Carro elétrico vendido online custa o mesmo que um iPhone 14
Não será surpresa se dentro de pouco tempo um elétrico custar tanto como um smartphone, no nosso mercado. Com a chegada das propostas da China, como vimos a BYD, com a aposta em fabrico barato e simplista dos elétricos, comprar um destes carros é como receber um novo iPhone. Aliás, já pode ser comprado no Alibaba. Chama-se Chang Li CL-JP e custa pouco mais que 1.400 euros.
Os carros elétricos ao preço de um gadget
Apesar de haver vozes ainda discordantes, a verdade é que cada vez mais vemos que o futuro da mobilidade urbana é o veículo elétrico. Aliás, não é apenas pelo custo no bolso de cada um, é igualmente pelo custo no ambiente, como está patente na sugestão de mudança de tendência que ocorre no velho continente.
A União Europeia definiu através do Pacto Ecológico Europeu a proibição do registo de automóveis com motores de combustão a partir de 2035 (embora os combustíveis sintéticos não sejam considerados inicialmente).
Nesse sentido, os fabricantes começaram a dar passos concretos para a eletrificação das suas gamas. As propostas são muito interessantes em relação ao preço de locomoção. A energia, face ao preço dos combustíveis, é um enorme incentivo. No entanto, há imensos desafios na adoção dos carros elétricos. O primeiro é logo o preço destes veículos.
Um carro elétrico por menos de 2.000 euros
Se no passado vimos algumas propostas abaixo dos 10 mil euros, como é o caso do Citroën Ami, por menos de 2 mil euros, já começa a ser um "abuso". Mas existe. Falamos do Chang Li CL-JP.
Segundo o fabricante, este veículo tem as seguintes características:
- Nome: CHANG LI CL-JP [CLZKC-008]
- Carroçaria: Duas portas e quatro lugares
- Medidas: 2400 x 1200 x 1620 mm
- Bateria: chumbo ácido
- Tensão: 60V
- Autonomia: 100 km
- Velocidade máxima: 30 km/h
- Preço: 1 420,38 €
Portanto, este é um carro elétrico do fabricante chinês Changzhou Xili Vehicle, elétrico, que, pelas suas especificações, partilha a categoria dos caddies de golfe: é pequeno, versátil, económico, pesa menos de 1.400 kg e não pode ultrapassar os 40 km/h. O mais curioso é que pode ser adquirido através do Alibaba.
São duas portas, mas dentro do carro cabem até quatro passageiros que podem viajar a uma velocidade máxima de 30 km/h. Possui travões a disco, rodas de alumínio e faróis com diferentes níveis de iluminação e piscas. A estrutura é fabricada num polímero resistente.
O Chang Li CL-JP pode ser carregado através do cabo incluído diretamente em qualquer tomada convencional. Segundo o fabricante, uma carga de 100% poderá levar entre 7 e 10 horas para ser concluída. Isso será suficiente para obter um alcance que oscilará entre 40 e 100 quilómetros.
Como mencionámos acima, o processo de compra pode ser realizado totalmente online. O carro está disponível na página de negócios do Alibaba. Para todos os que pretendem comprar entre uma e nove unidades, o preço é de 1.420,38 euros (no momento de escrita deste artigo). Se quiser fazer uma frota com mais de 10 unidades, então o preço baixa e cada um ficará por 1.392,89 euros.
Conforme pode ser lido na descrição, este poderá ser o carro elétrico mais barato do mundo! Basta encomendar, pagar, e ele será enviado diretamente para o endereço do comprador. É tão simples como comprar um smartphone online, apenas tem um preço do tipo iPhone 14.
Claro, estes carros terão de ter homologação no país onde vão ser utilizados. O que requer a quem o compre para o receber em Portugal, uma antecipada pesquisa para perceber o enquadramento legal de ter um carro destes nas estradas nacionais.
