NASA encontrou um planeta do tamanho da Terra em zona habitável
A NASA, através do seu satélite TESS, descobriu um planeta do tamanho da Terra. Segundo as informações da agência espacial, este planeta orbita uma estrela a uma distância adequada à existência de água líquida à superfície. O TOI 700 d encontra-se numa zona identificada como habitável.
Esta é uma descoberta importante, dado que são poucos os planetas encontrados com condições semelhantes à Terra.
Planeta com semelhanças à Terra
O satélite da NASA dedicado a encontrar exoplanetas em trânsito (TESS) descobriu o primeiro planeta do tamanho da Terra na zona habitável da sua estrela. Os cientistas confirmaram a descoberta, chamada TOI 700 d. Usando o Telescópio Espacial Spitzer, modelaram os ambientes potenciais do planeta para ajudar a informar futuras observações.
Conforme anunciou a NASA, o TOI 700 d é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela.
O TESS foi projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra orbitando estrelas próximas. Os planetas em torno das estrelas próximas são mais fáceis de acompanhar com telescópios maiores no espaço e na Terra. Descobrir o TOI 700 d é uma descoberta científica essencial para o TESS. Confirmar o tamanho e o status da zona habitável do planeta com Spitzer é mais uma vitória para o Spitzer, pois aproxima-se do fim das operações científicas em janeiro.
Referiu Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da sede da NASA em Washington.
No passado, foram descobertos vários planetas no sistema TRAPPIST-1 e outros mundos descobertos pelo Kepler Space Telescope da NASA, mas este é o primeiro do TESS.
Uma estrela com os seus 3 planetas
A descoberta mostrou uma pequena e fresca estrela anã M, localizada a pouco mais de 100 anos-luz de distância, na constelação do sul de Dorado. Com o nome de TOI 700, esta estrela tem aproximadamente 40% da massa e tamanho do nosso Sol e cerca da metade da temperatura da superfície. Na observação feita pelo TESS, foi possível encontrar vários trânsitos dos seus três planetas.
Os três planetas agora descobertos que orbitam a estrela, foram classificados de ‘TOI 700 b’, ‘c’ e ‘d’. Contudo, somente o ‘TOI 700 d’ está na chamada zona habitável.
O chamado TOI 700 b, que é o planeta mais interno, é quase exatamente do tamanho da Terra, provavelmente é rochoso e completa uma órbita a cada 10 dias. O planeta do meio, o TOI 700 c, é 2,6 vezes maior que a Terra - entre os tamanhos da Terra e Netuno - orbita a cada 16 dias e é provavelmente um mundo dominado por gás.
Já o TOI 700 d, o planeta mais externo conhecido no sistema e o único na zona habitável, é 20% maior que a Terra, orbita a cada 37 dias e recebe da sua estrela 86% da energia que o Sol fornece à Terra. Pensa-se que todos os planetas estejam travados de forma ordenada à sua estrela, o que significa que eles giram uma vez por órbita para que um lado seja banhado constantemente pela luz do dia.
Planeta rochoso e com oceano
Foram feitas várias simulações com base nos dados obtidos para perceber a composição da atmosfera e a temperatura da superfície. Assim, numa simulação foi incluído o TOI 700 d coberto por oceano com uma atmosfera densa e dominada por dióxido de carbono. Apesar de muito distantes, estas particularidades são semelhantes ao que os cientistas suspeitam ter cercado Marte quando era jovem.
Numa outra simulação, os cientistas preveem uma versão da Terra sem oceanos, onde os ventos soprariam do lado oculto em direção à face iluminada.
Estudar mais sobre estes planetas a 100 anos-luz de distância da Terra
Apesar das condições exatas do TOI 700 d serem desconhecidas, os cientistas podem usar as informações atuais. Assim, dados como o tamanho do planeta e o tipo de estrela que orbita, permitem gerar modelos de computador e fazer previsões. Nesse sentido, os investigadores do Goddard Space Flight Center da NASA, já têm 20 ambientes em potencial do TOI 700 d. Com isso podem avaliar se alguma versão resultaria em temperaturas e pressões da superfície adequadas para a habitabilidade.
Este é mais um passo para perceber se há uma Terra 2.0 ou planetas que possam albergar condições a vida extraterrestre.
Este artigo tem mais de um ano
Alguém pode me dizer onde sacar de borla o Photoshop da NASA?
Se encontrares avisa que também queria 1.
Aqui encontra-se mas é a pagar.
https://www.amazon.com/telescope/s?k=telescope
Ahahahaha
Mas é verdade, estes gajos da Nasa só estão bem a aldrabar as cenas e a enganar as pessoas
Este é melhorzinho mas não sei se está à venda…
https://hubblesite.org/
De borla “não sei”… mas talvez nem seja o Photoshop o mais usado.
