EUA alertam que carros elétricos chineses recolhem dados que podem enviar para a China
A guerra comercial entre os EUA e a China não dá sinal de abrandar. A mais recente medida vem da administração Biden, que emitiu um alerta de que os carros elétricos chineses podem representar um "risco significativo para a segurança nacional", associado à enorme quantidade de dados que recolhem e que pode ser enviada para a China.
Carros elétricos chineses recolhem dados
A secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, anunciou que os carros elétricos e autónomos estão "a recolher uma enorme quantidade de informações sobre o condutor, a localização do carro e o ambiente à volta do veículo", conforme foi relatado. As suas palavras foram mais longe e deixou uma pergunta: "Queremos que todos esses dados vão para Pequim?"
Esta comunicação vem no seguimento de outras medidas que estão a ser preparadas, neste contexto. A Casa Branca prepara uma ordem executiva separada para impedir que adversários estrangeiros tenham acesso a dados pessoais "altamente sensíveis".
Os EUA impuseram tarifas adicionais aos carros elétricos chineses desde 2019. As autoridades norte-americanas alertam há muito tempo que a China representa uma ameaça à segurança dos dados, e a nova medida poderá ter implicações em vários setores, afirma o relatório.
Guerra comercial EUA/China continua em força
O colunista chinês Ruan Jiaqi, no entanto, criticou a medida, referindo que as declarações de Gina Raimondo difamaram os fabricantes de carros elétricos da China, relata o Asia Times. A BYD, por exemplo, obteve um enorme sucesso na Europa e na América Latina, mas evitou os EUA devido às tarifas de 25% impostas pela administração Trump sobre carros chineses em 2019.
Em dezembro passado, o Departamento do Tesouro dos EUA divulgou uma nova lista de diretrizes para subsídios federais que excluíam veículos com componentes de bateria fabricados ou montados por uma "entidade estrangeira de interesse" (também conhecida como China). A partir de 2025, os carros cujas baterias contenham determinados "minerais críticos" extraídos ou processados na China também não serão elegíveis para obter crédito fiscal.
O CEO da Tesla, Elon Musk, disse recentemente que os fabricantes chineses de carros elétricos "praticamente demoliriam" os concorrentes se não fossem as barreiras comerciais.
Os carros Americanos enviam dados para a América, para onde os carros chineses deveriam enviar os dados?
Para a China obviamente.
Então um carro BYD a fazer um update OTA, não tem que enviar e receber dados?
Enfim Americanos sendo Americanos, quando são eles a Espiar os europeus como se descobriu até a Merkel, Guterres, etc..tinham os telefones sob escuta.
Poder, até podem. Mas não é a mesma coisa.
A sua comparação vale o mesmo que comparar a “democracia” chinesa, com a norte-americana…
Sim vigiar electronicamente o presidente da ONU, presidente da União Europeia e países europeus etc…, então é correcto porque é a democracia americana?
Ah ok!
Prefiro a democracia americana que a “democracia” chinesa.
És um bom carneiro, a CIA agradece
PeterJust, vai chamar carneiro, ou marido da cabra, a outro. Ou achas que tens os regimes ocidentais graças à China, Coreia do Norte ou à Rússia?
Que nervoso! Ai de quem puser em causa o capitalismo! Somos livres? Somos… mas que ninguém coloque em causa que vivemos num paraíso e os outros vivem todos num inferno. Se calhar tens de viajar e ver com os teus olhos, claramente falas da boca para fora, pareces um analista da CNN “especialista em assuntos internacionais”, confias cegamente só porque ele ou ela falam como se fossem a ultima autoridade no mundo e limitam-se a atacar quem não toca a mesma nota, repara numa coisa, quando a Ucrânia foi invadida, só faltava proibir a Masha e o Urso por ser russo, agora estamos a ver um país a praticar um massacre claro e todos te querem convencer que é legitima defesa e ainda não vi nenhum israelita cancelado (até porque quem defende isso chamam antissemita), é doloroso ver como aqueles “especialistas” se desdobram em explicações para justificar o injustificável, só vejo paralelo com o 11 de Setembro e a invasão do Iraque.
