Quantcast
PplWare Mobile

PNY reduz a garantia dos seus SSDs devido à mineração da criptomoeda Chia

PUB

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Elektro says:

    Decisão lógica por parte da GALAX e da PNY, os SSDs não foram feitos com o mining como objetivo logo faz sentido restringirem a garantia para valores (TBW) que facilmente se atingem ao deturpar o seu uso

  2. Spoky says:

    Deviam de ser penalizadas, por fazerem isto. Se comprei com X de garantia, tem de me assegurar essa garantia!
    Quero la saber se há gajos ai que fazem mineração ou não, paguei pelo SSD têm é de me dar a garantia.

    Façam alguma coisa que detecte, sei la. Criem um software que baseado em probabilidades detecte se fez mineração ou não. Criem SSDs proprios para a mineração com garantias menor. Bloqueiem sei la.

    Tanta coisa que pode ser feita, eu não quero é ser prejudicado por essas pessoas. Respeito quem o faz, e tem todo o direito de o fazer.

    Agora, o consumidor que não pratica não pode vir ser prejudicado. Marcas como Samsung, Pny etc ao fazerem isto só afastam os consumidores.

    No mínimo vergonhoso!

    • João says:

      Se eu comprar um carro para uso particular tem 2 anos de garantia obrigatória.
      Se eu comprar o mesmo carro para uso profissional, mesmo que ande menos, já não tem 2 anos de garantia.
      No entanto o consumidor normal, não devia ser prejudicado pelo facto de alguns estarem a minerar sonhos e fantasias, destruindo em poucos meses um equipamento que em condições normais dura muitos anos.

      • Louro says:

        O problema é que nao há forma de conseguir (para já) saber se o tal carro estava a ser usado para uso profissional ou nao.

        Logo, a opcao mais viavel claro, é restringir a garantia para todos.

    • Paulo Martins says:

      Software para bloquear/detectar mineração não é solução, olha para a Nvidia RTX3060, é apenas uma questão de tempo até ser ultrapassado por alguém. Segundo o Linus do LTT, um representante da Nvidia admitiu que mesmo as novas gráficas LHR é apenas uma questão de tempo até miners as conseguirem desbloquear.
      Depois pela legislação existente o fabricante tem provar que a avaria foi provocada por mau uso do cliente, e não sei até que ponto é que minerar no SSD pode ser considerado mau uso do equipamento. Logo a PNY e outras fizeram a única solução que financeiramente faz sentido, limitar as garantias, não é o ideal para o consumidor mas honestamente eu não vejo nenhuma solução viável.

    • Zane says:

      Sinceramente não sei onde vais se penalizado por isso, não há nenhuma limitação de hardware.
      Pelos números fornecidos, se tiveres uma utilização normal não os vais atingir durante o período de garantia.
      Esta medida só penaliza quem desgasta o hardware para além do limite de uma utilização normal, o TBW já ajuda nessa distinção.

  3. Bruno Ferreira says:

    Independentemente se é uma escrita recursiva ou uma escrita de meia dúzia de bytes provenientes de uns documentos Word, os discos e em particular os SSDs devem estar preparados para isso. É a função deles.
    Discordo desta decisão da mesma forma que ninguém extenda a garantia de um produto devido ao “pouco uso”.

    • João says:

      Existem SSD em storages empresariais que estão permanentemente a ler e a gravar durante anos, mas não custam 35€.
      Eu também queria comprar um Zoe, mas com todas as capacidade de um Tesla Model S pelo mesmo preço, mas não me vendem.

    • Paulo Martins says:

      A questão é que até aqui os fabricantes podiam dar-se ao luxo de dar uma garantia superior à esperança média do SSD, o numero de SSD’s que morriam devido a desgaste era insignificante e com isso todos saiam beneficiados, o consumidor comum tinha uma garantia de 5 anos em vez de 2 apesar de dificilmente precisar dela e o consumidor que utilizava o SSD constantemente tinha acesso a uma garantia superior à vida útil real do SSD para uso constante.
      Agora se devido ao Chia o número de pedidos de garantia aumenta para níveis que prejudicam a empresa a única solução é limitares a garantia do SSD à vida útil do mesmo.

      • João says:

        Ao contrario do que se pensa a garantia paga-se e está incluída no preço. Se os custos com a garantia aumentam, ou aumenta o preço do equipamento ou reduz a abrangência da garantia.

  4. Tadeu says:

    “com o facto de ser uma moeda ecológica”
    isto é uma piada certo? o simples facto de levar um SSD a uma “morte” prematura demonstra que é tudo menos ecológico! Parece que vivemos numa época de pragas em que as pessoas perderam o senso comum.

    • Filipe C says:

      Realmente o termo da ecologia anda a ficar muito estranho… Confunde-se modernidade com ecologia.
      O dinheiro tradicional é muito mais ecológico, primeiro porque circula fisicamente, ou seja depois de estar ”impresso” o custo de manutenção do mesmo é praticamente zero e dura anos ou decadas, depois em parte é reciclavel.
      Agora vejamos a era do ”dinheiro digital” as tipicas criptos… Qualquer transação requer verificação digital, o que requer algum recurso fisico a consumir energia para tal, requer equipamentos eletricos que precisam de energia e que tiveram de ser produzidos, equipamentos esses que todos eles duram muito menos que o dinheiro fisico. Requerem enormes infraestruturas com hardware e grande fornecimento de energia. Onde entra o ecológico do ‘digital’? Para haver digital tem de haver uma manutençao diária e constante que consome recursos do planeta numa escala pouco aproveitável.

    • iDroid says:

      O chamado dinheiro fácil atraiu e atrairá sempre muitas pessoas.

    • Louro says:

      Um disco é um consumivel, podes pensar que nao, mas tem uma vida util defenida tal como um de um carro.

      Se usares os pneus normalmente, o tempo de vida util sao X km, se andares fazer burnouts e drifts, já vais reduzir a vida util dos pneus consideravelmente, aqui é igual, se usares o disco intensivamente e para um fim fora do vulgar, vais diminuir drásticamente a vida do mesmo e a culpa nao é da marca.

  5. n says:

    4TB – TBW = 6070

    • n says:

      Se a PNY quisesse mesmo desincentivar o uso dos seus discos para o farming de chia, tinha baixado o tbw do disco de 4TB. Não o fazendo, basicamente, o fez foi desincentivar o farming de chia para a malta mais pobre. TBW de 6070 é bastante bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.