PplWare Mobile

Combustíveis: não vai acreditar nas descidas da próxima semana

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Hugo Nabais says:

    Então, acredito pois!

  2. Duarte Silva says:

    Normal… Vem aí a Páscoa… emigrantes…
    Já assim foi no verão e no Natal…
    Deve ser para não terem pena de nós 😀

    • Hugo says:

      Normal é a falta de noção pelos vistos…

      • Joao says:

        Os teus comentarios sao sempre a criticar os outros, es feliz?

        • Um gesto apenas says:

          Epá, quando aparece uma personagem que denota não ter conhecimento nenhum naquilo que escreve, o que queres que lhe digam? E tu pareces padecer do mesmo mal. O petróleo desceu o euro/usd subiu, o que esperavas que acontecesse? Eu até podia dizer que estava à espera de uma descida maior. Mas pronto. Agora as vossas pessoas deviam pensar um pouco antes de virem com conversas infantis de a culpa é dos emigrantes ou é o governo que controla isto. Aliás, por causa das eleições o governo até deve estar quietinho. Caso contrário muito provavelmente iria anular esta descida.

          • Yamahia says:

            Ias bem mas acabaste a dar razão a quem criticas.
            Claro que os governos não controlam tudo mas conseguem contrilar uma grande parte. No caso da UE controlam a maior parte pois não existe lugar nenhum no mundo (tirando uma ou outra Ilha) onde os combustíveis terrestres sejam mais caros.

            Mas Portugal não deixa de ser um caso paradigmático, consegue carregar mais que a média da UE, com um povo com rendimentos inferiores à média da UE.
            VERGUENZA:
            https://www.dieselogasolina.com/

    • JL says:

      Curioso porque há dias quando anunciaram aqui aumentos alguém comentou que iam chegar os emigrantes e por isso aumentava. Loool

      • Max says:

        São os mesmo da teoria dos feriados e pontes. Quando a semana tem feriados e pontes – umas vezes dizem que aumenta por esse motivo, outras que diminui pelo mesmo motivo 🙂

    • Zé da Quinta says:

      Páscoa? Emigrantes? Verão? Natal?
      Meu, secalhar é melhor tirar a venda dos olhos…

    • Pinky says:

      ca na belgica a gasolina é 20 cents/l mais cara…

  3. Sérgio V. says:

    Vá lá, desta vez não vieram dizer que as cotações do petróleo só se nota daqui a uns meses. Está a ficar igual a quando sobe.

  4. Guachimen says:

    e o GPL… NADA!!!

    Antes da Guerra da Ukrania-Rusia estava nos 0.75€ ….. quegou a estar em 1,20€ … A nivel porcentual é o unico combustivel que NUNCA se apoximou do preço de há dois anos … NUNCA… esta semana esta no 0,98€ É o combustível mais ecológico de todos. No entanto somos os consumidores do GPL que damos pulmão as descida dos preços dos outros.

    Tanta coisa dos partidos politicos verdes e Portugal ecológico, organização ZERO, MINUTO VERDE… É TUDO TRETA

    • Luis Henrique Silva says:

      Queres ficar com a gasolina 95 a 1,73€ o litro?
      Paga e agradece e não bufes porque em comparação aos outros combustiveis estás melhor.
      Que raio esta gente reclama e ainda paga menos qque os outros

      • Guachimen says:

        Por que raio tenho eu de pagar mais impostos por um combustivel menos poluente, mais barato para os outros terem o SEU combustivel mais barato?

        Rodeado de comunas

        • Yamahia says:

          Pagas tanto por litro de GPL já com impostos como nós pagamos só de impostos num litro de gasolina. Devias era estar caladinho.

          • Max says:

            Não andas o mesmo com um litro de GPL Auto e com um litro de gasolina.
            Mas de facto vale a pena saber quanto se paga em impostos sobre os combustíveis por 100km, a gasolina e a GPL.

