Haverá uma vacina para o novo Coronavírus de Wuhan? Se sim, quando?
O coronavírus está a espalhar-se pelo mundo. São cada vez mais os casos registados fora da zona de contágio. As mais recentes informações referem que já morreram 132 pessoas e o número de casos confirmados ultrapassam os 6 mil. A China apressa-se a construiu novas unidades hospitalares para tentar combater os casos que começam a preocupar o mundo.
Fala-se na vacina que poderá atacar o Coronavírus. Mas quando poderá aparecer tal vacina?
Coronavírus: Novidades científicas e as vantagens no fabrico da vacina
Os números começam já a fazer história. Esta referência dos mais de 6 mil infetados com o Coronavírus de Wuhan significa que o novo vírus tem agora mais infetados do que a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) que infetou 5327 pessoas. A vacina urge e o tempo joga contra as expectativas de conter a doença.
Nesse sentido, o trabalho começou em várias organizações, incluindo os Institutos Nacionais de Saúde, para desenvolver uma vacina para esta nova estirpe de coronavírus, conhecida entre os cientistas como 2019-nCoV.
Nesta altura de grande contágio, os cientistas começaram já a trabalhar. Contudo, a estratégia de desenvolvimento da vacina será tirar proveito do trabalho que tem sido feito sobre vírus intimamente relacionados, tais como SARS e MERS. Além disso, também poderá ser benéfico os avanços que têm sido conseguidos nas tecnologias de vacinas, tais como as vacinas de ácido nucleico, que são vacinas baseadas em ADN e ARN que produzem o antígeno da vacina no seu próprio corpo.
Estava em curso algum trabalho sobre esta estirpe em particular?
Conforme é referido, atualmente a comunidade científica não estava a desenvolver trabalho nesta estirpe do coronavírus. Contudo, estavam em curso trabalhos para outros vírus corona estreitamente relacionados que têm causado doenças graves em humanos, nomeadamente a MERS e a SARS.
Apesar disso, os cientistas não estavam preocupados com esta estirpe em particular, pois não sabiam que ela existia e poderia causar doenças nos humanos. Isto até aparecer este surto.
Isso leva-nos a outra questão: como é que os cientistas sabem quando devem trabalhar com uma vacina para um coronavírus?
Como refere o portal Sciencealert, o trabalho em vacinas para coronavírus graves começou historicamente quando os vírus começaram a infetar humanos. Assim, tendo em conta que este é o terceiro grande surto de um novo vírus corona registado nas últimas duas décadas, e também dada a gravidade da doença causada por estes vírus, é de considerar investir no desenvolvimento de uma vacina que seja amplamente protetora contra estes vírus.
Mas... e quando poderá aparecer a vacina?
Esta é a questão fundamental, dado o cenário de contágio global. Para já, os cientistas vão seguir as normas de construções da vacina, depois seguir-se-ão os testes em modelos animais para mostrar que os resultados são seguros e eficazes. Portanto, só depois de estabelecida a segurança e a eficácia, as vacinas podem avançar para ensaios clínicos em humanos.
Posteriormente, se as vacinas induzirem a resposta imunológica e proteção esperada e forem consideradas seguras, elas podem ser produzidas em massa para a vacinação da população.
Apesar do mecanismo de elaboração estar mais que pronto, na verdade, faltam amostras do vírus para testar as vacinas. Além disso, também estão em falta os anticorpos para garantir que a vacina esteja em boa forma. São necessários o vírus para testar se a resposta imunológica induzida pela vacina funciona.
Por fim, é preciso estabelecer em que animais a vacina deve ser testada. Isso poderia incluir ratos e primatas não humanos.
Resultado, a vacina poderá ainda levar meses a ser desenvolvida e mais tempo ainda a chegar às pessoas.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Wang Fei - 28.jan.2020/Xinhua
Neste artigo: China, coronavírus, Covid-19, Virus, Wuhan
Sim, há vacina. No entanto há que espalhar o terror para que o negócio seja o mais rentável possivel. Já toda a gente se esqueceu da Gripe A e dos milhões e milhões que se estouraram…para nada. Mas muitos ganharam. E por outro lado, aqui temos um claro exemplo do mediatismo tonto em torno deste assunto. Alguem sabe quantos morreram em Portugal de gripe, no ano passado ? Pois, é só consultar outros artigos aqui mesmo, no seu Pplware !