Pois os “outros” são uns santos! Andam por aí por “amor ao próximo”. Mas, curiosamente, roubam, espiam e controlam tudo o que podem, têm agentes muitas vezes nessas instituições- como se tem visto com grande escândalo e com o Ocidente a pagar ainda por cima -, sempre com a ajuda de traidores e gente que fica a salivar com a dureza e desumanidade desses regimes! Para mim, chinês, com aquele regime, nem dado quero seja o que for.
Acho que entendeu ao que me estava a referir… aliás, basta-lhe com isso ler os restantes comentários.
e o que tem isso a haver? a china é uma ditadura onde tens poucos direitos. nao podes comparar isso com os EUA, mesma que nao sejam santos.
onde preferirias viver? china ou eua? pois…
Depende, se ficar doente ou tiver um acidente preferia estar na China, se fosse saudável e rico preferia estar nos EU que pagava muito menos impostos.
53 milhões de americanos que não sabem que é que vão comer amanhã,viva a china ninguém morre s
de fome
O único direito que tens é ficar de bico calado.
Paulo, entre viver na China ou nos EUA, a resposta é simples, China.
Aliás, estou a pensar seriamente ir para lá passar a minha reforma.
Fique com os EUA para si e faça bom proveito daquela porcaria.
Aliás, os EUA a cada ano que passa estão melhores e recomendáveis…
Quer fizer simulação de democracia, não nascem nem morrem partidos, são sempre os 2 e há muitas decadas.
O capitalismo não é democracia nenhuma. É a ditadura dos capitalistas.
Já pareces o Maduro com uma retórica ao seu povo, que tem faustosos almoços e jantares na mesa e que vivem em condições de reis. São pessoas como tu que aplaudem a miséria de Cuba, da Venezuela, da Coreia do Norte, e de outros países onde o totalitarismo prevalece com o povo submisso.
Qual miséria? Em Cuba, Venezuela e Coreia do Norte toda a gente tem tecto, ninguém vive em tendas nem dentro de carros. Na Califórnia sim.
Têm teto? E comida? Serviços de saúde, educação, liberdade, paz… ganha juízo. São países miseráveis com níveis de miséria imposta pelos ditadores. O teto deles é debaixo da ponte, debaixo do jugo. Tem juízo.
Vítor, sim, até porque aqui no burgo os nossos dignos governantes passam uma figura de miseráveis que até dói.
Até a cantina daquilo a quem chamam assembleia da república tem preços sociais.
Ganham tão pouco, os nossos digníssimos eleitos governantes, coitados. Isto não se faz
Depois têm que aceitar uns envelopes com notas, claro, porque o ordenado é baixo e a vida está cara.
Até temos um ex primeiro ministro ou ainda é, já nem sei, que se gaba de não ter conta bancária e comprou seis ou sete casas.
Não sei como é que pagou sem conta bancária, mas por certo para os nossos excelentes governantes isso é apenas um pormenor.
Falou em povo submisso?
Não precisa de ir a Cuba.
Pode ficar por cá mesmo ou então em Cuba, mas a do Alentejo.
Mais submisso que isto não há.
Pode haver tanto, mas mais, é impossível.
A culpa é dos móveis do Ikea. Aaa e também do PPC
Porque é que os Chineses querem saber do Sr. Manel que tem uma empresa que faz donuts? Hum? Qual o real interesse? Nenhum! Só querem mandar publicidade para as pessoas para venderem mais produtos e carros. Tal como qualquer outro país. Além disso se não querem estar conectados ao mundo epa vão viver para a selva…
Ou conduzam um UMM
Ganhou!!!!
A Tesla envia para os EUA. Se os carros são monitorizados pelos fabricantes…
Fabricantes, não pelo regime! E pelis fabricantes éum abuso das tecnologias digitai que dão o direito às marcas para se imiscuirem na vida dos clientes! Não esqueça o facto das empresas chinesas serem obrigadas a ter gabinetes do partido nas suas instalações! Além disso, temos de voltar a fazer por cá o que precisamos. É una estupidez ter caído nesta situação patética e ridícula.
E os americanos têm ainda resquícios do Patriot Act… O regime quer, os fabricantes dão.
