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Tesla Model S chegou aos 700.000 km e dono poupou mais de 110 mil euros

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. _RJCA_ says:

    Parabéns…

  2. há+cada+gajo says:

    Bateria aos 666.666 km ? Sou só eu achar esta história um bocado … diabólica ?

  3. JL says:

    Pronto, lá se vão os mitos:

    -a bateria dura 200 mil kms
    -os motores duram 100 mil kms
    -travões duram menos
    -não dá para colocar baterias maiores nos carros.
    -não há poupanças tanto a nivela ambiental e financeiro com estes carros

    PS: Vá podem vir

    • NunoManuelAlves says:

      A Tesla vai falir és já estou a espera desde 2012 Fonix mas espero sentado claro 🙂

      Quero ver os números do Yamahia a inventar coisas e a dizer que a Tesla afinal só ganha dinheiro com os créditos no carbono :):):):):) e esquece se dos 30 B que tem no banco só do negócio dos carros sem contar com o do software, mega packs, house and solar, robot Optimus e em breve data center e giga loop refinaria :):):)

      Tudo mentira e uma falácia ….só que Naoooooo :):):):)

    • David Guerreiro says:

      As da Tesla não, mas aí carritos com baterias de 200 mil já a precisar de trocar. Às vezes o barato sai caro.

  4. Toni da Adega says:

    Não falta aí pessoal que faz mais de 1000km por dia. 700.000 km não chega a 3 anos de utilização. Ele que faça pelo menos 10 anos a esse ritmo e Depois falamos.

    • o tuga nao percebe nada disto says:

      Tens que largar o vinho. Aqui a ideia é poupar porque é elétrico, e comparativamente com os motores a combustão poupou muito mais dinheiro.
      São muito melhores que os carros a combustão, e o resto é letra. só os pseudo sabichões é que não percebem nada disso.

    • David Guerreiro says:

      Não devem ser assim tantos…

      • Toni da Adega says:

        Duvido que sejam poucos, o que não falta ai é pessoal afirmar que 1000km de autonomia é o minimo para as suas necessidades diarias, menos que isso e e perdem muitas horas diariamente em carregamentos.

        • Fusion says:

          O problema quando se fala da autonomia, não é pelos km mas sim pela questão do carregamento.
          Eu não me importava de ter um que tivesse 100km de autonomia, o problema é não ter onde carregar.
          E não me apetece bem ter que fazer não sei quantos km por dia para ficar meia hora ou mais a espera que o carro carregue depois de um dia cheio de trabalho.

        • David Guerreiro says:

          Tenho dúvidas que exista tanta gente que faz 1000km por dia, nem a maioria dos taxistas faz isso.

    • Jota says:

      O carro já tem 6 anos… Que carro deste segmento faz tantos quilómetros em 6 anos?

    • Rodrigo says:

      Hehe 3.650.000Km, por favor alguém que pare de levar garrafas de vinho para a mesa nove que o Toni está que nem pode. 😉

  5. Rui says:

    650 mil km uma bateria nada mau, a maioria dos motores a combustão não faz isso

    • NunoManuelAlves says:

      Quase nenhum faz…são feitos de Legos e cuspe obviamente que partem e desfazem se todos daí a manutenção caso contrário nem km faziam, a tal engenharia falhada, a maior Falácia com rodas já conta com 154 anos mas está a dar as últimas

      • Hugo says:

        O facto de um fazer 700mil não significa que todos façam.

        • JL says:

          Pois não, e também não significa que façam apenas só estes, até porque este teve uma utilização bem intensiva.

          • Hugo says:

            Os carros que fazem mais kms têm uma utilização intensiva. Estar parado não é sinónimo de ganhar “saúde”

          • JL says:

            Estar parado é sinónimo de ganhar saúde, senão os clássicos andavam por ai todos os dias a fazer kms para não se estragarem.

          • Hugo says:

            Desconfio que esses clássicos cheios de “saúde” não tenham 700mil km no bucho. Desconfio….

          • JL says:

            Pois não, por isso é que estão de boa saúde.

          • Hugo says:

            Foca-te… e pára de tentar subverter tudo o que é escrito.
            “Pois não, e também não significa que façam apenas só estes, até porque este teve uma utilização bem intensiva.”
            Afinal os carros com utilização intensiva fazem mais ou menos kms? Se te contradizes fica difícil perceber o que queres dizer…

          • JL says:

            Leia novamente, talvez chegue lá. Loool

            Não se esqueça do “apenas só estes”….

          • Hugo says:

            Eu entendi bem. Onde queres mesmo chegar com isso? Vá…uma vez na vida explica-te em vez de fazeres perguntas e subverters o que foi escrito. Das duas uma…ou não te sabes exprimir por texto ou não sabes interpretar o que os outros escrevem.

          • JL says:

            Das 2 uma, ou não sabe ler ou tem mesmo problemas graves, porque em lado algum fiz perguntas. E está bem explicado.

          • Hugo says:

            Não fizeste perguntas mas é o teu modus operandi…
            Uma vez na vida diz.me onde queres chegar com essa afirmação sff, em Português claro e directo.
            “Pois não, e também não significa que façam apenas só estes, até porque este teve uma utilização bem intensiva.”
            Se calhar entendi mal…espero que me expliques e não venhas com a conversa do costume do “Já expliquei” e “está escrito”.
            O que eu comentei depois foi que a maioria dos veículos com tantos kms têm quase todos utilizações intensivas e não são carros do dia a dia.
            Diz onde queres chegar e qual é a tua conclusão para encerrar este não assunto sff.

          • Hugo says:

            E sim, encontrarás facilmente mais de 20 interrogações tuas neste post, penso eu. Interrogações essas que nem esperas resposta nem tão pouco sabes a resposta muitas vezes. Servem apenas para alimentar o teu TOC de ter sempre razão. Vês, consulta de psicólogo de borla…maravilha.

          • JL says:

            Simples, lê aquilo que escreveu e depois lê aquilo que escrevi, penso que tenha inteligência para entender o que disse.

            O facto de dizer que nem todos façam 700 mil, também não significa que façam apenas 700 mil.

            Entendido ?

            Por mim o assunto está mais que encerrado, bastava ter lido.

            O meu modus operandi é: quando tenho dúvidas pergunto, e não, nestes posts e relacionado com este assunto não fiz nenhuma pergunta.

          • Hugo says:

            “Pois não, e também não significa que façam apenas só estes, até porque este teve uma utilização bem intensiva.”
            A minha resposta a este comentário visou a parte “porque este teve uma utilização bem intensiva.”
            Disseste que se não tivesse tido uma utilização tão intensiva poderia até ter feito mais e passados uns comentários acabas por dizer que os carros que são menos usados fazem menos kms.
            Já vi que não queres entender e preferes brincar, para variar, ao diz que disse.

          • JL says:

            Eu não disse nada disto:

            “Disseste que se não tivesse tido uma utilização tão intensiva poderia até ter feito mais e passados uns comentários acabas por dizer que os carros que são menos usados fazem menos kms.”

            Quem disse que os carros fazem menos kms se forem menos usados fazem menos kms ?

            Quando se quer inventar só para implicar é o que dá.

          • Hugo says:

            Lá estás tu a fazer perguntas. LOLOL
            Pressupões-se da premissa inicial e com o exemplo (ridículo ) dos clássicos, caso contrário peço.-te mais uma vez para explicares o que querias dizer com “até porque este teve uma utilização bem intensiva.”
            Nunca ponhas em questão o facto de não te saberes exprimir nem que tens uma arrogância que te faz atirar a tudo o que mexe com os teus ideais ok??? O resto do mundo é que é maluco e não te entende.

          • JL says:

            Qual é o mal de fazer perguntas, Isso também o incomoda ?

            Não sabe o que é uma utilização intensiva ? É fazer muitos kms em pouco tempo. Dúvidas ? Mais uma pergunta.

            O único maluco aqui é você, que diz algo e depois não sabe aquilo que diz , além de vem o disparate de que os carros parados é que se estragam. Loooooooooool

            Digo isso aos fabricantes, assim não precisavam de obrigar a mudar o óleo a cada x KMS, entre muitas outras cosias, bastava ser por tempo…..

          • Hugo says:

            Não sejas tanso.
            Peço pela segunda ou terceira vez que respondas de forma curta e grossa o que queres dizer com: “Pois não, e também não significa que façam apenas só estes, até porque este teve uma utilização bem intensiva.”
            Eu NUNCA disse que os carros parados se estragavam obrigatoriamente, apenas que não ganham saúde…que isso sim é uma estupidez e foi afirmado por ti. Já para não falar da tua conclusão: “Estar parado é sinónimo de ganhar saúde, senão os clássicos andavam por ai todos os dias a fazer kms para não se estragarem.”, por sua vez também ridícula.

          • Hugo says:

            Btw ninguém te obriga a mudar o óleo e sim…”deves” mudar o óleo mesmo não fazendo os supostos kms em alguns casos.

          • JL says:

            Tanso é você, já lhe expliquei o que quer dizer, mais tanso se não a entende.

            Não ganham não, mas perdem menos saúde se estiverem parados, por isso é que andam pouco.

            Obriga sim, senão perde garantia.

        • Rui says:

          Quase nenhum irá fazer porque são raras as pessoas no mundo que têm esta utilização diária de um carro, a maioria das pessoas leva 1 vida a chegar a estes km e qualquer carro por menos km que tenha não dura assim tantos anos

      • PJA says:

        É só disparates. Os ICE funcionam bem, assim como os BEV e cada com as suas características.

