Quantcast
PplWare Mobile

Já há vários discos SSDs a ‘morrer’ por minerarem a criptomoeda Chia

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Samuel MG says:

    R.I.P. Chia

  2. Pedro says:

    O ssd só serve para o plot rápido, depois é usar hdd.
    Só alguém menos inteligente é que usa o ssd para farming!

    • Thomas says:

      Ora nem mais!

    • André R. says:

      Farming… bem isso vai dar moedas ou cenouras?

      • Piwi says:

        A mim já me deu um PC novo por vender duas moedas por 1100€.

        • A maníaca says:

          Sim, porque tu até nem tiveste desgaste de energia, hardware, comprar o hardware para gerar essas 2 “moedas” etc… lol

          Essas “cloud”coins deviam ser proibidas/ banidas já que o processo produz uma poluição brutal entre energia consumida e lixo de hardware. Mas como a China até gosta porque a poluição não lhes diz nada e a maioria do material é produzido lá…

          Mas já sei, em pessoas como tu é o “dinheiro dos pobres”, senta em casa ou ronca no sofá e o dinheiro aparece lolol

          • Piwi says:

            Quem não sabe o que é a Chia e acha que todas as cryptocoins são iguais só poderia produzir um comentário desses.
            Para quem não me conhece nem sabe o que faço opinas descarada e desinformadamente. Poderia descer ao teu nível e trocar insultos, mas acho que irias ganhar-me facilmente por experiência.
            Agora em resposta à (pequena) parte interessante É óbvio que gastei energia, mas nada de especial quando comparado com as outras criptos à base de proof-of-work. É um computador básico ligado 24h/dia com placa gráfica básica. Certamente que ao colocares um aquecedor eléctrico duas horas/dia consomes mais do que o computador o dia todo…
            Já agora, não gerei 2 moedas. Gerei 6 e vendi 2.

    • Piwi says:

      Até está referido na documentação para não se usarem SSD consumer grade (https://github.com/Chia-Network/chia-blockchain/wiki/SSD-Endurance). Se os usarem, basicamente estão a deitar dinheiro para o lixo porque, pura e simplesmente, não estão preparados para as operações de escrita. Se alguém tem trabalho em escrever a documentação, convém que seja lida…

      • A maníaca says:

        Só PROs meses temas, mas levantar-se e ir trabalhar a sério é que nada…

      • Paulo says:

        Num comentário teu anterior dizes que “…É um computador básico ligado 24h/dia com placa gráfica básica…”

        Fiquei interessado nesta moeda digital e pesquisei mais info pela net mas pelo que leio, vejo o pessoal a utilizar configurações com AMD Ryzen 9 ou 7 e Intel Core I7 ou i5 !!

        Compreendo que são CPU’s mais recentes e ao fazeres um investimento, então apostas no mais recente mas a minha questão é, qual a importância do CPU para “farmar” (penso que é a boa forma de se dizer) ?

        Bem, isto par dizer que até gostava de me lançar nesta aventura de “farmar” Chia no entanto sinto-me perdido com as diversas spects de cada um, isto é, pensei que o mais importante fosse ter bastante espaço de disco e pouco interessante (ou mesmo nada) CPU.

        • Rodrigo says:

          A parte mais importante num sistema desses é a placa gráfica. Aliás existem GPUs próprias para minar Bitcoin. Placas gráficas que permitem efectuar os cálculos necessários mais rapidamente do que as outras.
          Tenho um colega meu q comprou um GPU desses , minou as moedas que quis e acabou por vender a placa por mais dinheiro do que originalmente pagou!

          • Paulo says:

            Olá Rodrigo.
            Neste caso a Chia não precisa de grande processamento GPU.

            Neste video, https://www.youtube.com/watch?v=BQ6zM1izXQs , o utilizador compra uma placa só mesmo para ligar um monitor e onde investe muito é mesmo em discos.

            Neste outro sitio web, https://rsts11.com/2021/04/27/so-you-think-you-want-to-farm-chia/ , o que também é informado é a necessidade de ter bastante espaço de disco.

