Já existe um serviço comercial de camiões autónomos sem condutor
A empresa norte-americana Aurora Innovation, especializada em camiões autónomos, lançou o primeiro serviço comercial de transporte de mercadorias sem condutor humano em estradas públicas, marcando um marco tecnológico e logístico nos Estados Unidos.
Primeira rota comercial entre Dallas e Houston
A rota inicial liga as cidades de Dallas e Houston, no estado do Texas, abrangendo mais de 1.930 quilómetros já percorridos em testes.
Trata-se do primeiro serviço sem condutor humano presente em autoestradas, com base em tecnologia de condução autónoma de nível 4, de acordo com a classificação da SAE.
Este nível permite que os veículos conduzam de forma autónoma, sem necessidade de intervenção humana, em determinadas condições.
Embora não haja condutor a bordo, cada viagem é supervisionada remotamente por um assistente humano.
O sistema Aurora Driver incorpora mais de duas dezenas de sensores, incluindo câmaras, LiDAR, radar e microfones, combinados com um sistema computacional potente capaz de processar, em tempo real, toda a informação captada.
O LiDAR, por exemplo, deteta objetos a mais de 450 metros, podendo identificar peões até 11 segundos antes de um condutor humano, mesmo com baixa visibilidade.
Camiões autónomos - colaborações estratégicas e primeiros clientes
A Aurora já estabeleceu parcerias com fabricantes de peso como a Volvo e a PACCAR (detentora das marcas Kenworth e Peterbilt) para integrar a sua tecnologia na produção de camiões pesados.
Os primeiros clientes comerciais deste serviço incluem a Uber Freight, plataforma logística sob demanda, e a Hirschbach Motor Lines, especializada em entregas sensíveis ao tempo e à temperatura.
Impacto no emprego e novas oportunidades
Ao contrário dos receios generalizados, um relatório do Departamento de Transportes dos EUA indica que a automação não eliminará empregos de forma drástica no setor.
A adoção será gradual, e a redução de motoristas será inferior ao número que se reforma anualmente. Além disso, muitos profissionais deslocados poderão transitar para rotas curtas, mais difíceis de automatizar devido à sua complexidade e necessidade de manobras frequentes.
Planos de expansão e desafios tecnológicos
A Aurora prevê expandir o seu serviço até El Paso (Texas) e Phoenix (Arizona) até ao final do ano.
Entre os principais objetivos tecnológicos da empresa estão:
- Operação noturna e em condições de chuva.
- Expansão das rotas interestaduais.
- Aumento da autonomia em cenários adversos.
Estes desenvolvimentos visam aumentar a aplicabilidade da tecnologia e reduzir ainda mais os custos operacionais do transporte rodoviário.
Potencial transformador e sustentabilidade
Os camiões autónomos têm o potencial de revolucionar o transporte de mercadorias, promovendo maior sustentabilidade e eficiência:
- Menor consumo de combustível, devido a uma condução mais constante e eficiente.
- Redução de acidentes, o que implica menos emissões indiretas associadas a congestionamentos e operações de emergência.
- Rotas otimizadas, resultando em entregas mais rápidas e trajetos mais curtos.
- Menor desgaste mecânico, com consequente redução das necessidades de manutenção e substituição de peças.
- Fundação ideal para a eletrificação futura, facilitando a integração de baterias e estações de carregamento geridas automaticamente.
No seu conjunto, esta tecnologia não só redefine a logística moderna, como se apresenta como um aliado crucial na luta contra as alterações climáticas e na busca por maior eficiência energética nas cadeias logísticas globais.
A Russia lançou o deles em 2022 ou 2023.
Funciona entra Moscovo e São Petesburgo.
Isto é só para mandar os camionistas para o exército industrial de reserva, ou seja, é pura malvadez. Por muito menos guito já havia os comboios, que ainda por cima gastam 7x menos energia.
Imagino o impacto que isto vai ter no mercado de trabalho, mas é assim o futuro não se pode travar as sociedades se adaptam aos novos tempos…
“…cada viagem é supervisionada remotamente por um assistente humano…”
Já calculava. O condutor não está aos comandos na cabine mas está aos comandos na sala.
É importante alguém supervisionar. Claro que este humano não tem apenas um veículo, terá mais que um, mas o futuro caminha para não haver este humano tão presente.
És inteligente…
Salvaste-me o dia…