Tesla terá de substituir o computador de milhares de veículos por causa do FSD?
O Full Self-Driving (FSD) é uma das maiores promessas da Tesla, com a empresa a aprimorá-lo há já alguns anos. Pelo atraso que lhe reconhece, a marca poderá ter de substituir o computador de milhares de veículos.
Os clientes aguardam o FSD da Tesla, com a empresa a prometê-lo há alguns anos. Em 2016, aliás, a marca afirmava que todos os seus veículos em produção no futuro teriam "todo o hardware necessário para uma capacidade de condução autónoma total".
Conforme compilado pelo Electrek, contudo, a história do FSD, cujo significado foi sendo adaptado ao longo do tempo, é longa, e poderá culminar na necessidade de substituir o computador de milhares de veículos da Tesla.
Número de computadores a serem substituídos não é claro
O conceito de "condução autónoma" foi mudando ao longo do tempo. No entanto, quando foi anunciado, Elon Musk explicou que os proprietários de um Tesla acabariam por receber uma atualização de software que transformaria os seus veículos em verdadeiros robotáxis, capazes de condução autónoma de nível 4-5, ou seja, condução autónoma não supervisionada.
O tempo foi passando e, hoje em dia, os muitos carros que a marca vendeu não deverão estar perto de receber esse upgrade.
Na altura em que dizia que todos os seus veículos tinham "todo o hardware necessário para uma capacidade de condução autónoma total", a Tesla produzia os seus carros com câmaras, um radar frontal, sensores ultrassónicos e um computador de "condução autónoma", o HW2.5.
Entretanto, começou a construir novos veículos com um novo "computador de condução autónoma HW3", admitindo que o HW2.5 não era suficientemente potente para esse fim.
Na altura, a Tesla decidiu trocar gratuitamente o HW2.5 pelo novo HW3 nos veículos dos condutores que tinham comprado o pacote de software FSD.
Apesar de, em 2023-2024, a Tesla ter feito um novo upgrade, para o HW4, afirmou que os veículos com o HW3 poderiam receber o sistema.
Em janeiro deste ano, Elon Musk terá admitido que os computadores HW3 não são, afinal, suficientemente potentes para o FSD. O problema é que, nas estradas, há cerca de quatro milhões de veículos da marca com esse hardware.
O número de proprietários que comprou o pacote FSD não é, por sua vez, claro.
Quero dizer, penso que a resposta honesta é que vamos ter de atualizar o computador HW3 das pessoas que compraram a condução autónoma completa, e essa é a resposta honesta e isso vai ser doloroso e difícil, mas vamos fazê-lo. Agora estou um bocado contente por não terem sido muitas as pessoas que compraram o pacote FSD.
Citou o órgão de comunicação automóvel, recordando que, com a falta de suporte do HW3, Elon Musk terá assumido que a Tesla irá trocar os computadores de todos os veículos cujo proprietário tenha comprado o FSD.
“Elon Musk terá assumido que a Tesla irá trocar” gratuitamente “os computadores” – de HW3 para HW4 – “de todos os veículos cujo proprietário tenha comprado o FSD” supervisionado
Como na Europa nunca foi vendido o FSD supervisionado, quem comprou o HW3 vai ter que pagar o HW4.
E, se e quando, houver FSD não-supervisionado, já se sabe que o HW4 não será suficiente.
JL says no
É mais uma falha ou trapalhada da Tesla, que trará sempre algum custo para os proprietários destes carros, como é evidente, nem que seja pelo facto de ter de ficar sem o carro disponível por algumas horas ou até dias.
Mas entretanto, temos o JL a dizer que está tudo bem, que não há falha nenhuma, que não é necessário trocar nada e que a Tesla é uma maravilha, por isso podem continuar a trocar o carro a combustão por um Tesla, que ficarão bem servidos.
Basta uma actualização OTA, fica logo outro carro. Looolooolool
Algum custo … As estimativas do preço para substituir o HW3 pelo WW4 são entre 1.000 e 3.000 dólares.
Então mas a Tesla não estava avançada 20 anos segundo os fanáticos pela marca?
Afinal está atrasada 10! XD
+1
Musk sempre foi politico. Muita promessa e nada feito. Fico pelos carros Europeus! Como o “illuminati” Trump diz “America firs”t! Eu digo o mesmo “Europe first”.