E, tal como os americanos, o interesse dos chineses nos cidadãos comuns é monitorizar hábitos para enviar anúncios, fomentar negócios e angariar riqueza.
Não vejo mal nenhum em mandar para a china os mesmos dados que mando para a america.
E, se puder desbloquear o bootloader e meter uma rom custom open source, com um OS equivalente ao Graphene mas para veículos, melhor ainda. Fico eu com controlo.
Recordo que com a Xiaomi em Android posso fazer isso… Já com a Apple…
Engraçado que aos chineses chamas regime e aos americanos chamas fabricantes. Tu nem sabes o que é a China nem sabes o que são os americanos, tudo o que sabes foi-te dito pela propaganda americana.
Claro… Se tenho um telemóvel com sistema Americano os dados vão para os Estados Unidos, se tenho carro com sistema alemão os dados vão para Alemanha. Se tenho carro chinês os dados vão para a China…
Os americanos podem meter o nariz em todo o lado e os chineses não?
Bravo
não vamos poder comprar carros chineses baratos porque temos de financiar a tesla e outras marcas ocidentais. se aumentarem os salários, não me importo.
O problema é que como em tudo na vida, o barato sai caro, e com coisas chinesas ainda mais.
Segundo o Fórum Económico Mundial (WEF), num futuro não muito longínquo, os indivíduos não possuirão nada e serão “felizes”.
Que palermice. Eu vou ser infeliz porque não tenho um Ferrari.
Pensa um bocadinho. Isso faz algum sentido? Se ninguém possuir nada não achas que isso seria um problema a ser discutido no Forum Económico? Isso iria matar o capitalismo.
Quanto ao não possuires nada estás muito mal habituado…
E depois como é que vão ao café mostrar o carro novo, o iPhone novo, a pulseira de ouro. Isso sim é felicidade.
Claramente não percebeste o conceito que o WEF se estava a referir, o que eles querem dizer é que num futuro próximo tu não terás acesso a comprar um carro ou uma casa mas a apenas alugar, isso é um conceito que infelizmente já vez muito em software, há uns anos atrás compravas uma licença do Photoshop e o programa era teu hoje só podes subscrever ao mesmo vais estar sempre a pagar e o programa nunca é teu.
Ainda que seja isso, qual é o problema? É um modelo de negócio como outro qualquer.
Não ér assim no contador da água e da electricidade? À quantos anos? Na cena do software não descobriram nada que não exista à mais de 80 anos cá na tugalândia, pelo menos…
“Não possuirao nada e serão felizes.”…
E para ser feliz o que é necessario possuir? Isso significa que quem possui menos bens é mais infeliz? Quem mora no meio da cidade com todos os “luxos” é mais feliz de quem vive na aldeia com pouco?
Isso quer dizer que vamos viver num regime comunista?
Provavelmente esse forum é “quinta coluna” de algum regime comunista.
Isso era o ideal, a perfeição absoluta!
Não interessa possuir nada, desde que se possa usufruir de tudo!
Eu não quero dinheiro para nada, nem possuir quaisquer bens materiais.
Só me interessa é ter acesso ao que quiser e fazer o que me apetecer, dentro dos limites socialmente aceites!
Isso é um dos pilares do comunismo, afinal não é tão mau como o pintam…
Os salários só aumentam quando se altera a relação de forças trabalho/capital. É por isso que os capitalistas gostam tanto da importação massiva de migrantes e a exigem. Para repovoar o exército industrial de reserva, que é uma espécie de excedente de “gado humano” que garante aos capitalistas responderem a quem quer aumentos de salários “estás a ver aqueles todos à espera do teu lugar?”
É só não ligar o carro a internet que já não enviam nada.
Mais simples, open data para todos.
Está a usar a mesma tática para banir a Huawei no mercado internacional. Quando não consegue competir com eles, é hora de utilizar táticas “sujas”, alegando por motivo de segurança nacional, sem fornecer qualquer prova concreta (no caso da Huawei, até hoje, ninguém conseguiu provar que está espionando). Mas, eles também não são inocentes. Até ao momento, está provado que são eles que andaram a espiar as comunicações de tudo e todos, incluindo os “amigos”/”aliados”. Mas o mundo ocidental não teve coragem de pedir a satisfação.