    • Antonio+Vasco says:

      E se durarem 650,000km gastaram a mais em gasóleo 60,000€ e no minimo 5000€ em manutenção , em gasolina ainda mais 10,000€, e quantas emissões produziram? Essa é a questão, por isso eu digo que o futuro é eléctrico.

      • Joao+Magalhaes says:

        Como se todas pessoas fizessem esta quantidade de Km no seu carrinho, o meu tem 4 anos e 20 mil km, praticamente feitos em viagens longas, algumas com 800km por dia, custou 12 mil Euros novo, a gasolina, em 4 anos a unica coisa de “oficina” que fiz foi mudar o óleo, entre viagens e cidade aponto para uma média de 6lt\100 o que dá uns 300€ nos 4 anos, 75€ por ano mais 50€ para mudar o óleo, 125€ por ano no total. Quanto é que eu poupei? Quanto custa um elétrico com autonomia para 600km ? O mais importante, quanto custa não ter as férias estragadas por causa da dificuldade de carregar um elétrico? O meu é muito fácil achar umas bombas de gasolina. Emissões e afins, ora, quando houver centenas de milhões de elétricos como vai ser em termos de energia necessária para os carregar? Já sei, investimento em energias renováveis mas quem paga ? Se a eletricidade aumenta 2€ já é o caos quem vai pagar esses investimentos ? Nada contra os elétricos companheiro, sinceramente só acho que são uma roubalheira e as perdas para a maioria serão muito maiores do que as perdas num carro a gasolina.

      • Grunho says:

        Provavelmente sim, mas só para carros grandes, tipo Model S ou Model X. Em carros pequenos, a pesar 600 e tal ou 700 kgs, com a tecnologia actual estão perfeitamente ao alcance os 2 lts/100 kms, e mesmo menos, reais, sem as trafulhices da homologação dos plug in. Esses carros gastam muitíssimo menos matérias primas e energia para produzir e acabam por ter uma pegada de carbono muito menor que um eléctrico de quase 2 toneladas, e é isso o que preconiza o engenheiro especialista Jean Marc Jancovici. Portanto, para já, fazer barato, poupadinho e limpo, a solução é motor de alto rendimento, tipo Mazda HCCS de ignição por compressão + hibridação tipo Honda Jazz + chassis com peso de um AX ou Uno.

        • Rui says:

          Nenhum carro atualmente pesa 600 ou 700kg e muito menos faz 2lt aos 100

          • Grunho says:

            Nos anos 60 faziam-nos a pesar menos de 600 kgs. Em chapa de aço, sem materiais caríssimos. Hoje podem fazer-se a pesar o mesmo, ou quase, com muito mais segurança. E há tecnologia disponível para chegar ou baixar dos 2 lts/100 kms. Para os fabricantes europeus a alternativa vai ser produzi-los ou serem esmagados pelos chineses e japoneses.

          • JL says:

            A VW teve um carro que fazia 1litro aos 100 Kms.

          • Grunho says:

            O VW que fazia 1 litro aos 100 era plug in, só fazia esse consumo nos primeiros 100 kms. Foi praticamente só um protótipo para greenwashing, quem quisesse podia comprá-lo por 55 mil.

          • JL says:

            Sim, esse mesmo.

    • David Guerreiro says:

      Não faz e pouca gente utiliza um carro até chegar a esses kms. Muitos com 300k num diesel já estão a despachá-lo.

  6. Rodrigo says:

    Maior parte dos carros a combustão não faz mais do que 200 a 300 mil é só ir a sucata e ver tem carros para abate com 150K a gasolina.

    Tenho que reconhecer que os modelos mais recentes dos Teslas estao cada vez melhor no que toca a fiabilidade, o que não acontecia nos lançamentos iniciais deram alguns problemas.

    E já agora gostei de ler isto por parte da empresa chinesa que faz as novas baterias da Tesla.

    “O fornecedor de baterias da Tesla, a CATL, está agora a oferecer garantias de 800.000 km para as suas baterias. Além disso, a Gotion High-Tech anunciou que o seu novo conjunto de baterias, que entrará em produção este ano, poderá durar até 2 milhões de quilómetros.”

    • B@rão Vermelho says:

      @Rodrigo, até te digo mais que antigamente avia um estigma dos 100.000 Km, um carro quando começava a chegar perto o pessoal começava logo a pensar em vender.
      Eu tenho um colega com um Mercedes 190D, com mais de 2 milhões de Km, o carro foi táxi durante anos e levou a 1ª embraiagem com 1,2 milhões de Km.

    • Nuno+Manuel+Alves says:

      Sao as baterias M3PLFP ou LMLFP com mais densidade de energia e ainda com mais ciclos de duração e retenção. Mesmo preço das atuais LFP ou mais baratas ainda.
      Na minha humilde opinião as Baterias LFP é que vão impulsionar a confiança no mercado de usados, LFP, M3PLFP, LMLFP, Muita gente vai procurar este tipo de química porque tem muitos mais ciclos do que o NCA mesmo este sendo bem acondicionado.

  7. B@rão Vermelho says:

    Clap Clap Clap, parabéns Tesla, comecem é a pensar no Model 2, que o B@rão é forreta 🙂
    Impressionante estes números, não sei se na Austrália os carregamentos feitos fora de casa se são pagos e se são pagos estão contabilizados nas contas aqui apresentadas, neste momento os veículos térmicos só ganham no
    ” conforto” de percorrer grandes distancias sem parar, para quem gosta de viajar assim.
    Imagino é o fumo que o Tesla deve de fazer com 700.000 Km, mas disso não falam no artigo 🙂 🙂
    ironia Off

  8. Infinity says:

    E qual foi o preço de aquisição?

  9. PJA says:

    Este vai fazer mais quilómetros do que o alemão com o Tesla, e espante-se nem material gasta. As baterias duram 600000km, as marcas dão garantia de 160000km andam a enganar os clientes. Enfim vive-se destas coisas.

    • JL says:

      Estes ainda não tinham limite de kms, tanto é que aos 666 mil ainda tinha garantia.

      Nos novos dão 240 mil.

    • Grunho says:

      Isso não interessa aos fabricantes, o cliente compra um,, fica servido para toda a vida e não volta a comprar. Nos anos 50 a 70 os alemães fizeram isso com o VW carocha e arrependeram-se amargamente. O carro não tinha nada de especial, mas era tão básico ou tão tosco que não tinha por onde avariar. Quase levou a VW à falência.

      • Antonio+Vasco says:

        É só disparates sem sentido, você não faz a minha ideia do que está a dizer. O carocha levar a VW á falência? Que disparate.
        O carocha, a meias com o Golf , foram os responsáveis da VW ser o que é hoje.

        • Grunho says:

          A ignorância é muito arrogante e pouco inteligente. Houve uma fase antes do golf em que a VW só produzia carocha. Quem comprava um não precisava de comprar mais. O golf veio depois, não tinha nada a ver com o carocha, durava menos e vendia mais. E foi a partir daí que as contas da VW passaram a números suculentos.

  10. Yamahia says:

    Mais um milagreiro que passa 8 horas agarrado ao volante a uma media superior a 50kms/h no stop.
    O outro ainda dizia q era reformado mas este tem uma empresa para gerir portanto ainda é mais milagreiro

    Só não percebo como conseguiu poupar 120.000€ em 700mil kms. Mesmo que nc tenha carregado fora de casa ou empresa, apenas iria conseguir poupar 7 mil € (electricidade na Austrália está a 0,22€ empresas e particulares e a gasolina está a 1,05€/l)

    Tb. não percebo comé q raios uma bateria q ultrapassa 3,5x’s os kms garantidos, é substituída sem custos para o utilizador em garantia.
    Só podemos estar numa estória tb ela milagreira.

    Por fim, uma foto dos kms no quadrante prova zero. É o desespero da indústria elektra q vê as vendas a afundarem a tentar que se volte a acreditar em vantagens onde elas não existem.

    • Nuno+Manuel+Alves says:

      Alguem informou o Yamahia que a Tesla tem o carro mais vendido do mundo, +de 1.2M de unidades, carro mais vendido da Europa, carro mais vendido na china, carro mais vendido na Austrália e o 5º carro mais vendido nos EUS:):):):):):):):) a Tesla vai inda subir para 2,3 M este ano e digo te mais ano da Graça de 2024 carro mais vendido do mundo desconfio que volta a ser o ModelY seguido do Model3 nas primeiras 5 posições:):):):):) e mais as únicas vendas a afundarem são os carros Foleiros dos LEGACY AUTO tipo VW e afins, aberrações que ninguém compra, cheios de bugs. A Tesla quando introduzir o OPTIMUS nas fábricas então ai é que eu me vou rir :):):):):):) baixam ainda mais os preços, oh Yamahia esquece la Falacia dos ice nós ja sabemos que adoras o Fumo mais a féria para o novo Pseudo Monhe, esquece amigo, ainda por cima os eletroes nem tem cor nem qualidades extra são todos iguais:) não ha cá Eletroes ultimate Racing Eco Blue POwer, esquece lá isso :):):):):):):)

      • Yamahia says:

        ” únicas vendas a afundarem são os carros Foleiros dos LEGACY AUTO ”
        Para completar a tua dor, informo que a LEGACY Toyota, os toscos que não apostam nos elektros, vendeu mais carros em 2023 do que tinha vendido em 2019, ano de todos os records!
        Mais informo que a marca que não vende elektros teve um crescimento superior a 700 mil unidades. Praticamente o dobro do verificado na Tesla que vai destruir isto tudo loooloool

        Lamento tb informar que a Tesla não vai atingir os ambicionados 2,3 milhões de unidades vendidas em 2024.
        https://forbes.com.br/forbes-money/2024/01/tesla-alerta-para-crescimento-mais-lento-de-volume-em-2024/

        Quanto ao objectivo Tesla de 2,

        • JL says:

          Não apostam ? Quantos da Toyota quer puramente eléctricos ?

