WWDC 2025: acompanhe o salto para o iOS 26 e a nova identidade visual da Apple
Tudo pronto para mais uma Worldwide Developers Conference (WWDC)! No evento deste ano, agendado para daqui a uns minutos (18h de Lisboa), espera-se um verdadeiro recomeço: além de sistemas operativos renomeados, a empresa de Cupertino estará a preparar a apresentação de uma nova identidade visual. Será que vamos conhecer novidades em matéria de Inteligência Artificial (IA)?
Os fãs da Apple aguardam a WWDC com entusiasmo, habituados a que a empresa traga mudanças (mais ou menos) significativas para os seus dispositivos.
Sob o mote "Sleek Peek", é a partir do Apple Park que os especialistas da Apple darão a conhecer aquilo que têm vindo a preparar, num evento que será transmitido online, às 18 horas de Portugal continental.
Ainda que seja dedicado aos desenvolvedores, a WWDC entregará, também, novidades do interesse dos utilizadores em geral.
O que esperar da Apple WWDC 2025?
Caso os rumores que temos acompanhado se confirmem, a Apple tem à nossa espera um verdadeiro recomeço.
Uma das grandes novidades deverá ser a uniformização da nomenclatura dos sistemas operativos dos vários equipamentos: espera-se que a empresa anuncie não apenas um salto para o iOS 26, mas um upgrade para o macOS 26, iPadOS 26, watchOS 26, tvOS 26 e visionOS 26.
A par do nome dos sistemas operativos, a empresa deverá introduzir uma nova identidade visual, de nome Liquid Glass UI: botões, barras de separadores e outros elementos da interface com novos materiais e texturas glassy, aproximando-se visualmente do visionOS 1.0.
Sem grandes expectativas em matéria de IA, espera-se que a Apple entregue, ainda assim, novidades: atualizações de modelos básicos, atalhos melhorados para criação de automações por via de comandos em linguagem natural, tradução no iMessage e no FaceTime, e um novo modo de otimização da bateria.
Contrariamente às expectativas em termos de IA, esperam-se grandes mudanças no mundo dos jogos. Os rumores sugerem que a empresa introduzirá uma nova aplicação destinada a centralizar e potencializar a experiência gaming nos seus dispositivos, com uma proposta que funcionaria como um substituto para o atual Game Center.
Para o visionOS, a Apple deverá trazer conectividade Spatial Controller, incluindo suporte para PSVR2.
Por fim, não é comum que a Apple revele hardware na WWDC, pelo não são esperadas novidades neste campo. Contudo, podemos ser surpreendidos com novos equipamentos, como o aguardado AirTag 2, sobre o qual os rumores se têm adensado...
Acompanhe a keynote em direto:
Principais destaques
Conforme é habitual, Tim Cook dá as boas-vindas a todos os presentes, após a visualização de um vídeo que destacou alguns produtos da Apple e por via do qual foi anunciado o filme F1.
A plataforma Apple TV+ voltou a ser considerada líder em termos de qualidade de programas.
Apple Intelligence
Aparentemente, haverá novidades neste campo, que já entregou bastante, desde que foi anunciado.
A Apple alargará os idiomas disponíveis na Apple Intelligence, bem como os países nos quais está disponível, incluindo Portugal e português, ainda este ano, e lançará a Foundation Models framework.
A IA da Apple potencializará todos os sistemas da empresa, com novidades que os tornarão mais intuitivos e que facilitarão largamente a interação com os dispositivos.
Novo visual para uma experiência mais fluída: Liquid Glass
Chega o novo e aguardado design, mais natural, mais vivido: Liquid Glass. Trará mais naturalidade para as cores e para a navegação, oferecendo mais vitalidade, fluidez e personalização.
Trata-se de uma experiência mais intuitiva e visualmente mais agradável, disponível para modo Escuro e Claro.
Daqui em diante, Apple terá sistemas operativos uniformizados
Conforme esperado, a Apple alinhou o nome dos seus sistemas operativos, por forma a não gerar confusões a cada novo lançamento.
#1 - iOS 26
No iOS 26, o Lockscreen foi redesenhado, para receber o aspeto Liquid Glass, além de ainda mais personalização, com novas formas de criar papéis de parede.
A Câmara vai ficar mais intuitiva, com recursos à distância de um toque, e a app Fotografias vai permitir mais personalização, também, com duas tabs diferentes para fotos e álbuns.
O CarPlay é a melhor forma de usar o iPhone enquanto o utilizador conduz.
Além do novo design, que chega, também, ao carro, há novas atualizações em termos de ícones e funcionalidades para mais conexão, bem como widgets.
Para os desenvolvedores, as apps desenhadas para iPhone estarão disponíveis no CarPlay.
O CarPlay Ultra permitirá personalizar opainel de instrumentos.
A app Telemóvel poderá ser personalizada, com Favoritos e a Apple Intelligence a ajudar a resumir o que potenciais contactos queriam comunicar.
Para mais privacidade, a Apple introduz uma funcionalidade que permite que o iPhone não toque até que um número desconhecido se identifique e diga por que motivo está a ligar. Só aí o smartphone toca.
Nas conversas de grupo, a Apple introduz, agora, Sondagens e a possibilidade de receber e enviar dinheiro dentro da própria conversa.