Para acusar alguém, deviam apresentar provas concretas. Numa sociedade civilizada, isto é considerada “difamação”.
Fazem cá uma falta como uma viola num enterro. Evito tudo que venha de países obscurantistas e cruéis. Há mais vida além disso.
E esvreces este “post” a partir de … pois made in china ou arredores…
Top! 🙂
Respondendo a quem acha que enviar dados de automóveis para os EUA vs para a China. Os EUA, com todos os defeitos que lhes conhecemos, sendo que um dos principais é a capacidade de eleger um mentiroso compulsivo e beligerante para presidente, continua a ser um país democrático, pluripartidário, onde a liberdade de expressão existe, onde as atividades políticas são escrutinadas, embora de forma mais ou menos enviesada, pelos media em geral e onde a autoridade judicial é exercida de forma independente. Depois, se as leis de proteção de dados nos EUA não são tão evoluídas como na Europa, ainda assim existem e são aplicadas. Na China… zero! Na China, basta fazer um comentário contra o governo numa rede qualquer para ser preso, pois tudo está controlado. Mais ainda, se o Governo solicitar, tem acesso a qualquer dado de qualquer empresa, e é conhecido como exerce pressões diretas sobre grandes empresas e como faz ‘desaparecer’ até multimilionários ‘desobidientes’. A China é uma ditadura e comprar carros chineses é alimentar uma ditadura. Usar tecnologia chinesa que tenha ligação à net é dar dados à China, aos quais o Governo Chinês pode aceder quando lhe apetecer. Portanto, se eu gosto da possibilidade de os meus dados serem vistos pelos serviços secretos dos EUA? Não. Mas não tem nada de semelhante com os meus dados de deslocação, atividade, etc., serem enviados para a China. NADA!
Subscrevo inteiramente! O meu aplauso.
Exatamente…
Tudo muito bonito mas o que é que isso tem a ver com dados de carros eléctricos?
Não consegue correlacionar?
O Sr. Pedro refere-se sobre quem lê esses dados…
Acorde!
Não, não consigo
O sr João+Carvalho é de uma inteligência rarissima e foi por isso que já percebeu.
Nós, os normais, não conseguimos perceber. Nem com explicações.
diferença é que a china ainda é capaz de te invadir, ou dar os dados a russos para fazer o trabalho sujo. eua nao se preve que invadam a europa
E isso é o único problema com a obtenção dos teus dados? Tens o caso da Columbia analytical, em que os dados foram usados para tentar “converter” as pessoas a um lado político.
Não te invadem, só te tentam fazer lavagem cerebral, nada de grave
Como a lavagem cerebral do Estado Português relativa a uma certa fraudemia?
São mais baratos, quero lá saber. Esse tipo de considerações são para quem tem dinheiro a mais.
Então é fácil, porque é que a Europa aceita que carros e produtos eletrónicos que enviam dados para a China entrarem cá? Proíbam a entrada desses produtos e está feito.
Sim na teoria a China é uma ditadura, comunista onde existe pouca ou nenhuma liberdade e os EUA um país democrático e livre, na prática são todos iguais, mas uns têm uma ditadura imposta e clara os outros tem uma ditadura “escondida” e uma falsa liberdade.
Agora tem de submeter esse testamento para as maiores e mais variadas empresas americanas, que alimentam diariamente a ditadura chinesa, que investe milhões sem fim nessa ditadura, e que claro, lucram ainda mais com ela.
Nota-se que vês TV a mais e ainda acreditas no Pai Natal (Producto Coca-Cola) para achares que os EUA são um país democrático, pluripartidário, onde a liberdade de expressão existe.
Calado eras um poeta
O que isso interessa?
Já perguntou aos EUA as provas de que a China está a espiar?
Já perguntou a Google, Apple, Microsoft porque razão são obrigadas a entregar os dados segundo Lei patriotica?
Já leu a lei patriotica?
Pedro, como é óbvio o presidente mentiroso e beligerante é o Biden, porque o Trump não fez guerra nenhuma.