          Pois vendeu, mas não foi na Europa.

          • Yamahia says:

            Quem o diz são vocês. Eu se que tem. De qq forma o bZ4X obteve nrs muito residuais.. Não conta para o totobola, pelo menos para o ano de 2023.
            Para 2024, vamos a ver…

          • JL says:

            E tem mais, não conhece, mas ok, ainda vendeu menos. lol

          • Yamahia says:

            Sim tem uns acordos chinocas mas tb não vende grande coisa.
            E… onde está o ponto? não é a Toyota um um dos legados que vcs dizem que vai ser destruido pela Tesla? looolooolool

          • JL says:

            Errado, vende também ao redor do mundo.

            Não, eu não digo isso, até porque aos poucos a toyota está a mudar.

          • Yamahia says:

            Está, está. Vê-se:
            Yaris: 1.415.000 unidades
            Corolla: 1.210.000 unidades
            RAV4: 1.060.000 unidades
            C-HR: 720.000 unidades
            Camry: 610.000 unidades
            46 % de outros onde se incluem 19.606 unidades do bZ4X’s lol
            Eles estão-se a marimbar para a solução elektra, não ouviu o chairman?
            E agora depois das eleições deste ano na UE ainda se vão marimbar mais. É que o principal partido da UE já veio anunciar que vai reverter a obrigatoriedade venda exclusiva de carros novos elektros a partir de 2035.
            Portanto vão dar o 2º grande passo rumo à continuidade dos combustão, depois dos sintécticos.
            (mais cedo do que eu próprio estava à espera)

          • JL says:

            Se não têm soluções não as vendem, acha mesmo que com carros de 70 mil euros onde existe muito melhores propostas no mercado iam vender alguma coisa ?

            Nalgumas zonas do globo a procura pelos Toyota está a baixar….

            Tenha calma, eles já os anunciaram..

    • JL says:

      Portanto a gasolina fez bem a conversão, mas os 120 mil na não conseguiu fazer, assim fica mais sensacional.

      Não entende ? Porque nessa altura não havia KMS limitados nas baterias.

      Prova zero ? A mim parece me que é você que está com o desespero, e não a indústria, até porque está marca não faz marketing dessa forma. Provavelmente o português com 700 mil kms também é treta, é que o histórico ao longo dos anos está todo contado.

      É isso, só você é que anda rápido por isso é que em 3 anos já bateu 4 ou mais vezes.

      • Yamahia says:

        O que é que não consegui fazer? Explique lá então como é que ele consegue poupar 120.000€, mesmo que carregue sempre em casa ou no trabalho? São sempre no mínimo 4,40€ a cada 100 kms. Num gasosas na AUS gasta 5,25€ aos 100.. Arredondei para cima a diferença a favor do elektro, para 1 € a cada 100 kms o que resulta numa poupança 7000€ durante 700mil kms. Explique lá onde vai buscar os 120mil € de poupança?

        Qt ao quadrante, sabe tão bem qt eu como funciona pq já lhe mostrei como é fácil alterar a quilometragem de um Tesla.
        Entretanto parece ter-se esquecido pelo que mostro novamente https://youtu.be/NaT0YQU4FEc?si=PbmhdOS-PbkZAvau

        • JL says:

          Ele não poupou 120 mil euros, porque ele não vive na europa, se homem vive na Austrália, é o dólar australiano que vale 0.65 de euro.

          Portanto poupou 78 mil euros.

          São sempre 4.4 € euros como ? existem planos a 7.6c por kwh.

          O que dá 7.6 * 20 = 1.2 dolares canadianos + 10% (iva deles que se chama gst) = 1.672 AUD = 1 EUR

          Portanto se carregasse sempre em casa eram 7000 euros para os 700 000 kms, ainda tem de contar com supercharger gratuito.

          https://www.energyaustralia.com.au/home/electricity-and-gas/plans#/

          700 000 / 100 * 7 = 49 000 litros * 1.93 litro de gasolina (mais barato que gasóleo) = 94 570 AUD * 0.65 = 61 470.5 EUR

          https://www.mynrma.com.au/cars-and-driving/fuel-resources/weekly-report

          Em cima disso meta as manutenções, que por lá não são nada baratas e os impostos…. e tem o resultado.

          Que interessa esse video, posso mostrar muitos outros onde os reparam, se esse não consegue, não é nenhuma referência, quer telefones de quem o faz por cá ? posso dar pelo menos 4.

          • Yamahia says:

            Homem, para quê essas contas todas?
            -O valor do dito poupado está no título deste artigo.
            -O preço da eletricidade está no Globalprices até Junho de 2023.
            São 0,22€ o kWh
            https://pt.globalpetrolprices.com/Australia/electricity_prices/
            -O preço dos combustíveis rodoviários está tb no Globalprices até Dezembro.
            Diesel
            https://pt.globalpetrolprices.com/Australia/diesel_prices/
            Gasolina
            https://pt.globalpetrolprices.com/Australia/gasoline_prices/

            Nem eu a preços de Portugal onde somos estropiados à força toda, consigo gastar 110.000€ em 700 mil kms. Só consigo gastar 63mil €, já viu? Nem chega para um carro novo como deve ser loooloooloool

          • JL says:

            Mas não foram 110 mil euros, isso é uma invenção sua.

            Eu mostrei-lhe os preços de lá com links de lá, na moeda de lá, e não de uma que você foi buscar do outro lado, já vimos diversas vezes que os preços do globalprices não batem certo.

            Verifique aqui:

            https://pt.globalpetrolprices.com/Portugal/diesel_prices/

            https://www.maisgasolina.com/

          • Yamahia says:

            Como é que os 110 mil € são invenção minha se é este o valor que está escarrapachado no título do artigo?
            Não estou a ver nenhum problema com os preços anunciados pela Globalprices para o gasóleo em Portugal. Se é verdade que as “premium” estão pouco acima, tb é verdade que as low-cost estão um pouco abaixo.
            Não me choca considerar que de momento o litro do gasóleo está nos 1.61€/l anunciados pela GP em PT, porque a média há-de bater algures dentro desse valor.

          • JL says:

            Agora já são 110 ? ainda há pouco eram 120. LOOL

            Porque a conversão está mal feita.

            Então viu mal, é que todos os preços médios estão bem acima.

          • Yamahia says:

            Sim são 110 mil €. Está no titulo. Os 120 mil é USD então no texto. Estava a escrever de memória e não fui conferir. De qq forma para a conclusão das contas pouco importa. Deixam de ser 120 contra 63 em PT passam a ser 110 contra 63 emPT. E 63 em PT são 40mil€ na Austrália. Nc na vida o homem poupou 110mil € em 700 mil kms. Afirmação apenas para criar hype a favor da ME. Está bom de ver, ou ainda não?

          • Yamahia says:

            Não vi nada mal. Há uma forma muito rápida de ver o preço médio em PT
            Ainda não reparou? Eu explico:
            Pega no preço da Galp (ex gasóleo)que está a 1,718 e retira-lhe os 10cents desconto da praxe. Obtém assim o preço médio em PT sempre arredondado para cima pq a GALP é “premium” e não está ali para perder dinheiro lool. Nc falha

          • JL says:

            Portanto você pertence aquele rebanho que um diz e todos aceitam, desde que seja do seu agrado, nem que 110 mil dólares australianos sejam cerca de 77 mil euros. Looooool

            Poupar ou deixar de gastar é exatamente o mesmo, tanto deixou de gastar que até já confirma-mos isso, você é que não quer aceitar, problema seu, eu aceito que o valor em euros está errado, o resto vejo que é o normal.

            Desconto da praxe ? Qual desconto ? Os preços médios não dizem nada ?

            Eu também posso escolher fornecedores, tal como escolhi, de electricidade que não são premium.

          • Yamahia says:

            Meu caro, nestas coisas nada como ir directo à fonte! Como lhe disse 1,604€/l. Não falha:
            23/01/2024 0,861 0,443 0,300 1,604
            https://1drv.ms/x/s!AvwLJVpLF7bcrPRKHmKS29d6iHHd1Q?e=qxgV7Y
            Deixe de ser Inácio!

            Qt ao resto alguém se deu ao trabalho de fazer as contas por si. São 110 mil €, está no título do artigo!
            Deixe de ser Ináciox2!

          • JL says:

            Como disse, você acreditou porque quis e porque lhe dá jeito, eu fiz as contas e até apresentei.

            Há precos baixos como esse e há altos noutras zonas, vai haver quem faça a média.

          • Yamahia says:

            Que médias?! A média já está contabilizada pelos responsáveis pelo assunto, a DGEG.
            Qual é a parte do separador excel que não percebe? “Preços médios enviados à UE “.
            Onde acha que a GlobalPrices vai buscar os valores? Vai à mais gasolina ou vai ao governo de PT?
            Claro que há preços mais altos e preços mais baixos. A média é essa!
            Chiça!!!

          • JL says:

            A média que eu lhe mostrei, tal como são as médias do globalprices.

            Qual Excel ? Acha que vou abrir alguma coisa feita por si ?

          • yamahia says:

            Não foi feita por mim.
            Foi feita pela DGEG.
            O que é que lhe doi?