          • Yamahia says:

            As coisas não podem ser analisadas sob esse prisma. Mas mesmo que fossem ele só teria razão se a gasolina custasse o mesmo que o GPL e perdia qq razão se a gasolina custasse apenas mais 20% que GPL.
            No entanto a gasolina custa mais 91% que o GPL
            (Preços Galp Vila Franca | GLP 0,959€ | preço gasolina simples 1,829€|)

        • says:

          Vai lá comprar mais lenços de papel para limpar a choradeira toda

    • Max says:

      É estranho, mas a DGEG (link do post Portal Preços dos Combustíveis Online) não disponibiliza estatísticas sobre o preço do GPL Auto (ou fui eu que não consegui).
      O mais que encontrei foi gráficos no site “maisgasolina”. Não vejo razões de queixa para quem usa GPL. Em valores médios anuais:
      – O preço do GPL sobe menos que os outros combustíveis nos períodos de subida e, obviamente, também desce menos nos período de descida. O preço de todos os combustíveis acompanham a evolução do preço do crude (embora em Portugal não se considere no preço de referência o do crude mas a cotação internacional dos combustíveis refinados.
      – A invasão da Ucrânia foi em fevereiro de 2022. Em 2024, todos os combustíveis (incluindo o GPL) têm um preço médio superior a 2021, mas inferior a 2022
      – Em 2025, de 7 de fevereiro a 11 de abril, o preço médio do GPL Auto apresenta uma estabilidade quase perfeita.
      https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/

  5. Ataíde Lopes says:

    Era bom era mas socialistas do PSD e CDs são iguais socialistas do PS comem tudo não deixam nada comem tudo, vão arranjar mais imposto roub@rem os portugueses

  6. Max says:

    Por que é que não ia acreditar sabendo a queda que teve o preço do crude derivado do receio de uma recessão a nível mundial provocada pelas tarifas de Trump? Convém não esquecer que o mercado do crude é um mercado de futuros, com entrega daí a meses – havendo recessão o consumo baixa. E, também, a surpreendente decisão dos países da OPEP+ de aumentarem a produção.
    https://tradingeconomics.com/commodity/crude-oil

    • Helder says:

      Devido ao trump é que vais ter os combustiveis assim… mas tambem é so uns tempos pois os nossos governantes que sao os chulos que nos estao sempre a roubar e que temos os impostos mais caros ja os vao voltar a aumentar. Abram os olhos. Viva futebol…viva o papa…viva mais eleicoes.

  7. Arménio says:

    isto é culpa do montenegro que anda a brincar às eleiçoes.

    para a semana é páscoa, claro que vão perjudicar os portugueses!

  8. Joao says:

    Tenho EV pago 0 de combustivel

    • freakonaleash says:

      E quantos mais EVs houverem nas estradas mais barato fica o sumo de dinossauro para nós! Obrigado! E não tive que atravessar a corda ao pescoço para comprar um mero segmento B EV!

      • JL says:

        Mais caro, porque depois a electricidade aumenta, e eles gastam muita.lol

        • Mário says:

          20 000€ de diferença do meu carro para o equivalente elétrico, dá para 15 anos de combustível.
          Ao fim de 15 anos está um elétrico a fazer tijolo.
          Ah mas o JL vai dizer que é mentira..os dele duram 100 anos com a capacidade nominal da bateria

        • Yamahia says:

          Nada a ver. O refino dos combustíveis não depende da rede nem dos cambalachos elektros.

          • JL says:

            Depende pois, as bombas de combustível só usam geradores ?

          • Yamahia says:

            Nem é preciso ser a GALP. Os grandes consumidores da indústria na UE nem sequer usa electricidade da rede. Todos têm a sua própria cogeração. Na Alemanha, por exemplo, era a gás. Hoje é a carvão, lenhite ou ilha. É o q estiver mais à mão. E isso não entra para o mix de consumo de electricidade da rede de um país.

          • JL says:

            Todos eles usam eletricidade da rede, passe pela refinaria e veja quantos cabos de alta tensão tem a ligado a ela ?

            O carvão e gás natural não é para produzir eletricidade, mas sim calor na indústria que necessita dele.

            Mas entra para as emissões da indústria. Portanto está lá tudo.

          • JL says:

            Inclusive existe um separador só para a indústria que usa calor.

          • Mário says:

            Oh sr JL, deixe de mentir, então o gás natural não é usado para produzir energia? É que eu vejo no mix da ren, um mínimo de 480MW diariamente em base de diagrama. Porque será?

          • Yamahia says:

            Claro que a indústria usa para produzir a sua própria electricidade. Pq não haveriam de aproveitar ?
            E
            Obviamente que fartam-se de queimar gás e carvão Afinal a maioria da energia usada na industria não é da rede elétrica nem é electricidade
            É é muito mais eficiente.
            A electricidade não resolve o problema e portanto, mesmo num pais com matriz 100% renovavel, o fabrico das baterias para automóveis vai sempre gerar quantidades absurdas de CO2. Espelhos e ventoinhas não servem para isto. A não ser que vc dê o braço a torcer e admita que tem que produzir H2V p. Esse sim, é capaz de gerar o calor industrial directo de que a indústria necessita.

          • JL says:

            Mas porque não lê o que está escrito por ambos ?