Este artigo tem mais de um ano
Ai jasus…
Ora bem eu gasto 0 euros em deslocacoes porque so ando a pe. As pessoas que facam como eu, alem de emagrecerem ficam mais saudaveis e com a carteira recheada. Todos os dias faco 1km a pe de casa ao trabalho e regressar. Vou ao supermercado sao mais 300 metros, no total chego a fazer quase 2-3km por dia a pe!
Aínda bem que você mora perto do trabalho. Eu ando de carro e sou magro, como você explica isso.
E se for de bicicleta melhor ainda, e mais barato: 3X mais rápido que a pé, menos pressão nas articulações e nem calçado gasta. Acho muto bem, mas este é para os que querem mesmo ir de carro para o trabalho. E aí a escolha é entre dar 60k euros por um tesla, ficando com a carteira vazia, e 1,4k por este ficando com ela quase cheia. Não é difícil.
eu faco 20km só de ida para o trabalho e entro ao trabalho as 6h da manha. queria te ver a ir a pe, quanto mais ir e voltar
Não sou fá de iphone … mas neste caso ….
Finalmente carros para carteiras portuguesas
Mesmo… pelo caminho que isto está a tomar… qualquer dia, só mesmo uma bicicleta.. baratinha!
O que é certo é que estamos habituados a andar de carro para todo lado. E contra mim falo em que hoje fiz 9km do ponto A ao ponto B e nesse trajeto fiz:
velocidade média: 30km/h
consumo: 5L/100
tempo: 17 minutos
custo: ~0.70€
numa bicicleta elétrica com assistência até aos 25km/h, faria o mesmo percurso praticamente no mesmo tempo com pouco/nenhum esforço e custaria-me menos de nada.
Se o custo de utilização da bicicleta (das que podemos pegar na rua) com assistência eléctrica for de 0,26€/minuto essa viagem usando bicicleta teria custado 4,42€.
Não faz sentido nenhum usar essas bicicletas no dia a dia. É para turistas ou para putos fazerem corridas
26 cêntimos por minuto???
Mas isso gasta mais que uma lavandaria industrial ou quê?
Neste momento não consigo, mas há uns anos ia trabalhar boa parte dos dias utilizando a bicicleta com assistência a bifes (basicamente desde que não chovesse).
Durante a hora de almoço ainda ia ao ginásio. Entre trânsito e estacionamento (e o ginásio foi porreiro e até instalou estacionamento para bicicletas para os clientes) demorava menos tempo a chegar ao ginásio/trabalho se fosse de bicicleta. Só tenho pena de neste momento os horários/voltas não o permitirem.
Mas confesso que podia usar a bicicleta em vez do carro bem mais do que uso.
Nada de dizer isso em voz alta: os sem vergonhas do lobby automóvel podem ouvir e ficam vermelhos de raiva…
Se incluíssem um brinde como um smartphone Android com o mais recente sistema operativo Android completo, era uma escolha a considerar. eh eh
Ora aqui está o papa reformas elétrico!
O “problema” é que este é bem mais barato que um papa reformas. E já agora, já existia antes por cá… chama-se Citroen Ami
Passei por um Ami na semana passada (e tive tempo de “ver” porque parou nos semáforos quando eu ia a pé). Até não o acho nada feio. É relativo e cada um terá a sua opinião, claro. Mas parece bem feito, espaço bem conseguido no interior e dispara bem rápido quando a luz verde liga.
95% ou mais das minhas viagens são “voltinhas” e a maior parte dos dias não faço mais de 20kms. 45 km/h chega, até porque as estradas por estas bandas têm todas velocidade máxima de 50 km/h ou até menos (até há a 30!). E por 8.000 Euros. Bem interessante para quando trocar de carro.
Para 2 pessoas chega bem. Tive um smart e fui muitas vezes levar 2 baldes de 60 litros carregados para o ecoponto enquanto fazia obras em casa.
E o Ami é até mais barato que um Aixam a diesel, por exemplo.