          • JL says:

            Então agora os valores do globalfuelprices já estão errados ?

          • yamahia says:

            Estão em linha com os da DGEG, nrs oficiais que o nosso gov informa à UE. Nessa data 1,604€ divulgados pela DGEG e 1,61€ divulgados pela GlobalPrices. Governo de PT discrimina à milésima, eles discriminam à centésima, por isso arredondam, neste caso 6 milésimas para cima.
            Mais uma razão para considerar uma fonte confiável.

          • JL says:

            Sim sim, tanta fiabilidade que não acerta com os valores reais.

          • yamahia says:

            Bolas … onde não acerta?
            1,604=1,61. Quer melhor?

          • JL says:

            Acertava se tivessem a esse valor, no caminho para casa não vi a menos de 1.74.

          • Yamahia says:

            Porque só passa por “premiuns”. Todas as “premium” têm um desconto mínimo 10cent associado. Se não tiver desconto consigo é melhor procurar uma lowcost, normalmente abaixo desses valores.

          • JL says:

            Passo por uma que costuma ter bastante fila e estavam lá alguns, devem gostar muito de premium…..

            Mais outro que acredita em descontos. LOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Ponha os óculos
            Nad Caldas até é mais barato que por aqui.
            Premium a 1,68 €, tira os 10 cents fica a 1,58€
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPRZI4I6-aMQ3OvJlg
            Realmente estava a achar estranho esses precos por essas bandas loolooloool

            Qt aos descontos. Claro q é para acreditar. Pq nao ha-de ser? Até nem uso muito a opçao continente. Tenhos os 2depositos cheios à conta do Pingo doce.
            Olhe hoje foram mais 20€ pá gasosa a juntar a 20 € para compras até prox 5ª feira. Mas se vc acha que a merceria do TiManel das Caldas é melhor opção, força. KeepGoing.

          • JL says:

            E quem disse que foi nas Caldas ? Eu até disse que foi pelo caminho.

            Porque descontos só existem para quem compra em quantidade.

          • Yamahia says:

            Vc disse a caminho …de CASA.
            De qq forma Loures é a zona mais cara a par de Lisboa e nenhuma premium está ao valor que vc disse, excepto a BP.
            Desconto do continente, serve? Eles calculam o valor em bomba já a contar com esse desconto. Se não tem vai a uma lowcost que ainda sai mais barato que as premium com descontos. Excepto a BP que acaba por ser a mais barata em qq cenário.

          • JL says:

            Se eu vou de Lisboa para casa, e já lhe disse que não moro da cidade de caldas, fico a 20 kms a leste, que ia fazer para Caldas da Rainha ?

            Eu digo onde foi, em Ota, tem lá sempre uns grandes cartazes de descontos, e grandes filas também.

    • Rui says:

      Ninguem tem de provar nada ao motinhas tu não acreditas no quadrante porque não te convém tu és como os negacionistas podiam pôr-te o carro à frente adentro e não acreditavas na mesma.
      Já agora um bocadinho de pesquisa antes de dizer disparate costuma ajudar nesta altura a garantia da bateria não tinha limite de km provavelmente a tesla pensou que nenhum maluco ia fazer 700 mil km com o carro.
      E claro que são muitos km ninguem coloca isso em causa mas 700 mil ao longo de 5 6 anos dá uma media de 400/500km por dia de trabalho (22 dias) excluindo voltinhas de fim de semana muitos taxistas fazem isto por dia, é muito para o comum mortal que faz casa trabalho mas uma pessoa que trabalhe no carro não é assim tanto o meu pai foi vendedor durante uns anos e fazia à volta de 350 todos os dias e havia dias que fazia bem mais porque ia para fora

      • Yamahia says:

        “350 todos os dias”
        E o teu pai não tinha que estar na seca dos carregadores.
        Agora imagina este que faz 500 todos os dias (nem ao fds e feriados descansa nem dá revisões ao carro nem nada) e ainda passa umas horas nos chargers. Será que ainda tem tempo para ao menos limpar o carro e atestar o depósito do limpa parabrisas? loool

        • JL says:

          Precisa de passar nos carregadores para quê? Isso é conversa normal de quem nunca usou uma coisa destas.

          • Yamahia says:

            Vá ver o insta do homem. O link está neste artigo.
            Daqui nada já está a gastar mais q se tivesse um gasolinas. Ate já publicita os carregadores de determinada cadeia de carregadores lool

            Mais diz q optou por um elektro pq lhe morreu a mãe de cancro. Até parece q a electricidade na Austrália não polui nada. É a habitual ladainha elektra. Mais q vista e gasta.

          • JL says:

            Como está a gastar mais se já poupou mais que aquilo que vale o carro ?

            Polui pois, bastante menos que os combustíveis dos carros.

            É habitual esta ladainha petrolífera que você e outros fazem, no entanto já estão em decadência.

          • Yamahia says:

            Ui…ui… ja lhe provei q um carro a electricidade a carvão polui 2x mais que um térmico a caminho do Algarve .
            Quer que repita o exercício?

          • JL says:

            Nunca provou nada, só provou que estava errado.

            Repetir para quê? Para passar vergonha novamente ?

          • Yamahia says:

            De que tem medo?
            O mesmo modelo elektro a consumir electricidade proveniente do gás anda taco a taco ao nível das emissões a comparar com o modelo gasolina.
            É evidente que se a electricidade tiver origem no carvão que polui ~2,5x+ que o gás, o carro elektro desse rapaz que vive na Austrália que depende em 70% do carvão está a poluir mais do dobro do que se usasse um carro a gasolina! Portanto a mãe teria morrido 20 anos antes se fosse essa a causa!
            Portanto, é só mais uma hipocrisia bem paga e ainda por cima usa a morte da mãe. Gente sem escrúpulos!

            Aqui vai o copy+paste de um desses posts.:
            “Segundo os seus amigos da T&E cada 1 kWh de electricidade produzida a partir do gás emite 434g CO2 por cada kWh de electricidade produzida

            Nesta base vamos escolher 2 carros do mesmo modelo, do mesmo fabricante. Um a gasolina e outro a electricidade obtida a partir do gás:
            1-Volvo XC40 2018 T3
            2-Volvo XC40 Recharge
            Percurso. Viseu-Vilamoura pela Deslocação em AE vel. max. 120 kms /h
            Consumos XC40 2018 T3:6,7/100, Volvo XC40 Recharge:31,5kWh 100
            Emissões declaradas no ISV XC40 2018 T3:145g/km, Volvo XC40 zero emissões (a mentira do século)
            Emissões Reais por cada 100 km percorridos XC40 2018 T3: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 13,7 kgs CO2
            Tempo necessário para concluir o percurso XC40 2018 T3:4,5 horas, XC40 Recharge: 9 HORAS ”

            As contas são fáceis de fazer e pode extrapolar para outros carros!

          • JL says:

            A conta está mal feita, então assume o wltp do a combustão e não assume do eléctrico ?

            Porque não assume as emissões declaradas do eléctrico ?

            Porque não assume as emissões da produção do combustível ?

            Como vê, não valia a pena estar a perder tempo, para depois acabar por dizer que afinal, o eléctrico polui menos.

            9 horas ? Em vez de 4.5 ? Então não devia ter adicionado as emissões do condutor durante esses 4.5 horas a mais ? Looooooool

          • yamahia says:

            Mas qual WLTP de elektro ou de combustão?
            O que está ali é em causa é o uso real a 120 (o elektro enquanto andou nem fez isso. Fez 108 kms_h/100.)

          • yamahia says:

            “Porque não assume as emissões da produção do combustível ?”
            Voltamos ao mesmo.
            Assim como não assumi as emissões do refino do gás, sendo que o que o q escapa para a atmosfera durante esse processo é 100x+ prejudicial para o efeito de estufa que o CO2.

          • JL says:

            Se o que está em causa é o consumo a 120, então meta o consumo dos 2 nas mesmas condições, e não tente trapacear com o consumo mais baixo do wltp de um com o consumo de um teste feito em condições não ideiais e com problemas de outro.

            Não existe refine do gás, o gás natural não é refinado, por isso se chamar “NATURAL” porque ocorre naturalmente.

          • yamahia says:

            Quem falou em Tesla? A Tesla não tem nenhum motor a gasolina para comparar. O V40 é que tem as 2 opções.
            O valor do gasosas não provém do WLPT, provem dos consumos q velocidade estabilizada de 120. WLPT é para elektros.
            Para mim combustão não tem cá WLPT que só serve para baralhar as pessoas. Quero é saber qt gasta em cidade, nacional e AE e depois então, se for caso disso, tiro as minhas conclusões! Felizmente no meu caso, mais coisa, menos coisa, tem batido certo. Não é o caso da vergonha do que se assiste com o WLPT com os carros elektros de hoje em dia declaram uma coisa que já não é muito e depois vai-se a ver e pouco passam da metade!

            Mas o gás não é refinado o quê, julga que vai em bruto para a central? Nem sonhe fazer isso que rebentava logo com a central! lol Antes de lá chegar o gás tem que passar por várias etapas de refino, tratamento, chame-lhe o que quiser.
            1º as impureas terão que ser removidas, partículas sólidas têm que ser filtradas, água, óleo e outros contaminantes capazes de danificar os equipamentos. Tudo isso tem que sair!. 2º Tem que remover os gases ácidos que tb podem danificar as tubagens, usando para isso soluções/aditivos alcalinos. 3º Tem ainda que separar e/ou extrair os hidrocarbonetos líquidos como por ex. o etanol, o gás propano e o butano que pode e deve vender à parte. E 4º Tem ainda que lhe dar rendimento adicionando nitrogénio para que fique compatível com as especificações técnicas das turbinas das centrais termoelectricas.
            Só depois disto o gás é injectado normalmente em gasodutos. Muitos deles a padecerem de fugas importantes tb. A maior catástrofe ambiental da década é capaz de ter sido o rebentamento do Nord Stream, mas ng fala disso, o que interessa é cascar nos carros a combustão, lol

          • yamahia says:

            Li mal… O Teste (e não tesla) não tinhas as condições ideais para o elektro pq? Melhor que aquilo é impossível. Temperatura amena, sem vento, sem chuva e…ia a descer e empurrado pela nortada! Quer melhor?

