Intel diz que “a liderança da AMD terminará com os Alder Lake e Sapphire Rapids”
A Intel é um dos 'dinossauros' no que respeita a empresas de tecnologia, já andando nestas lides há mais de 50 anos. É líder indiscutível no segmento dos processadores, no entanto tem perdido uma parte de terreno valioso para a rival AMD.
Mas, numa recente entrevista, Pat Gelsinger, CEO da Intel não esteve para meias palavras e referiu que a liderança da AMD terminará com os Alder Lake e Sapphire Rapids.
A dinâmica da indústria de hardware está cada vez mais interessante de acompanhar. Para além do lançamento de produtos mais poderosos, tem sido desafiante verificar a evolução e retrocesso de algumas marcas e a competição entre as mesmas.
A Intel é uma das empresas mais antigas e conhecidas no mundo tecnológico. Mas não tem acompanhado com a mesma velocidade as tendências do mercado, especialmente no que respeita à litografia usada nos processos de fabrico de chips. Para além disso, no campo dos processadores, apesar de ainda ser a marca mais forte, é cada vez mais visível a preocupação da fabricante norte-americana com os avanços rápidos e seguros da concorrente AMD.
No entanto, a tomada de posse de Pat Gelsinger como CEO da Intel, no início de 2021, tem-se mostrado extremamente benéfica para a saúde, inovação e competitividade da empresa.
CEO da Intel diz que a liderança da AMD tem os dias contados
Numa recente entrevista à CRN, Pat Gelsinger falou livremente e sem tabus sobre o futuro da Intel. Para além disso deixou bem vincado que a tendência atual de liderança da AMD, vai acabar com os novos lançamentos da fabricante. Em concreto, o CEO refere que os novos processadores da linha Alder Lake e Sapphire Rapids, vão destacar o compromisso da marca em dominar novamente o mercado.
De acordo com o executivo:
Aquela fase em que as pessoas poderiam dizer 'Ei, [a AMD] é uma líder', acabou. Voltamos com uma visão muito clara do que é necessário para ser um líder em todas as dimensões: liderança no produto, [chip] liderança de embalagem, liderança de processo de fabrico, liderança de software, liderança inquestionável em novas cargas de trabalho críticas como IA, gráficos, media, eficiência energética e reativação do ecossistema. Isto é o que faremos com ações e programas agressivos nos próximos dois anos.
Se temos 80% de participação de mercado, não é porque não estamos a satisfazer os clientes, o mercado e também os parceiros. E sim, a AMD fez um trabalho sólido nos últimos dois anos. Não vamos ignorar o bom trabalho que eles fizeram, mas isso acabou com os Alder Lake e Sapphire Rapids.
A Intel está de volta. Estes são os melhores produtos deste segmento. Temos a melhor situação de fornecimento. Temos os ativos de software da melhor qualidade. A marca de tecnologia mais respeitada e venerável do setor.
Estas declarações aguçam ainda mais a expectativa face ao lançamento dos CPUs de uso doméstico Alder Lake e Sapphire Rapids para servidores.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CRN
Neste artigo: Alder Lake, AMD, cpu, Intel, Pat Gelsinger, processador, Sapphire Rapids
Foi bom ver a amd mexer com o mercado mas infelizmente vai voltar ao seu lugar de low cost atras de intel, apple e nvidia.
E dizes isso porquê? Só porque o CEO da Intel diz que vai ser melhor. E a AMD, não inova mais, é isso? Parece os fãs da Apple: tudo o que o Tim Cook diz é o certo, é uma religião da certeza… eheh
Claro, ele ia dizer publicamente o contrário….
A probabilidade é de a Intel tem finalmente um bom CPU, mas continua a tentar apanhar a AMD, unicamente pelo desfasamento do lançamento dos CPUs destas duas empresas.
E desde que a AMD lançou o Ryzen que anda a “brincar” com a Intel, e com a Lisa a frente da empresa acredito que vai continuar a fazer o mesmo.
Exato! Eles tem uma grande e boa novidade (e ainda bem para nós), mas fala de uma maneira como se a AMD também não tivesse cartas na manga. Para ele os Ryzen não evoluem mais. eheh
Sapphire – Só o nome diz tudo 🙂
Eu acho que a Intel acabará por ultrapassar a AMD nos testes de CPU e tal. Que acho serem por vezes muito tendenciosos e com diferenças de micro… não passam de test, jogos e afins muitos deles nem sequer as pessoas usam diariamente.
