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Tesla acusada de alterar conta-quilómetros dos carros elétricos para fugir às garantias

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. V@ says:

    100.000 Km feitos em autoestrada são completamente diferentes de 100.000 feitos no para arranca e no caminho esburacado do monte, em termos de desgaste. Até consigo compreender a intenção da Tesla desde que os compradores sejam avisados clara e inequivocamente de que os Kms reais não são os indicados no conta quilometros mas sim calculados em função de um algoritmo cujas regras sejam absolutamente transparentes e estejam claramente explicadas no manual do veículo. Mas, pelos vistos não é isso que a Tesla faz e a provar-se em Tribunal estão em maus lençóis. Pode ser considerado de facto fraude.

    • Sérgio says:

      @V@
      Isso é conversinha para boi dormir…
      100.000 kms são 100.000 kms, sejam feitos na AE, cidade ou ao pé coxinho… é uma grandeza matemática, não há cá “mais ou menos”…

      As condições em que são feitos esses 100.000 kms é que difere, mas isso já são outros 500’s, que não são para aqui chamados…
      Isto, a ser verdade, é BURLA!!!
      Repara só as “vantagens” todas que isto acarreta:
      – “mais kms” feitos por carregamento;
      – carros com quilometragens totais muitos grandes, dando a ideia de que são fiáveis…

      … a ver vamos no que isto vai dar… mas esperemos também pela opinião do JL!!!

      • says:

        Até podiam ter garantia de 100.000kms ou 2.000/5.000/10.000 horas (ou outro número qualquer). Era assunto arrumado. Agora a ser verdade o que consta na acusação, é muito, mas mesmo muito mau. Além de tudo o resto, dá para pensar que mais fazem eles para enganar as pessoas. Empresa que engana os clientes numa coisa tão básica não fica por aí certamente.

    • Castro says:

      Isso é totalmente irrelevante.. Não há qualquer justificação possível para apresentar um conta-quilómetros não real, até porque a justificação que apresentas não se aplica a muitos outros componentes do carro com desgaste.
      Se queriam ter uma medição de estado de saúde da bateria, criassem uma nova… E se achavam que não conseguiam cumprir o nº de quilómetros da garantia voluntária então deveriam ter apresentado um nº realista…

    • Naodou says:

      que eu saiba km é uma medida SI, e 100km em autoestrada são iguais a 100km em nacionais, porque se não for então deixou de ser uma medida standard e voltamos ao antigamente andes do KG onde os pesos variavam de vendedor pra vendedor de modo a cobrar mais ao cliente. Espera lá, é mesmo isso que está acontecer…..
      Se entramos por aí as garantias não têm lógica ser de ser de 3 anos.

      • says:

        E como contas esses 3 anos? É que pela lógica da batata, isso também pode variar. Houve uma vez uma companhia de seguros (sec XIX ou início do sec XX) que mudou a definição de “ano” para não pagar umas indemnizações. Ainda fui procurar a fonte, mas vi essa história (num documentário credível) há muitos anos e não consegui encontrar nada nem me lembro de detalhes. Mas não é de todo caso isolado. Uma das seguradoras com quem trabalhamos indica o ano como tendo 360 dias para contagem de idade das pessoas seguras. Não faço ideia porque raio fazem isso, mas com as seguradoras, tudo deve ter uma razão.

    • Sergio J says:

      concordo com a tua ideia, mas o conta quilometros existe no carro para contar quilometros. Podem ter isso de outra forma que não no conta quilometros

    • Grunho says:

      Para efeitos de garantia só pagam a quem tiver no conta kms 99.999 ou menos. Alterar por OTA o conta kms significa não pagar. O resto é música e poesia.

    • PTO says:

      Que conversa da treta. Os kms marcados no carro têm de ser, nem mais nem menos, os quilometros percorridos, ponto final.

  2. Anung says:

    Talvez seja este o segredo da eficiência da Tesla, lol.

  3. Mário says:

    Não acredito nisto, pode ser um problema de hardware com aquela viatura especifica.