          • JL says:

            Ah e filtrar gás tem emissões de carbono ?

            Ah boa, afinal não há refino de gás natural, mas sim tratamento.

            Não há wltp para combustão ? Ou não lhe convém, já que chegam a errar por 50%.

            Não teve as condições ideais ou normais porque houve problemas para carregar, onde até foi rebocado.

            Claro que foi, não fosse o gás natural alimentar uma fração de electricos. Loooool

          • Yamahia says:

            Em PT o gás ainda é uns 40%.
            Mas se quiser considerar o carvão a 80% nalguns países, ou o Fuel na Madeira a 70%, sinta-se à vontade. Aqui os elektros perdem de goleada.

            Refino é um tratamento. Mas ok. O CO2 é outro dos elementos q tem q ser removido do gás antes deste chegar à central. Mas o principal problema é mesmo a libertação do metano q todos teimam em ignorar.

          • JL says:

            E onde existem mais eléctricos, aqui ou na Madeira ?

            Só perdem se fizer contas aldrabadas como você faz, de outra maneira ganham sempre, até na Polónia que tem 80% de carvão ganham em cerca de 20%

            Refinar é separar e aumentar a pureza, nesse caso é apenas filtrar.

            40%, mentira, foram apenas 19%, essa porra de inventar deve dar muito dinheiro, não acerta uma.

            https://www.ren.pt/pt-pt/media/noticias/producao-de-energia-renovavel-bate-recorde-em-2023

          • Yamahia says:

            Mais concretamente 53,66% a gás.
            https://www.edp.pt/origem-energia/
            Dados último trimestre de 2023

            19%…não queria mais nada looolooolool

          • JL says:

            E zero se for o outro tárifário, não se esqueça que a EDP só tem 43% de o mercado e 4 tarifários, 2 deles com 0 % GÁS

            https://www.edp.pt/origem-energia/?sector=17025&year=2023&trimester=4

          • JL says:

            A REN é que transporta a energia, portanto esses é que sabem de onde ela vem, e não o vendedor final.

          • Yamahia says:

            Ninguém paga mais caro para ter o selo verde. Exceptuando algumas empresas que querem parecer amigas do ambiente e meia duzia de crentes otarios que acreditam que estão a receceber 100% renovável.
            Pois não estão pq o mix energetico é o mesmo.

            EDP com 43 e depois? Acha que o que redta é tudo renovavel? Pois lamento mas nao é:
            Galp Energia: maioria fosseil
            Endesa: 50% fissil
            Iberdrola: 50% fossil
            E depois tem a Goldenergy com 6% do mercado que diz que é 100% verde. Eles dizem, simplesmente é a tal coisa. Se eu mudar para a Goldenergy continuo a receber aqui neste cabos aelectricidade com 71% fóssil. Loolooloool

          • JL says:

            Não invente mais mentiras, mesmo no fim do que a REN diz ainda tem a lata de inventar mais ?

            Custo do selo verde ? O selo verde também tem custos.

            Ganhe vergonha.

          • Yamahia says:

            Ganhe vergonha vc
            EDP: Maior conhecimento da produção e da composição da eletricidade a nível local.

            REN: Maior conhecimento da rede de transporte da eletricidade a nível nacional.

            A REN é um mero transportador. A EDP é um produtor.
            Sabem lá os transportadores como são produzidas as mercadorias q transportam.

            Já a EDPopera e detém a maioria centrais de energia com diferentes fontes (termoelectricas, eólicas,solares, hídricas, etc.). E ac ompanha a evolução da produção em tempo real e ajustam o fornecimento de acordo com as necessidades de consumo . Meta lá aí uma fábrica de baterias e vai ver o fóssil a subir ainda mais.
            Elementar meu caro Watson.

          • JL says:

            Errado, a REN é o único transportador a nível nacional, e a EDP é um dos produtores e comercializador.

            E a EDP sabe lá de onde vem a energia que vende que não é deles ?

            Então e os tarifários com 0 % fósseis são o quê?

            Como se uma fábrica de baterias tivesse algum impacto no consumo nacional. Loooooool

            Deve ter uma fração daquilo que consome o sector de produção e movimentação de combustíveis, uma fração bem pequena.. enfim , não abra esses olhos.

          • Yamahia says:

            Já parou para pensar que o cálculo da REN pode considerar a energia total gerada por cada tipo de fonte, sem levar em conta o consumo real dos clientes?
            Se calhar aquelas constatações que vão surgindo em surdina de q boa parte das renováveis são pagas pelo erário publico e não são consumidos, têm a sua razão de ser…

            E tb já pensou q 20% do q consumimos vem de fora? E q A EDP é principal importadora deste saldo? Acha que a EDP tb não sabe o q compra?
            Cuide-se!

          • JL says:

            Já, já pensei.

            E já pensou que a que vem de fora passa pela REN ? Além disso a que vem de fora boa parte dela é renovável, mas não vou lá com pensamentos, e muito menos com um tarifário da edp que não é apenas renovável, e tem o outro.

            Cuide-se.

          • Yamahia says:

            A MIBEL já está autorizada a comprar a França (nuclear) e a Marrocos (a carvão- já não precisa de vir às escondidas-). A que vem para cá não é verde! E qq dia ficamos a anhar que já há aí uns zunzuns que qq dia cortam!

          • Yamahia says:

            “e tem o outro.”
            Tem outro para enfeitar egos!

          • JL says:

            Pode não ser, mas passa pela REN o de só 19% foi não renovável.

        • Rui says:

          acabei de dizer que a conta da 400/500 por 22 DIAS ou seja sem contar com fins de semana e feriados pode estar no sofá, não deve ser preciso fazer um desenho pois não ?

          • yamahia says:

            Desculpa lá pá, bateu o dedo no 5.Era para dizer 400 kms, como de início (8 horasx50 kms/h)
            https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-model-s-chegou-aos-700-000-km-e-dono-poupou-mais-de-110-mil-euros/comment-page-1/#comment-3368982
            Não te irrites. Continua a ser mais que o teu pai fazia…às x’s e sem perder tempo nos chargers! Mas o que é deveras impressionante é que este tem que fazer todos os dias incluindo fds e feriados.
            Queria imaginar que os Clientes dele têm todos pontualidade britânica para ele conseguir cumprir a média. Mas infelizmente sei que isso é impossível.
            É ver esses gajos dos transfers ali no aeroporto com o papelinho na mão com o nome do do Cliente no ar, à espera do Cliente que nc mais aparece. Sim, pq nestas coisas, o Cliente nc pode esperar por ti, caso contrário pá próxima quinas!

          • JL says:

            Ele faz aquilo que você não consegue, que é não perder tempo a abastecer, sim, porque não fica lá a segurar o cabo e depois ainda tem de ir para uma fila de pagamento.

            É possível porque são inteligentes, ora se ás x horas precisa de levar um cliente a tal lado, sabe que precisa de x autonomia para o fazer, será assim tão complicado exigir isso do ser humano ?

          • yamahia says:

            Nada disso. A actividade principal dele é ir buscar Clientes ao aeroporto lá do sítio. Se quer prestar um bom serviço. Mal o avião esteja a aterrar, ele já lá tem que estar e…SECAR!

            “Ele faz aquilo que você não consegue, que é não perder tempo a abastecer, sim, porque não fica lá a segurar o cabo e depois ainda tem de ir para uma fila de pagamento”
            Td a ver 5 minutos para 1200 kms contra 15 minutos para 120 kms llooll . E só vou para a fila (que nc chega a ser fila) se me apetecer. Posso pagar com MB ou VV.
            Qt ao segurar o cabo dá.me ideia que é uma questão de segurança. Desactivaram os gatilhos, pelo menos em PT, eventualmente pq houve ocasiões em que alguns não dispararam. Julgo eu… e sendo assim acho bem!
            Já vcs tb têm que enfiar o cabo. ir ver ao carro se está a entrar energia, apreciar a velocidade a que está a carregar, sair do carro, ficar olhar para ontem às x’s mais de meia hora por 200 kms lool (é melhor levar um banquinho de praia eheheh) e finalmente retirar o cabo. Patético!

          • JL says:

            Tem a ver que você perde tempo e ele, até o tempo que ele está a secar à espera que o voo chegue pode estar a fazer isso.

            É isso , 10 segundos para enfiar e retirar o cabo, mesmo que o gatilho prenda faz o quê ? Vai tomar um café e volta depois ?

            Precisa de ir ver porquê? Enfia o cabo ficou verde vai embora, depois vê na aplicação.

          • Yamahia says:

            Todos os q tenho visto, vão ao carro ver se está a entrar electricidade e a q velocidade está a entrar.

          • JL says:

            Deve andar a ver mal, não conheço nenhum carro com menos de 11 anos que não tenha acesso via aplicação.