Mas se procurares por este… talvez encontres alguma “borla”: https://planetside.co.uk/
ABREU, TEM UM JEITO DE ACEDER,SÓ QUE TEM QUE PAGAR SÓ PRA ACEDER, DEPOIS PAGAR PRA USAR E DEPOIS AINDA PAGAR QUANDO FOR SAIR, ISSO FICA MAIS BARATO SE SÓ ACEDER E SAIR SEM USAR, EDITAR.
AGORA, EM TEMPOS TIVE TM TELEMÓVEL QUE JÁ VINHA COM EDITOR QUE DAVA ATÉ PRA CRIAR EXPLOSÕES NO ESPAÇO, E TODA UMA SÉRIE DE COISAS.
AGORA DA NASA, SÓ SE PAGAR E MESMO QUE SEJA SÓ PRA VER.
NÃO É QUE ELES GOSTAM DE SE FAZEREM PASSAR POR TODOS SABÕES, E QUERENDO QUE AS PESSOAS SE SINTAM IMPORTANTES PRA FAZER PARTE DO GRUPO DELES?
ENTÃO! ATÉ TÊM CAMPANHAS DE VENDER CAMISOLAS E TUDO ( COITADINHOS ,PRECISAM DE MILHÕES ),E TEM GENTE QUE GOSTA DE CONTRIBUIR, SABE?
LOGO ELES QUE PRA POUPAR ATÉ CONSTROEM AS NAVES COM CELOFANE.
1920×1080 serve? JPG?
https://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/images/largesize/PIA23408_hires.jpg
Não encontrei melhor….
https://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA23407
https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7569&fbclid=IwAR0tvL9TKqRnfGbG6wfBycc5WURiwEM5Db8_UIcO2f9sgrb_j08t8cPd4EA
São imagens artísticas. O que a NASA deve ver do planeta é pouco mais que um ponto. Consoante a luminosidade, a cor obtida consoante os vários espectros de luz, devem determinar mais ou menos como são as características do planeta.
Nem isso, o ponto que vêm é a estrela, sabem do planeta (e constituição /tamanho etc) pela queda de luminosidade quando ele passa entre a sua estrela e nós.
Ainda bem que é habitável. Sempre dá para passar uns fins-de-semana. A 100 anos/luz até não é muito longe…
Não é longe 😉 ainda havemos de dizer que é “já ali”.
Não seremos propriamente “nós”, mas os nossos descendentes. O próximo e o seguinte séculos serão certamente para colonizar o sistema solar, depois aí sim, com muita investigação e descobertas físicas, poderemos explorar outros sistemas solares. Por agora, andamos a ver onde os nossos descendentes poderão visitar com maior viabilidade.
Dificilmente a raça humana chegará tão longe: a mentalidade desde há séculos é premiar mentecaptos, dá -se muito dinheiro a concorrentes de BB e afins, atores, cantores pimba, futebol, etc mas para descobrimentos etc ninguém premeia nada. Logo como a maioria dos que chegam a presidentes e ricos são defensores de poluição, petróleo, armas, guerras …
Portanto, antes de termos naves para chegar a estes planetas, teremos naves para guerras. E se a terra/ humanidade sobrevive a tanto…
Como um especialista ontem dizia na TV: com a sonda mais rápida feita até agora (foi a usada recentemente para fazer medições ao sol) o planeta mais perto do sistema solar demoraria 28.000 anos até se chegar lá. E esse está a 6 anos luz. Para chear a este seriam quase 470.000 anos.
aprendi na escolinha que a Terra sempre esteve na “zona” mas ao mesmo tempo durante muitos milhões de anos não teve condições para sustentar vida – período Pré-Cambriano.
Lá por estar na zona …não significa que lá podemos passar férias 🙂
Corretíssimo. Por isso mesmo diz em zona habitável, mas nada refre que seja habitável. Venus e Marte também estão na considerada zona habitável, mas devido à sua atmosfera não possuem vida (pelo que até agora sabemos). Quando os novos telescópios forem colocados em funcionamento saberemos muito mais sobre isto!
Com azar, caro Manuel, nesse planeta existem seres inteligentes e que, em percentagem baixa mas com infeliz tendência para aumentar, acreditam que vivem num Planeta Plano e que devem ser os únicos no Universo! A assim se revelar verdade, nós não passamos do produto imaginário de alguns desses seres! xD hehehe…
Entao nao ha que pensar que se o planeta tem as mesmas caracteristicas, entao, secalhar, existe tambem vida la? Que especies? Sera que ha tambem ‘humanos’? E se houver, nao teram tambem tecnologia igual ou melhor?
Nao sera que vamos entrar em guerra pelo planeta delas?
Eu penso sempre que se ha condicoes no planeta para vida entao secalhar ja ha vida…. vai haver uma guerra como a do Homo Sapiens vs Neanderthals 2.0 xD