            Da assim tanto trabalho ?

          • JL says:

            Fartam se de queimar combustíveis para produzir calor, já que sai mais barato que usar electricidade para o mesmo fim.

            Também produzir combustíveis tem emissões absurdas que você não gosta de as considerar, no entanto as emissões estão a diminuir e já as compensam em pouco tempo.

            Só consegue produzir H2 se tiver electricidade, portanto não resolve nada.

            E mesmo quando têm electricidade renovável aconselham a produzir o H2 no local do consumo, onde usar electricidade directamente é muito mais eficiente, isto dito pelo Doutor que entende mais do assunto em Portugal.

          • Yamahia says:

            Exacto. A electricidade não é eficiente. Estamos conversados.

            E vamos continuar a poluir à grande pq a malta elektra é alérgica ao H2.

            As emissões não baixaram, pelo contrário, as emissões aumentaram.

            A qualidade do ar está péssima na AML em resultado das cada vez mais frequentes poeiras em suspensão e ‘cheiros a azeitona’
            As tais “poeiras do Norte de África” são o bode expiatório perfeito. Serve para tudo: ar seco, céu amarelo, carros sujos, até as constipações. Há 50, 60 anos que há vento sul, e só agora é que parece que vivemos dentro de um aspirador virado para o Saara? Não bate certo.
            E ao que parece ainda a procissão vai no adro. Tencionam abater uma área florestal equivalente a duas AML’s.
            Se não pararem estes lunáticos vamos acabar a viver num país mais limpo… mas só porque não haverá nada por perto para sujar.

          • JL says:

            Mas é a energia mais eficiente que existe, pode não ser a mais barata, agora em eficiência ganha a todas as outras em larga escala, daí ser a mais usada em todas as aplicações.

            Não é alérgica, a malta não quer é pagar 5 ou 10x mais.

            Claro que aumentam, cada vez há mais população.

            Então se tem esses problemas todos, ainda quer usar uma energia para produzir outra e pagar muito mais ? Realmente não se entende muito bem o que você quer, é favor de algo que é contra.

          • Yamahia says:

            “…Mas é a energia mais eficiente…”
            Para a indústria, nem por sombras. Estava a indústria já de rastos se estivesse dependente da energia da rede.
            E é como vc diz, a electricidade é cara para além de ineficaz e ineficiente.

            E para os carros é a mesma tanga , conforme já expliquei noutros artigos.

            O Hidrogénio é a velha história se quisermos evitar que intermitentes se percam, se quisermos continuar com esta palhaçada, o H2 é a melhor forma de armazenamento. Com o bónus de ser potente o suficiente para suprir as necessidades da indústria.
            E a cereja em cima do bolo é q se fazem para a indústria, de certeza que vai sobrar algum para os carros.
            Esse dia já não está muito longe. É ver o que se passa em França.

          • JL says:

            Isso tem a ver com preços e não com eficiência, será que sabe distinguir ?

            Mas é a mais eficiente, em todos os aspectos, daí ser a mais usada.

            Mas você nunca explicou nada, nem consegue provar o contrário.

            O hidrogênio não serve para armazenar, serve apenas para uso como combustível para produzir calor.

            Melhor forma de armazenamento onde se perde 80% do que se armazenou ? Essa só pode ser uma piada.

            Mas se é tão boa para armazenar porque não a usam ?

            Mas está muito longe porquê ? Então se é tão bom ? Andam todos a dormir e você é que está acordado ?

        • Leonel matos says:

          Não sei de facto com que carro comissários. Mas ontem estava a ver uma notícia que comparava o Peugeot acho que o 208,o Fiat panda e o Opel Corsa. E no Opel Corsa avaliando ambas gamas mais baratas de combustão para elétrico passava de 12000 euros. A combustão começava algo acima dos 18000 elétrico passava algo dos 30000 com 355km de autonomia. Mas depende dos modelos. No caso do panda a diferença era menos que 5000 euros por exemplo

    • BurroFuiEuQueEstudei says:

      +1

  9. Paulo says:

    Drill, baby drill

  10. Luis Henrique Silva says:

    Queres ficar com a gasolina 95 a 1,73€ o litro?
    Paga e agradece e não bufes porque em comparação aos outros combustiveis estás melhor.
    Que raio esta gente reclama e ainda paga menos qque os outros.

  11. Ângelo Almeida says:

    A descida do petróleo foi muito significativa e a dos combustíveis apesar de grande, não está a acompanhar a do petróleo, com é habitual.