  11. TM says:

    Por acaso vocês têm noção de que há pelo menos 2 model S em portugal que já ultrapassaram 1 milhão de Km?
    Um deles é taxi…

    • JL says:

      Há uns 4 anos falei com um que tinha um model S branco já ia perto dos 500 mil, está a bem contente com o carro.

    • José Luís O. Vieira says:

      Mas alguém disse que um carro eléctrico não pode fazer até 2 milhões??? O problema é que quém os defende com unhas e dentes não quer admitir que com milhões e milhões de viaturas desse tipo conhece-se apenas um ou outro coisa que com os a combustão são tantos que se perdem a conta.
      Há aqui nesta zona só híbridos e embora novos já deram problemas aos seus donos, desde acender uma luzinha no tablier e a viatura imobilizar-se a outro que tinha pouco combustível passou para eléctrico e o carro não chegou á bomba. A tecnologia é boa… É … mas ainda tem de ser mais desenvolvida para ser viável em zonas com as ilhas… se até os a combustão ás vezes com o frio e a humidade custam a pegar o que fará isso a um 100% eléctrico.

      • JL says:

        O 100% eléctrico não tem esses problemas, porque não precisa de ar para trabalhar.

        Quando não se conhece a tecnologia e apenas se quer dizer mal, é isto que acontece, até inventarem que os carros não chegam à bomba. Loooool

        • José Luís O. Vieira says:

          Quém foi que inventou??? Quém foi que disse que era 100% electrico??
          Se essa é para mim , ao menos lê o comentário todo em vez de andar a mandar bitaites… para além do comentário não ter sido para ti…
          GET A LIFE DUDE!!!

          • JL says:

            Nem eu disse que era 100% eléctrico, leia novamente.

            Se soubesse o que estava a dizer não inventava que acabando o combustível passava para eléctrico, porque nenhum faz isso.

            Por isso eu ter dito o que disse.

            Já agora, os eléctricos com frio não pegam ?

          • José Luís O. Vieira says:

            Lê o primeiro comentário verás que falei em HIBRIDO, abes o que isso é ???
            O HIBRIDO NÃO FUNCIONA TAMBÉM A COMBUSTIVEL FOSSIL???
            Oyyyy !!!

          • JL says:

            Leia o disse e vê o disparate que inventou, que ficou sem combustível e depois não chegou à bomba porque também acabou a bateria.

            Loooool

      • Antonio+Vasco says:

        Um VE não tem problemas desses, pode perquisar no You tube o video de pessoas a andar e a carregar um Tesla 3 a -45 c e depois a apanhar com -50 c na auto estrada. Até arrepia

      • yamahia says:

        Ó @António, não seja naif. Ainda há dias se falou aqui no Pplware, a malta dos Teslas toda empacada e não foi preciso muito, apenas -19º
        https://pplware.sapo.pt/motores/carros-da-tesla-sem-bateria-amontoam-se-junto-aos-superchargers-no-frio-extremo-de-chicago/

        • JL says:

          E não têm, isso foi do outro lado do atlântico, nessa altura o seu também ficou com o combustível e sistema de refrigeração congelado ?

        • Antonio+Vasco says:

          -19c e uma avaria nos postos de carregamento, também já vi postos de combustível parados por avaria, fosse da informática , fosse da falta de combustível… Lembra se das filas nos postos quando havia racionamento?
          Nesta havia uma avaria eléctrica, acontece

          • yamahia says:

            Mesmo nesse tempo n tive nenhum problema. E nem foi preciso chamar o exercito loooloool

          • JL says:

            Eu também não tive, e que bem que sabe chegar ao carro e estar quentinho…

          • Yamahia says:

            Eu tb chego e mesmo no Inverno estão sempre a 18 +-. É coisa q não me afecta.
            Já no Verão dava jeito uma cena dessas, mas vai-se resolvendo à moda antiga. É chegar ao carro abrir tudo ligar o AC e enquanto carrega o tralha aquilo arrefece. 1⁰s 3ou4 kms de vidros abertos para sair o resto do bafo e pode fechar tudo novvamente, Lol

          • JL says:

            É isso é, ele liga sozinho e aquece. Lool

          • Yamahia says:

            Tá na garagem -3
            1⁰ que o frio lá chegue vai um bocado. Ainda hoje sai e la estavam batidos os 18⁰.
            No Verão tb não passa dos 20⁰. O calor tb tem dificuldades loolool

          • JL says:

            Você não tem garagem, não invente que tem garagem só quando lhe convém….

          • Yamahia says:

            Vc nao bate bem loooloolool

          • JL says:

            Ah eu é que não bato bem ? Portanto quando se fala em eléctricos tinha de meter o carro a carregar no posto mais caro da sua zona.

            Portanto não tem garagem, deixe de enganar as pessoas.

          • Yamahia says:

            Já não diz coisa com coisa lool.
            Vá descansar.

          • Yamahia says:

            Ahh já sei onde quer chegar. Nessa simulação considerei o I-Pace. Um mastodonte ( como qs todos os elektros com autonomia suficiente para percorrer pelo menos a terça parte do zagoil) que não me cabe nos acessos à garagem. Isso foi referido.
            E carregador mais caro da zona? Os carga lenta agora são mais caros que os rápidos? Isso está mesmo no bom caminho, de mal a pior lool.
            Mas não foi por ser caro ou barato. É efectivamente o que está mais perto e ainda dá para ir a pé. Os outros tinha que ir e vir de uber. Looolooolool

          • JL says:

            Entendeu muito bem o que quis dizer e nada tem a ver com i-pace.

            Depende do carregador e até do carro. Cada vez está melhor, o problema até já foi identificado pela autoridade da concorrência, com calma chegamos lá.

            Não tinha porque afinal tem garagem…..

          • Yamahia says:

            Esse é outro problema e tb foi referido, carros crescem e grande parte das garagens existentes não tem os acessos dimensionados para isso. Sobretudo qd se trata de aceder aos pisos inferiores.

            E não, nao era o carregador mais caro. Nem por sombras. O do aeroporto, um PCUR, era bem mais caro. Se bem me lembro.

          • JL says:

            Compre um mais mais pequeno.

            PCUR é ultra rápido.

          • Yamahia says:

            Mais pequenos não conseguem sequer alcançar 1/3 dum zagoil.

          • JL says:

            Para quê? Quem compra isso ? Gasóleo já morreu.

          • Yamahia says:

            Morreu…morreu. 60% do parque rolante ligeiro de passageiros que anda ai e diesel. Lool

          • JL says:

            E vai morrer mais uns anos, novos já pouco se vendem e se a diferença entre gasolina e gasolina continua a descer, é começar a vê-los dados, afinal o ministro sempre tinha razão.

          • Yamahia says:

            Tenha Juízo. Por cada elektro que vende, chegam aí 4 ou 5 semi-novos a Diesel principalmente com origem na Alemanha. Vão sonhando. lool

          • JL says:

            SIm sim, os diesel vêm para cá todos. LOOOL

            A gasolina ficam lá.

            Ah santa.

          • Yamahia says:

            Gasolina não compensa importar. É td tricilindricos a 1000cc
            Pagam pouco ISV.
            E qd é 1200cc ou mais, trazem uma bateria de enfeitar e pouco pagam tb. Acabam por sair mais caros usados lá, do que comprar novos cá.

          • JL says:

            Ah sim, então veja lá quais são os mais importados:

            http//executivedigest.sapo.pt/noticias/carros-importados-saiba-quais-os-modelos-que-mais-compensam-poupanca-pode-atingir-8-mil-euros/

            http//www.noticiasaominuto.com/auto/2490638/carros-da-mercedes-benz-sao-dos-mais-importados-pelos-portugueses

            E mais uma vez, os diesel em ultimo, portanto vir para aqui contar os seus sonhos não resulta muito.

          • Yamahia says:

            E vc acha que são 3 rapazolas que ainda mal largaram as fraldas que vendem 700 carros num ano que vão determinar as tendências do mercado? lool.
            Em 2023 entraram 109 mil e tal carros importados.
            Se de facto mandaram vir 140 elektros, problema deles que ng os quer. Mas isso é o que eles dizem.
            Os híbridos fazem sentido pois um e300DE ou c300DE (para falar dos merc.) ainda pagam menos de ISP que um puro e300D ou c300D. Seja como for, o sistema híbrido desses carros ao fim de 3 anos já tá todo mamado, como já vimos. Portanto é só mesmo para desfrutar do belo motor 2,0 turbo diesel!

          • JL says:

            Eles não determinam nada, nem tendências, eles vendem aquilo que as pessoas querem.

            Você não quer, se mandaram vir é porque têm compradores, ou acha que mandam vir carro só porque sim ?

            Não falam em hibridos da mercedes em lado nenhum, e não, não vimos que estão todos mamados, ainda há dias vi um com 270 mil e a trabalhar em pleno.

          • JL says:

            Onde diz ai que a bateria está mamada ?

