico você não tem hipótese, fica atascado.

      Não é preciso ver vídeos na Internet, em Portugal nos parques de estacionamento de algumas cadeias de super-mercados e nos espaços e vias públicas onde estão instalados os carregadores para os carros eléctricos, ao lado está um potente gerador a diesel para colocar os carregadores a funcionar e carregar a bateria do carro eléctrico.

  10. Joao Ptt says:

    A responsabilidade provavelmente é da mesma pessoa do costume: a senhora da limpeza. Deve ter desligado um cabo qualquer para ligar o aspirador ou assim, e esqueceu-se de voltar a ligar.

  11. Scarlos says:

    Estamos a pensar mal ! porque agora é que esta bom !
    antigamente que nunca faltava a energia estava mal e por estar mal é que tèm sido feito tudo para estar bem e poder faltar a energia a qualquer momento.

    • Max says:

      Que história é essa de antigamente não havia faltas de energia e agora pode falhar a qualquer momento?
      – Fevereiro de 1967 – Lisboa e sul do país – avaria na linha de alta tensão entre a Central Hidroelétrica de Castelo de Bode e a susbstação de Sacavém
      – Dezembro de 1983 – Portugal continental – falha em cascata na rede de muito alta tensão
      – Maio de 2000 – sul de Portugal – eletrocussão de uma cegonha que colidiu com uma linha de alta tensão, que originou uma falha em cascata
      – Junho de 2000 – Lisboa, Vale do Tejo e Sul – avaria numa das principais subestações, possivelmente Palmela
      – Julho de 2021 – vários pontos do país – com origem num incêndio que França, que originou desligamentos no transporte de para a Península Ibérica de eletricidade da rede elétrica europeia.
      – Abril de 2025 – Portugal Continental e Espanha. Com origem em Espanha, com causas múltiplas e efeito final de desligamentos em cascata. Considerado o mais severo dos últimos 20 anos na Europa.
      Por causa do apagão de 28 de abril não se pode concluir que passam a ser frequentes.

      • Manuel da Rocha says:

        Falta aí, outro famoso… 28 de Abril de 1996. Em que, ao final do dia, de Coimbra, até Faro, ficou tudo ás escuras, até ás 5 da manhã, do dia 29.
        Curioso que foi no mesmo dia, 29 anos depois, 6 horas mais cedo. E a razão, está a ser dada, como sendo a mesma: falha de controlo, na rede espanhola e Portugal estar a importar 97%, da energia consumida.

        • Max says:

          Inventas números e com isso describilizas tudo o resto que escreves. Eu salto o que escreves, não saltei agora porque me estavas a responder. No último apagão estava a ser importada de Espanha cerca de 30% da energia consumida. Qual é a necessidade de escrever que era 97%?
          Mas achei muita coincidência o 28 de abril de 1996 e os detalhes. Não há qualquer registo de um apagão nessa data. Também o inventaste?

  12. PorcoDoPunjab says:

    Cá para mim são os Russos.
    Ou então é o Passos, esse malvado, a fazer da suas.

  13. Edas says:

    É o que é. O importante é definir o que fazer em caso de. E não panicar. Sempre houve inundações e continuamos a construir em leitos de cheia. Bemvindos à Tugalandia.

  14. Manuel da Rocha says:

    Segundo informações, dadas pelo governo checo, existiu o derretimento, de 3 cabos, de muito alta tensão, que geraram um pico de tensão, que deitou abaixo a grelha energética, da capital. Maioria já está tudo resolvido, usando ligações, à Alemanha, e a empresa já está a reparar os cabos, esperando ter tudo operacional, ao final da tarde.

    • Vitor M says:

      Até a proxima sobrecarga, e pum, vai outra vez..
      Bem vindos ao Bangladesh..

      eles lá fogem para aqui porque pensa que somos civilizados, e nós aqui começamos a ter os mesmos problemas deles, e qualquer dia, passamos a ter geradores próprios em casa, porque estamos fartos de ficar com cimeda etc estragada.

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