Vendas de smartphones em declínio. Segundo semestre do ano poderá ser desastroso
As vendas de smartphones, um pouco por todo o mundo, caíram de forma substancial no primeiro semestre do ano. A China, por exemplo, o maior exportador do mundo, teve uma quebra de cerca de 15% nos últimos três meses, um valor que se soma às quebras dos três meses anteriores.
O culpado está encontrado: o novo Coronavírus. Mas depois desta quebra acentuada, o segundo semestre prevê-se também desastroso.
As vendas de smartphones em queda
O mundo está a sofrer consequências incalculáveis com a pandemia da Covid-19. Além das mortes que não param de aumentar, a doença está a deixar marcas físicas e psicológicas a muita gente. Outro aspeto da pandemia é a recessão económica que se faz sentir já um pouco por todo o mundo.
Ora, com um futuro incerto, a disponibilidade para adquirir bens supérfluos fica para segundo plano nas nossas vidas. Os smartphones, apesar de serem essenciais para muitas pessoas, podem ser utilizados por mais tempo do que aquele inicialmente previsto.
A China, como principal exportador de smartphones do mundo, viu estes números a caírem consideravelmente no primeiro semestre do ano. Mas o segundo poderá não ser melhor.
As quatro principais empresas do setor, Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi, tiveram 82,3% das suas vendas totais, apenas em território chinês, neste período. As restrições de exportação e a recessão económica foram cruciais para tais resultados.
Apesar do segundo trimestre ter sido mais positivo do que o primeiro, com vendas para o resto do mundo na ordem dos 157 milhões de unidades, em termos anuais registou-se uma quebra de 15%.
Xiaomi foi a que mais perdeu
A Xiaomi, neste segundo trimestre, foi a que mais viu as suas vendas a cair, com 27,1% de perdas. Já a Huawei, contra todas as expectativas, foi a única que cresceu, com 2,1%.
As perspetivas para os próximos seis meses, com o lançamento de smartphones acessíveis, já preparados para as ligações 5G, são mais animadoras. No entanto, pelo lado dos consumidores, a incerteza quanto ao futuro e o medo de uma segunda vaga da pandemia, poderão ser fatores inibidores de grandes compras.
Pondera comprar algum smartphone nos próximos meses? Qual ou em que gama de preços?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: DigiTimes
Neste artigo: Covid-19, smartphones, vendas, Xiaomi
Normal, agora que todos os ativistas do aquecimento global e outro tipo de poluições já devem ter comprado 20 tlemóveis nos últimos 4 anos, devem de estar a começar a ficar fartos.
Mas baixar preços está quieto…
Concordo, que baixem os preços. Não se admite em plena crise os preços continuarem a aumentar.
Deveriam era aumentar para aprederem a poupar o que têm e não andarem a produzir lixo para vaidosos.
Já se nota algum (embora pequeno) decréscimo nos preços. Mas vai baixar mais, infelizmente porque o mercado, conforme dizem os analistas, vai mingar muito nos próximos 16 meses.
se não tiver nenhum azar o meu deve durar mais uns 2, 3 anitos.. comigo não vão ter sorte…
Digo o mesmo.
As pessoas ainda chegam é a conclusão de que é só estupido andar a trocar de telefone todos os anos só porque sim… e lá se acaba a mama do negocio dos smartphones.
Tenho um OnePlus 5, e chega perfeitamente para tudo e mais alguma coisa. Comigo não tem sorte. Só em caso de avaria, dano ou roubo, caso contrário continua a bombar.
E é grande máquina!
por aqui um xs max, que só troquei a um X por ser o primeiro max da apple, só daqui a muitos anos que volto a trocar se não houver percalços
Comprei um Xiaomi a cerca de 3 meses porque o meu S4 avariou com 7 anos de uso, duvido que o Xiaomi dure tanto mas enquanto durar e fizer o que for preciso não se mexe.
Tenho telemóvel velho mas recuso-me a comprar um novo visto que os actuais que tenho hardware razoável mal cabem no bolso. FAÇAM telemóveis mais pequeno e bons.
Há 7 anos que não mudo de smartphone (nokia 808) e enquanto este durar não pretendo comprar outro. O tablet vai pelo mesmo caminho, tenho um samsung tab s 10.5 há 4 anos a funcionar perfeitamente.
Excelente telemóvel, com uma câmara fotográfica capaz de envergonhar muitos topos de gama de agora.
Por aqui tenho um humilde Samsung A70 com 1 ano e irá durar, se tudo correr bem, mais um bom par de anos. Antes tive um OnePlus One durante quase 4 anos e ainda existe nas mãos da minha irmã.
Para o comum dos mortais um bom smartphone dura uns bons anos. Comprar um bom smartphone todos os anos é para ricos vaidosos ou rapaziada vaidosa que ganha o ordenado minimos e vive na casa dos pais…