          • Yamahia says:

            E que falou em bateria?
            O que disse foi que o SISTEMA HÍBRIDO já tá todo mamado ao fim de 2 ou 3 anos.
            Seguem mais uns exemplos:
            https://www.deco.proteste.pt/reclamar/todas-as-reclamacoes/todas-as-reclamacoes?referenceid=CPTPT01525967-60

            https://portaldaqueixa.com/brands/mercedes-benz-portugal-s-a/complaints/mercedes-benz-bateria-de-traccao-do-veiculo-mercdes-benz-e300-bluetec-hybrid-52519821

            https://www.deco.proteste.pt/reclamar/todas-as-reclamacoes/todas-as-reclamacoes?referenceid=CPTPT00268432-33

            E deixe de dar crédito a rapazotes que querem atinir o protagonisto à custa do que dizem.
            Tanto elektros como híbridos foram uma desgraça no que concrne às importações usado. Viável apenas nos ideais de sonhadores! Embora os PHEV sejam um problema menor pois têm sempre o belo motor a diesel que qnc o vai deixar o Cliente na mão.
            Os nrs correctos são:
            1- gasóleo 61,51%
            2- gasolina 28,76%.
            3- híbridos, wntre 5,5% e 6,4%.
            4-Elektros nr. residual de importações. Incluidos na categoria “outros” com entre 3,33% e 4,23%. Sendo que a maioria destes deve ser a gás que está a crescer a olhos vistos como se vê|.
            Já os elekros vão-se acumulando nos stands, cada vez com menos vendas, cada vez com mais comerciantes a perderem dinheiro baixando os preços, mas mesmo assim o stoks mantem-se com as vendas a baixarem mês a mês (passando de 4,4% em janeiro para 3,2% em dezembro) e stocks a aumentarem 71,4% em comparação com o mesmo periodo do ano anterior.
            Dados INDICATA através da Fleet

          • JL says:

            Então nesses sites não faltam queixas de problemas com 100% a combustão, logo também não podemos dar crédito a esses. Motores a partir e rebentar, enfim, é o inferno.

            Esses números não são deste ano, portanto para o assunto não interessam.

          • Yamahia says:

            São de 2023. Olhe que 2024 ai da deve ser pior.

          • JL says:

            2024 estamos nós no inicio, eram apenas de março de 2023, e como já tínhamos visto que esses números apenas fazem referência a vendas online que pouco representam.

            deve ser pior só porque você pensa, mas como sempre acontece, não acerta uma.

          • Yamahia says:

            Conhece algum usado para venda que não tenha sido anunciado online? loooloool

            Estes sim são dados globais do mercado de usados. Não é cá convicções baseadas nas vendas de 3 rapazotes que mandaram vir 140 elektros que agora não conseguem vender a não ser que percam dinheiro loooloooloooloool

            E sim , se no 1º trimestre isto já estava mau para usados elektros, facto que so era falado em surdina e já o @JL dizia que era tudo mentira looolooolool; agora pode crer que está muito pior. Então com as rent-a-cars a despacharem os teslas por 15 mil€ deve estar muito bom looloollool

          • JL says:

            Conheço, o meu por exemplo, foi anunciado no grupo de Facebook privado, também foram lá contar esses ?

            A minha scooter, e até a minha carrinha, que foram por boca.

            Portanto, dados de quantos sites ? E de um mês, contam exactamente o quê? Só se for para as suas ambições…

            Olha afinal, parece que os seus desejos não se estão a realizar, agora vai dizer que está plataforma não tem representatividade. Looooool

            https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/procura-por-carros-eletricos-usados-continua-a-crescer/
            Onde dizem que não conseguem vender ?

            Estão ? Então estão eles ?

          • Yamahia says:

            Quem lhe garante q o seu carro apenas estava anunciado no grupo fechado do Facebook?

            Em relação ao Standvirtual, aparte ser mais q evidente serem uma plataforma cujos responsáveis têm um fetiche qq por elektros, a procura não significa vendas. Eu tb procuro e não faço intenções de comprar nenhum. Lool

          • JL says:

            Porque falei com o antigo dono.

            Então e os seus números, não é por ter um fetiche por combustão e ódio por eléctricos ?

            Bem me parecia que tinha de algo desse gênero.

          • Yamahia says:

            Está enganado. Nada me move contra os carros elektros. Cada um usa o q mais gosta e ng tem nada a ver com isso.
            O q sou é contra as mentiras associadas às à opção elektra, bem como a hipocrisia dos políticos que querem forçar a transição a todo o custo.
            São coisas diferentes.
            Vejo com agrado que todos estão a cair na real. Só lamento o estado de espírito das pessoas que foram na conversa e sairam altamente altamente prejudicadas.

          • JL says:

            Não existem mentiras nenhumas, você é que as inventa, é tudo as claras, muito mais que aquilo que acontece nos a combustão.

            E só agora é que deu por isso, andam já 33 anos a trabalhar para quê?

            A forçar ? Onde ? Em que planeta ?

            A cair na real ? Que é preciso criar mais condições para se vender mais ?

            Isso não é novidade nenhuma, sabem disso há décadas.

            Quem saiu prejudicado ? Você ?

  12. Rambo says:

    Comprador do Model 2 em 2025! Siga!

  13. Luís Vieira says:

    Mercedes Benz 190D … mais de um milhão de Km, e não vai ficar por aqui.

    • Nuno+Manuel+Alves says:

      o que ja gastaste nessa aberração mecânica em sumo de dinossauro e peças e com uma performance degradante mais valia entrega lo no eco ponto e receber o dinheiro da sucata, vendes isso ao kilo.

  14. Myyk says:

    Estranho… Então a RAC mundial Hertz está a vender 30% da frota de elétricos alegando muita manutenção e muitas reparações (e caras)… Há aqui qqc q não entendo

    • JL says:

      Não entende por leu mal a notícia, as reparações é por acidentes que os carros têm, este ao que parece sabe conduzir.

      • Yamahia says:

        Acidentes é a parte q faz subir as apólices do seguro.
        Há tb uma parte de peso na decisão que são os custos de manutenção escondidos.
        Quem tem q ler melhor a notícia é vc.

        • JL says:

          Custos escondidos ? Aqueles que são inventados ?

          Eu li a notícia, inclusive algumas que falavam nisso, quem andava a bater com os carros eram os funcionários da empresa.

          • Yamahia says:

            Oiça em lado nenhum fala nos funcionários pouco cuidadosos, pode haver mas não é esse o problema. As causas são:
            1-Os clientes não querem carros elektros. Preferem a gasóleo ou gasolina!
            2-elevados custos de reparação, nomeadamente tesla. E faltaa de peças pelo que os carros ficam muito tempo parados.
            3-Falta de fiabilidade “Die kürzlich bestätigte, hohe Mängelquote des Tesla Model 3 beim TÜV erschwere zudem den Absatz.” resultando numa desvalorização/prejuízo enormes quando querem vender os carros usados.
            https://www.auto-motor-und-sport.de/verkehr/autovermieter-sixt-baut-tesla-flotte-ab-mietwagen-elektrisch/

            O que diz o relatório da TUV 2023 (só encontrei em PT mas serve)
            https://www.turbo.pt/tesla-model-3-ultimo/

            Para carros que vocês dizem que nao precisam de manutenção vai uma distância do tamanho de montanhas.
            Resumidamente, os carros não prestam para nada. Quem sabe o que quer é pô-los a andar!
            E foi o que eles fizeram!

          • JL says:

            Tanto que querem que só vão vender 20% da frota, senão vendiam 100%

            Falta de peças ? Inventou outra ?

            Tem aqui a notícia dos funcionários, se não viu foi porque não quis.

            https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/teslas-batem-mais-que-carros-a-combustivel-saiba-as-razoes/amp/

            O que o tuv tem a ver com os estados unidos ?

            O que vejo nesse relatório é que há marcas bem piores que a Tesla, a começar na Dacia e BMW. Lol

            Dizem que não precisam de manutenção obrigatória, só quem anda a fazer propaganda sempre aos mesmos acha que não precisam, mas pronto, já sabemos o quanto limitado você é.

          • yamahia says:

            Não leu?
            Eu traduzo
            “A alta taxa de defeitos recentemente confirmada para o Tesla Model 3 na TÜV também está dificultando as vendas.”
            Está bom de ver que estes carros que em termos de fiabilidade ficaram atrás de tudo o que existe não despertarão grande apetite no mercado de usados, a não ser que baixem drasticamente o preço de venda expectável, não lhe parece?
            “Que às vezes é difícil conseguir peças simples, como pára-brisas para veículos elétricos.”
            Está bom de ver que um carro parado não factura e que isso não interessa a estas empresas, ou não?

          • yamahia says:

            Voltando aos funcionários:
            -Claramente um lapso na escrita do artigo do pplware e vc assimila logo como desculpa para todos os pecados qu os carros têm.
            Onde se lê “funcionários”, deve ler-se “condutores “.
            Pergunte ao moderador do artigo se assim não é!
            E não é vender 20%.. É vender 20 mil carros!
            Bolas que vc é pior que as velhas. Chiba-te, tudo lhe serve para implicar!

          • JL says:

            Está dificultando as vendas ? curioso porque elas continuam a aumentar.

            O que vi nesse estudo é que até a bmw é pior, mas enfim, como estava ali o tesla, toca a descascar na tesla.

            Não, não me parece.

            Curioso porque a hetz na europa vai continuar a aumentar a frota, estes estão errados ?

            Aqui fica porque acho que não leu:

            “A Hertz anunciou recentemente que estava a vender 20 mil carros elétricos da sua frota e a substituí-los por veículos a gasolina. Um dos motivos apresentados pela empresa foi que os funcionários batiam mais com os carros”

          • JL says:

            Ah percebi, só quando não lhe dá jeito é que é engano.. looooool

            Desculpe, mas já alugou carro alguma vez ? Se rebentar com ele quem paga é locadora ?

          • yamahia says:

            Sim já contratei com as 2 modalidades com e sem!
            Ao contratar sem franquia, pago mais um x mas em caso de sinistro não pago nada!
            Se suceder eu mandar com o carro para perda total, obviamente não pago nada e o prémio da seguradora é agravado. Qual é a dúvida?

