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Revolução: ferry elétrico gigante irá transportar 2100 passageiros e 225 veículos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Pedro says:

    A evolução das baterias e impressionante, mas o maior desafio será sem dúvida o transporte aéreo que não tem ainda solução nem mesmo o hidrogénio parece ser viável.

  2. Leonel matos says:

    O Mário Ferreira e companhia podiam seguir o mesmo exemplo

  3. Tiago says:

    E porquê o TGV e suas consequências, se não aproveitamos o mar ao nosso lado?
    Porto->Lisboa->Faro

  4. sirHamiltonCampeão2025 says:

    Mais um Titanic.

  5. Tiagoj1981 says:

    Esse barco que custa uma enormidade de milhões de euros, não tem autonomia para ir do Porto ao Algarve. Serve para utilizações pontuais em trajetos curtos, mas está muitíssimo longe de ser uma alternativa viagem para cargueiros e cruzeiros.

  6. Yamahia says:

    Basicamente uma travessia Fluvial de ≈45 a 50kms para ligar Buenos Aires na Argentina a Sacramento no Uruguai.
    Em perspectiva pouco mais do dobro da distância entre Belém e Barreiro feita tb por ferry na AML.

    -Um barco q só em baterias carrega uma marreca de 301 toneladas.

    -Um barco que pode carregar até 520 toneladas e que pesa 2 mil toneladas, pouco menos de metade do navio Corvo capaz de abastecer todas as semanas o arquipélago dos Açores a 1800kms de distância com 8950 toneladas de bens essenciais.

    -Baterias com capacidade para 43000 kWh. Equivalentes prái a 430 baterias de um Polestar3 de 100 kWh cada.

    -Para carregarem isso tudo no tempo que dizem vão precisar de 430 carregadores de 350 KW, se as baterias estiverem empilhadas em paralelo e faço ideia o tamanho dos cabos, ui… Isto a correr bem. Haja potência disponível.

    -Tudo para ser consumido em 2 ou 3 travessias, meros 100 ou 150 kms, nice.

    -Uma obra que à nascença já emitiu 8.600 toneladas (CO₂). Nem se percebe percebe como vai poupar o equivalente a “8.750 automóveis de combustão interna das estradas” (fora das estradas por ano).
    É que a ligação da Argentina ao Uruguai faz-se em 5 kms e 10 minutos pela ponte Internacional de Fray Bentos que atravessa o mesmo rio lá mais para cima, exactamente nas áreas que merecem ser mais visitados nesses 2 países.

    Continuamos a brincar às baterias, portanto…Mais umas toneladas de produtos tóxicos e venenosos prestes a eclodir num futuro próximo.

    • JL says:

      São 55 kms.

      Como sabe que essa é a bateria que ele terá para este uso ?

      301 toneladas para um navio de 130 metros é muito ? quanto era isso em combustível ?

      As suas contas são sempre uma animação:

      Portanto são 43 000 KWh ? ou 43 MWh

      Ou seja 430 000 / 350 = 122.

      Não faz ideia ? então porque tenta inventar ? é só para fazer hate ? acha que os homens vão andar lá a ligar cabos ?

      Onde dizem que consome os 43 MWH em 2 ou 3 travessias ? que eu sabia os 43 MWh é sua capacidade.

      Não percebe, é simples, veja o consumo de um navio equivalente, e depois faças as contas, e não, não se comparam aos automóveis, já que grande parte destes navios não usa diesel super refinado e tratado para ser limpinho, usam mesmo fuel óleo que os carros não conseguem consumir.

      É isso, o mundo anda enganado, e você é que está certo.

      • Yamahia says:

        “Portanto são 43 000 KWh ? ou 43 MWh”
        Qual é a diferença?

        O que o faz pensar que as baterias aceitam sempre a taxa máxima fornecida pelo carregador? Já vimos que nem metade.
        Vc deve pensar que andam todos a apanhar bonés.

        • JL says:

          Eu não disse que havia diferença.

          O faz pensar ? As horas que eles dizem que demora a carregar, se demora mais de 1 hora a carregar, então aceita sempre a potência maxima.

          Você é um dos que andam, as empresas que investem milhões de euros não andam de certeza a apanhar bonés.

      • Yamahia says:

        “…301 toneladas para um navio de 130 metros é muito ? quanto era isso em combustível ?…”
        Claro q é muito. É muito e uma anedota pegada. Vaja:
        Um navio como o acima citado “Corvo” precisa de apenas 5 toneladas de combustível para percorrer esses mesmos 150 km. Por aqui já pode ver como é ridícula a densidade energética das baterias dessa barcaça

        Se ainda por cima levar em linha de conta que o Corvo transporta 18x+ (DEZOITO VEZES MAIS) carga e peso que essa barcaça, utilizando uma pequena fração do peso em combustível (cerca de 1/60) em comparação com o peso das baterias, então é evidente as limitações das baterias em termos de densidade energética e capacidade de carga.

        Ainda quer ter razão, que LOL

        • JL says:

          Mas onde dizem que preciso de 300 toneladas de baterias para fazer 165 KMS ?

          Então deixe aí as especificações, é que este é o maior navio ferri desta empresas, e os outros mais pequenos não transportam tanto, só em combustível levam mais de 300 toneladas, certo que têm muito mais autonomia, mas isso não interessa para o assunto.

    • Egoniz says:

      Com base no seu comentario: “É que a ligação da Argentina ao Uruguai faz-se em 5 kms e 10 minutos pela ponte Internacional de Fray Bentos que atravessa o mesmo rio lá mais para cima, exactamente nas áreas que merecem ser mais visitados nesses 2 países.”

      Imagino que ja tenha visitado ambos os paises, e usado o buquebus para atravessar de um para o outro. E assim poder visitar Colonia ou Montevideo no Uruguai, ou Buenos Aires na Argentina.
      Tendo em conta a dimensao da Argentina, dizer que essa é a zona que merece ser visitada.. ja diz muito sobre o seu conhecimento 😀

      Eu abro posts que envolvam o tema baterias so para poder ler os seus comentarios. É com cada disparate que ate dá graça.

      • Yamahia says:

        Não é uma questão de conhecimento, é uma questão de escolha e preferência.
        Como turista, jamais usaria um ferry para atalhar caminho, tendo a opção de uma ponte.
        Ainda por cima, um ferry que liga duas metrópoles. Farto de metrópoles estou eu o ano todo. Claro que nada impediria que viesse cá abaixo visitar Buenos Aires de um lado ou Sacramento e depois Montevideu do outro, mas isso já entraria na esfera das minhas liberdades e vontades. Ainda assim, a fazê-lo, seria sempre de forma rápida e fugaz, de modo a optimizar o tempo e conhecer outras realidades.

        Mal comparado, nunca na vida me vou meter em Setúbal para apanhar o ferry para Tróia, a não ser que haja forte pressão por parte de quem me acompanha. Mas que é uma valente seca, lá isso é. Mas pronto, por vezes tem de se albardar o burro à vontade do dono.

        A propósito, mencionou Montevideu, mas não estou a ver este ferry com pedalada para chegar lá. Ainda bem que falou nisso. Assim, já ficamos com outra ideia das capacidades muito limitadas deste bicho.

  7. Rui says:

    O BYD Explorer No.1 transporta 5.500 carros, é muito melhor.

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