    Era algo que se descobria facilmente pois existem donos que controlam os KMs todos, existe outros que fazem sempre o mesmo trajecto (casa-trabalho-casa).

  4. Ricardo Amaral says:

    Na europa, num dos testes da Motor.no foi detetado uma diferença nos KMs reais.. dos que estavam no conta kilometros do Testla..

    https://www.motor.no/bil/vinterens-store-rekkeviddetest-2025/302344

  5. Marco says:

    Eu compro o carro e o construtor controla os quilómetros que fačo?
    Paga-se pela compra do carro não por um aluguer encapotado

  6. B@rão+Vermelho says:

    A ser verdade é uma burla.
    Por cá retirasse km, por lá aumentasse km, os Americanos sempre na vanguarda

  7. DQ says:

    Assim fica fácil dizerem que têm viaturas que fazem um milhão de km’s… Ganham mais uns trocos em manutenções etc.

  8. X says:

    …e ainda querem menos regulamentação para vivermos todos num mundo de mentiras.

    • Grunho says:

      A regulação é uma coisa diabólica inventada por uns malandros. Viva o capitalismo neoliberal, da liberdade absoluta para o capitalista enriquecer.

  9. Zé Fonseca A. says:

    É melhor esperarmos pelo JL, não vá isto ser mais uma cabala contra a tesla e o musk

  10. Rui says:

    É uma enorme burla!!!! Ao lado disto, a adulteração do consumo dos VW não é tão grave assim, e mesmo assim os EUA aproveitaram para sacarem a VW, com uma multa de 4,3 mil milhões de dólares!

    Quero ver o que vai acontecer com estes falsários!

  11. Yamahia says:

    Eu o sumo que retiro daqui é:
    Coitado do taxista de Sevilha, “amigo” do nosso @Eng., que andava convencido que um jogo de pneus fazia 150 mil kms no seu model 3.

  12. cAPEX says:

    O Trump é um trafulha XD

  13. cAPEX says:

    Mais um truque do Musk. lol.

  14. Aziado says:

    A ser verdade, é muito mau e muito grave.

  15. RanhetaFacada says:

    Já agora aproveito para dizer o que me aconteceu;

    Naqueles dias de muita chuva, IC17 um camião decidiu mandar-se para cima de mim, mão na buzina… não saiu som algum, a minha sorte é que não estava ninguém ao meu lado esquerdo . Parei no UBBO e decidi averiguar, som nada ate que 10m depois começou a funcionar. Queixei-me há Tesla – Surreal a resposta deles – faça um vídeo com o problema. Passado um bocado recebo a notificação que teria de pagar 70€ se quisesse levar a Massama. Desatei-me a rir e respondi – Caro Leonardo, sabe o que significa garantia? O meu carro não tem 2 anos logo, espero que o valor seja algum erro. Até hoje sem resposta

    • JL says:

      As estimativas da tesla, mesmo em garantia trazem sempre um valor, isto porque apesar deles saberem que o carro está na garantia, só conseguem determinar se é intervenção para garantia ou não no fim do carro ir às instalações deles, caso isso se verifique não se paga.

    • says:

      Acabam por ser todas assim. Tive um smart que veio com problemas na direção. Levei a alinhar a direção 3 vezes à oficinal oficial e nunca ficou bem. Eles até diziam que sim, que estava bem, mas eu não larguei o osso. A última vez andei 500 metros e dei meia volta para a oficina para falar com o responsável. Fartei-me de reclamar e andavam a chutar para um lado para o outro mas sempre a dizer que estava bem. Só depois de uma reclamação no livrinho vermelho e uma carta registada à “mercedes alemã” é que alguém se chegou à frente e lá acabaram por trocar a coluna da direção completa. E ainda tiveram a lata de dizer que reparavam por “boa fé da relação com o cliente” pois na verdade não chegaram a reconhecer a falha. Engraçado foi que depois disso, já ficou bem a direção. Mas o carro não tinha qualquer problema…
      Quando finalmente lá me contactaram para levar o carro para a reparação, já ia com outra avaria que também foi um trinta e um, mas tiveram que, mais uma vez, meter a violinha o saco. O vidro da porta traseira ficou com o “plástico” descolado do vidro e metia água. Também andaram a ver se fugiam com o rabo à seringa mas nem lhes dei tempo de abrir muito a boca. Mas mais uma vez trocaram por “boa fé” e nunca reconheceram os problemas.
      Enfim. São todos iguais. Querem é vender carros, revisões e peças. Empresa que vendia óleo de motor a 75 euros o litro para as revisões. Mas lá está. Alguém tem que pagar o fatinho do tipo que nos vem oferecer o café. Antigamente havia o “bem servir o cliente”. Hoje em dia só interessa sacar uns cobres.
      Mais vale é comprar um carro usado sem garantia e ir ao mecânico de confiança. Pode ter uma oficina menos pipi, as mãos menos arranjadas e uma rececionista menos bem vestida (se tiver rececionista), mas esses sim arranjam os carros, não andam a trocar peças só porque a “bíblia” diz que sim.
      Fui com o smart à primeira revisão (1 ano) e nunca mais lá pus os pés. A revisão simples que na “marca” custou 280 euros, passou para 75 no Zé (literamente Zé) e com direito a umas anedotas e outras palavras menos “politicamente corretas” 😀
      O óleo não era mercedes de 75 euros o litro, era um pobrezinho Liqui Moly. Mas pronto, eu também era pobrezinho. Mas 75 euros por litro de óleo é obra. Nem imagino quanto ficaria uma Vito.
      Já foi há uns valentes anos, por isso os preços já não são assim agora.
      Um amigo meu tem um mercedes que com 50.000kms e 3 anos tinha os casquilhos da direção todos comidos e os pré tensores dos cintos de segurança avariados. Um carro com 50.000kms que só fazia AE com casquilhos da direção lixados é obra! A mercedes não queria assumir nenhum dos problemas. Mas lá está… apertando com eles, lá meteram a viola no saco. Viemos depois a saber que o problema dos cintos de segurança já tinha sido identificado pela mercedes e para aquele modelo.

    • JM says:

      Com Tesla desde 2019. O serviço em Belas tem vindo a degradar-se paulatinamente e já ultrapassa, pela negativa, as marcas “antigas”… O carro é muito bom mas muitíssimo pior do que o anunciado com a arrogância que passou a ser característica…sinal dos tempos

  16. Prego says:

    Takvez não saibas que embora na garantia eles quantificam um valor, mas depois ae estiver na garantia não se paga, é esquisito mas é assim.

    • says:

      Fazem isso porque o valor da reparação em garantia é registado como “custo” ou “perda” na contabilidade. E faz sentido. Qualquer arranjo em garantia é um custo para a empresa. Ainda mais quando são concessionários. Os concessionários depois remetem esse custo ao fabricante (a forma exata depende sempre dos acordos comerciais que têm).
      Agora, a forma como isso é transmitido ao cliente, já difere. Mas daí a notificar o cliente que tem que pagar é que não faz sentido. Pode ter sido simplesmente má interpretação, mas qualquer comunicação entre cliente e fornecedor, não deve indicar custos no caso de garantia.

  17. Veritas says:

    10 mil dólares uma suspensão? Fonix !

  18. João says:

    Só vim ler os posts do electrificado fanático! Já descontrai vou continuar a ler os post do pplware!
    Boa Páscoa e um eléctrodo para o JL

  19. cAPEX says:

    Afinal o Tesla do JL desvalorizou ainda mais!

  20. Pierre says:

    O futuro é electrão, quer queiram quer não… a desvalorização é relativa… a forma de armazenar é que ainda pode dar umas voltas mas as SSD vão bater forte daqui a uns dois anitos…

  21. JM says:

    Com Tesla desde 2019. O serviço em Belas tem vindo a degradar-se paulatinamente e já ultrapassa, pela negativa, as marcas “antigas”… O carro é muito bom mas muitíssimo pior do que o anunciado com a arrogância que passou a ser característica…sinal dos tempos

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