            Voltando aos empregados, não preciso que me transcreva o texto. Onde está empregados, deveria estar condutores. Ganhe coragem e pergunte ao P.Pinto, se tem dúvidas. Eu não tenho. Tanta gralha que se apanha por essa CE fora e nc vi ng tão fixado por causa da troca de uma palavra, nem nos memes, dass!

          • JL says:

            É agravado para si, por isso é que na simulação que fez no seguro do Tesla , ao meter lá que é um azelha na estrada lhe deu um custo 5x maior que condutores exemplares como eu.

            Então se é a seguradora que paga e se é o cliente que paga, porque caia sobre a hertz esse custo ? Não fazia sentido uma das razões ser o alto custo de reparações.

          • Yamahia says:

            Em relação às simulações, fiz para um quadro real. É possível ter três toques nos últimos 5anos. Não é preciso serem grds espetas, basta 3 encostos
            Não viu o caso dos ingleses? 5000 e não eram € eram £que é pior.

            Relativamente ao aluguer fiz na Europcar do Prior Velho.
            1⁰ tive uma contusão grande no tornozelo esquerdo a jogar à bola. O médico disse q não podia fazer esforços na zona durante pelo menos 1 semana nem conduzir sequer só se tivesse carro com mudanças auto.
            Aluguei uma carrinha merc q era o único carro q eles tinham com mudanças automáticas. Fiquei com uma franquia de 2000,00€. Apesar disso a alcavala do seguro allrisks dava para pagar ai metade do q pagava pelo meu durante 1ano. Arrisquei pq ia andar aqui na zona e o risco de danos mesmo q provocados sem eu ver era pequeno. Caso contrario pequenos danos até 2000,00€ quem pagava era eu.
            Isto é um negócio mais rentável para eles do q o aluguer do próprio carro. Não acha?
            Se fazem negócio com esta rentabilidade claro que dá para arriscar um eventual agravamento no prémio.

            2⁰ Uma carrinha tb merc de 9 lugares por causa de umas visitas q quiseram ir passear por Espanha. A diária era 100 e ao contratar sem franquia (não quis arriscar …muito terreno desconhecido) passou para o dobro.
            Mais um exemplo da grande rentabilidade. Dava para pagar o meu durante 1 ano.
            Onde eles (conjunto seguradora+locadora) não ganhavam de certeza era se eu me espetasse e mandasse o carro para a sucata.
            A 1ª perderia milhares mas a 2ª veria a apólice agravar-se em centenas.
            Agora multiplique essas centenas por milhares de Teslas. A parcela dos custos com a apólice de seguro começaria a ficar incomportável e em vez de dar rendimento passaria a não dar nada ou até mesmo passar a dar prejuízo.
            Em resumo, a seguradora paga mas a Hertz ou qq outra sofre e bem com o agravamento dos prémios.

          • JL says:

            Fez para um quadro real ou para um que lhe convém, e não meteu 4 ou mais toques para os últimos 3 anos, já que são os últimos 3 que contam para o valor do seguro.

            Não me parece nada real, se todos batessem 1.33 vezes por ano, haviam 6.6 * 1.33 = 8.77 milhões de acidentes todos os anos, já que são 6.6 milhões de encartados.

            Mas não, ocorreram 123.391 no ano de 2023 que é uma pequena fração daquilo que você tenta convencer.

            Mais uma vez, o custo do seguro não tem nada a ver com o carro, tem sim a ver com o condutor, para azelhas sai mais caro.

            Para o carro conta apenas o valor dele quando se trata de um seguro com danos próprios.

            Exemplo, a mulher de um amigo meu, nunca teve um acidente conseguiu um seguro contra terceiros por 94 euros

            https://www.noticiasdecoimbra.pt/ha-mais-de-172-mil-condutores-com-mais-de-80-anos/

            https: //observador.pt/2023/12/12/acidentes-rodoviarios-e-mortos-aumentaram-este-ano-para-um-total-de-123-000-e-442-vitimas/

          • Yamahia says:

            A maioria dos pequenos toques não é registado pela GNR ou PSP.

          • JL says:

            Mas é registado pelas.seguradoras ou então eu sou muito bom condutor, em 32 anos de carta só tive um acidente em que fui culpado, já os azelhas têm 4 ou mais a cada 3 anos.

          • Yamahia says:

            Pois é, mas isso não entra para as estatísticas das autoridades.

          • JL says:

            Claro que entra, por isso terem os dados.

          • Yamahia says:

            Seguramente incompletos!

          • JL says:

            Seguramente só porque lhe convém!!!

  15. Dani+Silva says:

    Comprei um Model S usado, de 2017, com carregamentos gratuitos nos carregadores Tesla.
    Em pouco mais de 2 anos fiz cerca de 100.000 km e poupei mais de 10.000€ em carregamentos. Se fosse fazer a conta a gasóleo, a conta ainda seria maior.

    Só me arrependo de não o ter comprado mais cedo!!

  16. paulo says:

    O homem vive na Austrália onde um Euro equivale a 1.66 Dollars australianos.
    Por isso 120.000 AU$ são 72,434.672 Euros. Foi essa a poupança da empresa de transportes do homem.

    A bateria não morreu aos 660,000km. Apenas ficou chegou a uma degradação de 20%.

    Ainda tinha 80% de vida/autonomia.
    Como a bateria tem 8 anos de garantia esta foi trocada em garantia.
    O normal em todas as marcas.

    Um exemplo similiar seria um motor ter garantia de 8 anos e ter passado a consumir algum considerável óleo e a marca oferecer outro motor em garantia. Ainda poderia viver muitos km usando óleo mais grosso, passar a ser ibiza boca negra, etc.
    Mas como estava na garantia venha um novo.

  17. Nuno-Manuel-Alves says:

    isto é bíblico:) o Yamahia a dar opiniões e o JL a dar factos :):):):):) simplesmente Épico:) eu gosto do Yamahia porque faz me lembrar um salmão a remar contra a maré:):):):):):):):):)

  18. José Luís O. Vieira says:

    O mais engraçado disto tudo é que os “testa” são tão bons que , as vendas teem vindo a descer e até já foram ultrapassados por uma marca chinoca … LOL .

    • JL says:

      As vendas não desceram, e os chineses subiram sim.

      Lol

      • José Luís O. Vieira says:

        Não desceram??? Não é o que diz o jornal económico , a revista exame … … … … e a descida das acções.

        • JL says:

          Não, em lado nenhum dizem que desceu.

          Leia novamente ou aprenda a ler.

          • José Luís O. Vieira says:

            Vamos fazer assim , eu sei o que li e o mais provável é ter aprendido aprendido ainda tu estavas numa “blueprint” nalgum lado, mas se te queres fazer mais inteligente, estás á vontade, sei reconhecer um idiota que se acha superior. Quanto ás noticias das vendas começa é a ler as noticias que realmente interessam e deixa de ligar a tv para ouvir as noticias.

          • JL says:

            Se sabe o que leu, coloque aqui o link.

            Eu também sei reconhecer um idiota e outros problemas.

            A mim isso não interessa, só se for para dar uma pequena alegria aos reparadores de chaços.

      • José Luís O. Vieira says:

        Não te preocupes com os reparadores de chaços , o mais certo é de fazerem mais pelo ambiente que tu, e aposto que nenhum deles te vai pedir dinheiro.
        Há cada abestroide por aqui que só visto, teem a mesma cantiga que os que apregoam que os carros electricos são a salvação do planeta.
        Haja pachorra para aturar tamanha estupidez… enfim.
        Quanto aos links, procura-os tu em vez de andares a “venderes” baboseiras… mas duvido que o faças , não te interessa saber as verdades, infelizmente temos muitos como tu neste país.

        • JL says:

          Oh sim, isso são uns cuidadosos com o ambiente que só visto.

          Realmente há cada uma até vêm dizer que são os maiores ambientalistas do planeta só para manterem os seus chaços .

          São? Então mostre lá quem são os que apregoam que são a salvação ?

          Realmente haja pachorra para tanto incomodado.

          Procuro porque você não deu com eles ? Ora bolas então inventou ?

          Quem está a tentar vender é o reparador de chaços, quem não quer saber a verdade é você, eu quero, tanto que perguntei pelos links, exato, infelizmente temos muitos como o senhor, mas o ser humano evolui.

          • José Luís O. Vieira says:

            LOL… o incomodado aqui és tu… eu fiz um comentário á noticia e apareceste tu como virgem ofendida.
            Se eu fosse inventor estava rico e em vez de só ter um mercedes 190 D tinha também um Ferrari F40 , um Hummer … etc etc
            Como eu é que procuro por links que me interessam, faz o mesmo… já agora , vai ao sitio da testa e compara o volume de vendas com anos passados… talvez assim fiques a saber o que se passa ao certo.

          • JL says:

            Então porque diz que as vendas desceram e não consegue provar ?

            Então procure o link que diz que as vendas baixaram e coloque aqui.

          • yamahia says:

            @JL, sabe que em Dezembro de 2023 as vendas de elektros desceram a comparar com o mesmo mês de 2022, certo? De facto é incrível, por todas as razões e mais algumas, terem descido. Mas aconteceu.

          • JL says:

            Desceram em alguns países, mas subiram nos outros meses, só interessa falar nos meses que desceu ?

    • Yamahia says:

      Isto está lixado e ainda vai piorar
      A UE resolveu dar prioridade ao rearmamento para a defesa em detrimento do incremento de elektros.
      Mais dia menos dia vão ter q começar a vender o stock ao desbarato. A Dacia já tomou a iniciativa na Alemanha.

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