Mas a diferença de preço/performance valerá a pena mudar? A Intel sempre foi mais cara, eu tenho 2 computadores 1 com processador intel de 11ª geração e outro AMD Ryzen com mesma capacidade de RAM 32Gb e sinceramente não noto diferenças de performance. A diferença que tenho entre os 2 pc’s é no preço final muito mais caro na Intel + 650€.
Valerá a pena?
Claro que não.
Dizer que a AMD acabou quando ainda nem está nada no mercado nem se sabe qual a taxa de aprovação do novo hardware é simplesmente ridículo, chega a fazer lembrar o marketing da apple
Exato! Disse isso noutro comentários… este pessoal mama com cada uma.
Quando for oficial o PVP dos Alder Lake e o das boards Z690 depois falamos LOL
Esqueci …. e da DDR5 !
pois…
também é sabido que há pessoal “louco” a gastar fortunas quando só aproveita 20% da capacidade do computador para o seu trabalho/diversão do dia a dia.
É uma opção pessoal indiscutível. Cada um sabe de si.
Mas também há profissionais a utilizar todo o potencial das novas tecnologias. Não se podem pôr todas as pessoas no mesmo saco.
Alguém que pelo menos tem noção do que diz nos dias de hoje ahaha :P!! Podem até vir com performance, mas cheira-me que o preço salgado da plataforma (não se esqueçam que intel têm de mudar tudo! Board, eram, etc) e os preços salguadinhos só das boards do novos soquets Z690 ui ui…
E quero ver a melhoria significativa no ipc e ver se andam pelos mesmo consumos energéticos que os Ryzen, que cheira-me que não andam!
Ainda nem saiu, já encostou tudo e todos, essa Intel cada vez está pior
Já saíram uns leaks de uns testes e o 12900k é mais rápido que o 5950X em single e multi-core.
A ser verdade…excelente desempenho.
Resta saber quanto consume…
Sempre a mesma história 🙁 Os CEOs da Intel já dizem isto há anos 🙁 Acho que deviam assumir que os seus produtos estão aquém do que é necessário e que são mais caros do que a concorrência. Neste caso o famoso “preço/qualidade” não existe 🙁
É só arrogância da parte do CEO e da Intel.
Até parece que só há lugar para um e o resto não interessa! Viva, a Intel é melhor em tudo e o resto não presta.
O que lhes falta é um pouco de humildade.
Mais uma vez é só bla bla bla, depois vem os outros e tumba uma chinada das grandes, a Intel não aprende com os erros.
Keep dreaming, o típico sales speach… Quando a Intel fabricar num node com eficiência e performance igual à AMD ele que fale assim, até lá que continue a investir em R&D para la chegar… Não é o Big.little que o vai safar, nem aumentar o budget energético dos CPUs, a fazer consumos estúpidos para bater os já lançados e comprovados 5000 da AMD… Bons tempos vão ser neste segmento de mercado.
Usas tantos termos estrangeiros que até fiquei com vontade de comprar
Estás a vontade para comprar mesmo, cada um sabe de si, a minha opinião mantem-se. Alguma duvida usa o Google que ele ajuda-te nos termos que tiveres duvidas. 😉
Não posso usar o Google, saiu uma noticia a dizer que somos espiados
Agora é a vez da Intel. Para a próxima é a vez da amd. E assim continua a competitividade. Ainda bem para o consumidor
Ok, +/-2 anos para igualar/bater a AMD… e a AMD esteve quê, a dormir? tenham respeito, isto é uma maratona, não são 100 metros… Esperamos por mais noticias e produtos no mercado…
intel é igual apple.
fala demais, e mostra resultado por menos.
intel é apple dos processadores, gasta se uma ferrari para ter desempenho de fiat 500cc
Igual? 😀 A Apple raramente fala e quando fala é sobre os seus produtos. Não fala da concorrência, muito menos de forma depreciativa.
Depois, por muito que te custe, a Apple faz os melhores processadores para os seus dispositivos. Basta ver o poder do iPhone, já para não falar no iPad (que não tem concorrência) e os M1 que são um sucesso até agora.
Portanto, atiraste ao lado.