Agora, o utilizador pode combinar dois emojis para criar um novo ou adicionar descrições um que já exista.
Para quebrar as barreiras da comunicação, a Apple está a introduzir o recurso de Live Translation, integrado na app Mensagens, por forma a que o utilizador tenha tradução instantânea enquanto escreve ou quando recebe uma mensagem noutro idioma.
Além das mensagens, integrar-se-á, também, nas Chamadas, para tradução em tempo real.
Com o iOS 26, a app Mapas ficará melhor, recordando os caminhos preferidos pelo utilizador, bem como apresentando alternativas mais rápidas antes de o utilizador sequer sair de onde está.
Além disso, receberá Visited Places, para memória dos sítios onde o utilizador já esteve.
A Carteira receberá, também, novidades:
Conforme esperado, jogar no iPhone vai ficar ainda melhor, com a app Jogos, que surge pela quantidade de utilizadores que utilizam o smartphone da Apple para jogar.
A nova app vai mostrar recomendações baseadas nos jogos que o utilizador costuma jogar, bem como uma secção com todos os jogos que já instalou a partir da App Store.
O Visual Intelligence chega melhorado, permitindo que os utilizadores pesquisem sobre qualquer coisa que apareça no ecrã, desde objetos, como um candeeiro, até eventos, informando sobre a data e o local, por exemplo.
Além disso, por via do ChatGPT, os utilizadores poderão fazer questões sobre algo que tenham visto enquanto faziam scroll numa app.
iOS 26 em resumo...
#2 - watchOS 26
Visualmente diferente, a app Workout recebe o recurso Workout Buddy, para garantir mais motivação na hora do exercício físico.
Juntamente com a Apple Intelligence, fornecerá dicas, por exemplo, baseando-se no histórico de atividade de cada utilizador.
Além disso, marcará os chamados key moments, bem como accomplishments, parabenizando o utilizador e motivando-o a fazer mais, em vários desportos.
watchOS 26 em resumo...
#3 - tvOS 26
As AppleTV vão receber, também, o Liquid Glass. Além de visualmente mais clean, com o tvOS 26, a navegação será mais fluída, vibrante e imersiva, assim como no iOS 26.
A AppleTV vai receber perfis, para personalizar a experiência.
tvOS 26 em resumo...
#4 - macOS 26 - Tahoe
Para servir as necessidades de cada utilizador, o macOS chamar-se-á macOS Tahoe, com várias das ferramentas que já conhecemos do iOS 26, como Live Translation e Jogos, por exemplo.
O novo design está em destaque, com widgets e apps redesenhadas por via do Liquid Glass.
"Fantástico para projetos", o macOS 26 permitirá alterar os ícones das pastas, personalizando-as.
Por via da Continuity, o utilizador passa a poder usar apps, como a app Telemóvel e Live Activity, nos vários dispositivos.
A app Atalhos fica melhor com as Intelligente actions, que facilitará a criação de atalhos - uma das mais-valias oferecidas pela Apple, mas pouco entendida por muitos utilizadores.
Com o novo recurso Spotlight, o utilizador poderá executar Quick Keys, criadas nos Atalhos, diretamente a partir da pesquisa Spotlight, dentro de apps, para mais facilidade.
No macOS, a app Jogos recebe novos títulos, bem como uma barra nova, com cunho Liquid Glass.
macOS Tahoe em resumo...
#5 - visionOS 26
O sistema operativo dos Vision Pro, o visionOS 26, fica melhor com widgets, como meteorologia, música e fotos.
As fotografias 2D ficarão mais realistas com a utilização da IA, que reforçará as Spatial Scenes.
Com as Personas, o utilizador recebe uma imagem ainda mais realista, que poderá ser partilhada com os que estão à sua volta.
A Apple introduz o Logitech Muse, para ser utilizado com os Vision Pro.
Será possível utilizar controlos da PlayStation para jogar com os Vision Pro, com o handset da Sony a ser compatível com o headset da Apple.
visionOS 26 em resumo...
#6 - iPadOS 26
A Apple facilitará o multitasking, no iPadOS 26, permitindo a personalização das páginas, bem como a sua posição no ecrã, de forma fluída.
Um pointer tornará a navegação mais simples, a par da nova barra de menu.
Esta novidade nas janelas chegará ao iPad e ao iPad mini.
Na app Ficheiros, a Apple introduz facilidade, permitindo arrastar ficheiros para um e-mail, por exemplo, ou para o novo Dock.
Com a Preview, o utilizador pode aceder a uma preview do que está num PDF.
As Background Tasks permitem que o utilizador execute várias tarefas, sem as parar e fique a par do status, por exemplo.
iPadOS 26 em resumo...
De volta ao Tim Cook
A encerrar o evento, gravado com o iPhone e editado no Mac, o diretor-executivo da Apple informou que as versões beta dos sistemas operativos estarão disponíveis no próximo mês e chegarão a todos os utilizadores no outono.
Finalmente!, Apple Intelligence em PT-PT (Portugal).
Que merda de apresenaçao foi essa.. um monte e bobagem para analfabetos e nada pra devs! Pareceu da época da Helen Hancock quando quase faliram a Apple se n\ao fosse os MUGs,