Há? Bom, eles na China, que têm um grande problema de saúde, económico e social, dizem que pode demorar até um ano a chegar às pessoas. Mas… venha ela!
Claro que há vacinas então não.. Logo os chineses que gostam tanto de usar lá a medicina tradicional deles…
Essa da medicina tradicional.. está bem metida está 🙂 mas aquilo por lá está complicadíssimo.
Tens razão. Os chineses conhecem a sua medicina, de há milhares de anos. Por isso no sistema de saúde podem escolher essa ou a ocidental, de há pouco mais de um século.
Essa opção não é possível no ocidente, onde o novo sistema de saúde mantém a indústria farmacêutica.
Sim, e também têm a noção exata de que a TCM (medicina tradicional chinesa) não tem qualquer tipo de efeitos para muitos situações, como é o caso dos vírus.
Estou de acordo. Ambas as medicinas são efectivas. Em casos urgentes a cirurgia, reanimação e alguns medicamentos salvam vidas.
Mas há mortes, nem sempre contabilizadas, pelos efeitos secundários dos medicamentos.
Cronificar uma doença não é o mesmo que curar.
Compatibilizar medicinas e tratamentos que efetivamente funcionam não tem sido equacionado nos programas políticos nem sociais.
Sei que não sou só eu a ver a questão assim. Nem defendemos interesses pessoais.
Porque é que um tema destes é notícia num site de informática e TI?
Embora o Pplware seja maioritariamente virado para a informática, o facto de apresentar informação genérica para as pessoas faz melhor júz ( está bem escrito? ) ao título “Peopleware”. Além disso, acredito que a informação aqui é muito melhor do que a concorrência, já que, e isto para mim, é muito importante, a existência a possibilidade de discutir os artigos entre pessoas que sabem do que falam e, sim, aqueles iluminados que de vez em quando deveriam manter-se em silêncio em vez de mandar postas de pescada… ( desperdício de comida… ) e não vejo grande censura nos comentários ( embora deverá existir alguns bem beras ).
Repare Sr Gabriel, que no Pplware não há noticias sobre celebridades populuchas, nem futebol ( se sim, devo ter falhado esses artigos ) nem essas notícias à lá CM. Artigos sobre Ciência ( em que contempla também a Informática ), Motores, Análises a produtos de software e harware, na minha óptica, são sempre bem-vindos como artigos de interesse público e algum “interesse comercial” quando ajudam o utilizador a escolher produtos que possam vir a querer comprar ( exemplo os earbuds que há pouco tempo foram publicados ).
Insto o Pplware a fazer um artigo sempre fixo a recordar os utilizadores incautos como o Sr. Gabriel que questiona, legitimamente, porque razão um site de -> notícias <- de informática coloca artigos sobre vírus, código da estraga, finanças, etc. Por mim, não seria necessário tal acção, mas é o que leio na maioria dos comentários ultimamente…
Cumprimentos
Vejo o pplware como um site de divulgação científica e não apenas de TI, pelo que o tema me parece pertinente.
O Pplware não é um site de informática, é um site sobre tecnologia, ciência e inovação. Mas desde sempre, não sei de onde vem esse espanto. Se recuares ao ano zero do site, vê o que lá há e esse é caminho percorrido até hoje.
Agradeço o teu e todos os comentários que aqui são colocados.
Aqui os meus comentários são publicados. Nos meios de des/informação coletiva são sensurados. Não os publicam.
Joaquim, estão todos publicados, já são algumas dezenas pelo que estou a contar. Cumprimentos.
Tenho tanta pena das pessoas que já estão infectadas e de outras que podem vir a sê-lo.Aquilo deve ser horrível.E estar à espera de uma vacina,como se se tratasse de um milagre,até pode vir a ser o pior dos males,porque as pessoas criam tantas esperanças e o facto de ela ainda poder demorar tanto tempo a chegar é que deve arrasá-las e levá-las a um desespero ainda maior.Que Deus as ajude. 🙁
O tema vacinas nunca foi tratado de uma forma independente. Penso que nunca o será enquanto o lobi farmafia existir.
Qualquer medicamento só é aprovado depois de passar várias fases, no mínimo 10 anos. As vacinas estão dispensadas desse processo.
No “surto” da gripe A os governos compraram as vacinas, aceitando ficar com a responsabilidade económica, criminal não existe, dos possíveis efeitos secundários.
Paro aqui.
será que não inventaram este vírus, para testarem nano tecnologia em humanos? fica a dica