Sabia que por cima da sua cabeça gravitam mais de 19 500 objetos de lixo espacial?
Ontem vimos que há já "falta de espaço" no Espaço. Poderá ter suscitado alguma dúvida, mas se olhamos para os números poderemos perceber porque está a ficar apertado o Espaço em redor da Terra. Há mais de 19 500 objetos de lixo espacial flutuam por cima das nossas cabeças. Cada vez há mais lixo, mais poluição e mais risco destes objetos chocarem uns com os outros.
A Rússia e os Estados da ex-URSS são os que mais objetos enviaram para órbita, seguidos de perto pelos Estados Unidos.
Lixo espacial cresce a um ritmo alucinante
O lixo espacial que atualmente cerca a Terra, mais conhecido como detritos espaciais, continuam a crescer e agora totalizam já 19 524 objetos, de acordo com dados do Orbital Debris Program Office da NASA, atualizado em 30 de junho de 2019.
Esta contagem anual feita pela agência espacial americana conta o número de satélites ativos ou inativos que foram lançados, ou deslocados das suas órbitas para serem lançados no mar, bem como de foguetes espaciais antigos e funcionais, e outros objetos resultantes da fragmentação de detritos, gerados, por exemplo, em explosões.
Rússia é quem mais produz lixo espacial
De forma detalhada, desses 19 524 corpos espaciais ao redor do planeta, a Comunidade de Estados Independentes (CEI) - antiga União Soviética - é tida como aquela com maior quantidade de lixo descartado no espaço, com um total de 6 589 objetos (102 mais do que o refletido no relatório anterior, atualizado em 1 de abril deste ano).
Por sua vez, os Estados Unidos seguem logo atrás com 6 581 destroços em órbita (mais 39 desde a última análise). No entanto, o número de fragmentos gerados neste país aumentou a um ritmo mais rápido do que a antiga URSS nos últimos anos. Assim, a diferença entre os dois está a diminuir. No final de 2016, os Estados Unidos eram responsáveis por 5 719 fragmentos, enquanto a Rússia havia gerado 6 346 até então.
Assim, até hoje, a Rússia continua a ser o maior criador de detritos espaciais, à frente dos Estados Unidos. A China já está em terceiro lugar, com 4 044 detritos em órbita (4 019 em 1 de abril).
Além destes, segue a bom ritmo, com um total de 290 peças, o Japão. Colados aos nipónicos estão os indianos. Sim, a Índia é já responsável por 254 fragmentos (41 novos em 3 meses).
ESA é mais comedida no que coloca em órbita
Por sua vez, a Agência Espacial Europeia (ESA) continua a ser a entidade que menos poluição espacial faz. Assim, lança para o espaço os objetos menos descartados, com 145 contabilizados. Ao lado do Japão, eles são os únicos que não geraram detritos espaciais desde início de abril.
Há também países que, independentemente da agência espacial a que pertencem, também enviam dispositivos espaciais na órbita da Terra. Assim, é o caso dos 556 franceses ou dos 1 065 de "outras" nações (1 052 até 1 de abril).
NASA vigia o lixo e atua como fiscal
O programa de controlo de detritos espaciais da NASA é o U.S. Space Surveillance Network (SSN). A iniciativa está a ser desenvolvida pelo Governo dos EUA. Assim, o seu principal objetivo é detetar, controlar, catalogar e identificar esses objetos feitos pelo homem que orbitam a Terra.
Também é responsável por prever quando e onde um objeto irá cair novamente na Terra, qual é sua posição no espaço, detetando novos corpos residuais no espaço e a que país eles pertencem, e informando à NASA se esses objetos interferem com a Estação Espacial Internacional (ISS).
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Media DC
Fonte: Orbital Debris
Mais 19 500 maneiras de morrer.
A maneira é a mesma impacto por um objecto em alta velocidade.
Se for no corpo é morte certa, se não, é descompressão e falta de ar.
Faltou foi contabilizar os 200 milhões de agulhas de cobre que os EUA mandaram para o espaço nos anos 60, que supostamente serviriam para melhorar as transmissões rádio de longa distância…
https://curiosity.com/topics/the-us-once-launched-millions-of-copper-needles-into-space-curiosity/
‘Sabia que por cima da sua cabeça gravitam mais de 19500 objetos de lixo espacial?’ – Este valor já deve estar desactualizado!
Eiiii, espectacular.
19500 objetos na órbita da Terra. O que é essa porcaria para a imensidão da órbita?
Isso é tudo mentira, ninguém até hoje foi a lua, pois é impossível ir a lua por causa da cápsula a volta da terra, vocês dão notícias que nem existem, mudando completamente a mentalidade das pessoas dando lhe a dúvida. A única ciência que conheço é Deus e Jesus, eu não acredito em mais ninguém nem no que vocês falam, pois já mais irá fazer sentido quando a verdade está dentro de todos nós, vocês não sabem nada, acham que sabem mas nem 1% conseguem saber, só sabem inventar todos os dias, e burro fica quem acredita em vós.
já ca faltava o troll.
Queres acreditar em Deus e jesus é uma coisa, não vai contra a ciência mais que comprovada, (ja a Bíblia tem mais buracos que queijo Suiço), agora terra plana e com um dome é das mais estupidas que podes argumentar.
Estou neste preciso momento a sacar imagens de um satélite atmosférico (NOAA 19), so o facto de eu poder fazer isso a uma altura especifica e outros nao o poderem mesmo com linha de vista mas numa frequencia diferente (dopler effect) prova que a terra é redonda e que os satélites existem bem acima de uma suposta redoma.
Verdadeiro: Não é por eu. ou você acreditar em DEUS, que DEUS existirá, é uma evidencia, que ELE existe mesmo. Só os maníacos cépticos é que o desprezam. Todos sabemos que JESUS CRISTO esteve aqui na Terra, há cerca de 2000 anos, ele só fez o bem, no entanto os tais maníacos cépticos, só descansaram, quando o mataram. Assim já sei que esses tais, Logo me vêm insultar, por defender DEUS E JESUS. Se assim for, não será isso que irá demover, a minha crença.