  12. Mário says:

    Da maneira que o barril de crude tem descido era um roubo a descarada se não se refletisse no preço dos combustíveis.

    Normalmente quando fica muito barato o governo de Portugal arranja sempre maneira de eliminar uma taxa de apoio ou meter uma nova taxa para não perder receita, mas como estamos em eleições podemos estar descansados.
    É o bem das eleições, todas as vezes que existe eleições os ordenados sobem e as reformas, na volta precisamos de eleições todos os anos!

  13. Yamahia says:

    Já na semana passada deveria ter descido mais.
    Vá lá que ganharam vergonha na cara e à última da hora o aumento anunciado para a gasolina não se verificou e nalguns casos até baixou.

  14. PorcoDoPunjab says:

    O quê? Vai baixar isso tudo?
    Não pode ser.
    Vamos já criar um imposto igual a essa descida, que será temporário, claro… Depois tiramos, quando calhar.

  15. luisa says:

    Agradeçam ao vosso amigo trump pela descida do preço do barril! E mais uma vez o preço desceu daqui a mais á uma semana e foi para metade do preço, aqui desce 7 centimos??? Lool que roubalheira

  16. dierre says:

    e a mentira do costume, época de eleições … depois vamos todos pagar como de costume

  17. Paulo Oliveira says:

    Temos que ir mais vezes a eleições…

    • Max says:

      C’um escafandro – o preço dos combustíveis segue uma fórmula que está fixada na legislação e pode ser auditado se foi cumprida ou não. O governo pode mexer efetivamente nos impostos sobre os combustíveis, que faz parte da fórmula – e, por exemplo, em agosto, quando o preço dos combustíveis baixou bastante no mercado internacional, o governo aproveitou para aumentar a taxa de carbono. Mas agora não mexeu nos impostos sobre os combustíveis, nem para cima nem para baixo – esta diminuição do preço dos combustíveis nada tem a ver com as eleições. Não queres mudar para a teoria dos feriados (vem aí a Páscoa) ou a das semanas com feriados e pontes?

      • Paulu Oliveira says:

        Bem, admito que não ando a consultar nem o diário da republica para saber se o governo mexeu nas taxas… Dito isso, qd não é o governo a aproveitar a descida dos combustiveis para aumentar taxas, são as gasolineiras que o fazem para aumentar margens, sem que o estado faça muito contra isso, por isso perdoa-me lá a boca… Já agora confias assim tanto nas auditorias??? É que se forem como as “auditorias” do ministério público ou até mesmo da autoridade da concorrencia então fico com a impressão que aquilo tem mais buracos que caminhos de cabra…

        • Max says:

          O estado, de acordo com uma fórmula que é pública (podes pesquisar na net que a encontras), fixa o preço da referência dos combustíveis. Em cima, as gasolineiras fixam a sua margem de comercialização, variável, de que resultam preços diferentes nas bombas. Também queres que seja o Estado a fixar as margens, ou seja, que o preço seja igual em todos os postos de combustível?
          Como em qualquer decisão administrativa, quem fixa o preço de referência tem que deixar documentado os valores utilizados. Sendo um organismo público a fazê-lo para mim chega. Mas podes pedir uma comissão de inquérito parlamentar para confirmar que os valores eram aqueles, ou se foram mexidos por razões eleitorais ou outras.

          • Paulo Oliveira says:

            ” fixa o preço da referência dos combustíveis. Em cima, as gasolineiras fixam a sua margem de comercialização, variável, de que resultam preços diferentes nas bombas”.
            Não tem que fizr, mas se calhar tinha que averiguar se há cartelização de preços, porque o facto é que apesar das gasolineiras praticarem preços diferentes as diferenças são praticamente simbólicas…

            “Mas podes pedir uma comissão de inquérito parlamentar para confirmar”
            LOL… a sério??? Se assim fosse o parlamento era inundado de cpi’s todos os dias…

          • eis says:

            Bem, depois da comissão de inquérito das gémeas é melhor não fazer mais nenhuma.
            Mas quanto à cartelização dos combustíveis podes fazer queixa na Procuradoria.
            Mas sem dúvida que o Montenegro telefonou e disse que como há eleições, os preços dos combustíveis tinham que descer. Foi uma coincidência o preço do crude ter descido.

    • Rui says:

      E desde quando é que o preço dos combustíveis varia de acordo com eleições ou com o concurso de miss Portugal?!?!?!?!?

      • Yamahia says:

        A carga de impostos que é a fatia com maior peso no custo final, varia e bem por causa das eleições. Se o poleiro estiver seguro essa parcela é aumentada indiscriminadamente. Se o poleiro estiver na dúvida, essa fatia não aumenta ou é contida até aos limites do razoável.

