Alemanha multará elétricos que ocupem indevidamente pontos de carga
A Alemanha tomou medidas relativamente aos carros elétricos que, embora não estejam a utilizar um ponto de carga, ocupam os lugares reservados para o efeito. O país estabeleceu a cobrança de uma multa de 55 euros.
A segunda maior organização automóvel alemã defende que "numa estação de serviço, ninguém pensaria em estacionar na bomba após o reabastecimento".
Apesar de ser comum que carros a combustão ocupem, indevidamente, os lugares reservados ao carregamento de veículos elétricos, há um outro problema que talvez não se tenha como habitual. Além destes, também os carros elétricos utilizam o espaço destinado ao seu carregamento para estacionar.
A situação pode ocorrer de duas formas. Por um lado, um condutor que utiliza o espaço para carregar o seu elétrico, mas que, após o término do carregamento, não remove o veículo. Por outro, o condutor que decide estacionar o elétrico num local reservado ao seu carregamento, sem fazer uso da infraestrutura.
Ambas impedem o eficaz funcionamento dos pontos de carga, por impedir os interessados de fazerem uso da rede de carregamento.
Por representar um problema para aqueles que necessitam, efetivamente, do espaço, a Alemanha decidiu começar a cobrar multas. O novo regulamento prevê, desde o dia 9 de novembro de 2021, que o estacionamento incorreto nas estações de carregamento de carros elétricos será punido com uma multa de 55 euros.
De acordo com a ACE, uma organização automóvel da Alemanha, “os carros só devem ser estacionados na estação de carregamento durante o processo de carregamento”. Conforme explicaram, “uma vez concluído o processo de carregamento, o ponto de carga deve ser novamente disponibilizado para outros utilizadores”. Portanto, o “objetivo é sancionar esta infração através da aplicação de uma coima”.
Numa estação de serviço, ninguém pensaria em estacionar na bomba após o reabastecimento. Naturalmente, esta questão deve aplicar-se também às estações de carregamento.
Exemplificou a ACE.
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Este artigo tem mais de um ano
a “organização automóvel alemã defende que
“numa estação de serviço,
ninguém pensaria em estacionar na bomba
após o reabastecimento”.”
porque.. nunca esteve na Tugalandia…
Pensei exatamente o mesmo. Aquele pessoal que abastece, vai pagar, e depois fica a beber um cafezinho e a ver as revistas, levantar dinheiro no MB, etc. Enquanto isso, lá fora há malta à espera porque o carrinho do iluminado continua em frente à bomba. Cada vez mais comum, infelizmente. Tal como os TVDE estacionados em frente às mangueiras de ar e água
Isso é algo que me repugna. Apois abastecer estaciono sempre num outro lugar qualquer e sempre fiz isso, puxando logo o carro para a frente para dar lugar a quem está atrás. De manhã é frequente ver o pessoal do cafezinho com o carro parado no slot onde abasteceu… Das maiores faltas de respeito pelos outros, nas bombas.
Até que enfim, espero que seja em breve para Portugal. As vezes ficam a ocupar este espaço uma tarde toda ou até dia todo em muitos locais.
Tragam essa medida para cá, mas a multa que não seja inferior a 120€. Há um ponto de recarga ao fim da minha rua, mas está sistematicamente ocupado por carros a gasolina e gasóleo que o usam como estacionamento.
A solução é fácil!! É pôr um alarme bem alto após x tempo do carro estar no sítio sem estar ligado ao sistema e acionar também após carga total estabelecida! O Polícia ouve o sinal, vai ao local e aplica a pastilha e manda rebocar!!
Pensava que ja fosse proibido estacionar nesses lugares próprios para electricos.
E tão fácil de resolver. Atingiu a carga completa? SMS a avisar. 5 minutos de tolerância para tirar o veículo. Em seguida entra em acção o tarifário “xpto-2” que tira 10 euros por minuto do cartão de crédito ou da caução, etc. Só se “esquecem” uma vez na vida depois da talhada…!