TSMC diz não ter planos para construir fábricas de chips na Europa
Caso esteja mais atento às notícias tecnológicas, já deve ter percebido que, para além da guerra da Rússia contra a Ucrânia, estamos também atualmente a assistir a uma crescente tensão na relação de países como a China, Taiwan e os Estados Unidos.
Ainda recentemente um economista chinês afirmava que a proximidade de Taiwan com os EUA e com a Europa poderia levar a China a retomar a nação taiwanesa e a conquistar a TSMC. No entanto, agora a poderosa fabricante de Taiwan disse que não tem planos para a construção de fábricas de chips na Europa.
TSMC não tem planos para construir fábricas na Europa para já
Nesta quarta-feira passada (8) a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) referiu que não tem planos concretos para a construção de fábricas na Europa. Estas declarações acontecem quando ainda no final da semana passada as informações indicavam que a União Europeia e Taiwan estariam em conversações para a construção de uma fábrica de chips da TSMC no nosso continente.
Na reunião anual com os investidores, o presidente da fabricante taiwanesa, Mark Liu, referiu que "Na Europa, temos relativamente menos clientes, mas ainda estamos a avaliar e ainda não temos planos concretos".
Já anteriormente, em fevereiro, a UE anunciou o projeto European Chips Act, e revelou um investimento de 11 mil milhões de euros para a indústria dos semicondutores. E, nesse mesmo projeto, Taiwan foi indicado como sendo um dos "parceiros" com os quais a Europa teria gosto em trabalhar.
Nos EUA, a TSMC está a apostar 12 mil milhões de dólares em fábricas de chips e está ainda a construir uma outra no Japão, juntamente com o grupo Sony. Estas instalações têm como objetivo ajudar a resolver a escassez global de semicondutores. Contudo, os custos com a construção nos EUA estão a ser mais elevados do que inicialmente estava estimado, mas Liu referiu que a empresa "pode lidar com isso".
A fabricante também disse que espera alcançar um crescimento de receita este ano na ordem dos 30%, uma percentagem superior à do ano passado, mas também impulsionada pelo facto de a escassez de chips ainda manter a procura e os preços altos.
No entanto, fica a pergunta no ar se estas declarações não estarão relacionadas com as "ameaças" deixadas recentemente por um economista chinês, que pode ler de seguida.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
O contrário é que era de admirar.
+1
Obvio porque isso ia tirar poder a asia. As fabricas nunca deviam era ter saido da Europa. Se isso acontecesse a china hoje em dia teria o Pib de Portugal
+1
hahaha… Acreditas mesmo no que dizes????
ainda há quem ache que a economia do país seja incentivada/gerida por ele mesmo
1primeiro ponto , portugal não quer contruir nem mineração de litio , quanto mais ter uma fabrica de chips .
2segundo ponto, não se preocupem que os engenheiros portugueses são os unicos que percebem de inteligencia artificial avançada , por isso a tailandia não tem alternativa de construir , se não em portugal 😀
Não é Taiwan… É China!!! Taiwan é apenas uma parte da China
os espanhois ainda tem esperança que o condado portucalense volte para espanha ?e até os algolanos tem esperança de voltarem a angola?
Taiwan é China Formosa…a famosa ilha….se pertence à China ou se é independente não se sabe ao certo… só se a China a invadir como a Rússia invadiu a Ucrânia… veremos os seguintes episódios
Taiwan é parte integrante da China mainland!!
E é reconhecida como tal pelo mundo inteiro, incluindo pela ONU!
Só os EUA,Inglaterra, e Austrália é que pensam que o mundo é como eles o veem.. mas o mundo unipolar está a acabar..
China reclama Taiwan, Taiwan reclama China (e por consequência, partes de outros 17 países, que fazem fronteira com a China, segundo o mapa da altura).
RealLifeLore
+1
Uma boa oportunidade para a U.E. meter as mãos ao trabalho e fazer investimento e quem diz a U.E. diz os tugas também e de preferência sem privados …
Outros já estão a planear fábricas na Europa.
Na fazia muito sentido que uma empresa chinesa construísse fábricas na Europa. Já temos os russos a fabricar chips dos bons
tanbem que diferença faz agente nem sabe se os chips são fabricados na terra se vêm da replelandia , nòs nem sabemos se os chips terrestes nem tem um erro , para impedir que a terra se desenvolva, será que a fabrica na tailandia não é fachada da reptelandia de nos invadir por falta de chips 🙁
quer dizer o chip vem lacrado pode até nem ter lá nada dentro 🙁
estas a querer estacionar um camião numa caixa de sapatos
a questão será que não teras descoberti o saco plastico ou ate mesmo o tapawere
Acho que a TSMC não devia de colocar todos os ovos num só cesto…porque se a China eventualm,ente se lembra de atacar Taiwain, lá se vai a fábrica….
Não acredito que a China esteja interessada em destruir uma fabrica que dá imenso lucro!
Os Chineses são mais capitalistas que os Americanos..
A Europa esta terminada…sem planos nenhuns a nível energético a EU vai sucumbir..
E não me venham falar do sonho elétrico..
concordo consigo, enquanto o preços dos combustiveis continuarem a subir, tudo o resto vai por arrasto
Europa põe-te a pau! Vamos ser ultrapassados a este ritmo