Mentirosos são todos, os que nós temos são piores que qualquer Trump ou Biden.
Em relação a tudo o resto, as pessoas têm que se acostumar de que um sistema que para nós é bem visto ( democracia), se é que se pode chamar democracia ao que temos, para outros povos pode não funcionar.
As pessoas não são as mesmas, a cultura não é a mesma, as tradições não são as mesmas, o modo de pensar é diferente.
Exemplo disto é a democracia que os EUA iam levar para o Iraque e Líbia.
O resultado foi brilhante.
Países ingovernáveis totalmente falhados.
E no caso concreto da China já disse aqui por várias vezes que um regime como o nosso lá ia dar origem a uma terrível guerra civil num espaço de meses.
Manter aquilo junto só mesmo com um poder central forte.
É o que é… Pensar de outra maneira é puro lirismo.
+1
E os eléctricos europeus, e os japoneses?
Para onde enviam os dados?
Isso vindo dos EUA é lindo.
O pináculo de roubar dados, espiar ilegalmente e abusar da privacidade, estaá a tentar dar lições de moral aos outros. Só rir.
…e os americanos recolhem dados que podem enviar para os EUA!
Isto dito por um regime fascista que espia a própria população, instala aplicações em equipamentos de outros lideres a quem chamam de aliados, mente, invade outros Países sobre falsos pretextos apenas e só para roubar e assasinar, suporta regimes nazis incondicionalmente com armas e dinheiro, treina terroristas…
Enfim, o mal deve ser a China.
Hahahahahaha, já usaram isso pra bloquear o 5G e tentar expulsar a huawei que estava sendo concorrente a apple, frearam o tiktok e agora isso pros carros elétricos. Não é possível que a Europa vai cair nessa
«…tiktok…»
A rede social «TikTok» é gerida pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e a Agência Central de Inteligência («CIA»).
Quando se adquire um telemóvel, nada se instala se indicarmos uma conta Gmail e aceitar todos os itens. Assim USA, fica com acesso ilimitado à nossa privacidade.
São todos iguais.
Para mim só um VE europeu ou japonês pois o resto só traz chatices.
É tudo igual, não penses que não.
Por outras palavras, “não comprem à china, comprem a nós”
E um carro que não mande dados para ninguém? Isso sim, dava jeito.
E porque é que a UE não regulamenta que todos dispositivos – incluindo os carros – tem de ter software livre, peças e diagramas disponíveis para todos poderem fabricar e fomentar a concorrência e a reparabilidade?
Acaba-se com a recolha de dados e os custos absurdos das peças num ápice, se houver alternativas grátis ou muito baratas, disponíveis para todos e sem recolha!
E ainda resolve o problema de que se queixam os americanos!
Opa haver pessoas que ainda vao na imagem de “defensores do mundo livre” que os EUA tanto querem promover deixa me parvo…
Ainda há pouco houve o caso da “Columbia Analytics” mas de facto os EUA são muitos melhores que os outros e só usam os dados para proteção… não para usar como chantagem contra altos membros de outros estados, nunca…
Tudo farinha do mesmo saco, ao menos os chineses são diretos na abordagem deles e não andam sempre a mandar a bisnaga para o lado do vizinho para tentar esconder o que eles próprios fazem (não que isso os Torne melhores, de todo, era multas pesadas para todos os que fossem apanhado)
LOOLLLLl,… a serio, tadinhos, se envia-se para os states tava-se bem!
Os americanos a lançar ideias para proteger a sua própria indústria.
Vamos momitorizar o Manuel Silva (Portugal),
dia 1, 2ªf, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
dia 2, 3ªf, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
Dia 3, 4ªf, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
dia 4, 5ªf, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
dia 5, 6ªf, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
dia 6, sab, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
dia 7, sem dados, não ligou o carro.
dia 7, 2ªf, ligou o carro fez 50km, às 18h ligou o carro fez o sentido inverso 50km
(…)
façam como eu ,e envolvam o carro em papel de aluminio (vidros e tudo)
Espero bem que envie, ou senão fico chateado.
o meu BYD até pode mandar os dados pra Marte, não devo nada por isso está tudo bem.