Chega para tudo e para todos, menos para os parolos que precisam de mostrar ao vizinho que já tem o último SUV todo XPTO (apesar de na realidade ele pertencer ao banco ou à leasing).
iPhone 14 PVP 1039 €. Revejam lá bem lá os valores.
Um iPhone 14 Pro também é um iPhone 14 😉
Não, não é. O 14 Pro é uma outra gama. Por isso se chama 14 Pro e não 14. Exatamente por não ser o mesmo.
É outra gama ou é variação da gama???
#AlertaFanBoy
O modelo 14 é entry level (tal como o 14 Plus). (uma gama)
O Pro já não o é. E dentro da gama Pro ainda existe o topo de gama ( Pro Max).
Se não sabem, consultem. Está disponível à consulta.
Como referido o iPhone 14 tem um PVP de 1039€ (versão mais barata), logo não “compatível” com o noticiado.
As simple as that.
– Chama-se Apple Iphone aos telefones da mesma geração.
– Chama-se Renault Clio aos carros da mesma geração.
Depois dentro deles existe segregação, como por exemplo tens o iPhone 14 Pro e o Iphone 14 Plus, etc.
Assim chama-se Renault Clio quer seja a versão Techo ou Equilibre e por aí fora.
Por exemplo tu não dizes: “olha vai ali um Renault Clio RS Line TC90” pois não? A não ser que querias ser muito técnico e específico.
Dizes, “vai ali um Clio” para os carros e dizes “Olha ali um tijolo”* para o iPhone 14.
*brincadeira 🙂
Quando muito pode chamar-lhe Série ou Geração. Aí já pode englobar “todos”os da mesma geração. Lá está. Como você referiu.
Gama é uma coisa diferente.
Ou seja, noticia com “pitada” de clickbait.
Em economia, quando um determinado bem satisfaz exactamente as mesmas necessidades que outro, é considerado economicamente o mesmo bem, seja qual for a marca e o preço cobrado por ele. Um bem destinado a satisfazer quase todas, mas não exactamente todas, é considerado um bem sucedâneo.
Classificação económica serve para analises… económicas.
Da mesma forma que tens a classificação jurídica e por aí fora.
Aqui o “Magnifico” anda a discutir o sexo dos anjos.
A questão é o veículo ser barato…
Muito bom. Afinal os Chineses vão mesmo abanar os fabricantes de automóveis, concorrentes, principalmente os europeus. Só é pena demorar tanto tempo o carregamento da bateria.
Vão mesmo?
Este é só o início: é pra ser barato.
Imagina um destes “tunado” (bateria melhor, melhor motor, jantes,…)
E num mundo onde anda cada um por si, carros assim pequenos para 1 (máximo 2) vai sair que nem pães quentes para as camadas jovens (e não só) serem independentes, de forma ecológica.
Atenção que estes valores não incide:
– Transporte, Despesas de legalização e Despesas Alfandegárias assim como direitos aduaneiros.
Nem inclui as adaptações mecanicas para estarem de acordo com a legislação europeu…
Isto não é um carro!
Quantos metros faz sem sem se desmanchar ? 🙂
Realmente bom preço. Agora esqueceu se de dizer que soma mais transporte. Taxas alfandegárias,e no fim disso tudo não passa de um estorva pois não dá para ser matriculado.. no fim da contas gastasse uns 5000 pintores, para uma coisa que só serve para ir por o lixo ao contentor.. cumprimentos e fui..
Se esquecermos que um Studebaker coupe eléctrico de 1911 que custava então US $1850, tinha autonomia para ~110 km e atingia uma velocidade máxima de ~30 km/h, tem ainda hoje muita classe e pode custar em leilão bem mais de 500 mil US $, é de aproveitar este pois temos aqui 100 anos de evolução por uma pechincha! E se embalado numa redoma de vidro, quem sabe em 2135 possa valer mais uns euros…
É a bateria ou a pilhas? 🙂
É igual. Uma bateria é uma pilha, aliás nos países anglo-saxónicos só existe o termo bateria…