            Começo a compreender o porquê de ter um bom CPU pois para ‘farming’ e ‘plotting’ é muito importante mas ainda não “apanhei” o porquê de ter diferentes discos e SSD’s para o processo. Ter o SO separado do processo compreendo, mas a outra parte ainda não percebi muito bem (No video o utilizador utiliza HDD de 18TB e SSD de 1.6TB para o processo)

  3. V Afonso says:

    só de salientar que “morrer” nao quer dizer que deixam de funcionar.

  4. TT says:

    Devia de ser proibido minerar cripto moedas, anda toda a gente preocupada com o ambiente e depois gastam recursos malucos nessa treta.

    • Vanessa says:

      Sim, e minerar ouro e desligar todos os computadores dos bancos…. vamos voltar à idade da pedra para ser mais ambientalista…. e tu ficas desde já sem usar papel higiénico.

      • A maníaca says:

        Vanessa, ao menos argumenta com argumentos de jeito, agora dizer bacoradas “fáceis” …

        Ou seja, queres comparar um sistema mundial de moeda e minério necessários por serem um sistema básico de troca/ venda/ indústria versus moedas voláteis que têm em comum serem uma libertinagem sem regra em que são o faroeste?!

        Para que saibas: só a mineração de virtuais na China gasta mais energia e hardware que TODOS os bancos no mundo; sem essas moedas virtuais o mundo não muda, sem minério (ouro, prata, tungsténio, cobre, etc etc) não tens tecnologia, ponto. Os minérios devem para construir tecnologia, aparelhos para a saúde, etc; as moedas virtuais destroem hardware.

        Mas no final em pessoas como tu não fica nenhum argumento.

        • Redin says:

          E onde foi A maníaca buscar também essa pérola de informação de valor. Ao facebook?

        • Estagentepah says:

          Tanta ignorância meu deus. Existem cryptos que não são voláteis, com o valor do dolar, que podem muito bem substituir a moeda corrente.
          As que dão voláteis é porque as pessoas essencialmente estão a investir naquela rede porque acham que vai ganhar adoção ou porque querem fazer parte dela e lucrar com isso. E achas que o mundo gasta muito mais recursos com particulares a comprarem hardware para fazer parte de uma rede descentralizada mas não te preocupa uma Google com uma quantidade absurda de hardware para tu conseguires dizer merda na internet. Aqui ao menos s empresas deixam de ter todo o monopólio e deixa de estar tudo centralizado..

    • paulo says:

      vai estudar primeiro sobre o asunto!

  5. Sergio J says:

    A minha esposa costuma a meter à noite num copo de água. É mais simples.

  6. Zé Duarte says:

    Também deve haver muitos “inteligentes” que devem ter usado discos externos para isso e já queimaram as portas USBs todas.

  7. Bigboy says:

    Já lhes fizeram o funeral…?

  8. Luis says:

    Á conta dessa porcaria que não faz falta nenhuma tenho a minha vida profissional em causa só inventam merdas para complicar a vida das pessoas.

  9. Jorge Rosa says:

    – O princípio da moeda digital é vital, para evitar a ganância e os corruptos da banca!
    – O princípio de “minerar” a moeda, com essa necessidade absurda de gasto de energia, é de loucos!
    Estamos no sec XXI, será que não conseguimos inventar algo diferente ?…

    • Piwi says:

      Esta mineração é diversas vezes menos consumidora de energia do que as criptos proof-of-work (bitcoin e a grande maioria das restantes). O princípio desta moeda é precisamente ser mais “verde” por necessitar de muito menos energia. Uma gráfica em mineração passa facilmente os 300W. Um disco consome cerca de 5W ou menos.

  10. Carlos says:

    os discos morrem a criar plots que por sua vez podem durar bastante tempo a farmar

    Para já a única pool que existe é chinesa e que quem participa recebe em Bitcoin, pois neste momento farmar sozinho não está fácil, e nem vale a pena criar plots pois ninguém sabe como vão funcionar as outras pools

    Sendo um site de tecnologia, podiam criar um artigo sobre criptomoedas a comparar com o atual sistema financeiro, pois é incrível os comentários carregados de desinformação

  11. Nelson Santos says:

    Carissimos
    Sem investimento não há crescimento
    Já existem ssd de gen4 no mercado com 3800tbw que duram bastante tempo o segredo está aí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.