        • JL says:

          Então mostre lá que impostos alteraram ?

          • Yamahia says:

            Porr* em 6 meses depois de o último governo ter ganho em PT e tomado posse, tratou logo de carregar nos valores dos impostos à conta da tanga da taxa do carbono – subiram logo mais de 20 cêntimos.
            E este governo ainda veio com a distinta lata, em forma de solução mágica, do género: “vamos aumentar a taxa do carbono (imposto greentretas), mas os preços ficam iguais porque o petróleo baixou. Ninguém vai ser penalizado!” Óh fdx, isto é mesmo para quem come gelados com a testa.
            Os preços dos combustíveis, que estavam praticamente em paridade com Espanha, rapidamente dispararam para 20 e 30 cêntimos de diferença. Hoje já se constatam diferenças de mais de 40 cêntimos entre bombas da mesma marca num e noutro país, e a carga de impostos é praticamente mais meio euro em PT do que em ES. E ninguém ficou prejudicado, dizem eles. Pó #@$%&!!!

            Em JAN, pouco depois da tomada de posse, o panorama já era este:
            GOLPE AV. DA ÍNDIA
            https://www.maisgasolina.com/posto/423/

            GALP MÚRCIA ES
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/5581
            Esta diferença de +0,446€ significa o quê?
            Adicionando +4 cêntimos, que é o valor do gasóleo antes de impostos ES vs PT, totaliza uma diferença de imposto de 0,486€/litro.
            Não, 0,486€/litro não é imposto, é um rico panorama para os boys. E que é gerido conforme a lábia

          • JL says:

            Então onde está aí escrito que os impostos alteraram agora ?

          • Yamahia says:

            Agora não convém mexer.

          • JL says:

            Mas foi você que disse que variava por causa das eleições, ou li mal ?

          • Yamahia says:

            Com eleições à porta não convém mexer.
            O que estávamos habituados é que perante uma forte descida, o governo aproveitava para dar mais uma alfinetada. (houve pelo menos 3 que provocaram a disparidade com Espanha)
            Essa 4ª ( ou 5ª já nem sei em quantas vai em apenas 1 ano e 9 dias) alfinetada desta vez não vai acontecer porque tem eleições à porta. De contrário a história repetia-se. Ou seja lá vinha o ministro com a ladainha do costume dizer que aumentou a taxa mas que isso não iria afectar os portugas pq o preço não iria aumentar. É por causa destas habilidades próprias de xico expertise tuga que, em poucos meses, se voltou a cavar um fosso enorme e desproporcional entre o litro de ES e o litro de PT
            Já percebeu?

          • JL says:

            Então alteraram como ? Com magia ?

            “A carga de impostos que é a fatia com maior peso no custo final, varia e bem por causa das eleições.”

          • Yamahia says:

            Outra vez?
            Veja lá bem quanto é que variou em 11 meses de governação.
            Em épocas de campanha não sobe porque afetaria a popularidade, e também não desce porque seriam logo acusados de populismo.
            Você é que não percebe nada disto, ou então está a fazer-se de lerdo.

          • JL says:

            Variou uma vez, eu sei que varia, a minha pergunta é muito clara, aqui a deixo novamente:

            ~”Então onde está aí escrito que os impostos alteraram agora ?”

          • Yamahia says:

            Já respondi.
            Desta vez o gov não caiu na “tentação” de dizer que vai aumentar a taxa do carbono mas que os portugueses não vão sofrer com isso pq o ministro é mágico.

          • JL says:

            Mas você disse que variam com eleições, eu queria saber o que variou agora.

  18. luis says:

    Ao preço que está no momento a venda do barril de petróleo, os combustíveis deveriam custar na casa dos 0,70 cêntimos.

    • Leonel matos says:

      Esqueceste Luís que uma parte grande do combustível é impostos. No caso do preço do barril é sem impostos e sem o preço do refinamento do petróleo. Nem nós EUA está a nada que se pareça com esse preço. Entendo que aqui em Portugal se paga uma quantidade de impostos absurdos sobre quase tudo mas o preço final aqui não depende só do preço do barril e em parte dos impostos. Não é por acaso que em Espanha são uns 20 cêntimos mais baratos, pagam menos impostos

  19. Marco Salsinha says:

    Realmente não acredito!! Não acredito que face à enorme queda do valor do barril e da valorização do euro a niveis de 2021 a descida do preço do combustível seja só este!! Incrível como isto acontece e ninguém se revolta e questiona isto!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.